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Navegando por Assunto "Desenvolvimento rural"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agroecologia na extensão rural pública: uma pesquisa sobre a atuação da empresa de assistência técnica e extensão rural do estado do Pará (EMATER) - Regional Tocantins
    (2025-09-11) CARVALHO, Thaiane Reis; SOARES, Fernanda da Conceição; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093
    Este estudo tem como objetivo analisar como a Agroecologia é compreendida e aplicada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), na região do Tocantins, com base na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) tanto sob a perspectiva institucional quanto da atuação dos profissionais da extensão rural. A pesquisa parte do reconhecimento crescente da Agroecologia como uma abordagem capaz de promover o desenvolvimento sustentável no campo e busca compreender como o conceito é interpretado e colocado em prática no contexto das ações extensionistas. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico, documental, qualitativo e entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) extensionistas que atuam nos escritórios locais dos municípios de Acará, Abaetetuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru. Os resultados evidenciam uma diversidade de interpretações sobre agroecologia entre os(as) extensionistas interlocutores(as) da pesquisa, enquanto alguns mantêm uma visão mais técnica e tradicional da agricultura, outros incorporam aspectos ligados à sustentabilidade, à valorização dos saberes locais e à articulação entre conhecimento científico e práticas tradicionais. Os extensionistas conhecem a política da Pnater, mas ela é pouco utilizada visto que a agroecologia, é a base da Pnater, não é muito abordada nas ações e serviços de Ater destinados ao público-alvo. Apesar de certo avanço na disseminação institucional do conceito de agroecologia, ainda há dificuldades, na Ater prestada, para adoção de orientações e para a implementação plena de práticas agroecológicas pelos públicos atendidos, especialmente devido à escassez de recursos financeiros, quadro funcional composto por pessoas com cursos de ciências agrárias clássicos e limitações institucionais como o transporte dos extensionistas para serviços de Ater em campo. Conclui-se que, mesmo com os progressos, a compreensão e a aplicação da agroecologia na atuação extensionista da Emater – PA, Regional Tocantins, ainda precisam ser melhoradas. Para isso é especialmente importante fortalecer a formação contínua dos profissionais que trabalham na Ater e alinhar de maneira mais clara as ações da Emater-PA com as políticas públicas de agroecologia. É fundamental investir em treinamentos específicos, fortalecer o apoio das instituições públicas, de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil e aumentar as parcerias que ajudem na divulgação de conhecimentos sobre agroecologia. Dessa forma, seria viável oferecer um suporte técnico que realmente ajude na mudança dos métodos de produção tradicionais para práticas mais sustentáveis, apoiando a agricultura familiar, garantindo a segurança alimentar e protegendo o meio ambiente na região do Baixo Tocantins, sendo a contratação, pela empresa, de profissionais formados em agroecologia um passo importante nesse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do curso de licenciatura em educação do campo na reconstrução do modo de vida camponês: a experiência da comunidade São Miguel de Murutinga, Abaetetuba-PA
    (2018-11-05) PANTOJA, Dielly Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560
    Esta monografia tem como objetivo descrever a contribuição da formação em Educação do Campo de Abaetetuba, no renascer da Agricultura Familiar na Comunidade São Miguel de Murutinga, a partir da construção de projetos realizados nesta comunidade. O presente trabalho descreve as situações que essa agricultura familiar vem enfrentando ao longo do tempo, bem como os principais fatores que influenciaram para o enfraquecimento e desestruturação do modo de vida camponês. Ressalta-se também, discussões sobre a perspectiva da formação do curso de Educação do campo visando o desenvolvimento rural, tendo como uma pequena experiência a realidade dos agricultores de Murutinga. A experiência parte, desde o ano de 2014 até o ano de 2018, referentes ao histórico da comunidade, participação em políticas públicas e parceria com diferentes instituições governamentais e não governamentais, a forma como os movimentos sociais começam a surgir e interagir na comunidade e como os diversos aspectos: econômicos, culturais, educacionais, etc., começam a acompanhar essa dinâmica através da luta dos agricultores familiares pela garantia de seus direitos. Deste modo, a metodologia utilizada foram pesquisas de campo do tipo qualitativas, com aplicações de questionários semi-estruturados, entrevista histórica. Como conclusão os resultados obtidos em relação a capacitação teórica e prática dos agricultores a respeito dos sistemas de produção, a reorganização social da comunidade, resgate da autonomia dos agricultores, participação de jovens nos processos de ensino e aprendizagem tanto em relação as práticas desenvolvidas nos lotes como no desenvolvimento de pesquisa pelos estudantes da comunidade visando alternativas sociais e econômicas, parceria com instituições municipais, estaduais e com representantes de cooperativas. Acrescentando sugestões e perspectivas, para futuras ações a serem trabalhadas e alcançadas na agricultura Familiar no município de Abaetetuba, como, um segundo passo para o desenvolvimento rural.
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