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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Academia Capanemense de Letras e Artes como instrumento disseminador da cultura do nordeste paraense para o mundo(2024-07-10) NASCIMENTO FILHO, Edilson Lima do; OLIVEIRA, Rosa Helena Sousa de; http://lattes.cnpq.br/9059013353880266Cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais, religiosas, que dão características a uma sociedade, diferenciando-a das demais. Levando em conta a concepção de cultura, entendemos que o Brasil é um país multicultural, onde diversas culturas se entrelaçam e transformam ao longo da história, dando origem a um rico patrimônio cultural. Visto isso, o presente trabalho objetivou apresentar a participação essencial da ACLA (Academia Capanemense de Letras e Artes) na preservação e difusão da cultura local, organizando eventos literários, promovendo a produção artística e incentivando a leitura na cidade de Capanema, no estado do Pará, bem como descrever o processo de fundação e histórico da ACLA na região. Utilizou-se de pesquisa de campo e pesquisa qualitativa bibliográfica. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas, gravadas e transcritas. A partir da análise realizada foi possível considerar como a cultura, por meio da ACLA é disseminada nas mais variadas formas de arte, através do território nacional e internacional, levando a cultura regional além das fronteiras. Dessa forma, consideramos, a importância de documentar a trajetória da Academia até os dias atuais, a fim de permitir compreender o papel das academias de letras na construção da identidade cultural de uma região, para servir de referência à futuras pesquisas mais detalhadas sobre esta agremiação que tem como papel incentivar, produzir e divulgar a cultura e as artes de modo geral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba – PA(2021-10-05) FERREIRA, Amanda Ferreira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Este trabalho discorre sobre os aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba-Pa. Objetiva-se discutir a respeito da ladainha de Nossa Senhora como manifestação de identidade no Furo Panacuera a partir do modo de realização linguístico-discursiva dada pelos membros da comunidade. A base teórica apoia-se em Coelho e Mesquita (2013), Silva (2012) e Nascimento e Paula (2014). Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa de campo, tendo como corpus a ladainha de Nossa Senhora. Os resultados revelam que a ladainha realizada na comunidade Furo Panacuera sofreu algumas modificações se comparada com a versão original em latim, como fenômenos relacionados a adição e omissão de fonemas (epêntese, paragoge, prótese, aférese, síncope, entre outros), troca e substituição de fonemas (dissimilação), além do acréscimo e repetição de algumas invocações. Conclui-se que a ladainha de Nossa Senhora se confirmou como manifestação de cultura e identidade dos ribeirinhos do Furo Panacuera. A população precisou adaptar-se para que a ladainha continuasse acontecendo na comunidade, seja traduzindo algumas partes para o português, bem como transcrevendo a ladainha para que mais pessoas tivessem acesso e aprendessem a letra, visto que a ladainha faz parte da cultura e identidade pertencentes ao povo ribeirinho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autodidatismo na Dança: outros caminhos possíveis de pensar formação(2019-07-05) CARMO, Karla Nayara Ferreira do; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523Esta pesquisa parte de minha trajetória de formação em dança que acontece nos espaços alternativos e de maneira autodidata até meu ingresso na Universidade Federal do Pará para cursar Licenciatura em Dança, quando me deparo com diferentes processos de formação e passo a refletir então os caminhos trilhados por mim até aquele momento, surgindo questões pertinentes ao que concerne as possibilidades de pensar a formação de um corpo dançante. A relevância deste trabalho se encontra na pluralidade dos processos formativos dos corpos e seus distintos modos de produzir conhecimento para efetivar os lugares dos saberes não acadêmicos, como os obtidos do nosso meio cultural e cotidiano. Saberes estes que, para mim, dialogam com os saberes científicos e tem a mesma importância na formação de um sujeito, assim me proponho a refletir neste trabalho a importância e legitimação dos diferentes saberes dentro do processo formativo, em que os conhecimentos produzidos de modo autodidata são importantes, na mesma medida, que os produzidos em meio acadêmico. Os distintos processos de formação não são vazios, assim como a dança também não. Esta pesquisa assume a abordagem metodológica da autoetnografia, pois revela os conhecimentos e vivências particulares de dentro do fenômeno, assim, me proponho a trazer para este trabalho minhas experiências pessoais no contexto da relação com a cultura em que estou inserida e minhas práticas neste lugar como forma de saberes. Nos alimentamos da vida e tudo o que circunda esse fluxo inestancável de afetamentos e para dar potência a nossa dança, potência esta que se relaciona com os diferentes saberes que temos acesso ao longo da caminhada formativa, assim, não há a possibilidade de existir uma padronização dos processo de formação em dança, pois cada corpo está imerso em diferentes processos culturais e suas vivências são distintas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O brincar, o brinquedo e a brincadeira no Baixo Tocantins(2022-07-20) CARDOSO, Alessandra de Lima; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189O presente trabalho expõe e discute aspectos do brincar, do brinquedo e da brincadeira no Baixo Tocantins. A pesquisa foi realizada nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju, Rio Panacuera/Ilha de Abaetetuba (regiões do Baixo Tocantins). Pretendese mostrar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, na socialização e vivências de uma autêntica infância, resgatando memórias, de forma a compreender e manter o significado e relevância do brincar, brinquedos e brincadeiras para as crianças. Dando voz a elas compreendese sua concepção do brincar e o valor que a brincadeira possui para as mesmas, relatamos também experiências do grupo acerca de vivências da infância. Utilizando como base teórico-metodológica autores como: Eliana Pojo, Waldir Abreu, Damião Oliveira, Wanderleia Leitão, Sônia Kramer e Gilles Brougére. Para melhor compreender o tema e atingir os objetivos propostos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, analisando as principais contratações teóricas e buscando uma melhor aproximação com o ambiente e a perspectiva do sujeito, com a observação participante como principal instrumento de obtenção de dados. Usando como método a entrevista com crianças e adultos, para esta pesquisa foram entrevistadas duas educadoras com idade entre 20 e 40 anos. Apresenta-se a concepção do brincar como um instrumento de valorização cultural, formação de identidade e manifestação de valores de uma sociedade. Através das brincadeiras as crianças conhecem e se adaptam ao meio social, brincando com sua realidade - uma criança ribeirinha brinca de apanhar açaí, de pescar; brincadeiras relacionadas à terra, à água, que remetem ao seu cotidiano, aquilo que as rodeiam. Assim, o lúdico possibilita a aproximação de códigos sociais e culturais, através das representações e associações imaginárias ligadas ao brincar, proporcionando à criança o encontro entre fantasia e realidade, diversão e aprendizagem. Por meio das entrevistas e pesquisas reunimos e listamos as principais brincadeiras entre as crianças, os brinquedos utilizados e os modos de brincar. Nos resultados aparecem brincadeiras como: amarelinha/ macaca, camisada/ chicotinho queimado, cai no poço, pira se esconde/pique-esconde, pira alta, pira cola, entre outras. Com os relatos do grupo sobre sua infância notam-se as diferenças entre o brincar de antes e o brincar de hoje, como a mudança em relação ao modo de brincar, no nome de brincadeiras antes conhecidas de outras formas e a dificuldade de encontrar brincadeiras tradicionais. Por fim, enfatiza-se a importância de socializar o conhecimento de jogos e brincadeiras de nossa infância com as crianças de hoje, voltando nosso olhar para as crianças da região do Baixo Tocantins, não deixando que a prática e a cultura do brincar desapareçam da realidade destas, visto sua importância em diversos aspectos educativos e culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O cemitério da Soledade e o consumo do patrimônio cultural(2014-01-06) SOUZA, Afonso Maria de Ligório Souza; BRITO, Rosagela Marques; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907Esta pesquisa se dedicou em desenvolver um trabalho no e sobre o Cemitério da Soledade, que teve por objetivo levantar dados junto à sociedade belenense, cujas interpretações permitam a indicação de elementos substanciados que possam contribuir na composição de propostas às políticas de uso do espaço cemiterial, entendido como patrimônio cultural institucionalizado, além de identificar e compreender quais as relações estabelecidas entre os públicos que usufruem do espaço cemiterial. Neste sentido, se buscou identificar a lógica que se processa no reconhecimento de um bem cultural institucionalizado e seu potencial de consumo, enquanto representação simbólica, no sentido de atrair público; gerar recursos; e suas relações com o individuo consumidor de uma cultura caracterizada por símbolos que posam ser acionados como elementos de memória e identidade. Para tanto foram efetivadas, como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa: a observação exploratória; a aplicação de um questionário nos modos presenciais e via web; consulta em documentos no arquivo do IPHAN; estudo bibliográfico em obras de diferentes áreas do conhecimento com ênfase na teoria museológica, no patrimônio cultural e nos conceitos sobre consumo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comunidade quilombola São Manoel: um estudo acerca do currículo escolar(2018-07-03) VALADARES, Nelnice do Carmo; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703O presente trabalho foi desenvolvido na Comunidade Quilombola São Manoel, e pretende analisar se os saberes e fazeres culturais da Comunidade, concebidos enquanto experiência educativa, são ou não aplicadas na escola por meio de seu currículo. A pesquisa é de cunho etnográfico e desenvolveu-se seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa, sendo realizada entre os meses de Dezembro de 2017 a Maio de 2018. Iniciou com pesquisas bibliográficas, em sequência foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os moradores locais, professores e pais de alunos, análise de documentos e observação participante na escola e na Comunidade. A pesquisa foi dividida em três momentos: No primeiro, foi direcionada ao levantamento de dados acerca do processo histórico da comunidade. No segundo, a pesquisa voltou-se para o espaço escolar e, no terceiro, foi direcionada a análise acerca do currículo desenvolvido pela Instituição Escolar. O aporte teórico foi embasado em Brandão (2007), Silva (2004), Libâneo (1994), Petersen (1991), entre outros que discutem essa problemática. Como resultados obtido temos que a escola apresenta em seu currículo alguns elementos que nos leve a considerar à aplicabilidade da experiência educativa de sua clientela, ainda que timidamente. Considerando esta afirmação finalizo dizendo que a identidade cultural de um grupo é constituída por meio de sua maneira de pensar, falar, viver e se relacionar uns com os outros, por meio de formas e costumes que se perpetuam de geração em geração, proporcionando a esse grupo, uma característica particular, que os define enquanto pertencentes a uma determinada sociedade. Na perspectiva de Silva (2000) a identidade, assim como a diferença, é um produto social e cultural, ou seja, é produzido no contexto social onde as relações interpessoais acontecem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cultura local no currículo escolar e a constituição das identidades no CEPAL(2019-03-13) BARBOSA, Mauriceia Rodrigues; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente trabalho tematiza a relação entre currículo e cultura na constituição das identidades dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental do CEPAL, com o intuito de provocar reflexões sobre a cultura local e o currículo sob o viés crítico. Os objetivos são: identificar que aspectos da cultura local estão presentes no currículo das séries iniciais do ensino fundamental da escola CEPAL, refletir a inclusão de aspectos da cultura local no currículo escolar e como as identidades são constituídas a partir da cultura local. Utilizei os estudos de MOREIRA (2003), SILVA (2002), HALL (2000), e outros autores que também discutem a temática. A pesquisa utilizou o método qualitativo do tipo etnográfico para observar relação entre cultura local e currículo. Os resultados obtidos informam que a cultura local está parcialmente inserida no currículo e é repassada por meio de conteúdos das disciplinas de História e Geografia, sobre datas comemorativas e a história local das festividades; as identidades dos alunos são constituídas no cotidiano da vida escolar a partir das vivências, do contato com o outro e do conhecimento de si e da cultura local imersa no currículo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dinâmicas da produção da farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em uma comunidade quilombola, Abaetetuba, Pará, Brasil(2019-07-10) SANTOS, Aldalena do Socorro da Costa dos; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410O trabalho teve como objetivo analisar os fatores e processos de decisões relacionados à produção de farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz) na comunidade quilombola Sagrado Coração de Jesus, Rio Genipaúba, Abaetetuba - Pa. Foi realizado um diagnóstico socioeconômico dos estabelecimentos envolvidos com a produção de farinha de mandioca, que possibilitou identificar os fatores e processos sociais, econômicos, ambientais e culturais que são levados em conta para decidirem oscilar ou mesmo abandonar a produção. O trabalho valeu-se de pesquisa participativa, uma vez que um dos autores faz parte da comunidade, interagindo durante os processos de produção. Como ferramentas de coleta de dados, utilizamos as entrevistas com questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicadas a 10 (dez) agricultores. Como principais resultados, contatou-se que na comunidade essas famílias vivem de diversas atividades na agricultura (plantio de mandioca, cultivo de açaí, plantio de cupuaçu, piquiá, castanha, banana, etc.), além de atividades não-agrícolas, ambas atividades influenciam nos processos de decisões. Destaca-se também processos de mudanças tecnológicas. Além disso, algumas mudanças na disponibilidade da área para plantação da mandioca, que passaram a ser destinadas ao açaí ou a outras atividades produtivas, estão competindo por área ou também pela participação direta de mão de obra da família. Porém, há indicativos de retorno ao incremento na produção, mesmo que de maneira pouco expressiva para o comércio, mas muito significativa para a segurança alimentar e nutricional, levadas principalmente pelo aumento do preço da farinha de boa qualidade no mercado local. Conclui-se que os fatores que influenciam no processo de tomadas de decisões, estão relacionados à participação direta de mão de obra da família; os hábitos de consumo, a necessidade e qualidade da produção e falta de condições financeiras para trabalhar e manter a família.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari: uma perspectiva geográfica da religiosidade do caboclo marajoara(2023-01-03) AVELAR, Gabriel Augusto Pacheco de; SERRA, Weslen Seabra; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Através da religiosidade, o ser humano expressa suas crenças, doutrinas, sentimentos, ensinamentos, devoções e/ou dogmas, tornando-se o principal veículo de manifestações culturais e ideológicas de grande parte da população. Com o objetivo de re(conhecer) a memória da preservação cultural e histórica da população, a geografia procura estudar as manifestações religiosas, buscando entender os motivos pelos quais os seres humanos atribuem significados a lugares do espaço geográfico como sagrados. Este trabalho vai contribuir para compreender a importância da Religiosidade na cultura do Povo marajoara, bem como suas crenças e costumes, que são heranças da colonização da Amazônia. Portanto, objetivou-se realizar uma revisão literária acerca da manifestação da religiosidade do povo marajoara na região amazônica, especialmente na festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari. Ainda, em específico buscou-se investigar o papel da geografia na compreensão da manifestação da religiosidade; analisar o significado da festa de São Sebastião para o povo marajoara; identificar e compreender os costumes locais relacionados à manifestação da religiosidade marajoara; e por fim, enfatizar a importância da preservação histórica e cultural da festa de São Sebastião. Para essa discussão, optamos por realizar uma revisão literária de carácter exploratório, de abordagem qualitativa. Almeja-se com as análises de fontes bibliográficas, tais como artigos científicos, livros, teses e dissertações. Além da observação direta dos costumes do povo marajoara na região amazônica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a religiosidade é um elemento importante na identidade da cultura amazônica, e que a Festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari é um dos maiores eventos religiosos e culturais da região. Portanto, é essencial preservar a religiosidade e a cultura desses locais, pois são elementos essenciais para a identidade da região amazônica e para a compreensão da história e cultura desse povo. Além disso, a preservação e o compartilhamento da história e cultura desses locais, através do turismo cultural, oferecem benefícios econômicos e sociais para a região, além de oferecerem a oportunidade para que os rituais ancestrais sejam preservados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Forma, propósito e significado ocupacional as margens dos rios: um estudo qualitativo com moradores da Ilha do Combu(2019) SANTOS, Michelle da Silva; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927A Região Amazônica em seu processo de organização sócioespacial, estabelece uma estreita relação com as águas, dentre estas, a formação de pequenos vilarejos em Ilhas ao longo do Estuário Guajarino, em específico a Ilha do Combu, localizada a 1,5 km da capital do estado do Pará, com uma população que mantém ao longo do tempo um modo singular de vida, popularmente são denominados como ribeirinhos e organizam sua forma de vida em relação direta com os rios e a natureza. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada na Ilha do Combu, participaram da pesquisa dois integrantes da mesma família, com idades de 61 e 36 anos, com residência fixa na ilha há mais de cinco anos, do sexo feminino. Os resultados do estudo revelaram, que a proximidade do centro urbano, infere no modo ocupacional encontrado que mescla o tradicionalismo e a modernidade por meio de uma dinâmica ocupacional de modo que satisfaça as demandas sociais e pessoais, em um equilíbrio entre antigos e novos propósitos, formas e significados que nesta pesquisa denominou-se de Intersecção Ocupacional. Assim pensar sobre a intersecção ocupacional a partir do universo dessa pesquisa na Ilha do Combu é uma possibilidade potente não apenas para a Ciência da Ocupação, mais também, para a prática em Terapia Ocupacional como facilitadora do processo de valorização e manutenção das práticas e saberes tradicionais, resguardando-os para além dos territórios, através de intervenções que estimulem a manutenção dos valores simbólicos e dos aspectos culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma jornada para além do esperado: o épico de Gilgamesh e suas verossimilhanças na narrativa épica de Homero(2021-08-13) SANTOS JÚNIOR, Edimar Ribeiro dos; SILVA, Roberta Alexandrina; http://lattes.cnpq.br/7977807580099569; https://orcid.org/ 0000-0002-7580-2054A presente pesquisa vislumbra debater e problematizar uma das mais antigas literaturas produzidas pela humanidade, conhecida como epopeia de Gilgamesh ou épico de Gilgamesh. Tendo como principal objetivo, a percepção da disseminação desta obra literária dentro do espaço territorial mesopotâmico, mas principalmente, o alcance de sua influência até mesmo no Ocidente, especificamente no mundo grego. Para tais objetivos, procurou-se explorar a versão Ninivita do épico de Gilgamesh, conhecida como versão “padrão”, apontando pontos específicos que se fazem semelhantes em outra importante literatura épica da Antiguidade, a Odisséia, de Homéro. Partindo das reflexões sobre cultura e do conceito de hibridismo cultural na concepção de P. Burke, bem como, das abordagens dentro de uma visão Orientalista, principalmente de W. Burkert e M. West, C. Penglase e E. Said. Longe de querer apresentar uma resposta definitiva em torno de um tema tão vasto, profundo e cheio de lacunas, o presente artigo visa traçar um debate a respeito do desenvolvimento e difusão deste épico na Antiga Mesopotâmia como um meio de observar as influências desta rica cultura no Mundo Antigo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura e identidade cultural: uma perspectiva inglesiana no conto a feiticeira(2021-10-05) DIAS, Vanessa Maia; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Uma vez que a arte literária pode ser vista como a expressão da sociedade através da linguagem, o presente trabalho alcunhado como “Literatura e identidade cultural: uma perspectiva inglesiana no conto a feiticeira” objetiva abordar a Amazônia e seus traços culturais ostentados no conto A feiticeira. Os métodos adotados foram de natureza bibliográfica, bem como as leituras de livros, artigos, revistas, e a produção de fichamentos e resumos. Para tal, partimos da coletânea Contos amazônicos, do autor Inglês de Sousa. A fundamentação teórica foi primordial para chegarmos aos resultados, e desvendar a Amazônia misteriosa dos mitos, do caboclo e da mulher amazônica. O embasamento teórico da pesquisa se dá por meio de Antonio Candido (1968-2006), Araripe Júnior (1963), Massaud Moisés (2006), Paes Loureiro (1995), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura indigena infanto juvenil como forma de valorização da cultura original nativa nas diretrizes da BNCC(2022-11-16) BAHIA, Thaina Ferreira Gomes; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Esta pesquisa tem como tema a forma como a Literatura Indígena é colocada na BNCC, buscando refletir como a valorização da Cultura indígena se dá na realidade das escolas e quais as suas implicações para a formação de crianças e jovens leitores, mais precisamente quando falamos da cultura indígena. Para além disso, essa discussão lança o olhar sobre literatura geral, literatura infantil, literatura de resistência e literatura indígena. Nesta perspectiva, objetivo geral é analisar as influências da literatura na formação dos sujeitos e na valorização da sua própria cultura. Os objetivos específicos são compreender a cultura pelo olhar de autores indígenas que ressignificam o papel do índio frente as publicações da época da colonização, expor a pluralidade de literaturas disponíveis para a formação de leitores nas mais diversas realidades do país, investigar como a BNCC retrata a literatura na perspectiva da realidade da cultura indígena e empregar propostas que podem ser geradas em torno da temática para o ensino fundamental. O referencial teórico desta pesquisa é composto por documentos oficiais como a Constituição Federal, a BNCC, os PCN’s e autores como Gallo (2017), Marchelli (2017), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Eagleton Terry (2003), Alfredo Bosi (2002), Hunt (2010), Vangri Kaingáng (2017), Dorrico (2018), Danner (2018), Correia(2018), e Danner (2018).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memória, cultura e linguagem da comunidade quilombola do ramal do Piratuba, Abaetetuba-PA(2019-12-14) COSTA, Rita Oliveira; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860A linguagem falada atualmente no Brasil é fruto do gigantesco processo de transformações que o país sofreu ao longo dos anos. Possui um vocabulário rico com diversas palavras de ascendências indígenas, africanas e europeias. Não se tem uma data precisa da formação de comunidades quilombolas, teoricamente esses mocambos foram formados por escravos que fugiram de seus senhores. Os primeiros sinais indicativos sobre a presença de afrodescendentes em Abaetetuba foram observados pelos Párocos do município, que examinaram cuidadosamente as comunidades que possuíam características crioulas. Assim como na era dos padrões de beleza somos pressionados a seguir tais protótipos, na linguagem também viramos reféns, pois há uma forte exigência de pronunciarmos uma linguagem formal. Sabe-se que a linguagem é uma pré-condição estabelecida pela comunidade para a construção da cultura. Então, por que a linguagem materna da comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, não é repassada ao longo das gerações, se sabemos que a linguagem é uma manifestação cultural? A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, localizada no Município de Abaetetuba, Estado do Pará. O objetivo deste estudo é resgatar a cultura linguística em memória, para permitir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento. Tendo assim como resultados o resgate da memória, explorado através da cultura e da linguagem, permitindo assim que as futuras gerações relacionam-se com a historicidade do seu povo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A narrativa de Cobra Norato de Raul Bopp: uma contribuição do baixo tocantins para o mundo(2021-10-08) QUARESMA, Josiane Maués; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O objetivo deste estudo é analisar a narrativa da Cobra Norato de Raul Bopp, no imaginário amazônico, destacando o impacto e as contribuições da obra na valorização da cultura e do linguajar popular reginal do Baixo Tocantins. A literatura é uma fonte indiscutível de difusão do conhecimento, e desempenha um papel disseminador de saberes e valores determinados pela cultura social ao longo de sua história social. Cobra Norato, foi o maior poema de Raul Bopp, foi idealizado em 1921, escrito em 1928 e publicado em 1931. É um poema narrativo composto por 33 cantos e ilustra o ciclo do herói moderno. Nele Raul Bopp se valeu de um farto material do folclore Brasileiro, em especial a cultura amazônica cujo objetivo era falar de um Brasil primitivo e mítico. Neste sentindo, apontou-se na pesquisa que as narrativas do imaginário da Região do Baixo Tocantins estão representadas na obra de Raul Bopp, auxiliando na compreensão e herança cultural da região, além de influenciar de maneira significativa no movimento modernista. Contribuindo também para a história da literatura brasileira e consequentemente do mundo, pode-se então constatar que a Literatura da Amazônia enriquece o conhecimento e as obras literárias brasileiras. Raul Bopp durante sua viagem pela região, teve contato com as cenas, crenças e costumes, influenciando na construção de sua filosofia modernista brasileira e no movimento antropofágico, através de seus poemas foi levada a cultura da Região do Baixo Tocantins para o mundo. Desse modo, o trabalho está pautado nos teóricos como, Corrêa, (2020), Bopp, (2008), Oliveira, (2010), Peixoto, (2004), Averbuck, (1985), entre outros que colaboram de maneira significativa para o desenvolvimento este trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Navegando pela cultura: identidade e memória de uma moradora do rio Anequara(2021-10-05) SILVA, Manuelle Pereira da; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho discute a Cultura, Identidade e Memória por meio das narrativas de uma ribeirinha do Rio Anequara. Para tanto, a pesquisa objetiva discutir cultura, identidade e memória da comunidade ribeirinha do Rio Anequara, pela visão de uma das moradoras mais idosas. Como referencial teórico, os autores utilizados foram: Teixeira (2015) e Candau (2014), para falar sobre identidade e sua relação com a memória. Leal (2011) e Halbwachs (2006), fazendo apontamentos sobre cultura e memória. Netto e Ramos (2000) que tratam sobre a ligação entre identidade e cultura. Maciel (2021) e Moita Lopes (2001), ponderam sobre as narrativas orais em consonância com a concepção de memória, cultura e identidade. E, Pereira, Cardoso e Pantoja (2006), que apresentam como se constitui o Rio Anequara. Como metodologia, foi usada uma pesquisa de campo, realizada por meio de uma entrevista, que foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. Os resultados apontam que está ocorrendo uma transformação na maneira como os moradores percebem muitos aspectos valorativos. As memórias da idosa, fornecem a noção de como era a vida no passado em comparação com o presente. Conclui-se que a idosa detêm em suas memórias lembranças adquiridas com suas experiências e relações interpessoais, além disso, a comunidade, passa por transformações em aspectos culturais e identitários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção sobre cultura na Biblioteconomia: estudo na Usina da Paz sob a ótica do bibliotecário(2023-12-13) PINTO, Beatriz Galvão; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845A percepção sobre Cultura, na Biblioteconomia, é observada como sendo um dos mecanismos de interação e expressão humana. Neste sentido, o Bibliotecário, enquanto agente cultural, passa a ser mediador de informações e dessas interações que facilitam a relação entre o usuário e o conhecimento. Por esta razão, o estudo objetiva analisar a percepção do(a) Bibliotecário(a) acerca da temática Cultura e sua influência nas atividades biblioteconômicas realizadas nas Usinas da Paz. O local escolhido para a pesquisa são as Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa, além da revisão bibliográfica, foi o estudo de caso, onde foi possível utilizar a técnica da observação direta, bem como entrevista estruturada que inclui seis perguntas específicas quanto ao entendimento e aplicação da temática Cultura, e das observações quanto ao desenvolvimento da Cultura nas Usinas. Como resultados, verifica-se que é necessário haver o foco não somente nas técnicas de tratamento da informação na Biblioteconomia, como também é fundamental um olhar para a capacitação gestora do Bibliotecário enquanto agente socialTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Pesquisa de fungos e bactérias por meio de cultura microbiológica em secreção nasal de pacientes com polipose nasossinusal”(2009) GUEDES, Paulo Roberto Vieira; MEDEIROS, Thairon Mesquita; LOBATO, Murillo Freire; http://lattes.cnpq.br/4455771695089369A Polipose Nasossinusal é uma doença inflamatória crônica envolvendo o nariz e as cavidades paranasais, com fisiopatogenia ainda não totalmente elucidada. Prejudica a qualidade de vida e pode até, em raras ocasiões, evoluir com complicações letais. Objetivo: Avaliar a incidência de achados positivos para fungos e bactérias por meio de culturas específicas da secreção nasal. Casuística e métodos: Estudo cirúrgico-microbiológico transversal prospectivo, com análise da cultura da secreção colhida do meato médio e cavidades paranasais de 63 pacientes submetidos a cirurgia endoscópica de polipectomia no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza no período de setembro de 2007 a fevereiro de 2008. Culturas realizadas no Instituto Evandro Chagas. Resultados: foi observado que 35 pacientes eram do sexo feminino (55,6%) e 25 do sexo masculino (44,4%). A faixa etária mais acometida foi a de 33-37 anos com 15 casos (23,8%). A cultura mostrou-se positiva em 52 dos casos (82,54%) e nesse percentual foi encontrado 64 tipos diferentes de microorganismos, com 62 pacientes (96,88%) positivos para bactérias aeróbias, um caso de anaeróbias (1,56%) e outro de fungo (1,56%). Dentre as bactérias aeróbias, as gram positivas prevaleceram com 51 casos (80,95%), com Staphylococcus epidermidis foi isolado em 20 amostras (31,25%), seguido pelo S. aureus em 18 (28,13%). O Bacterioides fragilis foi o único anaeróbio isolado em apenas um caso (1,56%), assim como o Aspergillus fumigatus foi a única espécie de fungo encontrada em um paciente. Em 17 pacientes (32,69%) ocorreu crescimento de microbiota mista, sendo que em 16 casos (94,12%) foram identificadas duas bactérias concomitantes e apenas um caso (5,88%) isolou-se fungo juntamente com bactéria. Conclusão: a infecção por microorganismos em pacientes com polipose nasossinusal se faz presente em um grande percentual da amostra prevalecendo as bactérias aeróbias gram-positivas com o S. epidermidis o mais freqüente. Apenas em um paciente foi encontrada cultura micológica positiva, isolando-se o A. fumigatus. A possível competição bacteriana pode ter levado a falsos negativos nos resultados das culturas fúngicas, necessitando o exame histopatológico para confirmação da presença dos fungos no material.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O registro do teatro de “pássaros juninos” como patrimônio histórico e cultural imaterial brasileiro(2023-07-04) SILVA, Renan Cordeiro da; SILVA, Maria Brasil de Lourdes; http://lattes.cnpq.br/1544752686181882O Teatro de Pássaros Juninos é expressão cultural histórica da Amazônia e carrega a raridade artística como característica principal. Além de emaranhar-se imaginário amazônico, essa expressão cênica é produto de episódios temporais importantes do norte do país. Partindo de tais dados sobre a preciosidade contida na cultura popular de pássaros juninos, o presente estudo volta-se à analisar a obrigatoriedade do Estado em promover a salvaguarda desse bem, através das ferramentas jurídicas adequadas, com ênfase no Registro de Bens Culturais Imateriais, previstas a partir do artigo 215, da Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Para tanto, a discussão abarca diversos conceitos, que são postos indiretamente como requisitos à proteção do patrimônio culturalmente, quais sejam o direito e a patrimonialidade, a historicidade, a culturalidade e a imaterialidade. Demonstra-se, no estudo em tela, a congruência entre as características culturais presentes nos Pássaros Juninos e os aspectos que determinam a consideração de um bem como patrimônio cultural imaterial. Assim, conclui-se a identificação do aludido teatro popular como objeto de proteção indispensável do Poder Público.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O resgate da identidade quilombola na escola municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade de Jacundaí Moju-PA(2018-08-27) SENA, Viviane Caroline Valadares; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as principais estratégias de expor o que é ser quilombola, e se são postas em prática pelo corpo docente da instituição denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rildo Valadares, localizada na comunidade quilombola de Jacundaí, no município de Moju-PA. Ao se falar em Educação Quilombola, principalmente referente às comunidades rurais, muito se propôs para definir de forma introdutória o que de fato a Educação Quilombola representa, bem como a ancestralidade e os saberes territoriais do local em que a mesma está inserida. Portanto, é necessário lutar pela importância dessa forma de educação, compreendendo que sua implantação é fundamental para o currículo escolar da comunidade, através da junção tanto da ancestralidade como da cultura, porque muitas vezes o currículo atual está longe da realidade histórica e cultural destes alunos e alunas. Essa parceria entre dois saberes (cultura e ancestralidade) que se completam e se complementam estão no território como uma forma nova e muito envolvente, explanando de forma real e necessária a realidade existente e pouco mostrada dos territórios quilombolas. Culminou-se essa análise em como foi esse processo de aceitabilidade e as razões que antecederam essa inclusão do conhecimento do que realmente seria a implantação do currículo escolar quilombola na escola estudada. Analisou-se ainda como tal currículo ajuda na formação e no convívio social dos estudantes da comunidade quilombola analisada.