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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e processo de ensino e aprendizagem: narrativas sobre a prática docente
    (2022-12-28) BARBOSA, Hevelly Sousa; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    O estudo tem como tema central a discussão sobre o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem a partir da prática docente. Assumo os princípios teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa, compreendendo que a narrativa é o melhor modo de entender e estudar o ambiente da vida real através dos relatos de experiências. Investigar os sentidos da afetividade na prática docente de professoras que atuam na Educação Infantil se constitui no objetivo geral e, especificamente, identificar aspectos de afetividade assumidos e presentes na interação entre professor e aluno na relação pedagógica, além de, investigar como as relações de afeto são utilizadas na pratica docente. Participaram da pesquisa três professoras que atuam na Educação infantil em uma instituição privada da cidade de Castanhal-PA. As entrevistas foram realizadas com finalidade de identificar a relevância da afetividade no processo de ensino aprendizagem para as docentes e de que modo às relações de afeto eram utilizadas pelas professoras dentro de sala de aula. Sendo assim, mediante esta pesquisa, constatou-se a importância dos afetos dentro do ambiente da sala de aula e, mais precisamente, na relação entre professor e aluno, pois a afetividade e cognição não se dissociam. Logo, os afetos permeados nesta relação interpessoal podem gerar impactos determinantes no processo de ensino e de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa
    (2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios do ensino inclusivo de matemática para alunos cegos: uma revisão bibliográfica acerca da alfabetização geométrica
    (2022-12-22) CORRÊA, Alex Carneiro; ARAÚJO, Paulo Anderson de Carvalho; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    A presente pesquisa apresenta uma discussão acerca da prática pedagógica em matemática, e seus desafios e perspectivas para a inclusão escolar. Sabe-se que durante séculos, a educação especial era interpretada de forma preconceituosa, pois era entendida como uma forma de educação que buscava segregar alunos com necessidades especiais, fora dos ambientes escolares convencionais. Muito se avançou no mundo, em termos legais, a respeito da educação especial e inclusiva, entendida como um direito a dignidade humana. No Brasil, os marcos legais avançaram, entendendo que todos têm o direito a educação, instituindo a educação especial e inclusiva como modalidade de ensino obrigatória nas escolas regulares. Ainda assim, muito ainda se deve avançar, principalmente em termos de sensos comuns e preconceitos que ainda estão presentes nos ambientes escolares em relação a inclusão. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender através de revisão bibliográfica, os desafios e perspectivas do ensino de matemática, no âmbito da geometria, para alunos cegos. Objetivos específicos: (I) Abordar os aspectos da alfabetização matemática, com foco em geometria, e sua interface com a educação especial e inclusiva; (II) Externalizar os desafios e expectativas da alfabetização geométrica para alunos cegos. Fundamentamos a pesquisa em revisão bibliográfica, consultas a livros, artigos, dissertações de mestrados, as distintas concepções acerca dos desafios da docência em matemática, no âmbito do ensino de geometria ara alunos cegos. Consideramos que embora os desafios sejam ainda uma realidade, perspectivas se desenham no horizonte da prática docente, ferramentas didáticas como as maquetes táteis se tornam mecanismos de promoção o ensino de geometria através do toque, possibilitando a aprendizagem de alunos cegos e sua real inclusão no processo formativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades da prática docente no processo de alfabetização e letramento numa escola do campo do município de Abaetetuba/PA
    (2022-12-27) SILVA, Izaneide Brandão da; VASCONCELOS, Monica Cardoso; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    O objetivo desta pesquisa é analisar as dificuldades na prática docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor localizada no campo. Esta pesquisa surge a partir da problemática: Quais as dificuldades docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi efetivada numa escola municipal em uma turma multiseriada de 2º e 3º ano. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, realizada no contexto escolar, entrevista semiestruturada realizada junto à professora da referida turma. De posse do material coletado, realizamos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que a dificuldade na etapa da alfabetização em relação a leitura e escrita é a de associar as letras em silabas e palavras e que a prática de sala de aula são tradicionais, um dos maiores desafios para obter resultados positivos frente ao desenvolvimento dos alunos ao serem alfabetizados e letrados é a falta de formação qualificada e o desinteresse em desenvolver métodos atrativos, apresentando uma certa resistência da docente na mudança de métodos antigos para atuais e lúdicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades da prática docente sobre gênero e sexualidade na escola
    (2019-12-26) ALHO, Francimary Teles; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente Trabalho de Curso - TCC discorre sobre o tema “As Dificuldades da Prática Docente sobre Gênero e Sexualidade na Escola”. Tendo como objetivo principal analisar como os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia de Paiva que está situada no município de Acará na rua Luiz Miranda, número 629, com Travessa Ernesto Geisel, Bairro Cacoal no município de Acará. A escola vem trabalhando com a temática gênero e sexualidade, na busca de identificar o porquê desse tema não fazer parte da prática pedagógica dos professores da escola acima mencionada. A proposta é que o tema em discussão passa fazer parte do cotidiano da escola. Foi através de um levantamento bibliográfico e em seguida ouvindo alguns educadores que foi possível fazer a coleta de dados realizado meio de entrevistas, assim como observando o cotidiano da escola. Foi uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas dos docentes em sala de aula bem como a relação entre os educadores e os educandos. O trabalho está organizado em cinco seções onde se aborda o tema em discussão. Como resultados alcançados podemos afirmar que a escola em questão ainda está muito distante da discussão sobre gênero e sexualidade que possa de fato, ajudar as crianças a construírem uma identidade sexual. Os preceitos religiosos ainda são muito fortes na vida e nas práticas dos professores, o que leva a uma prática conservadora cheia de tabus quando se trata da sexualidade. Este trabalho está fundamento com a colaboração de alguns autores como: Falabelo (2005), Felipe (2007, 2012), Filha (2012), Frison (2008), Moreira (2003) entre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental e a prática na escola
    (2019-07-10) BRAZ, Nicholas dos Santos; MAIA, Sônia Maria; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    A Educação Ambiental na escola é uma obrigatoriedade, pois permite que o individuo compreenda a natureza complexa do meio ambiente e se desenvolva como sujeito crítico de sua realidade. Essa educação deve ser trabalhada tanto em escolas públicas como particulares, de diferentes formas, pois os problemas ambientais têm causado grandes danos à natureza e são causados, muitas vezes, pela ação inconsequente do homem, o que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente. Este trabalho buscou abordar a prática docente em relação à educação ambiental, tentando diagnosticar os problemas enfrentados pelos professores e escola sobre essa temática, pois a fase de atuação desses profissionais é a mais importante para a formação desse aluno, já que é a etapa onde sua base educacional esta sendo formada. O objetivo geral deste trabalho foi analisar e discutir a Educação Ambiental na Prática docente na Escola Sistema de Ensino Conhecimento (SENC). E teve como objetivos específicos: identificar o que é Educação Ambiental, analisar a prática docente em relação à educação ambiental e analisar a formação docente em relação à EA. Para o alcance dos objetivos descritos, os instrumentos utilizados foram pesquisas bibliográficas de artigos acadêmicos, livros e entrevistas com o corpo docente da escola SENC. O presente trabalho permitiu concluir a importância de se trabalhar a educação ambiental e a interdisciplinaridade dos conteúdos para a formação na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
    (2023-12-22) ROCHA, Bruno Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios para o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Aborda aspectos ligados a Educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como língua materna dos surdos, apontando os desafios para a prática docente no ensino de libras. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Os dados foram coletados e sistematizados a partir de produções acadêmicas e científicas que tratam da temática, utilizando-se os aportes teóricos de Ribeiro (2019), Lacerda (1998), Mantoan (2004), Brasil (1988; 1996; 2015), dentre outros, que dialogam a respeito da temática em questão. Os resultados apontam que a prática docente para o ensino de Libras ainda é cercada por inúmeros desafios, como a efetivação de políticas públicas, falta de formação continuada, materiais e métodos pedagógicos para atuar com os estudantes surdos. Para tanto, conclui-se que os desafios estão tanto no acesso quanto na permanência desses alunos surdos na escola regular.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação sexual: abordagens presentes na proposta curricular de uma escola no município de Breves-PA
    (2019-01-17) COSTA, Newmara Costa da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Curso objetivou analisar a inserção do tema “Educação Sexual” no projeto político-pedagógico e no currículo de uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como o tema “educação sexual” é abordado no projeto político-pedagógico e no currículo (conteúdos e práticas) de uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, localizada no município de Breves? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como se dá o processo histórico da educação sexual no Brasil? Como se caracterizam os conteúdos e as práticas pedagógicas para a abordagem do tema “educação sexual”? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona urbana do município de Breves-PA. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizadas com 05 professores. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Figueiró (1996), Ribeiro (2004), Nunes e Silva (2000) Furlani (2011), Maistro (2009), Benites (2006), Louro (1997), Frison (2008), Egypto (2012). Também foram analisados três documentos que conduzem a educação nacional, que são: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Os resultados da pesquisa apontam que a educação sexual, na escola pesquisada, está inserida por meio do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular e se concretiza na sala de aula por meio da prática docente. No entanto, a educação sexual que temos está mais relacionada aos aspectos biológico-higienista e pedagógico. Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a abordagem emancipatória - ou política, como alguns autores preferem mencionar - da sexualidade, visto que a sexualidade engloba diversos aspectos, além dos quais já estão sendo trabalhados na escola.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Geografia e a Educação Ambiental (E.A.): uma proposta de aplicação no ensino no Bairro da Terra Firme – Belém – PA
    (2022-10-13) SANTOS, Andreisson da Conceição; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    O presente estudo se debruça a apresentar a relação entre o Ensino de Geografia e a Educação ambiental (E.A.). Temos por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino que consiga vincular o ensino de Geografia e os temas da E.A. Inicialmente, fazemos uma breve contextualização da relação entre sociedade e natureza e sua evolução no distanciamento e diferenciação entre meio ambiente e sociedade, principalmente quando observadas sob a lógica capitalista. Em sequência conceituamos a Educação Ambiental segundo os parâmetros legais e o entendimento de autores da área. Posteriormente apresentamos a relação que pode ser estabelecida entre o Ensino de Geografia e a E.A. na prática docente, ressaltamos o histórico de evolução que a ciência geográfica e o ensino de geografia passaram para possibilitar o debate dos temas da E.A. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica que vincula as temáticas geográficas e a Educação ambiental. Utilizamos como metodologia a prática pedagógica realizada na rede pública estadual de ensino. Com a realização da prática foi possível estabelecer o vinculo entre a o ensino de Geografia e a Educação ambiental na prática docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino remoto: uma experiência no curso de licenciatura em matemática da UFPA Campus Marajó/Breves
    (2021) NEVES, Marcos Vinícius Vieira das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    Neste artigo, analisou-se o desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade, ofertado na modalidade ensino remoto e ministrado por um professor do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA campus Marajó/Breves-PA. Para tal, examinamos quais conhecimentos foram mobilizados pelo professor da referida faculdade no desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade na modalidade remota bem como os desafios enfrentados pelo professor e pelos alunos. Utilizou-se como base teórica o modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Tecnológico) desenvolvida por Matthew Koehler e Punya Mishra, no qual discutem os conhecimentos necessários para a atuação docente. Para a coleta de dados, fizemos o acompanhamento do desenvolvimento da disciplina e aplicado, para o professor, um questionário com a finalidade de compreender quais foram os conhecimentos mobilizados para o desenvolvimento de suas aulas na modalidade de ensino remoto. A partir dos resultados, observou-se que tal modalidade de ensino é bastante desafiadora, tanto do ponto de vista da formação dos professores e da estrutura, bem como em relação às condições dos alunos para acompanhá-las.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores sociais que interferem no processo ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola em contexto periférico no município de Abaetetuba (PA)
    (2022-07-11) PAZ, Francilene de Castro; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988
    O objetivo dessa pesquisa é identificar quais fatores sociais interferem no ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola localizada no município de Abaetetuba Pará. É comum perceber que o desempenho educacional da maioria dos alunos da rede pública de ensino não é satisfatória, por este motivo surgiu o interesse em pesquisar as causas que podem estar interferindo de maneira negativa no ensino aprendizagem desses jovens. Com isso, vale verificar de que forma os professores organizam suas práticas pedagógicas que venha contribuir para a aprendizagem desses jovens; se faz necessário também compreender de que maneira os fatores sociais interferem na qualidade de ensino desses discentes. Quanto a metodologia desta pesquisa tratou-se de uma pesquisa de campo sob uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi a partir de questionários aplicados à alunos e professores, cujo nomes serão mantidos no anonimato. A escolha do questionário foi pela questão de possibilitar aos sujeitos da pesquisa tanto objetividade nas respostas, como um espaço para as reflexões a partir de suas respostas e assim obter informações mais detalhadas. Quanto aos resultados a pesquisa mostrou a realidade dos alunos de uma escola pública que trabalham e continuam os estudos, mas persistem na tentativa de conciliar a vida de trabalhador e estudante, porém a maior partes desses jovens apontam o fator econômico como o principal ponto de desequilíbrio, pois é a partir deste que outros três principais fatores sociais são identificados, a saber: a pobreza pois muitos vivem com renda bem baixa, a fome e a falta de moradia que acabam impactando negativamente no desempenho escolar desses alunos. Apesar disso, se evidenciou a prática pedagógica dos professores de forma expressiva, marcada por ações importantes para a aprendizagem crítica dos educandos, na tentativa de despertar interesse na busca e garantia de direitos sociais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
    (2017-04-26) PEREIRA, Tainara Helena de Assis; SANTOS, Viviane Barbosa dos; http://lattes.cnpq.br/4173418010691034; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por tanto este trabalho irei narrar minhas experiências docentes acontecidas no Clube de Ciências da UFPA, no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, com um grupo de 5 (cinco) professores estagiários do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens. Com o objetivo de fazer reflexões dos professores que estiveram atuantes neste ano no Clube de Ciências, quano as suas práticas antecipadas de ensino. A metodologia utilizada em sala de aula foi partir de atividades investigativas em aulas de ciências, utilizando da experimentação, observação, análise e testagens de hipóteses. Como resultados, os professores estagiários puderam refletir a partir de suas próprias ações no exercício da profissão, como estavam atuando em sala de aula. Por fim, os resultados verificados no decorrer da construção deste trabalho, puderam contribuir quanto à importância de refletir sobre a própria capacidade de instrução de conhecimentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fórum de alfabetização leitura e escrita (FALE) Flor do Grão Pará: narrando histórias entre ensino, pesquisa e extensão
    (2021-10-07) COSTA, Andréa Queiroz; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Esta monografia apresenta como principal objetivo analisar a narrativa dos convidados e participantes do Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará, que foi meu objeto de pesquisa, durante o curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, analiso também, minha trajetória acadêmica e meu encontro com o objeto de pesquisa. A metodologia aplicada foi uma pesquisa narrativa que me permitiu compreender os significados e as características do processo de alfabetização e refletir sobre as práticas docentes através de diferentes aplicações, apresentadas nos cinco Fóruns apresentados nesta monografia. Num primeiro momento apresento o Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita, como um espaço de formação inicial e continuada de ensino, a criação do FALE Flor do Grão Pará e meu encontro com a pesquisa. Num segundo momento apresento, narro e analiso os FALES ocorridos nos anos de 2018 e 2019, ressalta-se que foi possível refletir a prática docente sobre as diferentes técnicas aplicadas nos encontros e no cotidiano das aulas na universidade. Portanto é fundamental a discussão em espaços de formação inicial e continuada, que permitem e contribuem para a profissionalização docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história local de São João de Pirabas-Pa no ensino de História: debates e representações
    (2023-12-18) COSTA, Thamires Souza da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    A presente pesquisa busca analisar, problematizar e promover discussões no que se refere á inserção do ensino de história local nas aulas de história na escola Guajarina Menezes Silva, situada no Município de São João de Pirabas-PA. Com isso, refletir a importância da representação dos elementos locais no ensino e aprendizagem dos educandos nos anos finais do ensino fundamental. Almeja-se contribuir com o processo de construção do conhecimento histórico escolar do educando, através de propostas metodológicas que conscientize os diferentes usos do ensino de história local na disciplina de história e nesse sentido fazer pensar e refletir a atuação da prática docente no processo do ensino/aprendizagem. Para o embasamento da pesquisa, buscou-se dialogar com autores que discutem e enfatizam a relevância do ensino de história local na vida educacional dos discentes, por tanto se realizou pesquisas bibliográficas, análises de documentos oficiais da educação, documentos normativos da escola, além de recorrer ás fontes orais, necessárias para o bom desenvolvimento das investigações. Através das análises foi possível perceber os fatores que afetam a efetivação do ensino de história local na prática em sala de aula. Em decorrência disso, foi possível pensar e aplicar o projeto pedagógico “Feira Cultural” no espaço escolar com os discentes do 9° ano, como estratégia de viabilizar e valorizar os elementos locais através do ensino de história local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do estágio supervisionado e as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Educação do Campo no município de Medicilândia
    (2020-08-10) VIANA, Maria das Dores; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583
    O presente ensaio/artigo tem por objetivo apresentar e analisar as experiências vivenciadas pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, Polo de Medicilândia, estado do Pará, no transcorrer do estágio supervisionado nas disciplinas de química, física e biologia, considerando as dificuldades enfrentadas e as contribuições que os estágios proporcionaram a formação docente destes alunos, tendo em vista que foram desenvolvidos nas escolas do campo, preferencialmente, nas suas comunidades de origem. As experiências dos acadêmicos durante os estágios se constituíram em objeto de análise na escolha do tema. A pesquisa é baseada numa investigação qualitativa, na qual foi necessário realizar a sistematização das informações reunidas e organizadas pelos discentes com vistas a produção de seus relatórios, e que dizem respeito as percepções de professoras regentes e membros de direções das escolas estagiadas. O estágio se mostra relevante na formação docente, uma vez que proporciona aos professores em formação vivenciar situações reais do campo de trabalho, a parti disso, estes constituem aprendizagens que lhes auxiliarão na sua atuação profissional docente, e, permite ainda, relacionar a prática com os conhecimentos adquiridas na academia, bem como também o desenvolvimento de habilidades e competências para a construção da sua identidade docente e para lidarem com diversas situações que abrangem o espaço escolar. E, para alguns acadêmicos este é o primeiro contato com a sala de aula, e, desta forma, o estágio qualifica o estudante para atuar nas escolas do campo, despertando nestes o pensamento acerca de possíveis ações que contribuam na melhoria do ensino e aprendizagem, apesar das dificuldades enfrentadas no interior de tais atividades e relações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interlocução entre teoria e prática pelo olhar reflexivo através de Relatos de Experiência no Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química
    (2023-12-08) OLIVEIRA, Beatriz Sousa; SOUZA, Cintia Aliny Silva de; http://lattes.cnpq.br/8568698212021118; https://orcid.org/0000-0002-7888-8359; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente Trabalho de Curso adere à estrutura estabelecida na Instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará. Esta normativa regulamenta as atividades relacionadas ao TCC, adaptando-as de forma flexível em resposta às implicações ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Dessa forma, serão utilizados os relatórios submetidos à CAPES ao longo de 12 meses, sobre minha trajetória como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Isto posto, destaco que meus relato exploramos o tema "Mulheres Cientistas Fantásticas e os Elementos Químicos" junto ao Programa Futuras Cientistas. Também, faço análises sobre propostas didáticas diferenciadas para o ensino o enfoque foi direcionado à pergunta "O que os balões têm a ver com o ensino de química?" que corresponde a uma metodologia realizada com turmas do 3º ano ensino médio para revisão do conteúdo sobre hidrocarbonetos na escola campo do PRP. Em síntese, esses dois relatos se distinguem devido às suas ênfases: o primeiro destaca mais a pesquisa, enquanto o segundo concentra-se na prática docente. Como futura professora de química, sinto profunda gratidão por ter a oportunidade de participar do Programa Residência Pedagógica (PRP). Esta iniciativa oferece um ambiente de aprendizado prático que enriqueceu minha jornada de formação e me permitiu continuar evoluindo profissionalmente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
    (2019-12-06) CRUZ, Taísa de Maria Santos da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    Este trabalho pretende mostrar, como a literatura pode ser um instrumento de elo desde base na formação de um leitor, com início na educação infantil sendo a partir daí, de forma contínua por toda fase adulta. O que se pode despertar na infância a habilidade para desenvolver um grande leitor, com atribuições de teóricos que reforçam a ideia, que elencam vários fatores para construção do leitor pertinente no interesse em buscar mais, pois o interesse na leitura, leva a benefícios que vem a contribuir para o leitor ter uma visão de mundo mais ampla, além de somente decodificar as palavras mais também poder reconhecer a mensagem que lhes é deixada naquela leitura. Por meio da ação é despertado, muitos sentimentos, que podem serem desenvolvido aos poucos em cada fase da vida, começando pela contação de historinhas infantis, começando pela família, dando continuidade na escola/família. A análise de como a literatura infantojuvenil, pode ser vista nos dias atuais, como ela e inserida pelos professores, a prática para incentivar cada aluno, na forma de diferenciar o trabalho de textos literários e não literários, qual a importância de socializar em sala as obras que vem do MEC, como apoio de incentivo a leitura ao aluno, a importância do contato com livro físico para visualização, folheação e interação. As práticas continua dos professores para o empenho e desempenho dos alunos no Colégio São Francisco Xavier para o gosto das obras literárias, os projetos que apoiam a leitura desde base para bons resultados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial reflexivo: contribuições do magistério na minha formação acadêmica do PARFOR
    (2018) MORAES, Maria das Dores Pinheiro; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    Neste memorial reflexivo é exposto a história e a análise do processo de formação, que por mim foi vivenciada, na construção e no exercício do magistério. Para tal abordagem fez-se necessário a descrição de fatos e eventos que estiveram relacionados direta ou indiretamente com minha formação. Assim, descrevo os processos de formação, desde minha infância até a conclusão do curso de licenciatura plena em Pedagogia pela plataforma Freire na Ufpa, dentro do contexto cronológico para evidenciar a relevância da educação em minha vida. Também são abordadas as relações interpessoais construídas no dia a dia de convivência com os alunos e colegas de trabalho. Para a realização desse trabalho cada fato foi posto sob a ótica de um embasamento teórico pautado em autores como: Saviani (1994), Libâneo (1994), Áries (1981), Santos (2006), Zabala (1998), entre outros. Nesse sentido, a reconstrução da minha história contribuiu com a reflexão da minha prática docente antes e após a formação superior no curso de Pedagogia, que entre outras coisas considera a educação um processo inacabado e por isso isento de pensamentos estáticos e amorfos. Graças a formação obtida no curso de Pedagogia minhas ideias se reconfiguraram para um aprimoramento contínuo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Por práticas pedagógicas diferenciadas no ensino de Ciências no contexto da educação do campo, Senador José Porfírio, Pará
    (2022-04-12) BARBOSA, Helena Géssica Nascimento; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    Com o objetivo de discutir sobre o uso e metodologias diferenciadas no ensino de Ciências no contexto das escolas do campo do município de Senador José Porfírio, se utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e relatórios dos tempos comunidades e estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Educação do Campo, referente aos anos finais do ensino fundamental, atividades que foram realizadas na Escola Rosa Alvarez Rebelo. Essa escola pólo localizada na sede do município recebe estudantes que moram nas comunidades camponesas circunvizinhas, das regiões das estradas e dos rios. Os resultados desse estudo evidenciam a inexistência de metodologias diferenciadas referenciadas nas diferentes identidades sociais dos estudantes. Os princípios da educação do campo, das correntes pedagógicas construcionistas e de estratégias inovadoras primam pela autonomia e pela relação teoria-prática. Nesse sentido, atividades práticas e a inclusão das comunidades no processo educacional são elementos centrais para a construção de metodologias diferenciadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prática docente e formação discente: o caso da escola Eulalice Pinheiro de Miranda, Abaetetuba-PA
    (2019-07-05) PIMENTEL, Hetiany da Silva; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239
    O referido estudo apresenta como objetivo central analisar a contribuição da pratica pedagógica docente, na formação dos discentes da escola Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda, localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja, PA 409 km 09, município de Abaetetuba-Pará, através de um estudo caso no sentido de contribuir para melhoria dessa formação., pesquisa esta, realizada com os alunos do 4º e 5º ano de ensino fundamental, classe multisseriada, no sentido de melhorar a qualidade do processo educativo dos educandos da escola supracitada. Portanto esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado a partir de observações da realidade escolar vivenciada. Assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas de campo, realizadas durante o período de fevereiro a março de 2019. Assim, justifico a pesquisa, pela necessidade de compreender a pratica pedagógica utilizada na escola por parte do corpo docente, como também o espaço em a mesma está inserido, ou seja, no campo, e ainda poder contribuir efetivamente para melhoria da comunidade. Desta forma, esta pesquisa tem como intuito conhecer a formação docente e a prática pedagógica utilizada na escola Antônia Eulalice Pinheiro, conhecer a metodologia aplicada aos educandos, como também a vivência dos alunos do 4º e 5º ano, assim como os profissionais que atuam na escola. O alcance desses objetivos levou a produzir uma pesquisa qualitativa, com observação, entrevista, confrontando-os com estudos bibliográficos. A pesquisa de campo foi realizada na escola de educação infantil e fundamental Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja PA 409, zona rural da cidade de Abaetetuba-PA. Foram realizadas no total de 8 entrevistas, sendo uma com o gestor da escola, uma com a professora da classe multisseriada 4º e 5º, e ainda grupo focal realizada com seis alunos da turma sendo três do 4º ano e três do 5º ano, escolhidos por intermédio da professora.
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