Navegando por Assunto "Recursos didáticos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química(2022-12-13) SOUZA, Geane da Silva de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Dentre as inúmeras possibilidades de ensinar química de forma lúdica, o uso de personagens contextualizados é uma estratégia de ensino para despertar o interesse dos estudantes. Nesta direção, o presente trabalho apresenta um recurso didático de produção autoral, produzida com base na característica da super-heroína, Honey Lemon, difundida no cotidiano da geração dos estudantes através de filme Big Hero 6. Nessa ficção, tal personagem usa uma bolsa química que cria bolas contendo substâncias oriundas da combinação dos elementos químicos presentes na tabela periódica. Isto posto, o material didático faz associação dos produtos gerados pela bolsa com a combinação de tais elementos na composição das substâncias químicas. Além disso, traz algumas curiosidades de forma interdisciplinar sobre o assunto, destacando aplicações no cotidiano, também contém uma síntese conceitual e atividades para fixação das informações presentes no mesmo. Destarte, esta pesquisa objetiva analisar o uso do recurso didático no âmbito da componente curricular Química desenvolvida no Ensino Médio, avaliando sua viabilidade para no ensino de Substâncias Químicas, com base na percepção inicial de um grupo de alunos acerca do material produzido. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de Ananindeua/PA. A ação foi executada durante o período de Estágio Supervisionado obrigatório, ocorrido no segundo semestre letivo do ano 2022. Mediante os resultados alcançados, tais como, melhor compreensão dos alunos sobre o conteúdo, acredita-se que o material pedagógico se apresenta como uma ferramenta educacional que dá suporte ao ensino de Substâncias Químicas, cujo uso poderá trazer benefícios diversos, bem como tornar as aulas da disciplina de Química mais atrativas, divertidas e compreensivas favorecendo o entendimento e aprendizagem da mesma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Analise do uso dos recursos de didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da matemática para alunos do 8º ano e do 9º ano do ensino fundamental(2022-02-18) PEREIRA, Luara dos Santos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557Esta pesquisa refere-se à análise dos utilização de recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da Matemática para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo Analisar de que forma a professora utiliza os recursos didáticos nas aulas de Matemática do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como a sua importância e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está vinculada a uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, composta por duas etapas, são elas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de observação, análise documental, entrevistas e aplicação de questionários com a coordenadora pedagógica, a professora e os alunos. A pesquisa nos possibilitou vivenciar como a professora faz uso desses recursos didáticos nas aulas de Matemática, como instrumentos facilitadores da relação professor-alunoaprendizagem, possibilitando tornar o processo de aprendizagem algo mais natural e menos desgastante para as pessoas envolvidas. Logo, a utilização de tais recursos é uma forma de aproximar os alunos do contexto social onde vivem, o que pode proporcionar maior interesse e maior absorção dos conhecimentos matemáticos de uma forma menos conteudista nas aulas de Matemática, tendo em vista que esses momentos de aprendizagem não devem ser monótonos e sim atraentes para o aluno, podendo assim gerar nos mesmos um desejo maior de aprender matemática com o auxílio do professor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-07-12) SOUZA, Érica Tatiana Noronha de; RODRIGUES, José Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/1822879860239445O presente Trabalho de Curso (TCC) aborda a temática dos métodos e recursos utilizados para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as concepções e tendências que os envolvem. Tem como objetivo mostrar as metodologias e recursos para o ensino de matemática nessa etapa de escolaridade, tornando-se necessário uma abordagem dos conteúdos matemáticos, dos métodos e recursos adotados pela rede de ensino. O trabalho baseou-se primeiramente em um levantamento bibliográfico de alguns autores que serviram como referenciais teóricos para dar fundamentação na discussão do tema. No segundo momento, realizou-se uma coleta de dados, tendo como sujeitos da pesquisa duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Os resultados demonstraram uma melhora no processo de ensino da matemática na referida fase de escolarização das professoras com a introdução dos métodos e recursos adotados. Conclui-se que a escolha dos mesmos não é tão simples quanto parece no primeiro momento. O ensino de matemática precisa levar em conta seu público-alvo para identificar de forma mais ampla às especificidades de cada nível de escolaridade do ensino para as crianças, possibilitando que as mesmas possam desenvolver suas capacidades cognitivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido O uso dos recursos didáticos no ensino e aprendizagem da cartografia no contexto da Geografia Escolar nas séries finais do Ensino Fundamental: uma abordagem a partir da literatura acadêmica brasileira de 2013-2023(2025-04-02) VAZ, Esteffany da Silva; ARAÚJO, Fernando Alves de; http://lattes.cnpq.br/6021514930693027; https://orcid.org/0000-0002-7472-4680Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre os recursos didáticos propostos em produções acadêmicas no Brasil, na última década, para o ensino e a aprendizagem da cartografia no contexto da geografia escolar nas séries finais do ensino fundamental. Para isso, busca-se compreender o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, enfatizando a importância da participação ativa dos alunos e do diálogo em sala de aula. A pesquisa caracteriza a Cartografia escolar no Ensino Fundamental, explorando seu papel pedagógico e sua relevância para essa etapa educacional. Ademais, identifica e analisa as pesquisas científicas voltadas para o ensino de cartografia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente na disciplina de Geografia. As análises são realizadas a partir de bancos de publicações acadêmicas brasileiras, com foco nas propostas de recursos didáticos apresentadas nesses estudos nos últimos 10 anos. Dessa forma, este trabalho contribui para a compreensão do cenário atual das pesquisas sobre o ensino de cartografia no Brasil e possibilita reflexões acerca das abordagens e metodologias que podem aprimorar a prática docente nessa área.