Navegando por Assunto "Mathematics education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Geogebra para o ensino de geometria para alunos do ensino fundamental II(2018-09-18) OLIVEIRA, Railson Araújo; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Este trabalho visa colaborar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de geometria e tem como objetivo apontar contribuições da utilização do software Geogebra, como metodologia de ensino. Neste sentido, fundamentamos a pesquisa com os Parâmetros Curriculares Nacionais e autores da literatura disponível, que também utilizam a metodologia como suporte para as aulas de matemática, além de fazer um estudo do objeto matemático, e o tema espaço e formas, abordado aqui com uma introdução histórica. Em seguida, analisam-se quatro dissertações que versam sobre as potencialidades do software como recurso em classe. Por fim, elabora-se uma proposta de aplicação na sala de informática, a ser realizada com alunos do ensino do 7 ano do ensino fundamental II.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária(2022-12-16) CHAVES, Amanda da Costa; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O trabalho, apresentado e organizado em formato de portfólio acadêmico, destaca às produções científicas realizadas por mim, durante a participação, como bolsista, no Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-Brasileira (LAAB), vinculado a faculdade de pedagogia do Campus de Castanhal. Entre as diversas ações realizadas no projeto, apresentam-se as relacionadas às questões etnicorraciais no ensino e aprendizagem de matemática, com foco nos conteúdos de operações básicas, números racionais e naturais, lógica matemática em probabilidade e explorações de transformações geométricas. Esses itens são apresentados em três textos desenvolvidos no decorrer dos anos de 2018 a 2022, que coincidem com a permanência na bolsa de extensão e na graduação em Licenciatura em Matemática. Os três artigos foram submetidos à eventos acadêmicos da área de educação, sendo aprovados, apresentados em formato de comunicação oral e publicados, na íntegra, nos anais do evento e em e-books. O primeiro texto constitui-se em um relato de experiência com o jogo Li’ bel Merafib, em turmas de 2° e 5° ano, analisando o desenvolvimento do pensamento numérico, estratégico e lógico-matemático, sendo um resultado das práticas de extensão em escolas públicas do Ensino Fundamental. O segundo texto, apresenta reflexões sobre as atividades lúdicas e matemáticas desenvolvidas pelo projeto LAAB, de 2012 a 2019, destacando as ações realizadas em comunidades quilombolas e nas formações para alunos do Campus da UFPA Castanhal. A terceira publicação, volta-se para a formação de professores que ensinam matemática, apresentando a oficina de formação lúdica e cultural, realizada de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, focada nos conteúdos de simetria, por meio da análise de padronagens e práticas culturais africanas, em especial os traçados e pontos denominados sona. Assim, os artigos apresentam três tipos de públicos e de ações desenvolvidas no projeto LAAB e evidenciam a grande contribuição dessa experiência como bolsista de extensão para o pensar e fazer uma educação matemática culturalmente significativa para as comunidades negras e quilombolas e para se repensar, em bases críticas e antirracistas, a relação entre Cultura e Educação Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática na construção civil: saberes matemáticos utilizados por pedreiros na perspectiva da etnomatemática(2023-08-30) REIS, Hádria Lourranne Barbosa dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este Trabalho de Curso aborda a aplicação da Etnomatemática na construção civil, com foco nos saberes matemáticos utilizados pelos pedreiros. O objetivo da pesquisa foi identificar e compreender esses saberes informais, bem como explorar a relação entre eles e a Matemática formal ensinada em sala de aula. A metodologia adotada envolveu a análise de documentos, revisão bibliográfica e uma entrevista realizada com um profissional da área. Os resultados revelaram a diversidade de saberes matemáticos dos pedreiros, incluindo cálculo de áreas e volumes, geometria prática, cálculo de medidas e planejamento de orçamentos. A perspectiva etnomatemática mostrou-se relevante para valorizar esses saberes e promover uma Educação Matemática mais inclusiva e contextualizada. As contribuições do trabalho incluem a valorização dos saberes dos pedreiros, a melhoria da formação de professores e a promoção de uma prática profissional mais consciente. Recomenda-se a valorização desses saberes na construção civil, a promoção da perspectiva etnomatemática no ensino e a realização de mais estudos nessa área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática na resolução de problemas do cotidiano(2022-09-01) SILVA, Arlan Oliveira; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O objetivo geral deste trabalho foi investigar no ensino de Matemática as contribuições da Modelagem Matemática na resolução de problemas do cotidiano. Especificamente buscou-se contextualizar historicamente a modelagem matemática; conceituar e definir a modelagem na educação matemática e por fim verificar a aplicabilidade da modelagem matemática no cotidiano dos alunos. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, cuja coleta de materiais e informações se deu a partir de artigos, livros, revistas e publicações científicas sobre este assunto. A análise foi descritiva, permitindo ao pesquisador reduzir a distância entre a teoria e os dados, buscando descrever determinadas características do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que a Modelagem Matemática é uma forma crítica e criativa de atuação na realidade do cotidiano, permite maior participação dos alunos e se mostra uma metodologia atual, aberta, flexível e dinâmica, sendo capaz de transformar as aulas de matemática em espaços de construção coletiva do conhecimento, feito de maneira significativa e agradável. Desta forma, é possível afirmar que já existem alternativas e possibilidades de experimentos que podem ser realizados dentro de sala de aula, mesmo havendo desafios, que sejam o de ultrapassar o estudo teórico como base única, e mostrar a aplicabilidade do conhecimento matemático a partir do diálogo, permitindo novas metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando o conhecimento matemático ao cotidiano dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A pandemia da covid-19 no município de Salinópolis: uma análise a partir da modelagem matemática(2024-02-28) SANTOS, Carla do Socorro da Silva; TABORDA, Symone Lima; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida na perspectiva da Educação Matemática no contexto da pandemia no ano de 2020. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem. Este estudo caracteriza uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino em Salinópolis – Pa. O objetivo geral é mostrar através da Modelagem Matemática os números da COVID-19 no ano de 2020 por meio dos boletins de saúde do município de Salinópolis/Pa e questionar os alunos sobre a utilidade da matemática no contexto da pandemia. Como resultados, trouxemos debates interdisciplinares, de cunho social, da área da saúde, educação, geografia, biologia e da própria matemática buscando analisar suas contribuições para o diagnóstico, disseminação da doença, a descoberta de remédios e vacinas. Foi possível entender também, que por meio do contexto da pandemia da COVID-19, como a matemática atuou por meio de seus modelos matemáticos como eixos estruturantes e quais os papéis desses modelos frente a sociedade, a saber: informar por meio de números, entender a doença num contexto global e local, entender a velocidade de contaminação e mortes por dia, mês e ano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre números e a representação dos símbolos(2022-02-25) MOURÃO, Francisco de Assis Silva; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este Trabalho de Curso (TCC) trata da relação entre números e a representação dos símbolos a partir de um contexto histórico com a contribuição de diversos autores que tratam a respeito do tema proposto, é motivado pela indagação: De onde surgiram os símbolos que usamos na linguagem matemática? O referido estudo de cunho bibliográfico objetivou fazer um levantamento de fatos históricos que tratam do surgimento dos símbolos matemáticos para a compreensão da linguagem que se expressa por meio desses símbolos. Para tanto, nos propusemos fazer um levantamento bibliográfico sobre a História da Matemática e a origem dos símbolos matemáticos; e, compreender a relação desses símbolos com a linguagem matemática. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de interpretações bibliográficas que serviram como fonte enriquecedora desta pesquisa. Foram utilizados como instrumentos para este estudo material impresso e digital. Os resultados mostram que a Matemática possui uma linguagem própria através da simbologia e dos números, que historicamente sofreu modificações de acordo com cada contexto e grupos humanos. A perspectiva com este estudo é de mostrar o quanto os símbolos são importantes para mundo, pois através de suas aplicações podem-se encontrar respostas conclusivas nas situações encontradas na Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologia educacional e ensino de matemática: aplicação de software Geogebra em sala de aula(2018-08-21) SANTOS, Antônio Silva dos; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Reconhecemos que atualmente a utilização dos softwares educacionais ocorrem com mais frequência no ensino de Matemática, os quais tem-se mostrado benéficos para o processo de ensino e aprendizagem por ser mais atrativo e interessante para o aluno. Resultado desse processo, o aluno poderá apresentar um interesse maior pelo conteúdo em estudo, assim como a sua participação em sala de aula, poderá ser realizada de forma eficaz, elevando o nível escolar. Este estudo parte da indagação: Que contribuições o Software Geogebra pode favorecer no ensino da Matemática? Objetivamos realizar um estudo teórico e prático a respeito da aplicação do Software Matemática GeoGebra com alunos do 7º ano. Para tanto, buscamos apontar as dificuldades dos estudantes mediante os conteúdos de Matemática; e traçar contribuições do uso das novas tecnologias no ensino de operações com frações, caracterizando assim as habilidades necessárias do professor no século XXI frente ao uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada iniciou com uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, em uma escola de ensino fundamental localizada em São Francisco do Pará, onde foi realizada uma atividade com o Software (GeoGebra). Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 7° ano, como método de estudo utilizamos a observação participante, e para analisar os dados, a análise interpretativa. Na experiência observamos a relevância das práticas tecnológicas, bem como dos softwares educacionais voltados para o ensino e aprendizagem da Matemática, pelo quais o professor poderá proporcionar uma aula mais dinâmica e explicativa aos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização dos jogos eletrônicos Euclidea e Pythagorea como ferramentas de aprendizagem na sala de aula virtual(2023-12-22) SANTOS JUNIOR, Orivan Matos dos; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O avanço tecnológico revolucionou a educação, integrando mídias digitais e jogos eletrônicos como peças essenciais no aprendizado. Este estudo concentrou-se em discutir contribuições do uso de oficinas matemáticas como a utilização de jogos eletrônicos Euclidea e Pythagorea em ambiente de ensino virtual, enfatizando a relevância dos jogos eletrônicos como ferramentas educacionais, especialmente em disciplinas como matemática, explorando sua capacidade de engajar os estudantes e facilitar a compreensão de conceitos complexos. Durante o projeto PIBEX 2020, com estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio de uma Escola Pública Estadual, localizada no município de Castanhal, a importância das aulas virtuais foi enfatizada, destacando-se a discussão das contribuições do uso de oficinas matemáticas, incluindo a utilização de jogos eletrônicos como Euclidea e Pythagorea. Realizando cursos usando esses jogos, destaca-se o poder dessas ferramentas em promover engajamento, personalização do aprendizado e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, ressalta-se a importância do papel do professor(a) para integrar eficazmente esses recursos no ambiente educacional.