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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Clube de leitura Tertúlias do Grão Pará na pandemia: uma vivência na EMEF Novo Tauari
    (2022-12-14) TEIXEIRA, Débora Thaissa Monteiro; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Este trabalho apresenta o processo de implementação de um clube de leitura durante o período pandêmico, como um espaço de formação de leitores, tendo em vista o legítimo encontro entre leitor e a leitura de literatura infantil em uma escola municipal de Ananindeua-PA. O objetivo foi promover a democratização do objeto livro de literatura infantil e formar leitores literários. O projeto foi desenvolvido com base nos estudos sobre o nascedouro do leitor e da comunidade leitora, desenvolvidos por Lucio (2017). Seguindo a perspectiva da metodologia da pesquisa formação, sob a orientação de estudos de Bortolin (2014); Candido (2011); Compagnon (2009); Curia (2012); Freitas (2007); Lucio (2017) e Santos (2014). Aliando-se às contribuições da perspectiva discursiva discutidas por Smolka (2012), buscando também sistematizar ações que possibilitam a fruição do texto literário discutido por Abramovich (1997), que atua diretamente nos processos de alfabetização. A análise dos resultados permite-nos concluir que, apesar dos desafios, as ações do clube de leitura proporcionaram a formação dos responsáveis e das crianças - que não tinham heranças de leitura, auxiliando na inserção da cultura escrita e alfabetização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca
    (2016-09-30) SANTOS, Ana Cristina da Silva; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da literatura no livro didático
    (2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura indigena infanto juvenil como forma de valorização da cultura original nativa nas diretrizes da BNCC
    (2022-11-16) BAHIA, Thaina Ferreira Gomes; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    Esta pesquisa tem como tema a forma como a Literatura Indígena é colocada na BNCC, buscando refletir como a valorização da Cultura indígena se dá na realidade das escolas e quais as suas implicações para a formação de crianças e jovens leitores, mais precisamente quando falamos da cultura indígena. Para além disso, essa discussão lança o olhar sobre literatura geral, literatura infantil, literatura de resistência e literatura indígena. Nesta perspectiva, objetivo geral é analisar as influências da literatura na formação dos sujeitos e na valorização da sua própria cultura. Os objetivos específicos são compreender a cultura pelo olhar de autores indígenas que ressignificam o papel do índio frente as publicações da época da colonização, expor a pluralidade de literaturas disponíveis para a formação de leitores nas mais diversas realidades do país, investigar como a BNCC retrata a literatura na perspectiva da realidade da cultura indígena e empregar propostas que podem ser geradas em torno da temática para o ensino fundamental. O referencial teórico desta pesquisa é composto por documentos oficiais como a Constituição Federal, a BNCC, os PCN’s e autores como Gallo (2017), Marchelli (2017), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Eagleton Terry (2003), Alfredo Bosi (2002), Hunt (2010), Vangri Kaingáng (2017), Dorrico (2018), Danner (2018), Correia(2018), e Danner (2018).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
    (2020-01-30) LIMA, José Maria Soares de; MENDES, Sueleny da Silva; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida. Por isso, é importante que elas sejam estimuladas a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e do desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, em uma escola do município de Portel, por meio de uma entrevista semiestruturada com 18 (dezoito) alunos do Pré II, da educação infantil do turno vespertino. A análise dos dados mostrou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros “lidos” e referem que gostam mais de ouvir do que ler as histórias, pois os mesmos ainda não dominam a arte da leitura, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário estimular o hábito de leitura dos alunos, repensando a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos e promovendo uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de forma que o processo pedagógico e a formação do leitor sejam mais eficazes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2017) SANTOS, Wellington Nunes dos; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    Este artigo trata de um estudo sobre a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento e aquisição da Leitura e Escrita nas séries inicias do Ensino Fundamental, tendo como estímulo as histórias infantis para um aprimoramento e desenvolvimento do habito de ler e escrever, refletiu-se sobre a importância da mesma para um método de Ensino e Aprendizado mais prazeroso, instigante e interessante no ambiente escolar. Abordou-se neste estudo sobre as Linguagens Oral e Escrita como também sobre a Leitura, e sobre sua importância no processo de melhor compreensão e entendimento do conhecimento. Entre autores que nortearam esta pesquisa de cunho bibliográfico estão: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAM (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). Buscou-se entender os métodos de ensino utilizados e de que maneira eles podem auxiliar na aquisição de competências e habilidades no âmbito educacional. Ao final deste trabalho foi feito a discursão sobre a Literatura Infantil como Estímulo no Ensino de Leitura e Escrita, a qual pode ser uma grande aliada, auxiliando e facilitando a aprendizagem, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e desenvolver o prazer pela leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil e matemática: uma revisão bibliográfica
    (2018-02-27) SILVA, Benedita do Socorro de Jesus; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para fundamentar a elaboração de uma proposta de atividade na qual se trabalhe a literatura infantil e a matemática de forma integrada. A iniciativa de pensar em tal proposta adveio da participação de oficinas de vivência teatral e mediação de leitura proporcionados no âmbito do projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes da Universidade Federal do Pará. A proposta é voltado para os anos iniciais, em particular aos alunos do 3˚ ano do Ensino Fundamental, mas pode ser utilizado com alunos da educação de jovens e adultos (EJA) da I e II totalidade. Para tanto, foram selecionados livros e artigos que discutem sobre o uso da literatura infantil com matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de trazer fundamentos para a elaboração de uma proposta para o mencionado público. Ao final, consta a elaboração da proposta a partir da utilização do livro “A revolta dos números”, com encaminhamentos metodológicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
    (2019-12-17) MOURA, Jacyara do Socorro de Campos; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482
    É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil: alfabetização e letramento
    (2014) AMORIM, Vera Lúcia da Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Literatura Infantil: Alfabetização e Letramento e foi realizado na Escola de Ensino Fundamental “São Francisco Xavier”, busca responder ao problema de como a Literatura Infantil pode contribuir no Processo de Leitura dos alunos das turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental desta instituição de ensino, verificando de que maneira os professores trabalham o processo ensino aprendizagem da escrita e leitura, tendo como teóricos Magda Soares, Isabel Solé, Juracy Assmann Saraiva, entre outros. Percebemos ao longo da pesquisa que os professores têm conhecimento da importância da prática literária nas aulas. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que a literatura deve estar presente desde cedo na vivência dos alunos, facilitando assim, a prática da leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da leitura em libras para crianças surdas nas séries iniciais do ensino fundamental: o caso do Instituto Felipe Smaldone
    (2016) IGREJA, Rosana do Socorro Corrêa; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690
    O presente trabalho aborda e investiga a questão da mediação da leitura na Língua Brasileira de Sinais nas séries iniciais do ensino fundamental, cujos objetivos específicos são de identificar esses profissionais que promovem o incentivo à leitura; identificar também quais são as técnicas e ou recursos utilizados e ainda analisar as crianças surdas como elas interagem nesse processo e se elas gostam dessa atividade. A revisão da literatura traz conceitos sobre a mediação da informação como um objeto de estudo da Ciência da Informação, a Surdez Infantil e sua classificação, um breve histórico da LIBRAS conforme o decreto nº5626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamentada pela Lei nº 10.246, de 24 de abril de 2002, reconhece como a primeira língua do surdo, e também sobre Os livros Infantis traduzidos para a libras. Os sujeitos da pesquisa foram às professoras e as crianças surdas das séries iniciais; a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa se deu por meio de observações em campo e aplicação de questionários abertos e fechados para os sujeitos envolvidos na pesquisa. As análises dos dados revelaram que a Instituição, possui profissionais de maneira relevante qualificados nas libras, para fazer a mediação da leitura utilizam a datilologia, porém constatou-se a falta de materiais traduzidos para a libras, como livros impressos e materiais digitais e também de uma biblioteca escolar específica, com um bibliotecário qualificado na língua de sinais, para que este possa interagir com o aluno(a), e desse modo estará contribuindo para a inserção e inclusão do mesmo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Mundo fantástico da literatura infantil: a importância do incentivo à leitura na infância para formação de futuros leitores.
    (2023-01-06) CRUZ, Marcia Mônica Bomfim; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Tem como objetivo analisar de que maneira o mundo fantástico da literatura infantil pode contribuir para a formação de futuros leitores. Apresenta metodologia com abordagem qualitativa de característica exploratória. Mostra os benefícios que a literatura infantil traz para a infância e o quanto ela ajuda a criança a crescer como um adulto pensante capaz de questionar e compreender a realidade na qual está inserida. Aponta o papel do bibliotecário mediador de leitura e formador de leitores, junto ao usuário infantil, visando despertar a curiosidade, o prazer e o interesse pela leitura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Poema e poesia através da literatura infantil
    (2018-07-09) SANTOS, Josiane Cardoso dos; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    O trabalho com literatura infantil tem como possibilidade de resultado desenvolver a formação de leitores/escritores competentes, uma vez que é estimulado o desenvolvimento da imaginação infantil, fazendo do sujeito alguém crítico e envolvido com o ato de interpretação do mundo, e através dessa compreensão pode modificar o contexto no qual está inserido; o objetivo desse trabalho é mostrar a importância bem como as diferenças entre o poema e a poesia na literatura infantil, expondo as concepções de estudiosos a respeito da poesia e do poema, fazendo uma reflexão acerca da importância da linguagem poética bem como sua estrutura. Justifica-se a mediação do texto poético como fator de suma importância para o imaginário da criança, dessa forma, faz-se necessário apresentar exemplos e analises de poemas de cunho destinado ao publico infantil com temáticas ligadas ao seu cotidiano fazendo uso de uma linguagem acessível a sua condição de criança em fase de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
    (2016-10-27) MENDES, Márcia Cristina Tocantins; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Trata sobre a prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização. Buscou-se compreender o conceito de letramento, alfabetização e literatura infantil e de que forma as práticas de letramento literário estão sendo desenvolvidas e consequentemente como a literatura infantil está contribuindo no processo de alfabetização dos alunos. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou para a coleta dos dados, aplicação de questionários com os alunos e observação em sala de aula. Observou-se uma grande evolução com a turma em relação ao aprendizado. As crianças que tinham dificuldade com a leitura tiveram um progresso positivo devido à prática literária. Neste sentido, o presente estudo possibilitou a percepção da importância da literatura infantil, ao fato que quando trabalhado desde cedo com as crianças, elas passarão a ter gosto pela leitura.
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