Navegando por Assunto "Occupational therapy"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das intervenções terapêuticas ocupacionais com pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: estudo de caso(2016) SILVA, Camila Nunes da; SANTOS, Jaqueline Pamela Moraes dos; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691A DPOC é uma doença respiratória prevenível e tratável, caracterizada por obstrução crônica ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível. Essa obstrução é progressiva e está relacionada à resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas e/ou gases tóxicos, sobretudo a fumaça de cigarro. O processo de reabilitação pulmonar destes pacientes envolve equipe multiprofissional. O terapeuta ocupacional é um dos profissionais que compõem esta equipe, no entanto, existem poucas evidências descritas na literatura acerca das contribuições da Terapia Ocupacional. Assim, esta pesquisa buscou verificar as consequências da intervenção da Terapia Ocupacional com pacientes com DPOC. Para tanto, foi desenvolvido um estudo experimental de caso único com 02 pacientes com DPOC. Primeiramente, foi realizada anamnese e avaliação inicial com o intuito de se obter o perfil ocupacional dos mesmos. Além disso, foram utilizados como instrumentos avaliativos o Índice de Barthel e a Escala de Lawton e Brody. Em seguida, foram desenvolvidas as sessões de Terapia Ocupacional de acordo com a demanda dos pacientes. Ao longo dos atendimentos, observouse uma melhora significativa no desempenho ocupacional dos pacientes após as intervenções de Terapia Ocupacional. De forma geral, o estudo de caso único demonstrou que a terapia ocupacional possibilitou por meio de atividades respiratórias, conservação de energia e Tecnologia Assistiva, o ganho de independência nas atividades já realizadas e atuando como facilitadora no engajamento de ocupações que deixaram de ser realizadas por conta das limitações ocasionadas pela DPOC.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação da terapia ocupacional na atenção básica a saúde(2018) LOBATO, Alesson da Silva; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029Introdução: A Atenção Básica (AB) é o nível primário de atenção à saúde que oferece entrada em todo o sistema nacional, para atender as necessidades da população, de forma a organizar, tanto os serviços básicos quanto os mais especializados, direcionados para a promoção, manutenção e melhoria da saúde. Diante disso, a Terapia Ocupacional se mostra uma profissão de suma importância neste serviço por suas ações contribuírem para a prevenção de doenças/agravos e favorecimento da promoção de saúde. Objetivo: Compreender a atuação da Terapia Ocupacional na Atenção Básica de Saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, através das bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional e Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. Os estudos foram analisados pelo teste de relevância I e II, os dados foram processados no software IRAMUTEQ e analisados pela nuvem de palavras e similitude. Resultados/Discussão: A amostra foi composta por 25 estudos, que apontam que a Terapia Ocupacional na AB deve atuar junto a população com características de sofrimento mental, deficiências e incapacidades, objetivando intervir na singularidade e subjetividade do sujeito, sendo que o terapeuta ocupacional apresenta elementos em sua formação que podem efetivamente contribuir para melhorar a saúde da população. Ressalta-se ainda a importância de novas publicações a que venha contribuir com a comunidade cientifica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do terapeuta ocupacional em unidade de terapia intensiva: uma revisão sistemática(2021) BITTENCOURT, Estéfanny da SIlva; MOREIRA, Paula Silva; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632; https://orcid.org/0000-0002-4792-5110; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659Introdução: A participação do terapeuta ocupacional (TO) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ainda é discreta no Brasil, talvez, por isso, haja pouca discussão das intervenções e inserção do profissional nessa área. Objetivo: Sintetizar as atuações do TO para restabelecimento da função em pacientes adultos internados na UTI mais frequentemente descritas na literatura especializada. Método: Revisão Sistemática baseada na recomendação PRISMA. A busca dos estudos foi realizada nas plataformas Cochrane, PubMed, OTSeek e PEDro, utilizando os termos de busca “Occupational Therapy”, no título ou resumo, (AND) “Intensive Care Unit” (OR) “Critical Illness” (OR) “Critical Care”, em outras partes do texto. Foram incluídos textos em língua inglesa e publicados nos últimos 20 anos. Excluiu-se textos que abordavam UTI pediátrica/neonatal, doenças psiquiátricas e artigos de revisão. Dois pesquisadores independentes selecionaram os artigos e a concordância foi submetida à análise Kappa. O nível de evidência e a qualidade metodológica dos estudos incluídos foram avaliados pela Escala PEDro e pela Ferramenta de Colaboração Cochrane, respectivamente. Resultados: As principais intervenções foram relativas ao treino de Atividades de Vida Diária (AVDs) e tarefas relacionadas às Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Essas atribuições privativas da profissão ocorreram isoladamente ou com fisioterapeutas. As sessões, excluídos os critérios de contraindicação, aconteceram precocemente (24-48h). Conclusão: Os achados evidenciam intervenções de mobilização precoce, seguidas por práticas de treino de AVDs/ AIVDs. Ademais, é notado que a atuação do terapeuta ocupacional na UTI está em elaboração. Estudos sobre outros efeitos da internação prolongada na UTI devem ser conduzidos. Registro PROSPERO: CRD42020214615.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das atividades de vida diária e das atividades instrumentais de vida diária de pessoas em cuidados paliativos oncológicos no contexto hospitalar(2018) AMARAL, Alessandra Rafaela Cardoso; PINHEIRO, Bruna Bianca Brabo; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927Introdução: A incidência de câncer está aumentando progressivamente em nível mundial. Muito diagnósticos são realizados em fase avançada, refletindo um grande número de indivíduos com processos oncológicos sem disponibilidade de tratamento curativo e que necessitam de Cuidados Paliativos. Aqueles que estão sob Cuidados Paliativos comumente são encontrados em contexto hospitalar pela necessidade de assistência intensa, sendo que a hospitalização ocasiona diversas alterações nas ocupações, modificando suas estruturas, seus significados ou, simplesmente, privando o indivíduo do ambiente de suas realizações. Por serem atividades de engajamento pessoal diário, ao longo da vida, as alterações nas ocupações podem gerar perda de significado e redução do repertório ocupacional pelo valor que lhes é atribuído. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar as AVD’s e as AIVD’s de pessoas em Cuidados Paliativos oncológicos em no contexto hospitalar. Método: O processo metodológico consiste em uma pesquisa quantitativa e descritiva a ser realizada na unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Ophir Loyola (HOL), nos meses de setembro a outubro de 2018. Os dados serão coletados por meio da utilização de um protocolo de pesquisa, constituído de quatro questionários: um Questionário de Dados Pessoais, o Questionário das Atividades Instrumentais de Vida Diária de Pfeffer, o Questionário das Atividades de Vida Diária intitulado Index Katz e a Palliative Performance Scale (PPS). As informações coletadas foram armazenadas no software Excel 2007™ (Microsoft Corporation, Redmond, USA) e analisadas no software GraphPad Prism versão 5.0™ (GraphPad software, Inc., San Diego, USA). Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para avaliação da distribuição normal. O teste t de Student para amostras pareadas foi usado no tratamento das variáveis com distribuição normal e o teste exato de Fisher e Mann-Whitney, para as variáveis que não apresentaram distribuição normal. Adotou-se o nível α de 0.05 para rejeição da hipótese nula. Resultados: 39 pessoas foram entrevistadas, sendo 66,6% do gênero feminino e 33,4% masculino. 25,6% atingiram um valor de PPS=40%, apresentando sua capacidade funcional prejudicada. Na avaliação do desempenho nas AVD’s, 38,5% dos participantes classificaram-se como dependentes para todas as atividades. Na avaliação do desempenho nas AIVD’s, 84,7% apresentaram dependência parcial. Os resultados se apresentaram proporcionais ao estado de saúde do indivíduo. Considerações finais: O mau desempenho funcional está associado a diversos fatores, sendo o prejuízo às AVD’s e AIVD’s pontos-chave nesse problema. A caracterização desse dano e a definição das demandas envolvidas são essenciais para estabelecer intervenções precisas a esse grupo, bem como promover um bom seguimento conceitual dos Cuidados Paliativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de alunos do atendimento educacional especializado de uma escola pública de Belém através da school function assessment/avaliação da função escolar (SFA)(2016) ARTNER, Carlos Alberto; MONTEIRO, Rose de Carvalho; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Com a evolução da educação inclusiva (EI) no Brasil, foram instauradas polític as que regem o acesso de todos à educação, sem qualquer tipo de exceção. A partir da perspectiva inclusiva, a Terapia Ocupacional (TO) inserese nesse campo com a finalidade de contribuir com o processo de inclusão junto a equipe escolar, por meio da interface saúdeeducação. Para atuar nesse campo, no processo terapêutico ocupacional é fundamental realizar uma avaliação inicial, que coleta dados sobre o aluno e os aspectos que compõem o ambiente escolar. Para tal, podem ser utilizados diversos protocolos de avaliação. Esta pesquisa buscou avaliar alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio da School Function Assessment/Avaliação da função escolar (SFA). O protocolo é composto por três partes que avaliam respectivamente: participação nos ambientes escolares, auxílio nas tarefas escolares e desempenho nas atividades escolares. Adotouse neste estudo o tipo de pesquisa quantitativo descritivotransversal. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do AEE da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro (BelémPA) que avaliaram 8 alunos que atenderam aos critérios de inclusão da amostra. Os resultados da parte primeira parte apontaram a categoria transporte com a menor pontuação. Referente à segunda parte, observouse pouco uso de adaptações. Na última parte houve diferença no desempenho das tarefas físicas sobre as cognitivos/comportamentais, dado justificado pelos diagnósticos dos alunos que compuseram a amostra. A partir da aplicação da SFA, foi possível visualizar o aluno de forma integral, por ser um protocolo que permite uma visão holística do aluno. Por conta dos diagnósticos dos alunos avaliados, as alterações e dificuldades encontradas nos aspectos cognitivos/comportamentais, afetam diretamente a participação escolar da amostra. O estudo também revelou uma possibilidade de atuação da TO, bem como seus benefícios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores(2017) SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Como os usuários de um centro de atenção psicossocial se ocupam da espiritualidade?(2019) FIGUEIREDO, Marcella Oliveira; CASTRO, Selma Suely Barbosa de; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927O trabalho tem como objetivo compreender como os usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) se ocupam de sua espiritualidade. A pesquisa foi desenvolvida em um CAPS I, localizado no Município de Belém/Pa. Participaram da pesquisa 6 (seis) usuários do referido CAPS I, todos maiores de 18 anos, atendidos regularmente pelo centro e que aceitaram participar, assinando o Termo de Consentimento Livre esclarecido (TCLE). A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista, individualizada aos participantes da pesquisa, sendo gravada em áudio e transcrita posteriormente. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos foram que a espiritualidade se confunde em muitos relatos com a religiosidade. Revelou também que espiritualidade e/ou religiosidade tem um papel importante na contribuição da saúde dos usuários, independente da percepção e realização de suas atividades. O estudo ressalta a importância da espiritualidade e/ou religiosidade na ocupação humana, compressão da subjetividade dos usuários na participação de suas atividades, abordando-a de modo a promover o bem-estar, saúde e a qualidade do viver ao usuário.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Como se apresentam as ocupações de pessoas com doença respiratória crônica?(2019) LIMA, Raiany Duarte de; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927A doença respiratória crônica vem afetando um maior número de pessoas a cada ano, as mais comuns são a asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e bronquiectasia. São doenças que acarretam diversos prejuízos como diminuição da capacidade física, mudanças nos hábitos, funcionalidade, movimento humano e, consequentemente, podendo gerar alterações na rotina ocupacional. A ocupação pode ser caracterizada como as atividades que são realizadas no cotidiano de cada pessoa, como o trabalho, o lazer e o autocuidado. Por conta das modificações advindas do processo de adoecimento e suas possíveis alterações no cotidiano, o objetivo dessa pesquisa foi compreender como se apresentam as ocupações de pessoas com doença respiratória crônica. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa. Foi realizada em uma Unidade de Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, coletada através uma entrevista aberta, posteriormente transcrita e tratamento das informações por análise de conteúdo de Bardim. Participaram da pesquisa vinte e duas pessoas. O estudo revela que acontecem mudanças na forma ocupacional, no sentido e nos significados atribuídos as ocupações do dia-a-dia, os quais foram potencializados ou modificados com a presença de uma doença respiratória crônica. As ocupações mais afetadas foram o trabalho e as tarefas domésticas. O estudo contribuiu para o conhecimento da comunidade acadêmica e científica, em relação ao indivíduo, suas ocupações saúde e bem-estar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, ocupação e acidente vascular encefálico: um estudo com base na ciência da ocupação(2016) BORGES, Ana Flávia de Morais Santos; LEAL, Samara Gonçalves; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645INTRODUÇÃO: este trabalho discute como o corpo do sujeito com AVE é significado e que alterações isso pode gerar para as ocupações, levando em consideração a dimensão de forma e significado ocupacional. Esta pesquisa é relevante, pois não existem trabalhos que tratem sobre estes temas de forma interrelacionada, tornandoo forte até mesmo para construção de uma epistemologia de corpo a partir da Ciência da Ocupação. O OBJETIVO GERAL desta pesquisa é: compreender a forma e o significado de corpo e ocupação presentes nos discursos de sujeitos com AVE, e como objetivos específicos: identificar o histórico ocupacional dos sujeitos antes e após o AVE com base na Ciência da Ocupação, além de verificar as repercussões ocupacionais a partir dos estudos do corpo em Terapia Ocupacional. METODOLOGIA: Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Participaram da pesquisa um total de 3 pessoas com sequelas de AVE inscritas no Projeto de Extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: enfoque sobre as atividades de vida diária”. A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi escolhida como local da pesquisa. RESULTADOS: Salientamos que tanto a forma quanto o significado do corpo e das ocupações sofreram alterações em decorrência do AVE. Na forma percebemos as mudanças: a partir da percepção das alterações no envolvimento com pessoas significativas; no tempo dedicado às mesmas; nos espaços onde as ocupações se realizavam e nos rearranjos ocupacionais no trabalho, lazer e autocuidado. Quanto aos significados, foram identificados os relacionados ao corpo: modificado; imperfeito; inerte; corpodor; corpo inútil x corpo potencial: a faceta espiritual. Ao finalizar essa pesquisa, verificamos que foi possível alcançar o objetivo proposto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível construir uma maneira de pensar, que nos levou a criar uma epistemologia de corpo, que nasceu do afeto produzido pelos temas, mostrandonos uma leitura complexa e muito verdadeira da tríade corpoocupaçãoAVE, a partir da leitura da ciência da ocupação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cuidados paliativos: o que tem sido publicado em revistas de terapia ocupacional da América Latina no período de 2009 a 2018?(2019) FARIAS, Aline Lobato de; OLIVEIRA, Emily Maria Lima de; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927RESUMO: Introdução: Cuidados Paliativos (CP) são um modelo de assistência em saúde direcionada a pessoas que possuem doenças que ameaçam a continuidade da vida e que estão fora da possibilidade terapêutica de cura. Dentro da atenção ao paciente em CP existe uma equipe multiprofissional composta por diversos profissionais da área da saúde, incluso o terapeuta ocupacional, que é responsável por favorecer a manutenção da vida ocupacional. As revistas cientificas, dentre elas, as especificas de Terapia Ocupacional são uma alternativa de divulgação do que tem sido desenvolvido sobre determinada temática. Objetivo: Investigar o que tem sido publicado nas revistas de Terapia Ocupacional da América Latina sobre cuidados paliativos. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura do tipo visão geral em 10 periódicos de Terapia Ocupacional da América Latina considerando os anos de 2009 a 2018. Resultados/Discussão: Foram selecionadas 11 publicações para fazer parte desse estudo, encontradas em quatro revistas de Terapia Ocupacional da América Latina. Considerações finais: A publicação em periódicos além de gerar conhecimento e novas oportunidades de divulgação da prática profissional, permite a ampliação da discussão de pesquisas em Terapia Ocupacional e Cuidados Paliativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Das modificações, os por quês e os significados das ocupações após a cirurgia cardíaca(2019) MAIA, Emily Farias; VENTURA, Tarciana Martins da Silva; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927Resumo: As ocupações são ações realizadas durante a vida, que possuem forma, propósito e significado. Ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca, assim como o processo de pós-operatório podem influenciar no engajamento dessas ocupações. A fim de investigar essa questão, o estudo buscou compreender como se apresentam as ocupações de pessoas no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, ancorada na Ciência Ocupacional. Foi realizada em uma Unidade de Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Região Norte do Brasil, tendo como colaboradores vinte e cinco pessoas que se encontravam no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Os resultados revelaram alterações em relação à forma, o propósito e o significado das ocupações. Houve o afastamento ou modificação dessas, seguidos da insatisfação quanto a realização das mesmas, assim como, a necessidade de se engajar em ocupações significativas. A pesquisa contribuiu para a construção de conhecimento científico sobre as ocupações de pessoas no pós-operatório cardíaco, destacando que esse processo é único e pode repercutir de diversas formas nas ocupações. Assim, ressalta-se sobre a importância da Terapia Ocupacional dentro desse contexto por possibilitar uma visão ampliada dessas pessoas, nos seus aspectos físicos, psíquicos, sociais e também ocupacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dependência de internet e suas principais alterações nas ocupações de estudantes: uma revisão sistemática(2018) SOUSA, Leonardo Lucas de; SILVA, Nicolle Barros da; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Há que se atentar para o uso negativo da internet, podendo este ocasionar prejuízos nas diversas esferas da sociedade se ocorrer a utilização de forma inadequada da mesma. Sob a perspectiva de que o engajamento do indivíduo pode estar ocorrendo de forma centralizada apenas em uma atividade em detrimento de outras, se faz necessário desenvolver pesquisas que se debrucem em analisar as influências da internet no desempenho ocupacional das pessoas. A Terapia Ocupacional observa e analisa as habilidades de desempenho a fim de compreender a transação dentre os fatores básicos que apoiam ou não o envolvimento na ocupação e o desempenho ocupacional. Assim, buscase analisar na literatura científica, por meio de uma revisão sistemática, as principais repercussões que a dependência de internet (DI) pode causar no desempenho ocupacional de estudantes e desenvolver discussão teórica sobre o tema em decorrência da DI. Para tanto utilizouse de critérios estabelecidos na recomendação PRISMA para elaboração desta revisão tendo como termos/descritores os seguintes: dependência de internet/internet addiction; ocupações/occupation e estudantes/students. Em idiomas português e inglês, citados no título ou no assunto. O período de busca de publicações se deu entre os meses de novembro e dezembro de 2017, através das base s de dados eletrônicas PubMed, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Durante a busca foi identificado um total de 2.189 publicações, das quais 2.168 foram excluídas durante a análise de título, restando 21 publicações. A aplicação do teste adaptado de Azevedo (2010) permitiu a exclusão de 08 trabalhos, uma vez que, os mesmos não atingiram os critérios de inserção estabelecidos. Portanto assim, a amostra final foi composta por 13 estudos. Os quais foram analisados e tiveram seus dados extraídos de acordo com o roteiro de extração. A partir da extração das características de cada estudo foram realizadas inferências sobre as principais ocupações apresentadas nestes quanto às influências da DI no desempenho ocupacional dos indivíduos em suas atividades. As ocupações de participação social, educação, descanso e sono e trabalho aparecem 19 vezes nos artigos analisados. Além disso, houveram nove citações sobre prejuízos na participação social (47% da amostra final), seis apontam déficits na educação (33%), dois nas atividades de trabalho (10%) e dois no engajamento em descanso e sono (10%). Deixase como conclusão o indicativo para realização de pesquisas mais aprofundadas sobre esta temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desempenho ocupacional de estudantes dos cursos da área da saúde: estudo dos fatores que interferem no desempenho durante a graduação e suas repercussões(2016) SILVA, Michelle Ingrid Assis da; MARTINS, Juliana Ferreira; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926Devido ao aumento de políticas de acesso ao ensino superior e das inúmeras demandas que acompanham esse aumento é que surge a necessidade de identificar quais fatores podem estar interferindo na vida acadêmica, pois, somente após conhecer essa população é que estratégias poderão ser criadas em busca da melhoria do desempenho ocupacional do aluno. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais fatores que interferem no desempenho ocupacional do estudante universitário da área da saúde e analisar como o mesmo avalia o grau deste comprometimento e de que forma estes fatores refletiram em seu desempenho. A metodologia adotada baseouse em uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Campus Belém, da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da aplicação do questionário semiestruturado com perguntas referentes à percepção do estudante universitário sobre fatores que podem interferir no seu desempenho acadêmico e assistência estudantil. Participaram da pesquisa 703 estudantes selecionados através da amostra Aleatória Estratificada e Amostra Aleatória Simples e erro amostral de 4%. Os resultados apontaram que a maioria das respostas obtidas foram do sexo feminino com 73,3% em relação aos 26,7% do sexo masculino, com faixa etária média entre 19 e 24 anos. Os semestres, que os alunos mais responderam à pesquisa, foram os que estavam entre o segundo e sétimo semestre. Confirmouse os achados da literatura que indicam a migração, trabalho, filho, doença e adoecimento psíquico como fatores que influenciam o desempenho do estudante. Dentre os estudantes que estiveram expostos a esses fatores 82,52% afirmaram que a migração influenciou negativamente no seu desempenho, seguido do fator trabalho com 93,26%, fator filho com 95,45%, fator adoecimento por mais de uma semana com mais de 95% e os mais de 98% dos afetados, foi devido ao adoecimento psíquico. Outros fatores também foram citados, tais como: Dificuldade financeira (13,03%), Extensa carga horária/Curso integral (11,31%); dificuldades em Transporte e deslocamento (10,95%). A repercussão mais citada está relacionada ao comprometimento “razoável” que gerou, na grande maioria, diminuição da assiduidade e/ou conceitos rebaixados. Por meio da análise de correspondência verificouse que estudantes que adoeceram durante a graduação em sua maioria também trabalharam, tiveram filhos, possuem alguma doença ou doença psiquiátrica, ou recebem algum tipo de assistência estudantil ofertada pela Universidade, bem como, estudantes que tiveram filhos também relatam terem trabalhado em algum momento durante a graduação. A assistência estudantil beneficiou 30,87% dos participantes dessa pesquisa o Programa bolsa permanência do MEC (62,62%) foi a assistência mais utilizada. Observouse, portanto, que os resultados se apresentaram significativos, corroborando com os achados prévios na literatura, além de identificar outros fatores comprometedores que, ainda, são pouco discutidos no meio científico nacional. Logo, podese fomentar a reflexão da contribuição e atuação da Terapia ocupacional na identificação de ações para minimizar os fatores, negativos, influenciadores do desempenho ocupacional do estudante da área da saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento neuropsicomotor e desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças em uma unidade de educação infantil(2018) SANTOS, Danielle Vieira dos; PATROCINIO, Kátia Cristiana Fernandes do; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor e o desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças no início da vida escolar. Para isso, realizou se um estudo longitudinal, de caráter descritivo exploratório, de natureza observacional e abordagem quantitativa dos dados. Participaram desta pesquisa 11 crianças com idade entre 1 a 2 anos (média= 2,1; DP= 3,6), matriculadas no Maternal I da Unidade de Educação Infantil da Caripunas, no município de Belém, no ano letivo de 2017. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Criança (QCC), para coletar dados referentes as suas características biopsicossociais e socioeconômicas da família, o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (Denver II), para a avaliação do DNPM, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), para a avalição do desempenho funcional nas AVD, e o Diário de Campo, para registar informações complementares. Os resultados do Denver II apontaram que a maioria das crianças apresentou DNPM suspeito de atraso (54,5%) no Tempo 1, com aumento deste percentual de suspeita de atraso no Tempo 2 (63,6%). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no PEDI nos tempos 1 e 2 nas áreas Habilidade Funcional de Autocuidado (p=0,008), na Habilidade de Função Social (p= 0,008), e na Assistência do Cuidador nas áreas de autocuidado (p=0,007) e função social (p=0,01). Além disso, os resultados indicaram que, no Tempo 1, a maioria das crianças que apresentaram DNPM normal, no Denver II, tiveram o desempenho funcional acima da média dos escores normativos, no PEDI, nas Habilidades Funcionais de autocuidado (75%) e função social (75%) e na Assistência do Cuidador em autocuidado (62,5%) e em função social (75%). Já no tempo 2, observou se que a maioria das crianças que estavam acima da média dos escores normativos nas Habilidades Funcionais e na Assistência do Cuidador, não possuíram DNPM normal. Entretanto, ao se analisar separadamente o desempenho funcional das crianças que estavam acima da média dos escores normativos com cada domínio do DNPM, observou se que a maioria das crianças apresentou DNPM normal nos domínios pessoal social, motor fino e motor amplo, sendo o menor percentual no domínio da linguagem. Os achados apontam a importância da estimulação do desenvolvimento infantil, dentro do contexto escolar, de modo a favorecer os aspectos educacionais e desenvolvimentais da criança. Além disso, faz se necessário ofertar um ambiente adequado às necessidades da criança, que potencialize sua autonomia, independência e o desenvolvimento das habilidades funcionais para o engajamento na vida cotidiana. Notou se ainda, a importância da atuação mais efetiva da equipe multiprofissional dentro do contexto da educação infantil, destacando se o papel do terapeuta ocupacional na vigilância, promoção e prevenção de riscos ao desenvolvimento e ao desempenho funcional infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dispositivo eletrônico de baixo custo como instrumento de avaliação na reabilitação da mão parética de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico(2018) AZEVEDO, Priscila da Silva; CAVALCANTE, Silvânia Morais; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632; https://orcid.org/0000-0002-4792-5110INTRODUÇÃO: Lesões encefálicas, como o Acidente Vascular Encefálico (AVE), resultam em déficits neurológicos com gravidade variada que, geralmente, prejudicam mais as extremidades dos membros e podendo levar à dependência do indivíduo em diferentes atividades da vida diária. Nessas condições, ferramentas de avaliação de cunho tecnológico que aglutine precisão dos resultados, interatividade e apelo motivacional são interessantes às intervenções terapêuticas ocupacionais. OBJETIVO: Comparar e mensurar a eficácia de um dispositivo virtual de baixo custo, baseado na interface humano-computador, como instrumento de avaliação na reabilitação da mão de sobreviventes de AVE. MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo, pesquisa clínica e randomizada. Amostra: 13 indivíduos entre 30 e 78 anos, de ambos os sexos. Divididos nos grupos: clínico (GC1), n=3 (pacientes AVE), e controle (GC2), n=10 (voluntários saudáveis). Cada grupo foi submetido ao protocolo de procedimentos ao longo de 10 semanas (1ª semana: admissão; 5ª semana: reavaliação; e 10ª semana: alta). Cada semana, em sessão única, até três tentativas bilateralmente foram realizadas para obtenção de valores médios de força muscular (MCR e dinamometria ), ADM (goniômetro), percepção sensitiva (estesiômetro) e Medida de Independência Funcional (MIF) foram comparados com os registros da Luva de Dados. Apenas GC1 recebeu intervenções de reabilitação em Terapia Ocupacional entre os tempos de avaliação. GC2 só passaram pela coleta de dados nos três tempos definidos. Análise estatística: ANOVA, Pós-teste de Fischer – p<0,05. Gráficos em coluna (média±desvio padrão), GraphPad Prism 6.0. RESULTADOS: Os achados sugerem que: força muscular (MCR), percepção sensitiva e ADM de flexão de GC¹ melhoraram expressivamente. A força muscular (dinamômetro) evidenciou sutil melhora. A MIF evidencia recuperação funcional no GC¹. A luva de dados consegue congregar em seus gráficos resultados inferidos pelos testes físicos, e funcional. CONCLUSÃO: Sugere-se que a Luva de Dados é um instrumento tecnológico promissor para mensurar ganhos de pacientes durante reabilitação e consegue registrar as diferenças de prejuízos funcionais e físicos em pacientes sobreviventes de AVE.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração e análise da aplicabilidade de um manual de orientação de atividade de vida diária para cuidadores e/ou familiar de pacientes pós acidente vascular encefálico(2017) PERES, Geovana de Souza Paixão; WU, Sayori Vasconcelos; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098Introdução: O presente estudo se deu a partir do interesse das discentes em relação aos assuntos que tratam sobre a Atividade de Vida Diária, dos conhecimentos e experiências adquiridas no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” somado com as vivências durante os estágios obrigatórios em Unidade Básica de Saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família. O interesse também surgiu diante da falta de instrumentos educativos oriundos do campo da Terapia Ocupacional em relação a este assunto. Objetivo: Analisar a eficácia da utilização de um manual de orientação de AVD, para auxiliar cuidadores na assistência de pessoas com sequelas do AVE. Metodologia: Trata-se de um estudo de cunho qualitativo do tipo exploratório descritivo, realizado no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” com pessoas que sofreram AVE e seus respectivos cuidadores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e apresentou-se em três fases, e seus dados foram analisados através da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados referentes aos dados coletados nas entrevistas foram apresentados em forma de estudo de caso e em seguida apresenta-se o manual de orientações como resultado desta pesquisa. Discussão: distribuiu-se na discussão do delineamento metodológico e instrumentos de coleta de dados, perfil dos participantes, contribuições do manual como um instrumento de educação e saúde e limitações do estudo. Considerações Finais: Concluiu-se no estudo, que a utilização de manuais como instrumento de educação e saúde voltado aos cuidadores de pessoas que sofreram AVE é uma estratégia eficaz, no momento em que contribui como ferramenta de auxilio do cuidador diante das dificuldades apresentadas, e como consequência na efetiva melhora do cliente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Forma, propósito e significado ocupacional as margens dos rios: um estudo qualitativo com moradores da Ilha do Combu(2019) SANTOS, Michelle da Silva; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927A Região Amazônica em seu processo de organização sócioespacial, estabelece uma estreita relação com as águas, dentre estas, a formação de pequenos vilarejos em Ilhas ao longo do Estuário Guajarino, em específico a Ilha do Combu, localizada a 1,5 km da capital do estado do Pará, com uma população que mantém ao longo do tempo um modo singular de vida, popularmente são denominados como ribeirinhos e organizam sua forma de vida em relação direta com os rios e a natureza. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada na Ilha do Combu, participaram da pesquisa dois integrantes da mesma família, com idades de 61 e 36 anos, com residência fixa na ilha há mais de cinco anos, do sexo feminino. Os resultados do estudo revelaram, que a proximidade do centro urbano, infere no modo ocupacional encontrado que mescla o tradicionalismo e a modernidade por meio de uma dinâmica ocupacional de modo que satisfaça as demandas sociais e pessoais, em um equilíbrio entre antigos e novos propósitos, formas e significados que nesta pesquisa denominou-se de Intersecção Ocupacional. Assim pensar sobre a intersecção ocupacional a partir do universo dessa pesquisa na Ilha do Combu é uma possibilidade potente não apenas para a Ciência da Ocupação, mais também, para a prática em Terapia Ocupacional como facilitadora do processo de valorização e manutenção das práticas e saberes tradicionais, resguardando-os para além dos territórios, através de intervenções que estimulem a manutenção dos valores simbólicos e dos aspectos culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários, uma visão da terapia ocupacional: revisão sistemática da literatura(2021) BORGES, Thayro Matheus Reis; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 que se tornou um grave problema de saúde mundial, se propagando por vários países do mundo, configurando -se enquanto pandemia. O cotidiano passou a estruturar-se baseado na diminuição de contato social e outras formas de prevenção, moldando assim uma rotina nada habitual aos indivíduos, em vários setores da sociedade, incluindo o ensino superior. Objetivou- se analisar os estudos que abordam a saúde mental de estudantes universitários durante o período de pandemia de COVID-19, relacionando com a Terapia Ocupacional e com os possíveis impactos nas ocupações. Sendo assim, trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura no portal de periódicos da CAPES/MEC e nas bases de dados PubMed Central (PMC), Publisher of Open Access Journals (MDPI) e Journal of Medical Internet Research (JMIR), utilizando os descritores “estudantes universitários” e “saúde mental” e “COVID-19” e “terapia ocupacional”. Serão incluídos artigos originais completos e gratuitos, em português ou inglês, publicados nos últimos 5 anos; no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020. Os resultados dessa pesquisa enfatizam a prevalência de depressão e ansiedade entre estudantes universitários no período da pandemia de COVID-19, causando assim acometimentos a sua saúde mental, e também que se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas a respeito da temática, envolvendo a Terapia Ocupacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração sensorial no Brasil: uma revisão integrativa da literatura acerca da produção científica de terapeutas ocupacionais(2019) MATIAS, Cristiane Pinheiro; ARAÚJO, Elizabete Brito; SOUZA, Vanessa Rafaelle Brasil de; http://lattes.cnpq.br/7743187722842181O presente estudo buscou identificar a produção científica produzida e publicada em periódicos indexados nas principais bases de dados internacionais, referente à área de Terapia Ocupacional (TO) com o método de integração sensorial de Ayres. Foi realizada revisão integrativa da literatura, para o qual foram selecionados 3 artigos, publicados entre 2014 e 2019, em principais bases de dados para realizar a busca, são elas: PubMed, Scielo, Portal de periódicos da CAPS, LILACS, Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP) e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Selecionaram-se as publicações de interesse ao estudo de acordo com as combinações dos descritores: “Integração sensorial AND terapia ocupacional” “sensory integration AND occupational therapy” e “integración sensorial y terapia ocupacional”. Os estudos demostram que a atuação do terapeuta ocupacional utilizando a integração sensorial em indivíduos com disfunção sensorial obtiveram melhora, em especial do processamento sensorial, engajamento e participação nas atividades do cotidiano. Faz-se necessário uma maior publicação por profissionais de terapia ocupacional acerca desde método.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intervenção da terapia ocupacional junto à paciente com câncer de mama: uma revisão integrativa da literatura(2021) ALENCAR, Antonio Lukas Correa de; OLIVEIRA, Heloiza Terra de; PINHO, Aline da Cruz Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/2478223645019508O câncer é o nome dado a diversas doenças que têm como característica em comum o crescimento anormal das células, invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras partes do corpo ocorrendo a metástase. As células dividem-se rapidamente tendendo a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando, então, a formação de tumores. O câncer de mama é uma doença que frequentemente atinge mulheres na idade entre 50 e 69 anos, podendo ser classificadas a partir do estadiamento, extensão em gânglios linfáticos ou invasão em tecidos adjacentes. Dessa forma, frente aos aspectos relacionados a mulheres acometidas com câncer de mama, é papel dos terapeutas ocupacionais promover condições para o exercício de ocupações que estas mulheres já realizaram anteriormente. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar evidências científicas disponíveis na literatura sobre a atuação da Terapia Ocupacional no tratamento de mulheres com câncer de mama nos últimos 10 anos, tendo como questão norteadora “Qual conhecimento científico tem sido produzido nos últimos 10 anos relacionado a intervenção dos terapeutas ocupacionais com pacientes diagnosticadas com câncer de mama?”. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, na qual foram pesquisados estudos nas bases de dados da LILACS; Scientific Eletronic Library Online SciELO; PUBMED; Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo que foram publicados nos últimos 10 anos. Ao todo foram encontrados 98 estudos, restando apenas 9 que estiveram de acordo com os critérios de inclusão, de terem sido realizados com mulheres diagnosticadas com câncer de mama; escritos por terapeutas ocupacionais; abordarem intervenções terapêuticas ocupacionais; publicados em português, espanhol ou inglês realizados nos últimos 10 anos. Após serem analisados criteriosamente foram criadas duas categorias dos temas mais abordados: “A Terapia Ocupacional na reabilitação física de mulheres com câncer de mama” e “A Terapia Ocupacional nas AVD’s e AIVD’s de mulheres com câncer de mama”. A presente revisão integrativa da literatura permitiu concluir, que a atuação da Terapia Ocupacional com mulheres acometidas com câncer de mama é ampla, promovendo reinserção social, funcionalidade e independência.
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