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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e perspectivas referentes ao letramento acadêmico na transição do ensino médio para o ensino superior: percepções de alunos ingressantes no campus da UFPA em Bragança
    (2024-07-09) SANTOS, Adriane Reis da Silva; COSTA, Ana Paula; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    A entrada na Universidade é marcada por diversos desafios, levando os alunos ingressantes a vivenciarem momentos de apreensão, pois a transição entre ensino médio e ensino superior exige mudanças culturais e intelectuais para as quais muitas vezes não estão preparados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar os desafios e as perspectivas que alunos ingressantes da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança enfrentam com o letramento acadêmico, a fim de compreender que fatores interferem nesse primeiro contato com o ensino superior. O estudo foi feito por meio da análise de dois questionários que foram disponibilizados para alunos dos variados cursos do Campus, após dois minicursos ofertados como uma ação da área de Linguagem do “Programa Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza para os Discentes do Campus de Bragança – Pará”, iniciado em 2020 e encerrado em 2023. Este estudo foi fundamentado teoricamente em contribuições de alguns estudiosos, como Carlino (2017), Coulon (2017), Ferreira e Lousada (2016), Oliveira e Araújo (2017) e Pinho et. al (2015), entre outros. Quanto à metodologia, aproxima-se da pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam dois fatores principais na transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior: o primeiro, interno, está relacionado à relação professor/aluno e ao formato da oferta de disciplinas adotado pelas faculdades; o segundo, externo, relaciona-se ao ensino básico defasado e a consequências da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Políticas de ações afirmativas e permanência quilombola de estudantes do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará
    (2025-10-09) RIBEIRO, Gizele da Costa; BRAGA, Simone Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/9251749849213435; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    O Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia é resultado da pesquisa sobre as ações afirmativas e a permanência de estudantes quilombolas no Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. O objetivo principal foi analisar, a partir das experiências de discentes quilombolas, de que forma as políticas contribuíram para a permanência nos cursos de graduação, considerando os desafios e possibilidades enfrentados ao longo da trajetória acadêmica, na perspectiva da Pedagogia inclusiva e da equidade racial. O método utilizado constituiu na abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica e nas entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes quilombolas dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais. Essa pesquisa é relevante conforme amplia discussões da temática sobre a Pedagogia inclusiva e as ações afirmativas, apresentando as especificidades do contexto amazônico e da realidade do Campus universitário de Bragança, além de contribuir para a democratização do Ensino Superior e a promoção da equidade racial. Os resultados da pesquisa apontam que os estudantes quilombolas percebem o ingresso na Universidade Federal do Pará como uma conquista pessoal e coletiva, mas enfrentam múltiplos desafios como barreiras econômicas, deslocamento geográfico, defasagens na formação básica, exigências acadêmicas da universidade, responsabilidades familiares, gênero e maternidade, fatores que interferem diretamente na adaptação ao ensino superior e no risco de evasão. Conclui-se que a efetiva democratização do ensino superior exige uma articulação entre políticas de acesso, assistência estudantil e estratégias pedagógicas inclusivas, que considerem as desigualdades históricas e as demandas específicas dos quilombolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uso de inteligências artificiais generativas em trabalhos acadêmicos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA – Campus Bragança
    (2025-10-06) SILVA, Elivane Gama da; CORRÊA , Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963X
    A tecnologia desempenha um papel crucial na sociedade, influenciando de forma significativa a maneira como vivemos e nos comunicamos. A tecnologia atual que busca suprir as demandas da sociedade é representada, principalmente, pelas Inteligências Artificiais (IAs). Por isso, este estudo tem como objetivo investigar o uso de IAs Generativas na produção de trabalhos acadêmicos por discentes e docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA – Campus Bragança/Faculdade de Educação. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, na qual foi aplicado um questionário semiestruturado, com interpretação de dados a partir da Análise de Conteúdo em Laurence Bardin. Os principais resultados mostram que as IAGs possuem potencial pedagógico na construção de trabalhos científicos no Ensino Superior. Além disso, identificou-se que, para o uso ético e moral das IAs, é necessário promover a formação crítica de discentes e docentes, com ênfase na compreensão dos limites, responsabilidades e implicações do uso dessas tecnologias no contexto educacional, assegurando que sua aplicação contribua para uma prática pedagógica consciente, responsável e transformadora.
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