Navegando por Assunto "Geometria plana"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem matemática em geometria além do quadro e giz(2023-12-22) CARVALHO, Levi da Silva; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521O presente trabalho apresenta uma produção realizada no campo da geometria plana e espacial; faz uma abordagem sobre a otimização da aprendizagem matemática implementada por ferramentas tecnológicas que propiciam um maior alcance de assimilação de conceitos e dão mais celeridade no processo de internalização. Mostra exemplo fazendo uso do aplicativo Geogebra na produção de todas as imagens que ilustram as apli cações dos conteúdos, e destaca o desempenho desse software no alcance das metas propostas nos objetivos deste trabalho, pois, com a capacidade e boa didática do aplicativo foi possível cumprir os três objetivos específicos, quais sejam: construir toda a produção de gráficos, superfícies e sólidos de revolução - onde foi gerada a superfície reversa da esfera; desenvolver um processamento da quadratura de polígonos regulares, bem como, a quadratura do círculo só com o uso de compasso e régua não graduada; apresentar uma de monstração geométrica do Teorema de Pappus Guldin da área e, fazer algumas aplicações do teorema. No tópico das quadraturas os polígonos, a partir do triângulo até ao heptágono, tiveram as suas quadraturas plenamente elaboradas, e o círculo alcançou uma aproximação bastante simples; e, também, foi desenvolvida uma construção gráfica para a retificação da circunferência que pode ser reproduzida com compasso e régua não graduada, de forma simples e, que dá uma boa aproximação com duas casas decimais para o número π. A demonstração do Teorema de Pappus Guldin, último tópico, nos permite visualizar todo mecanismo do movimento na formação dos objetos e perceber a ideia genial aplicada no procedimento do cálculo da área dos mesmos, que aplica conceitos da dinâmica dos movimentos em uma fórmula simplificada. Também se destaca o apoio visual das imagens multicores das figuras geométricas produzidas pelo aplicativo, de forma a proporcionar uma leitura mais lúdica para a jornada do leitor, do início até ao último tópico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas: uma introdução à geometria plana(2023-04-14) NASCIMENTO, Wellison Costa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052O presente trabalho é uma produção acadêmica, de caráter investigativo de cunho bibliográfico, baseado em percepções durante a realização dos estágios supervisionado III e IV. Foi desenvolvido com a turma um plano de aula que se propôs trabalhar conhecimentos em geometria plana, através da régua e do compasso. O baixo rendimento percebido na turma e o pouco conhecimento apresentado, nos instigou a buscar à luz da literatura meios para trabalhar a geometria com uso dessas ferramentas, buscando perceber os tipos de construções possíveis e as metodologias para aplicá-las. Os resultados apontam para uma diversidade de possibilidades para se trabalhar retas e circunferências, exemplificando seus tipos e funcionalidades. Os resultados ressaltam ainda para um modelo de ensino da geometria baseado em cinco níveis de ensino e aprendizagem que buscam dinamizar esse processo, a saber: Modelo de Van Hiele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico(2021-04-08) CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido a Geometria Analítica se mostra uma das vertentes bastante propensas a portar tais condições que acentuam a custosidade no ensino/aprendizagem da disciplina na formação superior, que se estende ao ensino básico. Inspirados nas pesquisas de Giardinetto (1997) e Kaminski, Sloutsky & Heckler (2008), optamos neste trabalho, mesmo que com algumas poucas aplicações, pela intradisciplinaridade como mecanismo para defrontar a dificuldade evidente no interdiscurso, utilizando a Geometria Analítica para demonstrar a Geometria Plana, denotando os colorários da primeira para chegar às proposições da segunda, conforme alguns conceitos e demonstrações de Delgado, Frensel & Crissaff (2013) e Lima (2014) dentre outros. Após algumas noções preliminares básicas de Geometria Analítica, demonstramos aplicações, como: certas propriedades do paralelogramo, desigualdade triangular, Lei dos cossenos, Aplicações no triângulo, alguns dos seus pontos notáveis, e áreas; apontando como desnecessário o conhecimento da Geometria Euclidiana pra o entendimento da primeira e vice-versa; isto é, independentemente uma da outra elas podem se justificar e contribuir com a aprendizagem de ambas e incentivar a comunidade acadêmica a explorar de maneira mais acentuada a Geometria Analítica apoiando-se na Geometria Plana e até fazer uso desta reciprocidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma experiência de ensino da geometria plana de polígonos para alunos com deficiências visuais(2023) DIAS, Leonardo José dos Passos; PEREIRA, Irene Castro; http://lattes.cnpq.br/7661299319840863Este trabalho de conclusão de curso, tem a pretensão de transpor às dificuldades dos professores em repassar o saber da Geometria Plana para alunos cegos e de baixa visão. Utilizando-se dos materiais concretos, como a prancheta, reglete e punção,e outros materiais,como o kit-Multiplano, para um “melhor” acolhimento os deficientes visuais. Por uma forma mais lúdica e descontraída dos principais conceitos matemáticos, através dos tatos, com ângulos, retas, segmentos entre outros objetos matemáticos “palpáveis”, tendo em vista o acesso desses alunos ao universo matemático.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações matemáticas como subsídio no trabalho do agente de combate a endemias (ACE)(2021-03-11) ALVES, Dhonison Jefferson dos Santos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Apresenta-se uma reflexão sobre conteúdos matemáticos que podem auxiliar nas tarefas do agente de combate de endemias (ACE), com enfoque na orientação desses profissionais. A pesquisa foi desenvolvida com os supervisores e agentes de combate de endemias do município de Castanhal – PA e teve, como instrumento de pesquisa, a observação, registros fotográficos e entrevistas. Foi observado que os agentes e supervisores possuem dificuldades na percepção da inclusão de conceitos matemáticos no trabalho diário, que causam receio na prática da matemática no cotidiano. Tendo como foco o processo de ensino-aprendizagem da matemática, especialmente a conceitos de geometria e sistemas de medidas, verificou-se que modelos matemáticos estão presentes na sua intervenção comunitária. Constatou-se, finalmente, que a matemática está inserida e anda de mãos dadas com o trabalho do agente de combate de endemias, sendo importante para a conclusão do seu trabalho diário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resolução de problema para o estudo de geometria plana(2019-12-10) MARQUES, Paulo Wesley Ferreira; SILVA, Aline Costa da; http://lattes.cnpq.br/4042913704698890O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa em torno de uma prática realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, objetivou analisar possíveis contribuições para aprendizagem sobre o estudo de geometria plana a partir de resolução de problema (resumo e introdução) e especificamente: “discutir os conceitos de perímetro, área medidas de comprimento; identificar indícios de compreensão de conceitos apresentados a partir da prática desenvolvida; realizar um feedback para identificar indícios de aprendizagem a partir das falas dos alunos”. Foi possível perceber a relevância do estudo da Geometria a partir da resolução de problemas para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno, uma vez que ela desenvolve a capacidade investigativa, permite que o aluno sinta-se capaz de fazer e falar utilizando conceitos da matemática. Os estudos apontam também que, é fundamental que o professor faça reflexões e adote uma postura exploratória durante suas aulas, redirecionando algumas atividades, diversificando suas metodologias de ensino, desvinculando-se das aulas convencionais. Igualmente é preciso que o professor proponha novas estratégias de ensino com intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano do aluno, e permita que ele associe o que aprendeu com situações rotineiras de sua vida fora da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior(2022-02-25) SAGICA, Felipe Macedo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente estudo tem como foco principal abordar como a utilização do software GeoGebra pode impactar positivamente na aprendizagem de conceitos básicos da geometria plana para o fundamental maior. O objetivo geral é analisar quais os principais impactos positivos da utilização do software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos, que serão apresentar os conceitos básicos da geometria plana, conceituar o aplicativo GeoGebra, relacionar conceitos básicos da geometria plana junto ao utilitário GeoGebra e assim promover a construção das principais figuras geométricas de maneira didática, analisar os principias benefícios da utilização do programa GeoGebra no ensino da geometria plana para o fundamental maior. Abordar a temática dessa pesquisa justifica-se pela necessidade de mostrar como a tecnologia pode facilitar no processo de ensinoaprendizagem geométrico, e que se torna notório a importância do utilitário GeoGebra na formação do discente, pela forma em que esse mecanismo computacional pode ser empregado para o ensino de noções básicas da geometria plana. O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de busca serão utilizadas livros, artigos e sítios web, junto a autores que tratam da importância de conciliar tecnologia e a educação no mundo contemporâneo. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que as aplicações da geometria plana junto ao software GeoGebra, e dita de forma positiva por uma série de autores que foram referenciados nessa pesquisa, pois, o programa proporciona ao usuário uma experiência visual dos conceitos teóricos vistos em classe, e isso e um dos fatores significativos para o ensino da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso do geoplano no processo de ensino e aprendizagem de um estudante surdo(2025-04-03) SANTANA NETO, José Luis; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de ensino de conceitos e procedimentos de cálculo de área por meio da utilização do geoplano como recurso pedagógico para estudante surdo. Nesse contexto, esta pesquisa assumiu uma abordagem de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Nesta investigação, a metodologia adotada envolveu uma atividade prática com geoplano, adaptada para atender à necessidade de um estudante surdo do ensino médio da rede estadual no município de Castanhal-PA, priorizando a interação e a ludicidade no processo de aprendizagem. O trabalho evidenciou que o uso do geoplano contribuiu para a compreensão de conceitos geométricos e procedimentos de cálculo de área, além de ter promovido maior interação e engajamento do estudante em sala de aula. Com isso, pode-se inferir que metodologias inclusivas, como a utilização de materiais manipulativos, potencializam o aprendizado de conceitos e procedimentos matemáticos, especialmente em contextos de educação matemática inclusiva. Portanto, esta pesquisa fomentou a importância de práticas pedagógicas que dialogaram com as especificidades do estudante, destacando-se como uma contribuição relevante para o processo de ensino e aprendizagem matemática para estudantes surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do Tangram no ensino e aprendizagem de geometria plana no ensino fundamental II(2022-08-26) SILVA, Renato Cardoso da; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso do Tangram como estratégia pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos foram: caracterizar e definir o Tangram; observar o Tangram enquanto recurso didático e relacionar o Tangram e o ensino da matemática (geometria) no ensino fundamental II. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa que buscou identificar a aprendizagem da matemática aplicada no ensino fundamental II, com o uso do Tangram em livros, revistas, artigos científicos e produções acadêmicas, resultando em pontos importantes para o estudo e discussão do tema. Desse modo, a partir dos autores consultados, observou-se que uso e a aplicabilidade do Tangram no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental II se mostrou, segundo experiências de professores em sala de aula, além de lúdico, valioso para despertar um maior estímulo ao raciocínio lógico e matemático, além de contribuir também para associabilidade dos alunos, que trabalhando em grupo, podem se ajudar mutuamente, esclarecendo questões e tomando decisões coletivas. Assim entende-se que o uso do Tangram no ensino fundamental II é relevante para o aprendizado do aluno de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do Scratch no ensino de geometria plana(2022-07-08) CUNHA, José Martins da; SILVA, Raimundo Graciano da; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Vive-se em um mundo cada vez mais tecnológico e durante o período pandêmico da covid19, o uso das tecnologias foi intensificado na educação para que assim no período de isolamento social o ensino não pare-se. Praticamente todos os professores tiveram que se inventar, ministrando suas aulas via meet, que requer muito o uso da internet e de ferramentas tecnológicas inovadoras de ensino. Dessa forma vários cursos online ocorreram durante a pandemia, mas que poucos tiveram a oportunidade de fazê-los devido carência de internet. Um deles foi sobre o Scratch, de saber programar, que para este trabalho foi adaptado para matemática na construção de algumas figuras planas, como: quadrado, retângulo, triângulo, etc., para que o professor possa ter como sugestão para aplicar em turmas do 7º ano do ensino fundamental. Optou-se por trabalhar a matemática com uso do Scratch, por ser pouco conhecimento pelos professores do ensino fundamental em Tomé-Açu/Pa. Dessa forma o presente artigo foi construído por meio de pesquisas bibliográficas que tem por objetivo apresentar esta ferramenta para professores e alunos das escolas públicas de Tomé-Açu, mas que infelizmente ainda não pode ser realizado, devido a vários fatores que é destacado no desenvolvimento do trabalho, mas que em um futuro não tão distante pretendesse aplicálo para que haja uma melhor qualidade no ensino, em Tomé-Açu que ainda está muito carente no uso de tecnologias.