Navegando por Assunto "Reading mediation"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da informação e da leitura na biblioteca infantil da Usina da Paz da Terra FIirme em Belém - PA(2023-07-19) SOUSA, Waldinei Romano de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO estudo investiga a mediação da informação e leitura na Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme em Belém - PA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2022, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela graduação. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa de Campo, a partir da observação e aplicação de questionário. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio da conceitualização da mediação da informação. O estudo caracteriza-se como por pesquisa exploratória descritiva, por meio de pesquisa de campo para a realização de coleta de dados. Quanto à natureza dos dados coletados foi a partir da observação e questionário elaborado a fim de conhecer as competências e habilidades que o profissional bibliotecário possui e conhecer o perfil dos mediadores da informação. O estudo foi pensado a partir da necessidade de compreensão sobre a mediação da informação e da leitura e das dimensões da mediação na prática na Biblioteca. Conclui-se que a mediação da informação e da leitura desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando-nos a navegar por um mundo repleto de informações e a desenvolver o potencial intelectual. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para o seguimento de uma mediação da informação e da leitura de forma e com o objetivo de sempre formar cidadãos críticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura para analfabetos(2023-12-21) SANTOS, Vanessa Kelly Nascimento dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XAborda o modo como o audiolivro é utilizado para mediar a informação e a leitura aos não alfabetizados que acabam sendo estigmatizados por esta condição. Como objetivo geral investiga o uso do audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura com analfabetos. Como objetivos específicos: a) Discute como a mediação da informação é realizada para o público analfabeto; b) Destaca o audiolivro como ferramenta de inclusão informacional. A pesquisa possui natureza básica, tipologia exploratória, abordagem qualitativa e o método utilizado é a pesquisa bibliográfica, tendo como intuito ampliar a concepção sobre o assunto e instigar possíveis pesquisas e abordagens sobre tal. Como resultado apresenta que apesar de o audiolivro já ser considerado, há alguns anos, como um facilitador de leitura, não foi possível localizar registros de sua utilização com pessoas não alfabetizadas, comprovando a necessidade de ser mais explorado e estudado como ferramenta de mediação, para que assim, possa abranger mais usuários, deficientes ou não. Conclui ainda, que a oralidade pode contribuir para aqueles que não sabem ler o texto escrito, propondo a realização de mais pesquisas, por profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), voltadas para suportes informacionais que trabalhem com a oralidade, como: o audiolivro e o podcast.