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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um breve olhar sobre as percepções e perspectivas dos usos das inteligências artificiais no mundo contemporâneo
    (2023-10-17) SILVA, Paulo Daniel Dias da; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Cinema e educação feminina: uma análise do filme “Capitã Marvel”
    (2024) CORRÊA, Eliane Melo; PANTOJA, Suellem Martins; http://lattes.cnpq.br/7313830922821427; https://orcid.org/0000-0002-9646-586X
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme da Capitã Marvel e discorrer sobre o cinema e a educação feminina, buscamos realizar uma reflexão acerca de como as mídias reproduzem estereótipos, a exemplo do cinema que historicamente é centralizado no homem branco sendo reflexo de uma sociedade patriarcal. Essa pesquisa traz cenas do filme, que são analisadas tendo por base a etnografia de tela, a partir do recorte de cenas nas quais é possível identificar questões de gênero e de empoderamento. Buscamos também relacionar as questões apresentadas com a atualidade e as discussões que envolvem a participação das mulheres em espaços tidos como majoritariamente masculinos. A heroína Carol Danvers, ao chegar aos cinemas como protagonista, contribui para que determinadas representações sociais sejam questionadas. Isso é importante para que as meninas possam se ver como protagonistas, tendo essa referência, e para que os meninos tenham a oportunidade de ver outras representações quebrando os estereótipos de histórias que sempre colocam os homens como personagens principais e detentores de força, enquanto as mulheres são retratadas como submissas e fracas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
    (2018-02-07) SILVA, Dayana Manasses Ribeiro; ALMEIDA, André Luis Villa de; http://lattes.cnpq.br/2212740728071971
    A partir de uma análise do cinema clássico de Hollywood – tomado como referencial de uma normatização do “fazer cinema” – em contraponto as propostas de “subversão” dessa linguagem, dos quais o cinema experimental e o cinema de avant-garde, podemos constatar características que revelam a diversidade das linguagens cinematográficas. O presente texto se propõe a dissertar sobre essa diversidade enquanto um campo de possibilidades de transformação do dispositivo cinematográfico clássico. Em um primeiro momento, o texto se debruça sobre a “norma cinematográfica” apontando alguns de seus aspectos sob a luz de autores como Erwin Panofsky e Ernest Cassirer. Em uma segunda parte, a pesquisa concentrase sobre o uso do contra-discurso e o início de uma corporeidade cinematográfica que se contrapõe à dominação da abordagem clássica do cinema. Por fim, o texto desenvolve aspectos da expansão da linguagem e da diluição do dispositivo cinematográfico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De la literatura al cine: el amor en los tiempos del cólera y su adaptación cinematográfica
    (2018-08-30) RODRIGUES, Selma Suely Miranda; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    O propósito desta pesquisa é relacionar literatura e cinema através da análise da obra El amor en los tiempos del cólera de Gabriel García Márquez, e sua adaptação cinematográfica, dirigida pelo diretor Mike Newell. O principal objetivo, é demostrar de que forma foi tratada a obra no contexto cinematográfico, observando pontos como a narrativa, o narrador, os personagens, o tempo e espaço. Para isso, levamos a cabo uma abordagem de natureza bibliográfica, focalizando textos que abordam teorias que tratam do tema, como os estudos de Bautista (2001), Brito (2006), Noriega (2001), Pino (2005). A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: Primeiramente presentou-se uma descrição detalhada sobre o autor e seu realismo mágico. No segundo capítulo foram feitas considerações sobre a obra. No terceiro momento, foi feita a análise da obra e sua adaptação. Esta análise nos permitiu constatar que alguns pontos divergiram da narrativa original. Porém, esta análise foi importante porque nos proporcionou significativos conhecimentos sobre vários temas tratados na obra de García Márquez. Além do que foi exposto na obra escrita, a adaptação permite ainda, a valorização da obra original, de seu autor e por consequência sua cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diálogo sobre o cinema na educação do campo: uma proposta inclusiva
    (2021-10-25) MONTEIRO, Paulo Gabriel Nascimento; SOUZA, César Augusto Martins de; http://lattes.cnpq.br/3353195442153329
    O cinema é apreciado de diferentes formas e possui objetivos bem específicos, seja uma manifestação artística e/ou estética ou até mesmo uma projeção de uma possível fantasia, um passatempo que foge à realidade. Contrapondo-se a todas as visões citadas, é possível relacionar o cinema com a educação, tanto na possibilidade de dialogar com as vivências e visões de mundo de forma mais simplificada quanto de problemas sociais mais complexos ou passiveis de um debate um pouco mais crítico, tornando acessível assuntos de difícil compreensão. O cinema é capaz de entregar uma certa eficácia nessa proposta, além de promover interdisciplinaridade em um espaço que é cada vez mais comum a “separação” de determinados assuntos. Para agricultores, camponeses e outros que residem em espaços rurais, o cinema pode ser uma boa alternativa para a inserção desses sujeitos no diálogo, uma vez que através dele (cinema) é possível direcionar informações, levar o diálogo para diferentes grupos sociais. Portanto, é importante compreender estes sujeitos, suas especificidades, a política da modalidade que eles estão inseridos, seus processos de luta por garantia de direitos e promover discussões acerca do cinema como uma proposta educativa, uma ferramenta facilitadora nesse processo de ensino-aprendizagem, além de viabilizar a formação de posicionamentos críticos e de possíveis transformações sociais, a partir da conscientização de grupos que outrora lhes foi negado o direito à informação/educação e de que forma contribuem para o ambiente em sua volta e sociedade que fazem parte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fotogramas Queer: histórias abjetas no cinema
    (2016-03-04) PEREIRA, Rodolfo Gomes; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563
    Esse trabalho busca fazer uma reflexão sobre o cinema Queer, sobre a forma como as pessoas abjetas são tratadas na tela, usando para isso concepções teóricas principalmente de Michel Foucault e Judith Butler. Uma linha do tempo é traçada analisando os filmes com personagens LGBTTQ+ relacionando-os com eventos históricos importantes para o movimento. Nos debruçamos principalmente nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro lançado em 2014, e Delicada Atração (Beautiful Thing), dirigido por Hettie MacDonald lançado em 1996. Ambos os filmes falam sobre a descoberta da homossexualidade na adolescência o que cria um local interessante para explorar como isso afeta a representação dos personagens, seus 18 anos de diferença são importantes também para refletirmos nas mudanças ocorridas durante a história no tratamento as pessoas abjetas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "Não olhe para cima": o papel do professor de biologia frente ao negacionismo científico
    (2022-09-01) ROMEIRO, Ainá Cunha; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    O atual cenário de negacionismos científicos é uma realidade mundial que, perigosamente, pode promover uma vasta deslegitimação das ciências perante a sociedade e comprometer um pensamento coletivo mais cientificamente rigoroso. Com essa preocupação em vista, essa pesquisa tece reflexões a partir da produção cinematográfica “Não olhe para cima” relacionando-a ao papel do professor de Biologia frente aos cenários negacionistas com os quais precisa lidar cotidianamente em sua prática. Nesse sentido, o objetivo dessa investigação consistiu em construir possibilidades de diálogo e de combates a negacionismos científicos, a partir da inter-relação entre diferentes expressões da cultura, mais especificamente, o cinema e os saberes científicos. Metodologicamente, o trabalho encontra-se organizado em três etapas: uma imersão no filme “Não olhe para cima” visando saturar as possibilidades de encontrar temas pertinentes ao estudo de ciências e combate de negacionismos científicos, sistematização dos discursos produzidos e diálogo de saberes entre cinema e ciências pautado na aproximação do que emerge das interpretações sobre os eixos temáticos estabelecidos na etapa anterior e de como essas discussões podem ser contextualizadas em aulas de ciências. Em termos analíticos, assumimos características da análise multimodal estabelecida por Arzarello (2006) e da Análise Textual do Discurso – ATD (MORAES, GALIAZZI, 2006). Como resultado desse processo emergiram quatro categorias temáticas: política e ciências; polarização política, mídias sociais e ciências; machismo e ciências e confiabilidade nas ciências. A discussão dessas categorias com produções intelectuais do campo das ciências e do ensino de ciências biológicas evidenciaram que os negacionismos científicos caracterizam-se como um tema atual, relevante e bastante danoso que compromete o pensamento e as atitudes em âmbitos individuais e coletivos, de modo a radicalizar comportamentos e, até mesmo, colocar a saúde a e a vida das pessoas em risco. Nesse cenário, é fundamental que os professores promovam o combate aos movimentos anti-ciências no processo de enculturação científica dos sujeitos, construindo conhecimentos sobre os métodos científicos e sua confiabilidade, bem como fomentando comportamentos críticos e participativos porque pautados em lógicas rigorosas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As percepções da estética queer em fandom de sense8
    (2022-07-07) COSTA, Edson Júnior Costa da; MELO, Ana Cláudia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/4777116947247545
    Este trabalho tem como objetivo analisar os níveis de percepções e compreensões acerca da estética queer presentes na série de televisão norte-americana, Sense8, que se encontra disponível desde 2015 na plataforma de streaming Netflix. Para isso, realiza um estudo de recepção com um grupo de fãs declarados do seriado. A produção Sense8 é reconhecida mundialmente por ter entre suas abordagens àquela que se destaca pela temática LGBTQI+. Embasam o aparelho teórico-metodológico, deste trabalho as referências conceituais dos campos do Queer Studies e dos Estudos Culturais de recepção em interseção com o Cinema e o Audiovisual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Rogue One e Aquarius: o profissional arquivista sob o olhar do cinema
    (2018) VILELA, José Augusto da Silva; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162
    Este trabalho teórico documental tem como objetivo realizar uma abordagem da representatividade do ambiente de arquivo e do arquivista no mundo cinematográfico, utilizando como objetos de estudo os filmes: Rogue One e Aquarius. Para isso, realizamos uma análise fílmica das duas obras e somamos as impressões com a área de arquivologia e atuação do profissional no Brasil, ao identificarmos se os elementos de arquivo e do profissional arquivista são apresentados de forma satisfatória a ponto de trazer visibilidade positiva para a área. Foi realizado um estudo sobre o surgimento da disciplina arquivística e seus principais fundamentos, bem como acerca da realidade do profissional no Brasil, legislação que abrange a área e, por último, um resumo histórico sobre o cinema, suas tecnologias e seus principais desafios no século XXI. Em seguida, após as análises das produções, constatou-se que ambos os filmes apresentaram de forma fiel o ambiente de arquivo, porém, ao abordarem a realidade profissional, mostraram diversas práticas não condizentes com as atribuições do arquivista. Por fim, mostra-se que a área ainda não é bem representada nas obras de ficção, contribuindo com a falta de informação da sociedade sobre o papel do profissional, contudo, a indústria cinematográfica tem novas produções todos os anos, e, talvez, futuramente, poderão haver mudanças sobre representações da Arquivologia nas mídias, potencializando pesquisas futuras.
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