Navegando por Assunto "Ludicidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental(2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras como processo de aprendizagem na educação(2018) BARRETO, Nazilda dos Santos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaO presente trabalho argumenta sobre a brincadeira como processo de aprendizagem na educação, é um tema importante e necessário no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e tem como objetivo geral analisar os aspectos históricos, aprendizado e desenvolvimento da criança na educação infantil por meio da ludicidade. A metodologia apresentada foi bibliográfica, do tipo descritiva que se baseia em levantamentos de autores como: Antunes (2005), Anna e Nascimento (2011), Cardoso (2017), Cintra e Jesuino (2010) e Kishimoto (1997), que retratem o tema e o detalhamento da pesquisa. O objeto de estudo para pesquisa foram jogos, brincadeiras, cantigas e também argumentos teóricos de autores que discutem o assunto, assim como também demonstrar a importância da prática como projeto relacionado sobre o tema, como processo de aprendizagem na educação infantil. Com a pesquisa verificou-se a grande necessidade de se discutir a ludicidade na educação da criança como uma das metodologias necessárias para o processo de ensino, sendo que a criança aprende brincando. E com essa pesquisa espera-se contribuir com a educação das crianças e também incentivar os educadores a trabalhar com a ludicidade para fazer com que o alunado tenha mais interesse pela educação escolar, principalmente quando estão saindo do laço familiar para um novo convívio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar como aprendizagem na educação infantil da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Santa Terezinha(2018) SANTOS, Mariani Corrêa dos; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O trabalho tem como objetivo analisar como os professores da educação infantil desenvolvem as atividades lúdicas no cotidiano escolar na escola santa Terezinha. Para realiza-lo foi elaborado uma pesquisa qualitativa, por meio de livros , sites e fontes que tratam sobre o tema pesquisado, buscando compreender o que alguns teóricos entendem sobre o tema: O Brincar como aprendizagem na educação infantil e ensino fundamental da escola Santa Terezinha, levando em conta utilização desses recursos didáticos no processo ensino aprendizagem da criança nesta fase da vida, neste sentindo, será analisado de que forma está sendo utilizada em sala de aula esses recursos didáticos, pois, sabemos que o ato de brincar é de fundamental importância a ser utilizada no dia-a-dia na vida da criança, para isso, precisa ter um objetivo educativo. Esses recursos didáticos precisam ser utilizados, principalmente, na educação infantil que é a primeira etapa da vida da criança, onde frequentemente a criança utiliza esses recursos didáticos e lembra de sua infância, por esse motivo é indispensável. Também irá ajudar a contribuir para o desenvolvimento da criança, por isso, esses recursos didáticos é de suma importância ser utilizado no âmbito educacional, mas também precisa ser vista, tanto para o educando como para o educador como uma forma de diversão, ensino e aprendizado. Também vem discutir como os educadores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental santa Terezinha, utilizam suas práticas educacionais e como está sendo utilizada o lúdico no ambiente escolar; e de que forma contribui para a formação do sujeito. Com base na teoria de Vygotsky que diz que o homem é sócio- histórico, o resgate as transformações em que a criança passou e as teorias que afirmam a importância do lúdico para a aprendizagem do educando, também relata a importância de uma educação que contemple a ludicidade em sua prática. Portanto, a reflexão que nos repassa é que o homem se relaciona com os meios e sua produção, ou seja, com a sociedade que vive a partir de suas relações e contrações, a criança cria, assimila e aprende, por tanto, a formação e construção da criança depende muito do meio que ela está inserida. Por isso, essa pesquisa foi de fundamental importância e contribuiu, tanto para a escola proposta, crianças e professores quanto para a minha formação enquanto pessoa e profissional quanto educadora, levando a refletir que o brincar precisa ser pensado como um suporte de recursos didáticos como ensino-aprendizado, tanto para o educador como para o educando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar e seus efeitos positivos no bem estar das crianças internadas no hospital municipal de Castanhal(2018) SOUSA, Elis Simone Dias de; SABINO, Elianne BarretoNão é de hoje que a palavra “hospital” está ligada a significados negativos para todo mundo. Se já era ruim ficar doente, pior ainda é ter que ficar internado nele, onde ficamos isolados e principalmente, onde o tempo parece não passar nunca. Quando se trata de uma criança então, os sentimentos são ainda mais intensos, pois ela muitas vezes não entende que apesar da aparência do lugar, ela precisa estar ali para sua melhora física, e aí começam as dificuldades, pois acaba se tornando extremamente difícil a ministração das medicações e a estadia da criança nesse ambiente, o que pode, por muitas vezes, acabar agravando o seu estado de saúde. Entra em cena então, a Pedagogia não escolar, que com a ajuda do pedagogo faz com que a internação da criança se torne mais suave por meio da brinquedoteca inserida nesse contexto. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do Hospital Municipal de Castanhal, têm papel importante no bem-estar e na recuperação das crianças hospitalizadas. Sendo assim, a pesquisa procura investigar a influência que as atividades lúdicas, realizadas por intermédio de práticas pedagógicas, trazem para o bem-estar e recuperação das crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e o lócus da pesquisa foi o Hospital Municipal de Castanhal “Maria Laise Pereira”. Com o lúdico, as crianças têm a oportunidade de aflorar seus sentimentos, seus medos, anseios e assimilar melhor o período delicado pelo qual estão passando, esse também é um ótimo caminho para dar um novo significado ao tempo de hospitalização. Toda a ludicidade presente na brinquedoteca, distrai a criança e faz parecer que o tempo está passando mais rápido, tornando mais humana a relação médico-paciente e, melhor ainda, faz com que esse conceito ruim sobre hospital mude na visão delas e dos adultos, já que a criança acaba usando a sua imaginação para associar o hospital a um lado bom, facilitando assim todos os processos que contribuem para a sua cura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência(2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção da prática pedagógica mediada pela ludicidade: reflexos da BNCC na U.M.E.I creche Iracy de Souza Teixeira, em Moju-PA(2023-06-22) VIANA, Ana Carolina Fagundes; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se dá a construção da pratica pedagógica na Educação Infantil mediada pela ludicidade, e quais os reflexos da BNCC neste processo. Tratou-se de uma pesquisa documental e de campo, realizada no município de Moju, em uma Unidade de Educação Infantil, tendo como colaboradoras seis professoras, que responderam à perguntas contidas em entrevistas semiestruturadas. A base teórica do trabalho está fundamentada a partir de autores como Kramer (2003), Kishimoto (1995), Luckesi (2014, 2015), Oliveira; Teixeira; Costa (2022), além de documentos normativos da educação básica como a BNCC (2017). Quanto aos resultados da pesquisa, estes indicaram que as docentes possuem um bom entendimento a respeito da ludicidade na Educação Infantil, compreendendo esta como uma forma rica de ensinar a criança e propicia-la um ensino significativo por meio das interações, brincadeiras e jogos, porém, embora a BNCC contribua de forma norteadora com as práticas lúdico-pedagógicas, dando suporte para as etapas de planejamento até a efetivação das atividades, ainda sim identificou-se por meio dos relatos que este documento não abrange como deveria as necessidades existentes nas diversas unidades de educação infantil para que os docentes ensinem ludicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil(2022-07-21) MIRANDA, Iana da Cruz; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente trabalho de conclusão de curso intitulado: A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Em que teremos como temática questões que envolvem o desenvolvimento da criança, educação infantil e a ludicidade. Pois segundo Zanluchi (2005), é através da ludicidade que a criança é preparada para a jornada da vida, mantendo relações com o contexto social a sua volta, sistematizando com as situações cotidianas. Assim, a problemática que norteia este estudo, está em como se dá a ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil? Este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil; como também mais especificamente: compreender o desenvolvimento da criança, reconhecer as contribuições do lúdico para o desenvolvimento da criança e analisar a ludicidade na prática dos professores da Educação Infantil. Com isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se em autores que fazem estudos sobre a temática. Este estudo também se enquadra em uma Pesquisa Qualitativa, adotando como procedimento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas para educadoras da Educação Infantil, através de uma pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil de Abaetetuba/PA. Assim, pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, através das estratégias pedagógicas adotadas no contexto educacional da Educação Infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca(2022-12-27) ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente texto propõe uma discussão sobre as “Contribuições da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade, em Itaboca, município de Inhangapi -Pa. Objetivo geral: Refletir a partir da visão dos autores, a perspectiva lúdica na modalidade da Educação Infantil. A problemática é: Qual o valor que o brinquedo, a brincadeira e os jogos têm no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil na escola quilombola A. F. da Trindade em Itaboca? A metodologia utilizada foi embasada em uma pesquisa bibliográfica, com trabalho de campo, de caráter qualitativo e descritivo. Se construiu o artigo com base nos autores: Amaral (2008/2022), Arroyo (2013), Berticelli, I. A.; Telles, A. M. (2017), e leis como a Constituição de 1988, a LDB, os PCNs, o RCNEI, e outras. Como resultados da pesquisa aponta-se que a contribuição da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola são: valoriza a memória e fortalece a identidade quilombola da comunidade de Itaboca, que o ensino dialoga com os saberes, valores, culturas e desperta não só para as crianças, mas para os adultos também, o quanto essas tradições culturais, a ancestralidade e a oralidade do povo quilombola é importante e que não devem ser esquecidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA DINAMIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO MARAJOARA DE BREVES-PA(2020-11-04) SANTOS, Raila Trindade dos; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a contribuição da ludicidade na dinamização da proposta curricular de uma escola do campo, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como a ludicidade pode contribuir na dinamização da proposta curricular de uma Escola do Campo localizada no município marajoara de Breves-PA? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Qual é o espaço ocupado pelas atividades lúdicas nas diretrizes curriculares da educação do campo no Brasil, bem como na proposta curricular das Escolas do Campo do município de Breves-PA? Como as atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem dos conteúdos relacionados aos temas geradores da proposta curricular das Escolas do Campo localizadas no município de Breves-PA? Quais as contribuições do Projeto de Extensão “Atividades Lúdicas para o Currículo da Escola do Campo no Município Marajoara de Breves-Pará” para a inserção ou incremento de atividades lúdicas nessa proposta curricular? Esta pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e o estudo de caso que ocorreu a partir do Projeto de Extensão. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo. As discussões desta pesquisa têm como base Caetano (2013), Almeida (2015), Ritter (2016), Evaristo (2017) e Rolim (2017), analisamos ainda documentos oficiais tais como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002) e a Proposta Curricular (anos finais) do Ensino Fundamental das Escolas do Campo (BREVES, 2014). Os resultados da pesquisa apontam que a ludicidade contribui para o processo de ensino e aprendizagem, pois propicia uma prática pedagógica que estimula os alunos de forma mais dinâmica. Constatou-se ainda que o Projeto de extensão foi de grande relevância para a escola São Pedro, pois proporcionou formação para os docentes, que apesar de demonstrarem conhecimento acerca da ludicidade e de utiliza-la em sala de aula, trabalhavam-nas de forma descontextualizada. As ações que o projeto desenvolveu contribuíram para que os professores pudessem realizar um trabalho pedagógico atrelado a ludicidade de forma sistemática, compartilhando e construindo saberes, através de um momento de troca de experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições da ludicidade na educação infantil(2022-12-14) FERREIRA, Fabiani do Socorro Dias; BARBOSA, Ozilma Alves; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este trabalho discute a importância da ludicidade na Educação Infantil, visando compreender a ludicidade como parte integrante do ser humano bem como estudá-la na perspectiva do currículo escolar neste nível de ensino, especialmente problematizando o processo educativo com as crianças que frequentam turmas do maternal. Para isso, o estudo de abordagem qualitativa, sob um caminho metodológico que envolveu a pesquisa bibliográfica e com documentos oficiais do município de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho usamos como embasamento as ideias de autores como Vigotsky (1988), Ariès (1986), Bacelar (2009), Carvalho et al. (2015), Castro (2016), Brasil (2009) entre outros. Como resultado, ainda que incipiente, podemos dizer que as crianças são seres lúdicos, brincantes, dinâmicos e ávidos por aprender com alegria e prazer, assim as atividades lúdicas na escola precisam partir das vivências, sabenças e agrupamentos de crianças, pois com liberdade tais sujeitos galgam o aprendizado da autonomia e de uma escola viva. Assim, a ludicidade ganha seu valor no desenvolvimento das crianças pequenas (do maternal), afinal é nesse período em que elas conhecem a escola e, assim, iniciam seu processo educativo escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A criança e a ludicidade: uma experiência na escola Maximiano Antônio Rodrigues(2018) MARQUES, Maria do Socorro Cardoso; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891Este trabalho traz uma pesquisa realizada com crianças da educação infantil da escola Maximiano Antônio Rodrigues localizada na PA 151 km 04, comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa. Esta pesquisa tem como foco a ludicidade na educação infantil, mais precisamente foram utilizadas as cantigas de roda enquanto brincadeira cantada e uma estratégia metodológica que favorece o ensino a o aprendizado das crianças. Além disso, busca ainda favorecer o resgate cultural dessa brincadeira tão antiga mas pouco utilizada hoje em dia. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o uso das cantigas de roda enquanto processo metodológico lúdico o processo ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil da escola supracitada. Ainda busca incentivar a postura do professor alfabetizador com relação ao uso de jogos, brincadeiras e cantigas de roda no cotidiano escolar, bem como, analisar as estratégias utilizadas pelo professor na utilização de atividades lúdicas como mediadores do processo de aprendizagem no cotidiano escolar. Conhecendo a relação entre a prática do professor e as expectativas dos alunos diante das atividades lúdicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança, espetacularidade e ludicidade no Boi Pavulento de Ouro em Benfica-Benevides/PA(2023-12-18) AMARAL, Talita Gabriele Ribeiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Este trabalho de conclusão de curso foi organizado, conforme a Instrução Normativa Nº01/2023- PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19. O presente artigo discorre sobre o Boi Pavulento de Ouro, do distrito de Benfica-BE/PA, criado e organizado pela autora-brincante, por meio dos estudos da Etnocenologia, que estuda as práticas e os comportamentos humanos espetaculares, de acordo com Pradier (1999). Dialogando com a Etnocenologia, trago a Ludicidade por meio de Andrade (2013), que se debruça sobre o estudo do lúdico. A pesquisa de cunho qualitativo, se delineia pela autoetnografia, apresentando o principal objetivo do trabalho, que trata da análise e escrita de uma experiência pessoal, no caso a vivência da brincadeira do Boi Pavulento de Ouro - pratica familiar, que se tornou mais consistente ao longo do Curso de Dança. Intitulei esse boi de boizinho-dançante, apresentando as principais características das danças populares: improviso e repetição, conforme Oliveira (2019), que estuda as danças populares paraenses. Trazendo como colaboradores da realização deste trabalho, minha mãe Luciane Ribeiro dos Santos e meu pai Eduardo Amaral Neto. No qual, concluo que na brincadeira do Boi Pavulento Ouro, me possibilitou estudar os mais variados comportamentos dos brincantes de forma espetacular, deixando o primeiro registro dessa tradição de um cunho familiar, em Benfica-BE/PA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dança, ludicidade e educação inclusiva no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar em Belém - PA(2023-12-04) MELO, Kerollen Pinheiro de; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946O presente estudo surge a partir do componente curricular Estágio Docente I, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA, desenvolvido no Centro de Referência em Educação Infantil Prof. Orlando Bitar – CREI Orlando Bitar, em Belém-PA. Esta produção está respaldada na Instrução Normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso -TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio da Dança de uma criança com Transtorno Espectro Autista - TEA e uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, na perspectiva da ludicidade. Uma das práticas utilizadas como forma de estimulação para as crianças com deficiência são as atividades lúdicas, incluída os jogos, brinquedos e brincadeira, brinquedo cantado, narrativas orais, entre outras. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação norteada pela perspectiva da Educação Inclusiva. Os instrumentos de investigação foram: observação, atividades práticas e roda de conversa. O resultado do estudo mostrou que a inclusão de crianças com deficiências no contexto escolar promove a socialização e estimula o desenvolvimento criativo, motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades lúdicas que estimulem seu desenvolvimento de forma prazerosa, divertida, possibilitando a construção de conhecimentos significativos e integral o que pode corroborar para a sua autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil(2021-10-08) CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária(2022-12-16) CHAVES, Amanda da Costa; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O trabalho, apresentado e organizado em formato de portfólio acadêmico, destaca às produções científicas realizadas por mim, durante a participação, como bolsista, no Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-Brasileira (LAAB), vinculado a faculdade de pedagogia do Campus de Castanhal. Entre as diversas ações realizadas no projeto, apresentam-se as relacionadas às questões etnicorraciais no ensino e aprendizagem de matemática, com foco nos conteúdos de operações básicas, números racionais e naturais, lógica matemática em probabilidade e explorações de transformações geométricas. Esses itens são apresentados em três textos desenvolvidos no decorrer dos anos de 2018 a 2022, que coincidem com a permanência na bolsa de extensão e na graduação em Licenciatura em Matemática. Os três artigos foram submetidos à eventos acadêmicos da área de educação, sendo aprovados, apresentados em formato de comunicação oral e publicados, na íntegra, nos anais do evento e em e-books. O primeiro texto constitui-se em um relato de experiência com o jogo Li’ bel Merafib, em turmas de 2° e 5° ano, analisando o desenvolvimento do pensamento numérico, estratégico e lógico-matemático, sendo um resultado das práticas de extensão em escolas públicas do Ensino Fundamental. O segundo texto, apresenta reflexões sobre as atividades lúdicas e matemáticas desenvolvidas pelo projeto LAAB, de 2012 a 2019, destacando as ações realizadas em comunidades quilombolas e nas formações para alunos do Campus da UFPA Castanhal. A terceira publicação, volta-se para a formação de professores que ensinam matemática, apresentando a oficina de formação lúdica e cultural, realizada de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, focada nos conteúdos de simetria, por meio da análise de padronagens e práticas culturais africanas, em especial os traçados e pontos denominados sona. Assim, os artigos apresentam três tipos de públicos e de ações desenvolvidas no projeto LAAB e evidenciam a grande contribuição dessa experiência como bolsista de extensão para o pensar e fazer uma educação matemática culturalmente significativa para as comunidades negras e quilombolas e para se repensar, em bases críticas e antirracistas, a relação entre Cultura e Educação Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática mediado pelos jogos: interrelações entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes do ensino fundamental na percepção de professores de matemática(2022-02-24) NEVES, Samara Corrêa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O trabalho tem a finalidade de tratar das relações surgidas entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes na percepção dos professores. Levando os docentes a terem a possibilidade de analisar os alunos dentro do contexto escolar utilizando a inserção dos jogos em aulas de Matemática, conhecendo e podendo melhorar suas habilidades. Cuja pesquisa foi feita com Professores de Matemática da Rede Pública de Ensino, do município de São Domingos do Capim- PA, Com o intuito de que os jogos auxiliem o conteúdo matemático ministrado em sala, seguindo mediante a nova organização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, onde esses jogos são criados com o intuito de melhoria não só do ensino, mas também do comportamento cognitivo e raciocínio lógico do aluno. Utilizando a sala de aula e também fora do ambiente escolar como meio de pesquisa, elevando seus conhecimentos matemáticos para além da escola, e estabelecendo uma educação que seja facilitadora para as crianças em series iniciais. No entanto os jogos precisam ser inseridos de forma eficaz, necessitando-se que os professores tenham um breve conhecimento de algumas práticas que Piaget e Vygotsky, e dentre outros teóricos estabelecem como sendo importantes para o desenvolvimento do aluno mediante a essa estratégia de ensino que será previamente inserida. Tendo como ambiente de pesquisa a sala de aula e seus arredores, o instrumento usado será o jogo, e a investigação é gerada devido as relações que surgem depois que o conteúdo é inserido em sala e colocado em pratica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação de professores e a ludicidade como aspecto teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem em ciências(2019-12-02) SILVA, Kamili Souza da; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657O presente trabalho tem como objetivo principal analisar propostas lúdicas no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente sobre como podemos avaliar a aprendizagem das crianças nessa etapa de escolaridade fazendo o uso de aula dinâmica através da ludicidade, e diferenciada no tratamento dos conteúdos de ciências nesta fase de ensino, bem como, analisar os aspectos históricos da Formação de Professores de Ciências no Brasil e o modo como foi e ainda está sendo tratada a educação em Ciências dentro das escolas brasileiras. Embasado neste pensar, também coube analisar, a relação existente entre a ludicidade sob a ótica do ensino e aprendizagem e sua inserção no interior das escolas, como alternativa exequível e como instrumento viável para o ensino. A formação de professores de Ciências sofreu inúmeras influências externas desde a década de 1950, estando intimamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico como alternativas para o crescimento e avanço do país, sob a perspectiva de acompanhamento das grandes potências econômicas mundiais, sendo norteadas principalmente, pelos modelos norte-americanos de fazer Ciência. Neste artigo, serão discutidos aspectos históricos e didáticos que norteiam as propostas educativas do ensino de Ciências ao longo dos anos, bem como, ratificar a importância do desenvolvimento tecnológico neste processo evolutivo, sem postergar as relações existentes entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e suas contribuições e correlações com a sociedade e sua evolução. Em uma análise do processo de desenvolvimento do país por meio da implantação de políticas públicas de valorização da Ciência e da tecnologia no Brasil, remetem a compreensão do quão importante e necessário é investir em uma educação considerando os critérios de uma abordagem qualitativa sobre o ensino de Ciências que é destinado às crianças nos anos inicias do ensino fundamental, para que este ensino não seja passivo, informativo ou neutro. Para nortear este estudo, fiz-me os seguintes questionamentos: Como foi tratado o ensino de Ciências na história da educação brasileira, com base no desenvolvimento científico e tecnológico do país desde a década de 1950? ; Como foi tratada a formação de professores de Ciências no Brasil? ; O que dizem estudiosos acerca da ludicidade no ensino dos conteúdos escolares? Este estudo teve como metodologia de apresentação de resultados, uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, onde a intenção foi mostrar os aspectos relevantes do processo educativo das escolas brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Geometria para surdos por meio do tangram(2014-12-20) GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XO presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem. A pesquisa aborda como referencial teórico, a vertente da educação de surdos, do lúdico e da educação matemática, na qual procuramos elementos norteadores para restringir-se a temática deste estudo. Desta maneira, o estudo foi desenvolvido em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA, com três alunos surdos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram produzidos durante cinco semanas, entre os meses de Setembro e Outubro. As estratégias utilizadas foram: observações em sala de aula e registro por meio de filmagens das atividades realizadas com os alunos. Ao analisar os dados da pesquisa percebemos que os resultados foram alcançados, pois os alunos conseguiram compreender o conteúdo de geometria básica associados ao recurso didático utilizado e desenvolveram o processo de interação uns com os outros. Ao final desta pesquisa concluímos que as práticas desenvolvidas por professores em sala de aula, a partir recursos visuais e materiais concretos podem oportunizar a os alunos surdos a criatividade, a interatividade e o ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da ludicidade na educação infantil(2018) MONTEIRO, Carmem Lúcia dos Santos Sousa; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaA presente pesquisa tem como tema: A importância do lúdico na Educação Infantil e tem como objetivo questionar e pensar em soluções para um aprendizado eficaz, diante da seguinte problemática: Qual a capacidade que o lúdico tem de desenvolver as habilidades da criança da Educação Infantil? O objetivo do presente trabalho é elaborar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender a relevância do brincar, como subsídio, na construção do desenvolvimento, de aprendizagem no processo educacional da criança. O trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de autores como VYGOTSKY (2003), LUCKESI (2005), KISHIMOTO (1997), SANTOS (1997), NEGRINE (1994), CARDOSO (2008), e outros, segundo realidade escolar. Portanto pretende-se mostrar que a utilização do lúdico aliado às atividades pedagógicas podem transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos.
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