Navegando por Assunto "Initial training"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática(2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente para alfabetização e letramento: experiências no Projeto Labinfra – BLALLET (2020-2023)(2023-12-22) ALENCAR, Ana Paula Serafim; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339Os cursos de Pedagogia formam profissionais licenciados para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, contemplando assim, o ciclo de alfabetização. No cenário pós pandemia, percebe- se uma intensidade em programas de formação continuada voltadas para à temática alfabetização e letramento, revelando possíveis lacunas na formação inicial de alfabetizadores. A escolha pelo tema, justifica-se pela participação no grupo de estudo Brinquedoteca e Laboratório de alfabetização e letramento (BLALLET), e pela inquietação gerada ao longo do curso de Pedagogia da UFPA – CCAST acerca da temática. O presente trabalho objetiva refletir sobre a formação inicial de professoras e professores alfabetizadores, a partir da análise dos conceitos de alfabetização e letramento nos componentes curriculares do curso de pedagogia da UFPA/CCAST, assim como, compreender as contribuições das atividades do Projeto BLALLET que envolveram o estudo de instrumentos como a organização dos anos iniciais do ensino fundamental, o planejamento, a avaliação, monitoramento e ludicidade no ciclo de alfabetização. A metodologia constituiu-se de uma abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que os componentes curriculares do curso mostram importantes contribuições para a formação docente, no entanto, apresentam carga horária relativamente baixa, em disciplinas voltadas a alfabetização, visto que, o curso de Pedagogia proporciona a atuação de profissionais especialmente nos anos iniciais. Assim, os graduandos recebem formação parcial no que diz respeito as dimensões que permeiam a alfabetização. Logo, esses conhecimentos podem ser complementados em estudos individuais e em grupo com o auxilio de um projeto como o BLALLET.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias de formação de um futuro professor: experiências na graduação que foram edificantes na minha formação inicial(2014-12-22) ALBUQUERQUE, Charles Luã Araujo de; MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; http://lattes.cnpq.br/3811282366596635O trabalho que ora apresento tem formato de memorial de formação, no qual apresento as experiências de formação que vivenciei ao longo dos quatro anos de graduação no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Este trabalho retrata a formação inicial de professores ocorrido em um curso que traz uma nova proposta metodológica na formação de professores para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental da educação básica, internalizando-a para o exercício de uma eficaz prática docente. Ao longo deste tempo estive em contato com propostas de trabalho diferenciadas para posteriormente serem aplicadas em sala de aula. Este trabalho busca resgatar e registrar os momentos mais significativos em minha formação docente, e como eles me fizeram refletir a minha própria prática enquanto graduando e enquanto futuro professor. Por meio das minhas experiências busco mostrar que impactos as didáticas desenvolvidas no curso tiveram na construção do meu perfil docente e na minha formação pessoal. Não podemos deixar de lado o nosso lado emocional e a história que trazemos da nossa jornada acadêmica. Ou seja, trago neste trabalho reflexões do entrelace do ser profissional e do ser pessoal que foram sendo tecidos no decurso de minha graduação.