Navegando por Assunto "Letramento"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental(2022-12-12) COSTA, Carla Gabriela do Lago; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Esta pesquisa teve como propósito mostrar a importância da aplicabilidade da afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que tratam da alfabetização e letramento e da relevância da afetividade para a educação e desenvolvimento tanto cognitivo, como de diversas outras habilidades das crianças. A partir das análises, fizemos algumas considerações com relação à algumas problemáticas e aspectos existentes com relação ao ensino aprendizagem da leitura e escrita e sobre as relações das interações sociais e da afetividade no desenvolvimento das crianças nas concepções de Jean Piaget, na qual, a partir das dadas considerações, analisamos e correlacionamos sobre o valor das interações sociais e da afetividade nas práticas dos docentes para o ensino da leitura e escrita das crianças. Por fim, podemos considerar que o processo de alfabetização e letramento é bastante complexo, possuindo diversas peculiaridades a serem consideradas neste processo, assim, é de grande relevância que os professores reconheçam e considerem estas variadas facetas, na qual, a afetividade será primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá(2018-11-30) SOUSA, Genygleice Santos de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho teve como tema “Alfabetização e Letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar, segundo o discurso dos pais de alunos portadores da Síndrome de Down, se durante o processo de alfabetização e letramento esses estudantes tem obtido êxito social e na aprendizagem na escola. Como objetivos específicos: Avaliar, no relato dos pais sujeitos de nossa pesquisa, se os procedimentos metodológicos postulados por eles são compatíveis para serem desenvolvidos com os alunos portadores da Síndrome de Down; Discutir o processo de alfabetização e letramento de alunos com Síndrome de Down, com base no trabalho de autores da área da educação inclusiva; Verificar se os pais dos alunos enfrentam algum problema com algum dos profissional que trabalham na escola? A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de campo. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou questionários, aplicado a 03 (três) pais de alunos Down, em uma entrevista semiestruturada. Os autores foram: Goulart (2005/2006), Kleiman (2008), Machado (2011), Mantoan (2003/20052006), Rodrigues (2006), Mazzotta (2011), Motta (2009), Sassaki (2010), Soares (2004/2008/2009/2010), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a temática. Conclui-se com a pesquisa que sujeitos que afirmam que com o uso de atividades práticas de caráter lúdico, estimulam o gosto do aluno pela aprendizagem e automaticamente para a sua alfabetização, que pode ser explorada por maior parte dos sentidos sensoriais, e ao mesmo tempo, tornar maior a porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo do Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-06-26) RIBEIRO, Sâmia dos Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Alfabetização e letramento são processos distintos, mas necessariamente interligados, que abrangem um amplo conjunto de aprendizagens específicas e complexas, constituindo, juntos, a base da escolarização de um indivíduo. Por ser reconhecida como aprendizagem fundamental na trajetória escolar desde muito tempo, a apropriação do sistema de escrita alfabética configura-se como um objeto de estudo que atrai o olhar de diversos campos científicos a cada vez mais, proporcionando novas descobertas e a construção de novas ideias sobre a alfabetização e o letramento. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por análise bibliográfica, este trabalho tenciona analisar o desenvolvimento de alguns aspectos, práticos e teóricos, dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo esta temática pela investigação de algumas questões englobadas por estes processos, tais como, o avanço da concepção de alfabetização ao longo do tempo; a diferenciação entre os dois conceitos centrais desta pesquisa e o modo como interagem na prática; a importância das práticas de leitura e escrita para a formação de leitores e produtores de textos; e, por fim, uma análise sobre a importância da participação familiar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no ciclo escolar de alfabetização e letramento. As informações obtidas, possibilitaram uma compreensão de que, apesar de distintos, alfabetização e letramento podem e devem, acontecer de maneira paralela em um contexto significativo de aprendizagem, pela reflexão e ação pedagógica planejadas e guiadas com base no ritmo de desenvolvimento dos educandos, com a realização de atividades contextualizadas de leitura e escrita, com o objetivo central de formar indivíduos que, ao passarem pelo ciclo de alfabetização e letramento, não apenas apropriam-se de técnicas de codificação e decodificação, mas que desenvolvem as habilidades fundamentais de produção e interpretação textual. E por fim, levando à consideração sobre a importância inegável que a família, como o círculo de socialização primária do ser humano, desempenha nos processos de aprendizagem das crianças, nos anos iniciais de escolarização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista(2022-12-09) LIMA, Alessandra Cristina da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; SOUZA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA(2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades de leitura e escrita na prática do letramento linguístico na escola E.M.E.F. Jorge Daniel Ramos após a pandemia da COVID-19(2022-12-02) MATOS, Maria Laiane do Carmo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Letramento é uma das principais etapas para o conhecimento do educando, e a partir disso se compreende que para se desenvolver o letramento, as práticas de leitura e escrita são de suma importância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender as práticas de letramento do professor do 5º ano de uma escola pública municipal do após a pandemia da covid-19. Nessa realidade, busca-se analisar os conhecimentos construídos em relação à leitura, escrita e proporcionar práticas de ensino voltadas para a alfabetização por meio do letramento. Isso se deu a partir atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)1 realizadas com crianças desse contexto Escolar antes da pandemia da covid-19. O campo de investigação é a Escola E.M.E.F Jorge Daniel Ramos que está relacionada a alguns momentos da minha trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia. A pesquisa se respaldou em uma abordagem qualitativa. As técnicas de coleta das informações da pesquisa consistiram em observação participante de eventos do ensino na sala de aula, sendo utilizado registrados em diário de campo. Mediante a esses procedimentos, foi dialogado sobre o processo de letramento no contexto de cada área de conhecimento, partindo do respaldo teórico, de suas significações principalmente de Soares (1995; 1998; 2003; 2004; 2012) e Kleiman (1995; 2003; 2008; 2010). As concepções vivenciadas e analisadas, possibilita afirmar que o letramento se dá nas interações, diálogos, isto é, não apenas da leitura e escrita apesar da sua importância, compreendemos que a leitura e escrita deve ser uma prática sistemática que vise a partir dela proporcionar a criticidade dos alunos mediante o que está sendo estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará(2019-02-27) SILVA, Feliciane Batista da; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086O presente trabalho de TCC sob o título ´´ Avanços e Desafios das práticas docentes no processo de Alfabetização e Letramento na Educação do Campo’’, apresenta uma pesquisa realizada no contexto da educação do campo. Buscou problematizar quais os avanços e os desafios que os docentes enfrentam para alfabetizar e letrar no contexto das escolas do campo e como os professores desenvolve e planejam as atividades que favoreça a alfabetizar e letrar de acordo com as vivencias dos alunos. O objetivo central que norteou essa pesquisa foi investigar os desafios e os avanços no processo de alfabetização e letramento na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental, situada na comunidade Itapuama área rural do Município de Altamira Pará. Trata se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizada entrevistas com questões fechadas a dois professores alfabetizadores, um titular e outro professor de apoio. Os resultados evidenciaram que houve grandes avanços na educação do campo que favorece o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. No entanto ainda são muitos os desafios que os professores enfrentam para desenvolver suas práticas no que tange o processo de alfabetizar letrando na realidade do campo. Dificuldades essas que vai desde o transporte escolar e as condições das estradas até questões de infraestrutura chegando as questões de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A brinquedoteca como espaço de leitura do mundo que precede a leitura da palavra(2023-12-22) MARQUES, Angeson Benedito dos Remedios; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339As brinquedotecas são destinadas ao lazer de crianças, adolescentes, adultos e idosos, que podem se recrear, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras. Elas também se configuram em importantes espaços educacionais fundamentados na ludicidade. Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições da utilização das brinquedotecas para os processos de alfabetização e de letramento de crianças. É uma pesquisa de caráter qualitativo e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura, do tipo meta-síntese. Está fundada na perspectiva Freireana de leitura do mundo precedente à leitura da palavra, e nas contribuições de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Nylse Cunha e Cipriano Luckesi para compor as discussões que associam a brinquedoteca, em seu aspecto lúdico, aos processos de alfabetização e letramento. Verificou-se que a valorização da ludicidade, a mediação da leitura, o estabelecimento do prazer pela leitura e a incorporação do brinquedo como documento educacional, são fatores necessários para o desenvolvimento da criança relacionado à leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC(2018-11-12) SILVA, Ana Paula Chaves da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492A alfabetização como aquisição da leitura e escrita, está relacionada a práticas sociais de linguagem em multiletramentos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, tendo como fonte de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual se analisa a concepção de alfabetização prescrita no documento. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa documental e da análise de conteúdo para o desenvolvimento da investigação. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Soares (1985; 2000; 2004a; 2004b; 2005; 2013), Cagliari (1982; 2001; 2002) e Rojo (2008; 2010), os quais embasaram a concepção sobre alfabetização e letramento na discussão e análise das mensagens documentais que mostraram qual a BNCC concebe à alfabetização na perspectiva fonografêmica; contextualizada e multissemiótica e multicurricular e multilinguística. Evidencia-se, assim, no processo de alfabetização, a tomada de consciência da relação fonema e grafema, presente no método fônico, embora o documento também enfatize o processo de alfabetização em uma perspectiva contextualizada.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Contação de histórias: uma prática vivenciada no PIBID como ferramenta na alfabetização e letramento no ensino fundamental(2022-10-20) MARTINS, Laydijane da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues CARDOSOTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contos de fadas no letramento de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA(2018-04-06) CAVALCANTE, José Jaqueson Vieira; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633O presente estudo teve como objetivo analisar a importância dos contos de fadas como ferramenta auxiliadora no processo de letramento de uma turma do primeiro ano do ensino Fundamental de uma unidade de ensino pública municipal, situada no município de Castanhal – Pará. O estudo versa também sobre a importância e o incentivo que esse gênero literário proporciona à leitura. A pesquisa é de cunho qualitativo, em que se adotou como instrumento de coleta a observação direta e uso de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras que atuam na rede de ensino municipal da Educação Infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Bamberguerd (2000); Barcellos e Neves (1995); Abramovich (1991; 1995), Coelho (1990), entre outros. Os resultados permitiram a partir desses instrumentos, identificar e analisar o processo de aquisição da leitura na referida sala do ensino fundamental e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo nas práticas da leitura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios e avanços no ensino da leitura e escrita a partir do trabalho com gêneros discursivos no 3º ano do ciclo de alfabetização(2018-03-01) GOMES, Maria Raimunda Prado; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868O presente trabalho tem como objetivo: mostrar as contribuições dos gêneros discursivos, na alfabetização e letramento dos alunos do 3º/9 em sala de aula. Por esta razão, desenvolvemos um trabalho a partir dos encaminhamentos do projeto “Laboratório itinerante de produção textual no Ciclo de Alfabetização” (PIBEX-UFPA), do curso de Licenciatura Integrada em Educação Ciências, Matemática e Linguagens em duas escolas públicas da região metropolitana de Belém. O terceiro ano do ciclo é o que mais favorece e é cobrada a produção textual. Entretanto, a diagnose nos mostrou que apenas uma pequena representatividade da turma estava entre os níveis silábico e alfabético. Em função disso, paralelo ao trabalho de produção textual, procuramos trabalhar algumas especificidades no sentido de favorecer os avanços dos alunos não alfabéticos também. A ênfase foi o trabalho com os gêneros discursivos selecionados para esta fase da pesquisa que foram á música e fabula, selecionamos esses gêneros discursivos por considerarmos que ela sinaliza bastante os desafios e avanços naquela turma, como passaremos a discutir. As etapas do trabalho procuraram intervir nas dificuldades. Por isso, a metodologia se configurou em uma pesquisa-ação Severino (2007), na relação com estudos de: Ferreiro & Teberosky (1999), Bakhtin (1997) e Koch & Elias (2006). Alguns dos resultados evidenciaram que ao relacionarmos as atividades com o cotidiano dos alunos, o engajamento deles no trabalho com a produção textual e avanços nos níveis da psicogênese.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As dificuldades da prática docente no processo de alfabetização e letramento numa escola do campo do município de Abaetetuba/PA(2022-12-27) SILVA, Izaneide Brandão da; VASCONCELOS, Monica Cardoso; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049O objetivo desta pesquisa é analisar as dificuldades na prática docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor localizada no campo. Esta pesquisa surge a partir da problemática: Quais as dificuldades docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi efetivada numa escola municipal em uma turma multiseriada de 2º e 3º ano. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, realizada no contexto escolar, entrevista semiestruturada realizada junto à professora da referida turma. De posse do material coletado, realizamos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que a dificuldade na etapa da alfabetização em relação a leitura e escrita é a de associar as letras em silabas e palavras e que a prática de sala de aula são tradicionais, um dos maiores desafios para obter resultados positivos frente ao desenvolvimento dos alunos ao serem alfabetizados e letrados é a falta de formação qualificada e o desinteresse em desenvolver métodos atrativos, apresentando uma certa resistência da docente na mudança de métodos antigos para atuais e lúdicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará(2018) CORREA, Cristiney de Jesus Correa e; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033O presente trabalho tem como objetivo compreender as dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3°anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, abordando reflexões acerca da alfabetização e o letramento como processos indispensáveis para as crianças e também refletindo sobre o fazer pedagógico no espaço escolar. Este estudo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública municipal, localizada no rio Tucumanduba, ilhas do município de Abaetetuba-Pará. A escola atende alunos da educação infantil e ensino fundamental, distribuídos nos turnos de manhã, tarde e noite. O estudo é fruto de uma abordagem qualitativa, sendo que se realizaram pesquisas bibliográficas e de campo com observação participante e sujeita a reflexões crítica, fazendo a aproximação da referencia teórica com a análise que permite compreender as relevantes questões que envolvem o aprendizado dos estudantes. Participaram da pesquisa professores que atuam no ensino fundamental menor 1°, 2° e 3° anos, alunos dessas respectivas turmas e pais desses respectivos alunos. Os participantes dessa pesquisa contribuíram decisivamente para o desenvolvimento deste estudo e permitiram apontar as principais dificuldades dos discentes no processo de alfabetização e letramentoTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.(2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo dos processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil E Fundamental Professora Mercedes Costa de Loureiro no município de Santarém Novo/ PA(2023-07-13) FERREIRA, Maria Gislanne de Sousa Silva; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450Este trabalho tem como objetivo investigar os processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Mercedes Costa de Loureiro, localizada em Santarém Novo, Pará. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em estudos de Brandão (1981), Libâneo (2013), Beltrame (2009), Hage (2010) e outros teóricos. O estudo constatou que a Educação do Campo, especialmente as turmas multisseriadas, enfrenta dificuldades de visibilidade nas políticas públicas. A pesquisa encontrou obstáculos para acessar informações relevantes, como o Censo Escolar e avaliações da qualidade da educação, que acabam excluindo das avaliações turmas com poucos alunos na Educação Básica. Além das dificuldades enfrentadas pelas escolas rurais, a heterogeneidade das turmas, com alunos de diferentes faixas etárias, contribui para a redução da qualidade do ensino nesse modelo. Apesar dos desafios, a maioria dos profissionais e das famílias envolvidas demonstra interesse em melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem. Apesar dos avanços na educação do Campo no Brasil, ainda existem dificuldades e desafios diários para atender às necessidades desses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi(2023-08-31) MARTINS, Maykon Elias Moura de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935As concepções teóricas e metodológicas que têm fundamentado a formação e as práticas de professores alfabetizadores representam um dos fatores que merecem atenção especial por parte dos estudos e das pesquisas que procuram enfocar a relação entre formação de professores, currículo e práticas de alfabetização. Nesse sentido, este estudo tem como objeto de investigação a formação do professor(a) alfabetizador(a) realizada no contexto dos cursos de Pedagogia da UFPA. O objetivo da pesquisa é mapear nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) as tendências e abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas de alfabetização priorizadas na formação inicial do pedagogo. A pesquisa configura-se como um estudo documental e focaliza os componentes curriculares que contemplam em suas ementas e bibliografia básica e complementar o tema da alfabetização e do letramento. O recolhimento dos PPCs foi realizado nos sites das unidades/subunidades dos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal. Os resultados indicam a existência de um reduzido número de componentes curriculares relativos à preparação teórico prática do professor(a) para o ensino da alfabetização, assim como sinalizam que abordagem dominante tem sido a do letramento e multiletramentos, com uma tímida presença de componentes voltados aos estudos da psicogênese da língua escrita e da teoria discursiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente para alfabetização e letramento: uma análise a partir do currículo oficial do curso de pedagogia da UFPA/Castanhal(2019-06-28) SANTOS, Luana Ketellen Rêgo da Silva; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492Saber alfabetizar uma criança das séries iniciais do ensino fundamental é uma das competências a ser construída pelos alunos do curso de pedagogia, na medida em que é deste curso a responsabilidade pela formação do profissional da educação que atuará na docência nos primeiros anos da educação básica. Neste sentido, o trabalho contempla discussões acerca da formação inicial de professores no âmbito do curso de pedagogia, analisando especificamente a formação para a alfabetização e letramento nas séries iniciais. O estudou fundamentou-se no paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizada através de uma pesquisa documental, levando em consideração também a experiência pessoal enquanto graduanda de Pedagogia na UFPA/Castanhal. A fonte de coleta de dados constituiu-se de documentos oficiais que orientam a formação de professores e discutem a alfabetização nas séries iniciais, dentre eles destacam-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal, o qual foi analisado sob a perspectiva da análise de conteúdo a partir das concepções de Bardin (2006), o qual destaca esta ferramenta a partir de 3 (três) etapas: 1) Pré análise, que corresponde ao primeiro contato com o material a ser estudado. É o levantamento e seleção dos materiais a serem utilizados para a compreensão do objeto de estudo. 2) Exploração do material, que é o momento no qual serão sintetizadas as informações dos materiais, separando-os em esquemas para a compreensão. 3) Tratamento dos resultados, no qual serão observados os resultados da pesquisa, inicialmente brutos, transformando-os em dados que façam sentido, à luz dos pensamentos de estudiosos que discutem tal temática. As discussões do objeto de estudo embasaram-se nos contributos de Cagliari (1982; 1998; 2009), Ferreiro (1999), Kleiman (1995), Nóvoa (1995), Soares (2003; 2005; 2008), dentre outros. A partir disto, considera-se que o curso de Pedagogia da UFPA/Castanhal tem oferecido aos graduandos uma formação adequada, no que tange à formação docente voltada à alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental, atendendo aos princípios e às exigências oficiais. Constatou-se também que o currículo do curso abarca os principais objetivos propostos para o desenvolvimento do graduando a exercer a prática docente nas séries iniciais, discutindo teorias e práticas relacionadas ao objeto de estudo em destaque.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente: letramento científico e digital de uma futura professora(2014-12-22) MOURA, Monique Sandy Espírito Santo de; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Este é um memorial reflexivo na modalidade narrativa, que se baseia nas minhas experiências vivenciadas ao longo do meu processo de aprendizado na condição de aluna do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens voltada para os anos iniciais na Universidade federal do Pará. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a minha formação no contexto do letramento científico e digital, desde a educação fundamental até a graduação na perspectiva de futura professora que venho me constituindo ao longo dos meus processos de ensino e aprendizagem. Este trajeto da minha vida como discente levou-me a um auto relato reflexivo que motivou a escolha pela temática Formação docente: letramento científico e digital de uma futura professora. Produzo um memorial reflexivo que busca entrelaçar ações e reflexões que influenciaram de forma positiva as minhas futuras práticas educacionais, provendo novos conhecimentos tanto no âmbito dos conteúdos específicos quanto de questões sociais. Neste contexto, os recursos tecnológicos digitais estão agregados aos conteúdos do currículo para que nós, futuros professores, possamos transitar entre os conhecimentos tecnológicos e científicos, fornecendo condições básicas para um letramento cientifico e digital com vistas à vida social e acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação teórico-prática do professor alfabetizador em cursos Pedagogia da UFPA(2023-10-30) SANTOS, Fernanda de Cassia Ribeiro dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando os variados aspectos que vêm sendo enfatizados nas discussões contemporâneas sobre a formação do professor alfabetizador, esta pesquisa intenciona analisar essa formação no contexto dos cursos de Pedagogia ofertados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nos diferentes campi situados no interior do estado do Pará. O objetivo geral é analisar as respostas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) têm dado às novas exigências colocadas à formação inicial dos professores alfabetizadores frente ao redimensionamento da alfabetização compreendida como um amplo, complexo, multifacetado processo de letramento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se utiliza de procedimentos metodológicos próprios das pesquisas bibliográfica, documental e de campo para a constituição dos dados. No que se refere à pesquisa bibliográfica, o estudo se referenciou nos seguintes autores: Moraes (2012); Ferreiro (1996); Ferreiro e Teberosky (1986); Kleiman (2008; 1995); Soares (2003; 2004; 2009; 2010); Street (1984), entre outros. A coleta dos dados documentais foi realizada nos sites das diferentes unidades/subunidades acadêmicas da UFPA e se ateve aos componentes curriculares relacionados ao tema da alfabetização e letramento, que compõem a matriz curricular dos PPCs de Pedagogia. Além disso, foi aplicado um questionário eletrônico aos dirigentes dos cursos em tela para conhecer as percepções desses sujeitos sobre o problema abordado. Os resultados revelam a existência de um número bastante limitado de disciplinas dedicadas aos estudos da alfabetização e do letramento no âmbito dos PPCs, além da ausência de componentes que focalizem os multiletramentos. Os dirigentes enfatizam a necessidade de atualizar os PPCs incorporando novas concepções e abordagens contemporâneas que ampliam as perspectivas dos estudos da alfabetização e dos letramentos, bem como, criar parcerias colaborativas com as redes de ensino, de modo a aprimorar a formação dos graduandos.
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