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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos casos da pandemia da COVID-19 no espaço paraense
    (2022-10-25) COUTINHO, Jesus de Nazaré Melo; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    O presente trabalho trata dos impactos da pandemia da COVID-19 no Espaço paraense, bem como as formas de prevenção, combate, tratamento dessa doença a qual atingiu o mundo no início da terceira década do século XXI. Objetivo: analisar os casos de infecção pelo vírus SARSr-COV-2 com o auxílio da cartografia na identificação das áreas de incidência, de covid-19 bem como os fatores que contribuíram para os óbitos ocorridos durante a pandemia da COVID-19 no Estado do Pará. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo-descritivo dos casos e dos óbitos notificados na Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA). Resultados: A COVID-19 acometeu até o presente momento 842.533 casos confirmados e 18.876 óbitos no Pará, 801.019 casos recuperados, 55% dos casos são do sexo feminino e 45% do sexo masculino, das comorbidades que mais contribuíram para o agravamento da doença foram cardiopatia 2,82%, diabetes 2,17% e asma 0,44%, jovens e adultos (20 a 49 anos) foram a população mais acometidas pela doença; o plano de vacinação atingiu 16.315.281 doses aplicadas de um total de 18.160.924 doses enviadas pelo ministério da Saúde em uma população estimada em 7.468.272 habitantes no Estado do Pará. Conclusão: a pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros impactos para a sociedade e forçou o poder público traçar um plano de ação para que o sistema público de saúde não entrasse em colapso ao ponto de não suportar a demanda obrigando-o a se ressignificar a cada momento em que a situação se tornava mais tensa do que se esperava, ações do governo foram essenciais para que a população tivesse o acesso essencial necessário ao atendimento à sobrevivência, a ação conjunta dos atores sociais (poder público e da sociedade) é essencial na eficácia das estratégias para o controle de doenças pandêmicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da condição de vida dos alunos e de suas famílias durante a Covid-19 e possíveis impactos e seus resultados
    (2022-07-11) RÊGO, Jully Kelly Moraes; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho apresenta um estudo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na vida socioeconômica dos discentes e seus familiares e a influência que tais realidades irão resultar na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Federal do Pará UFPA, campus de Abaetetuba, o que possibilitou questionamento sobre as medidas governamentais que estão contemplando os discentes e seus familiares nesse cenário de pandemia. Para a construção deste trabalho, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter quanti-qualitativa e, formulários disponibilizados de forma eletrônica, com o objetivo de compreender a realidade dos estudantes universitários e suas famílias durante o período caótico da covid-19. Os resultados encontrados permitem constatar que as políticas públicas abrangem cada vez menos os estudantes e seus familiares, devido aos desmontes das Universidades Federais proporcionados pelo Ministério da Educação e pelas influências externas advindas do sistema capitalista, acabando por afetar diretamente os discentes no ensino e aprendizagem por falta de recursos e materiais de acesso, restando-os a desmotivação e por fim, na pior das hipóteses a evasão, visto que na maioria das vezes não existem meios que possam garantir a continuidade do indivíduo dentro da universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Depressão, ansiedade, insônia e burnout em estudantes de Medicina durante a pandemia da covid-19
    (2021-11-18) MELO, Débora Leão; SANTOS, Ozélia Sousa; http://lattes.cnpq.br/0732396645940620
    A quarentena e o isolamento social são estratégias que estão sendo utilizadas para conter a propagação da COVID-19, infecção causada pelo sars-cov-2, conhecido como novo coronavírus. Mas além do perigo do adoecimento físico pelo novo vírus, existe ainda um maior risco de adoecimento mental devido ao cenário pandêmico. Aliado a isso, vários estudos demonstram que estudantes de medicina são mais propensos a desenvolver problemas relacionados a saúde mental do que a população em geral. Objetivo: avaliar a percepção e os efeitos psicológicos frente ao isolamento social na situação de pandemia da COVID-19. Método: O público-alvo foi estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira. Tratou-se de um estudo transversal de caráter quantitativo realizado a partir de um levantamento de informações por meio Survey, através da plataforma Google Formulários. As análises estatísticas descritivas e inferenciais foram realizadas conforme dados obtidos. Resultados: Obteve-se 194 respostas dos 223 discentes matriculados no curso. Da amostra, 64 (32.98%) apresentaram escore positivo para transtorno de ansiedade generalizada, 100 (51.54%) para sintomas de insônia, 73 (37.62%) para depressão maior e 8.24% para burnout durante o período pandêmico. Conclui-se que acadêmicos de medicina parecem estar mais suscetíveis ao adoecimento mental e a pandemia da COVID 19 pode intensificar o sofrimento. Assim, se faz necessário mais estudos que esclareçam os determinantes causais além de mais intervenções ativas que visem a saúde mental dos alunos de medicina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dissecção aórtica em paciente com covid-19 na região do Xingu, Altamira, Pará: um relato de caso
    (2021-11-19) RODRIGUES, Allen Iverson Morais; BARBOSA, Matheus Fonseca; GRANATO, Renan Rocha; http://lattes.cnpq.br/8545624612903654
    A pandemia por coronavírus alastrou-se rapidamente pelo mundo, com disseminação através de gotículas e início dos sintomas, como febre, fadiga e tosse, em poucos dias. Maior mortalidade foi evidenciada em pacientes com comorbidades, especialmente cardiovasculares. Complicações frequentes são dispneia, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e disfunções orgânicas. A dissecção aórtica aguda é um tanto infrequente, porém alguns estudos evidenciam associação indireta entre coronavírus e dissecção, com aumento na incidência e mortalidade durante a pandemia em relação a períodos anteriores. Dessa maneira, é de suma importância atentar-se para sinais e sintomas sugestivos e fatores de risco compatíveis com doença dissecante da aorta em pacientes infectados com coronavírus, visto que a mortalidade nesses pacientes é elevada diante da necessidade de cirurgia de emergência e há subdiagnóstico em serviços que carecem de exames complementares adequados. Este trabalho retrata um relato de caso de um paciente com dissecção aórtica Stanford tipo A após diagnóstico da COVID-19, afim de ressaltar complicações clínicas durante a pandemia de coronavírus. Paciente masculino, 42 anos, tabagista, hipertenso não controlado, com insuficiência cardíaca de base, evoluiu com dor abdominal de início súbito com irradiação para dorso durante internação pela COVID-19, recebeu alta hospitalar sem investigação adicional. Manteve quadro de dor abdominal persistente e intensa, com piora progressiva, buscando cardiologista para avaliação, onde identificou-se em estudo ecocardiográfico com doppler aneurisma crônico roto de aorta torácica, sem diagnóstico prévio, provavelmente por apresentação atípica da dissecção. Foi novamente internado, desta vez em leito de unidade de terapia intensiva (UTI) enquanto aguardava tratamento fora de domicílio (TFD) para tratamento cirúrgico de dissecção. Notou-se progressão da dissecção, porção ascendente de aorta torácica em estudo tomográfico com contraste endovenoso evidenciou 61 x 60 mm. Houve atraso importante no deslocamento para centro de referência no contexto da pandemia, assim paciente evoluiu a óbito. Ainda não se pode confirmar relação entre dissecção aórtica e infecção pelo SARS-CoV-2, sendo necessários mais estudos para ratificar esta hipótese. Não obstante, acreditamos que a infecção por coronavírus possa ter desencadeado a dissecção de aorta torácica, com etiologia presumível pela história de tabagismo desenfreado e hipertensão arterial sistêmica não controlada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
    (2022-12-19) PEREIRA, Reinaldo de Lima; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060
    A divulgação científica, vem se destacando atualmente no meio virtual, pois devido a pandemia do covid-19, que vitimou cerca de 14,9 milhões de pessoas, até o ano de 2020. E com os meios de comunicação em massa se mobilizaram para ajudar no isolamento social, provocando a disseminação de notícias científicas por meio da internet rapidamente. Conseguintemente o processo de ensino-aprendizado precisou se adaptaram ao ensino remoto com o uso de tecnologias disponíveis e acessíveis para os alunos. Diante disso, houve também a necessidade de criar plataformas virtuais nas páginas dos Laboratórios de Física do Campus de Abaetetuba, e em redes sociais como Facebook e Instagram, visando promover a difusão científica. Inicialmente, conscientizando a comunidade sobre os cuidados com a saúde e repassando informações verdadeiras com fontes confiáveis. Conseguindo abranger aproximadamente quase 30 mil pessoas. E com a criação das páginas do LFCA começaram a observa-se materiais audiovisuais de qualidade disponibilizados pelas redes sociais, tornou-se necessário elaborar estratégias para engajar o público para mais perto da cultura científica. Nesse sentido, no presente trabalho foram criados materiais para a divulgação científica, proporcionando um maior engajamento e atingindo um público cada vez maior. A análise do alcance das páginas criadas fora através de estudos netnográficos o que possibilitou um melhoramento dos projetos e estratégias de divulgação. Assim, é possível concluir que as tecnologias existentes, como as redes sociais podem ser ferramentas que contribuem para a tomada de decisões, divulgação científica e ainda permitem a inclusão de todos, tornando-se assim um ótimo instrumento para o ensino e aprendizagem nas áreas de ciência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Infantil e os desafios do trabalho docente durante a pandemia: relato de experiência
    (2023-06-28) OLIVEIRA, Hellyna Viana; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106
    Neste trabalho, o propósito foi relatar as vivências dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ano 2019 matutino, no Estágio Supervisionado na Educação Infantil durante a pandemia da Covid-19 em uma escola pública do município de Altamira-PA, assim nosso objetivo foi analisar o processo de socialização entre a professora, acadêmicos e as crianças da turma do Pre I problematizando a questão: como ocorreu o processo de socialização durante o estágio e quais as dificuldades vivenciada pela professora, acadêmicos e os alunos? A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com a subsequência da ferramenta de observação, participação e elaboração de um plano de atividades que auxiliaram na preparação pedagógica de atendimento aos alunos das turmas de Pré I. Paralelo a isso, fizemos uma revisão de literatura sobre as práticas pedagógicas no tempo de pandemia na área da educação infantil e também sobre a importância do estágio na formação do professor. Após a análise dos dados os resultados apontaram que apesar do estágio ser remoto os acadêmicos de pedagogia conseguiram ter essa imersão da realidade de uma sala de aula, pois foram produzidos materiais pedagógicos lúdicos, plano de aula e ornamentação da sala de aula para receber os alunos no retorno às aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados
    (2023-06-29) COSTA, Daniela Vieira da; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106
    O presente trabalho relata as experiências vivenciadas no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no âmbito da Atividade Curricular de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, ofertado pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira e, teve como objetivo identificar os desafios docentes no período da pandemia do Covid-19 em uma turma do 1º ano de uma escola pública municipal. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se na abordagem qualitativa, apontando os resultados: a) atividades docentes – o planejamento das aulas elaboradas coletivamente, via WhatsApp com a professora regente que orientou a produção de recursos pedagógicos, sendo portanto, utilizados durante as aulas online que aconteciam por meio de vídeo aula, orientação por grupos de WhatsApp e produção de vídeo aula; b) atividades discentes – os alunos respondiam as atividades feitas em seus cadernos, preenchiam os exercícios de fixação, produziam juntamente com sua família vídeo contendo a resolução das ações propostas pelas professoras nas atividades docentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
    (2023-02-15) CASTRO, Dayse do Rosário; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
    O presente estudo descreve o ensino remoto emergencial (ERE) a partir da perspectiva de estudantes de uma universidade pública do Norte do Brasil. Assim, dialoga e compara com os resultados de diversos autores que contribuíram para a caracterização e compreensão do cenário educacional no período da pandemia da COVID-19 e contribuem para entender os desafios e as superações enfrentadas por milhares de estudantes nas instituições de ensino superior. Para isso, utilizou-se uma metodologia do tipo descritiva que combinou dados quantitativos e qualitativos, com a adoção de um formulário eletrônico para investigar a percepção dos universitários de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. Constatou-se que o ERE apresentou uma série de desafios a população universitária, necessitando de avaliação, discussão e a busca de novas estratégias para mitigar os efeitos nocivos para uma formação universitária de qualidade e inclusiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O impacto da covid-19 no sistema carcerário paraense e a aplicação da lei 13.257/2016 no estado de pandemia (covid-19) - análise jurisprudencial no TJPA
    (2022-03-11) LIRA, Rafael Pedro Costa; ALVES, Verena Holanda de Mendonça; http://lattes.cnpq.br/6473788796313910; http://orcid.org/0000-0003-4100-8917
    O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os problemas enfrentados no período pandêmico de COVID-19 no sistema carcerário paraense e na aplicação do instituto desencarcerador da conversão da prisão domiciliar de mães com filhos menores que 12 anos, corolário à aplicação da lei 13.257/2016 que alterou a lógica processual penal. Diante disto, realizou-se estudos sobre a implicação da pandemia na lógica do sistema carcerário brasileiro, e paraense, baseados em dados governamentais, artigos científicos, livros e instituições que pautam por justiça social. Assim como também realizou-se um estudo prático, através da análise jurisprudencial no Tribunal de Justiça do Estado do Pará – TJPA, em relação aos Habeas Corpus com escopo da aplicação do instituto desencarcerador que busca a prisão domiciliar como garantidora da melhor infância protetiva da criança e da saúde de sua família no período de pandemia da COVID-19, destarte observando como o judiciário em suas decisões, assim como, o Ministério Público em seus pareceres, preocupam-se em garantir uma leitura constitucional ao caso concreto e a particularidade do momento pandêmico da COVID-19.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Médicos com covid-19 no Pará no período de 2020-2022: estudo clínico – epidemiológico
    (2024-11-13) SOUZA, Adão Ferreira De; ALVES, Bruce Barros; BRÍGIDO, Helena Andrade Zeferino; http://lattes.cnpq.br/6780493949155060; https://orcid.org/0000-0002-5065-4833
    Objetivo: Este trabalho visa analisar o perfil epidemiológico de médicos que tiveram covid-19 e estiveram na ‘’linha de frente’’ no combate à pandemia, no período de 2020-2022 no Estado do Pará. Métodos: Parte de um estudo descritivo, retrospectivo e de corte transversal, com análise estatística de amostra total de 104 respostas de médicos participantes da pesquisa disponibilizada via formulário preenchido no google forms organizadas na forma de gráficos e tabelas utilizando o programa Excel 2016. Resultados: As principais cidades onde os médicos participantes da pesquisa mais exerceram as atividades foram Belém, com 42,31%, seguida de Castanhal (8,7%) e Abaetetuba (5,77%). Do total de amostras, 76,9% responderam ter adquirido covid -19 no ambiente de trabalho. 76% disseram que tiveram dificuldade respiratória em algum momento da doença. 88,3% responderam que ficaram em isolamento. 98,1% responderam que fizeram usode vacinas. 12,5% apresentaram maior gravidade de quadro clínico e foram internadas para assistência de saúde. Conclusão: Esta pesquisa beneficia a população e a comunidade científica dispondo de informações acerca dos números prevalentes de profissionaismédicos infectados pela covid-19 no Estado do Pará, além de implementar a literatura científica no que se refere ao perfil epidemiológico dos casos estudados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática por ajuste não linear sobre os dados da SARS-CoV-2 em Abaetetuba-PA
    (2022-02-25) FEIO, Gerbson Emanuel dos Santos; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    Analisando o presente cenário mundial, caracterizado por um dos casos mais graves de saúde pública ocasionada pela Covid-19 (SARS-CoV-2), o presente artigo tem como objetivo reunir dados e informações com base nesta problemática na cidade de Abaetetuba-Pará, e através destas pesquisas poder modelar matematicamente os casos de pessoas infectadas e óbitos desta doença nesta respectiva cidade através de métodos matemáticos (ajuste de curvas por regressão polinomial), que foram obtidos com base na disposição dos dados da doença na população desta região. Tal análise fornecerá subsídios necessários para a obtenção de uma função matemática que caracterize este fenômeno através do método dos mínimos quadrados. O resultado observado através deste estudo possibilitará uma investigação mais profunda acerca do contágio desta doença no povo abaetetubense, bem como fornecer para estes cidadãos um método útil para a observação deste cenário provocado pelo SARS-CoV-2.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A pandemia da covid-19 no município de Salinópolis: uma análise a partir da modelagem matemática
    (2024-02-28) SANTOS, Carla do Socorro da Silva; TABORDA, Symone Lima; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida na perspectiva da Educação Matemática no contexto da pandemia no ano de 2020. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem. Este estudo caracteriza uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino em Salinópolis – Pa. O objetivo geral é mostrar através da Modelagem Matemática os números da COVID-19 no ano de 2020 por meio dos boletins de saúde do município de Salinópolis/Pa e questionar os alunos sobre a utilidade da matemática no contexto da pandemia. Como resultados, trouxemos debates interdisciplinares, de cunho social, da área da saúde, educação, geografia, biologia e da própria matemática buscando analisar suas contribuições para o diagnóstico, disseminação da doença, a descoberta de remédios e vacinas. Foi possível entender também, que por meio do contexto da pandemia da COVID-19, como a matemática atuou por meio de seus modelos matemáticos como eixos estruturantes e quais os papéis desses modelos frente a sociedade, a saber: informar por meio de números, entender a doença num contexto global e local, entender a velocidade de contaminação e mortes por dia, mês e ano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde emocional do estudante na Educação Básica na pandemia da Covid-19: revisão de escopo
    (2023-06-26) SOARES, Rosely Machado; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    A saúde emocional do estudante na Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 levou os jovens a desenvolverem sérios transtornos psicológicos. O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar a saúde emocional dos estudantes da educação básica antes e durante a pandemia da COVID-19. Foi realizada uma revisão de escopo, sendo consultados estudos revisados por pares, publicados em periódicos nacionais entre os anos 2019 e 2022. A busca foi realizada em três bases de dados (CAPES; SciELO; APA) a partir dos descritores “saúde psicológica”; aluno *; “educação básica”, com auxílio do booleano OU. Seguiram-se as etapas propostas pelo Instituto Joana Briggs: 1-Elaboração da questão de pesquisa; 2-Identificação dos estudos; 3-Seleção dos estudos; 4-Extração dos dados; 5-Reunir, resumir e relatar os resultados da pesquisa; e 6-Consultar. A pergunta problema foi:Como a saúde emocional dos estudantes da educação básica foi relatada, antes e durante a pandemia da Covid-19? No total foram encontradas 30.352 referências, ficando duas para revisão final após as triagens. Os resultados mostraram cinco fatores psicológicos nos estudantes da educação básica que afetariam a sua saúde emocional: insônia; transtorno psicológico; ansiedade; depressão e descontrole emocional. Conclui-se que há poucos estudos em língua portuguesa, e sugere-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas referente a temática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uberização e precarização do trabalho face à pandemia do covid-19
    (2023-12-15) SILVA, Ana Beatriz Sá; PAMPLONA, Mário Sérgio Beltrão; http://lattes.cnpq.br/6429687183801582
    Este trabalho tem por objetivo tratar da uberização dos trabalhadores submetidos ao regime de subordinação aos aplicativos e outras plataformas digitais, especialmente acentuado no período pós-pandêmico do COVID-19. Tem como foco o questionamento quanto a relação de vínculo empregatício existente entre trabalhador uberizado e empresa mediadora, assim como a acentuação da precarização do trabalho em momentos de crise social. Busca-se, ainda, uma análise jurisprudencial do direito brasileiro comparado a decisões de cortes internacionais que também tratam do assunto de maneira vanguardista ao reconhecer a existência de vínculo empregatício e de direitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Violência doméstica contra a mulher no estado do Pará, no contexto da pandemia da covid-19
    (2020-02-19) PIEDADE, Ana Idalina Tenório; MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca; http://lattes.cnpq.br/3977870273059388
    O estudo teve como principal objetivo analisar a violência doméstica contra mulher, no âmbito da Pandemia da covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema e relatório do Fórum Brasileiro de segurança pública, correlatos à violência contra à a mulher no período do isolamento social, compreendido entre os meses de março a abril de 2020. Apesar dos quantitativos mostrarem que a violência, durante o isolamento social, reduzia, os números de feminicídios aumentavam, obrigando os órgãos estaduais responsáveis tomarem providencias adequadas.
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