Navegando por Assunto "Children"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará(2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação nutricional da criança hospitalizada na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará(2006) COSTA, Mary Helly Valente; LIMA, Suelem Izumi; CHERMONT, Aurimery Gomes; http://lattes.cnpq.br/4212769913736000; https://orcid.org/0000-0001-8715-3576; MORAES, Anabela do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8856596825666554Introdução: Pelo fato da avaliação nutricional ser um valioso marcador da qualidade da saúde de uma determinada população, indicando seu modelo de desenvolvimento, deve fazer parte da rotina de todo processo de atenção básica a saúde da criança, sendo uma etapa fundamental no seu estudo. Metodologia: Estudo observacional, analítico, transversal cuja casuística constitui-se de 60 crianças com idade compreendida entre 29 dias a dois anos completos, hospitalizadas na enfermaria Santa Ludovina de pediatria da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, no período de julho a novembro de 2005. Utilizou-se os índices peso/idade (P/I), peso/estatura (P/E) e estatura/idade (E/I) expressos em score Z e que varia de –6 a +6, significa quantos desvios- padrão (DP) o dado obtido está afastado da mediana de referência. Na classificação nutricional foram considerados os seguintes critérios: eutrofia z -1 DP, desnutrição leve z -1 a -1,9 DP, desnutrição moderada z -2 a -2,9 DP, desnutrição grave z - 3 DP. Resultados: Nessa investigação, de acordo com o índice estatura/idade, foram encontradas 28,3% das crianças eutróficas, 26,7% com desnutrição leve, 8,3% com desnutrição moderada e 31,7%, com desnutrição grave. Um déficit no índice altura/idade indica que a criança tem um crescimento comprometido em um processo de longa duração. Verificou-se que pelo índice peso/estatura, 58,3% das crianças eram eutróficas, 18,3% desnutridas leves, 10,0% desnutridas moderadas e 1,7 % desnutridas graves. Um déficit no índice peso/altura, ou seja, um peso proporcionalmente abaixo do esperado para a altura encontrada na criança, indica um comprometimento recente do crescimento que interferiu no ganho de peso, mas ainda não acometeu a estatura. Para o índice peso/idade foram encontradas 35% eutróficas, 23,3% com desnutrição leve, 13,3% com desnutrição moderada e 21,7% com desnutrição grave. O índice peso/idade fornece menos informação: seu déficit pode significar tanto um fenômeno recente como antigo.Conclusão: A abordagem proposta procura identificar todas as formas da desnutrição infantil, das mais leves às mais graves, considera tanto déficits ponderais como estaturais e considera se se trata de um processo agudo ou crônico, mostrando-se, portanto, como um instrumento sistematizador das várias informações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crianças do bairro-comunidade Jarumã Abaetetuba-PA: sobre significados, cotidianos e a cultura do lugar(2023-07-06) SANTOS, Gizelma Dias dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente trabalho trata dos saberes das crianças da bairro-comunidade Jarumã, com foco no tripé criança-lugar-cultura, considerando seus sentidos, brincares e convívios no cotidiano comunitário por esses sujeitos. Refletimos sobre as crianças na direção de compreender os processos heterogêneos produzidos culturalmente por sujeitos infantis na perspectiva de dar visibilidade a vida concreta delas. Para isso, recorremos a autores Brandão (2015, 2007, 1997), Pojo (2017), entre outros; mais um ensaio empírico baseado nos pressupostos da etnografia, utilizando a observação, o registro fotográfico e entrevistas com crianças e adultos moradores do bairro-comunidade jarumã. Como resultamos, apontamos que as crianças desse bairro-comunidade possuem saberes imersos num mundo infantil amazônico próprio. Também, as crianças são regidas pela cultura local, que dizem respeito às ações, a linguajares, a regras cotidianas etc. Saberes que são ensinados e transmitidos dentro da cultura local e os pequenos, e assim captam um modo de vida vivido em interlocução com o adulto. Por fim, fica a ressalva da importância disso tudo à escola para a construção dos sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Crianças e infâncias da Amazônia paraense: achados sobre a região do Baixo Tocantins(2022-07-19) SANTOS, Aíris Corrêa dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O artigo trata do ser criança na Amazônia paraense, em especial das que habitam a região do Baixo Tocantins, com o intuito de identificar a pluralidade dos contextos que os infantes vivem suas infâncias quando se pensa os desafios educacionais e de garantia de direitos de meninos e meninas. O estudo, dentro da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico a partir de dissertações e teses dos autores Andrade (2018), Corrêa (2018), Buecke (2019), Pojo (2017) e Silva (2005), os quais discutem o sujeito criança, suas infâncias e suas produções infantis perpassando por relações no âmbito escolar, familiar e comunitário. Enfatizamos as abordagens mencionadas nos estudos, que afirmam as crianças como sujeitos atuantes, ativos, criativos no meio em que vivem, mesmo enfrentando uma realidade social amazônica demarcada por precárias condições de vida e de escolarização para esses sujeitos. Elas conseguem outorgar contornos próprios aos seus “mundos infantis”, ao construírem e partilharem suas práticas sociais e culturais, que dizem da singularidade da vida na Amazônia. Outrossim, dada a importância de compreender quem são as crianças, é preciso investir em mais estudos nesse enfoque pois na realidade da região do Baixo Tocantins, por exemplo, são poucos estudos que discutem sobre o tema, ao mesmo tempo, há muito ainda para se aprender sobre e com as crianças. Isto posto, é possível construir sob outras perspectivas as práticas educativas em nossa região, embebida da produção infantil em sua diversidade de crianças e suas infâncias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização(2022-12-19) SANTANA, Karolina de Fátima Farias; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651Estudamos neste trabalho a contextualização sobre as crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização. Foi questionado como se dá o acolhimento institucional e o ensino da aprendizagem diante da realidade a qual vivem e como os professores podem auxiliar no processo de inclusão a partir de um olhar mais amoroso e inclusivo. Como objetivo geral, analisamos o processo de escolarização de crianças que se encontram em situação de acolhimento institucional a partir da literatura produzida sobre o tema. Como aporte teórico explanamos sobre uma breve história do acolhimento institucional e as reflexões entre a situação de acolhimento do aluno e sua escolarização. Para a metodologia foi utilizado o método bibliográfico a partir da literatura que aborda o tema e que mesmo com suas limitações foi possível um universo amostral. E com a conclusão, mostramos a importância da escola no crescimento e desenvolvimento das crianças institucionalizadas. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a compilação e divulgação do conhecimento produzido na última década sobre a relação estabelecida entre a escolarização de crianças e o acolhimento institucional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Doença do refluxo gastroesofágico em crianças: perfil clínico-epidemiológico e dados de pHmetria de 24 horas em crianças de Belém do Pará(2007) MACÊDO, Camila Fernanda Antunes Castanho Cavaleiro de; BRITO, Marcus Vinícius Henriques; http://lattes.cnpq.br/1180984403274256; https://orcid.org/0000-0003-1476-0054Introdução: A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é patologia muito prevalente na população infantil, representando importante ônus financeiro e social para as crianças portadoras desta patologia. Objetivo: Verificar o perfil clínico-epidemiológico de lactentes com sintomatologia sugestiva de DRGE. Método: Foi realizada pesquisa transversal retrospectiva com 44 crianças (18 do sexo feminino e 26 do sexo masculino) com idade variando entre zero e 24 meses, com suspeita clínica de DRGE, submetidas a pHmetria de 24 horas em clínica particular de Belém do Pará, no período de 2001 a 2006. Os dados obtidos a partir da anamnese e dos laudos dos exames foram analisados através dos softwares EpiInfo versão 3.2.2. e Biostat versão 2.0, sendo submetidos ao teste estatístico de qui-quadrado e adotando-se um valor de p menor do que 0,05 para significância estatística, sendo estes valores assinalados com um asterisco. Resultados: predominância do sexo masculino foi incipiente (59,9%), enquanto a faixa etária mais acometida foi de crianças de sete a 12 meses de vida (34,09%). Como queixas mais prevalentes, notou-se vômitos em primeiro lugar (31,48 %), seguidos por pneumonias de repetição (22,22%). À análise dos resultados das pHmetrias de 24 horas, nota-se uma maior prevalência de refluxo patológico misto (47,73%), alteração do relaxamento do esfíncter esofágico inferior (65,91%) e alteração do clareamento noturno e diurno (43,18%). Metade dos pacientes apresentava sintomatologia relacionada a episódios de refluxo observados à pHmetria. Observou-se a aplicação do tratamento clínico (baseado principalmente no uso de medicação anti-secretória) em 95% dos pacientes, sendo que em 75% foi realizado tratamento clínico isolado e em 20,25% foi realizado o tratamento cirúrgico concomitante. A principal técnica utilizada no tratamento cirúrgico foi a Fundoplicatura a Nissen. Conclusão: A população pediátrica portadora de DRGE possui um perfil clínico e pHmétrico diferente da população adulta, com um predomínio de alterações típicas de falha valvar no mecanismo desencadeador do processo patológico. Observa-se uma tendência à remissão/melhora da sintomatologia com o amadurecimento da criança.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Encontros e desencontros nas vozes de crianças na escola do campo da Comunidade Vila Jordão, Bonito-PA(2023-12-15) CORDEIRO, Silvio José Travassos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este trabalho acadêmico sobre processos educativos na escola do campo, resulta de estudos e diálogos promovidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense, associado ao Projeto de Pesquisa - As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense CNPq/MCTI/FNDCT, despertando em seus membros o interesse de ouvir o que as crianças dizem sobre a escola em que estudam e quais os seus sentidos e significados. O objetivo central é identificar e analisar os sentidos e significados atribuídos à escola pelas crianças acerca do fazer educativo da escola do campo, Comunidade de Vila Jordão, município de Bonito, estado do Pará e sua relação com o desempenho escolar. Metodologicamente trata-se de uma abordagem qualitativa com a realização de pesquisa de campo compreendida entre os dias 3 a 11 de março de 2022. Os participantes da pesquisa são crianças, na faixa etária de 7 a 10 anos. Para realizar a escuta dos sujeitos utilizamos diferentes abordagens que se complementam, pesquisa bibliográfica, desenhos, observações e escuta com os alunos e as famílias residentes nesta localidade. Ancoramos o estudo em referenciais teóricos da área da educação, infância e educação do campo e os seguintes autores: Caldart (2004), Freitas (2005); Ferreira e Nunes (2014), Evangelista e Marchi (2022), entre outros. A pesquisa demonstrou que as crianças desejam uma escola portadora de aprendizagens significativas com elementos de sua cultura lúdica respeitando sua tradição e o tempo de ser criança. É importante ainda, que a escola do campo seja um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estado nutricional de crianças menores de 5 anos nas regiões de saúde do estado do Pará(2022) AZEVEDO, Clívia Moura; PARAÍSO, Valdinei Trindade; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398O propósito desse estudo foi descrever o estado nutricional de crianças menores de cinco anos, atendidas nas 13 regiões de saúde do estado do Pará, no período entre 2017 e 2021, cadastradas no SISVAN-Web. Essa análise acontece em um contexto de transição nutricional e epidemiológica que, do ponto de vista de saúde, está moldando um novo cenário no país. Nos últimos anos tem se observado um crescimento exacerbado do sobrepeso e obesidade entre a população, principalmente entre as crianças. A vigilância Alimentar e Nutricional é importante pra monitorar o estado nutricional e prevenir agravos à saúde. Trata-se de um estudo descritivo e analítico de caráter transversal, em que foram utilizados dados secundários dos seguintes índices nutricionais: Altura/Idade e Índice de Massa Corporal/Idade, obtidos através dos relatórios de acesso público disponível na plataforma online do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), os cálculos de cada parâmetro antropométrico foram efetuados pelo próprio sistema que estabelece as classificações para análise e diagnóstico do estado nutricional, de acordo com o Ministério da Saúde. Os resultados foram apresentados em formato de tabelas construídas a partir do Microsoft Excel 2010. E evidenciaram a prevalência de altura muito baixa para a idade na região de saúde do Marajó II nos anos de 2017, 2018, 2020 e 2021 respectivamente 12,51%, 13,77%, 15,9% e 12,4%, em 2019 a região do Marajó I (16,17%) apresentou maior índice no parâmetro em questão, seguido da região Marajó II (15,22%). Em contrapartida os maiores índices de altura adequada para a idade nos anos de 2017 (85,91%) e 2018 (85,12%) foram obtidos na região Metropolitana I, já nos anos de 2019 (84,68%) e 2020 (87,49%) essa posição foi ocupada pela região de Carajás e em 2021 pela região Lago do Tucuruí (88,94%). No que se refere ao parâmetro IMC/idade, no ano de 2017, observou-se que na região Metropolitana II apresentou percentual elevado para magreza acentuada (4,2%), assim como para sobrepeso (9,8%) e obesidade (8,8%). Já no ano de 2021, a região do Araguaia destacou-se por apresentar elevados índices de magreza acentuada e magreza, respectivamente 5,39% e 4,63%. No entanto a região Metropolitana I apresentou menores índices de crianças eutróficas (54,24%) e maior percentual de crianças com risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade, respectivamente 18,34%, 9,40% e 9,73%, nota-se que a referida região apresenta quatro parâmetros de risco à saúde. Observou-se que as crianças das regiões de saúde dos municípios mais afastados da capital, com baixa cobertura da saúde, desenvolvimento social, moradia e emprego, apresentaram os maiores índices de baixa estatura para idade e magreza, assim como os menores índices de eutrofia e estatura adequada para idade. Entretanto, os infantos das regiões de saúde, na qual os municípios são mais desenvolvidos, apresentaram maior percentual de risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade. Por fim, tal estudo pretendeu ajudar a conhecer melhor a situação nutricional do estado, com o intuito de que se chegue ao conhecimento de todos, principalmente dos gestores públicos, os dados das regiões de saúde para que possa contribuir com o desenvolvimento de políticas de prevenção e/ou correção desses agravos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estado nutricional de crianças menores de cinco anos da região de saúde metropolitana I do estado do Pará-SISVAN web 2016 a 2020(2022) NONATO, Rosangela Santos; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879O objetivo deste trabalho é demonstrar o perfil nutricional de crianças de zero a cinco anos da Região de Saúde Metropolitana I entre os anos de 2016 a 2020. Para esse fim, utilizamos as informações extraídas do banco de dados do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN - WEB). A coleta desses dados foi realizada no período de agosto de 2021 a fevereiro de 2022. Os resultados demonstraram percentuais elevados de crianças com déficit nutricionais, como Peso Baixo para Idade, Estatura Baixa para Idade e IMC Baixo para Idade, assim como, percentual significativo de crianças Eutróficas e com Peso Elevado para Idade nos cincos municípios de onde foram extraídos os dados (Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará). Foi possível identificar que agravos nutricionais causados por fatores econômicos, demográficos e sociais, impactam diretamente no estado nutricional das crianças pertencentes à região de saúde metropolitana I. O trabalho contribui para a literatura ao relatar como os problemas relacionados às condições socioeconômica, demográfica e regional, impactam no desenvolvimento das crianças pelo país e no estado do Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo epidemiológico de uma série histórica de intoxicações pediátricas por saneantes no Pará(2009) PINTO, Max Alcolumbre; PARDAL, Pedro Pereira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4119202861923428Introdução: Uma das mais comuns emergências pediátricas é o envenenamento acidental por saneantes. Trabalhos sobre a incidência deste tipo de acidente, fatores de risco associados e as reais conseqüências na população do Pará e da Amazônia são raros. Objetivos: Estudar os aspectos epidemiológicos de uma série histórica de intoxicações pediátricas por saneantes no estado do Pará. Casuística e Métodos: Estudo observacional, transversal e descritivo de 420 casos de intoxicações por saneantes em crianças notificados ao CIT-Belém de 1998 a 2008. Resultados: Do total das ligações ao CIT no período, 420 (9,73%) foram sobre crianças menores de 14 anos intoxicadas por saneantes. A amostra evidenciou que 234 são do sexo masculino (56%) e 186 são do sexo feminino (44%); a faixa etária predominante foi de 1 – 4 anos com 322 vítimas (76%); a origem das ligações foi: hospitalar com 82% e 10% ligações foram realizadas do próprio local da exposição; a via oral foi mais prevalente (91%); quanto ao agente tóxico mais comum, 164 (39%) acidentes foram causados por produtos alvejantes e os corrosivos foram responsabilizados por 92 (22%) casos; 62% dos pacientes desenvolveram algum sinal ou sintoma; quanto à evolução, 100 (23%) necessitaram de internação e dessas, quatro (1%) evoluíram para óbito e apenas uma (0,25%) apresentou seqüela, a estenose do esôfago; em relação às circunstâncias envolvidas nos acidentes, apenas cinco (1,2%) foram tentativas de suicídio, e o restante foi considerado acidentes individuais. Conclusão: Os acidentes em crianças são freqüentes e por isso são necessários programas educacionais e adequação das embalagens dos produtos a fim de evitar esses eventos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores associados à transmissão da malária por P.vivax, no município de Anajás-PA(2019) RAMOS, Agostilina Renata dos Santos da Cruz; DUTRA, Claudia Daniele Tavares; http://lattes.cnpq.br/4293912171586268; DIAS, Rosa Maria; http://lattes.cnpq.br/3038917868989627Introdução. A malária é uma doença infecciosa, transmitida por protozoários do gênero Plasmodium e continua sendo uma das mais importantes doenças parasitárias que acomete anualmente milhões de pessoas. Objetivo: Investigar os fatores associados à transmissão da malária vivax, no município de Anajás-PA. Metodologia: Estudo caso-controle com crianças e adolescentes, na faixa etária de 02 a 16 anos no município de Anajás-PA. Os casos foram crianças e adolescentes com diagnóstico de malária vivax confirmado por meio do exame da gota espessa. Os controles foram crianças e adolescentes saudáveis sem história anterior de malária e com dois exames de gota espessa, negativos. Foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos e de medidas de prevenção. Resultados: Participaram do estudo 119 crianças e adolescentes, sendo 58 (48,7%) casos e 61 (51,3%) controles, residentes no município de Anajás-PA. A análise dos dados sociodemográficos mostra predominância do gênero masculino, sem diferença estatística nos grupos de estudo. No grupo caso, a maioria dos responsáveis apresentou ocupação autônoma (85,7%), recebia bolsa família (82,9%) e vivia com renda familiar com menos de 1 salário mínimo (62,2%), com diferença estatística significativa em relação ao grupo controle (p<0,05). A escolaridade das mães e ou responsáveis apresentou maior risco para a infecção com um OR não ajustado de 9,38 (IC%, 3,0129,21; p <0,0001) e OR ajustado de 6,44 (IC%, 1,9820,93; p= 0,0020). A renda familiar foi associada independentemente a um risco aumentado de infecção por malária vivax, na análise bivariada, com OR bruto de 2,54 (IC%, 1,185,45; p=0,0258). Em relação ao uso de medidas de prevenção, a ausência de esgotamento sanitário e de conhecimento sobre a forma de transmissão da infecção foram associados ao risco aumentado de infecção na análise bivariada com OR bruto de 19,44 (IC%, 4,3487,14; p<0,0001) e OR ajustado de 21,70 (IC%, 4,55103,42; p< 0,0001) e de OR bruto de 2,58 (IC% 1,116,00; p= 0,0425) e OR ajustado de 2,75 (IC%, 1,037,32; p= 0,0429), respectivamente. O mosquiteiro foi a medida de prevenção mais adotada independente dos grupos de estudo, (casos=82,8% e controles=86,9%) e o uso de tela na residência, foi a medida menos adotada (caso=10,3% e controle=14,8%). O estado nutricional não apresentou associação com a infecção por malária na população estudada. Conclusão: A maioria conhecia o modo de transmissão da malária e que a baixa escolaridade das mães ou responsáveis e a ausência de esgotamento sanitário adequado foram associadas à transmissão da malária vivax, no munícipio de Anajás.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Games and playing: a literature review on children learning english as a second language(2022-12-09) MESCOUTO, Adriely Mayara Pinheiro; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre a aprendizagem da Língua Inglesa em crianças, através de jogos e brincadeiras. O foco central é demonstrar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa da criança. Neste sentido, busca-se estabelecer relações significativas entre o lúdico e o ensino da Língua Inglesa, tendo como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico. A coleta de material se deu por meio de uma revisão narrativa de literatura em plataformas digitais, onde foram selecionados 1 TCC, 3 artigos, 3 dissertações e 1 tese, porém apenas 6 destes trabalhos corresponderam ao interesse da pesquisa. Os textos selecionados foram lidos, analisados e resumidos buscando responder à pergunta de pesquisa de compreender a contribuição do uso de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da língua inglesa em crianças. Os resultados aqui apresentados demonstram o quanto os jogos e brincadeiras são eficazes e criam ambientes motivadores para o aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Hábitos alimentares de crianças menores de dois anos na região metropolitana de Belém-Pa-Brasil.(2022) SOUSA, Douglas Monteiro de; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879Objetivo: o objetivo desta pesquisa foi descrever os hábitos alimentares de crianças menores de 2 anos de idade em 3 munícipios da Região Metropolitana de Belém-Pará-Brasil. Metodologia: Estudo transversal descritivo-analítico com aplicação de questionário on-line via google formulários, realizado em 3 munícipios da Região metropolitana de Belém, Pará. A amostra da pesquisa foi aleatória simples, constituída de responsáveis e/ ou cuidadores (maior de 18 anos), da criança menor de 24 meses, que foram alcançados através do compartilhamento de link por meio da internet. As perguntas formuladas no inquérito foram baseadas nos marcadores de consumo alimentar da plataforma do SISVAN, e acrescidos de perguntas referentes ao uso de bicos artificiais (chupeta e/ou mamadeira) e quanto ao consumo de alimentos regionais a criança. As variáveis estudadas foram mensuradas por meio do programa Microsoft Excel, e analisados no programa Bioestat 5.3, para estatística analítica foi utilizado o teste estatístico Kruskal-Wallis. Adotou-se como significância um alfa a 5%. Resultados: A amostra foi constituída de 221 respostas. Dos cuidadores (58.37%) possuíam entre 18 e 30 anos, (45.70%) eram solteiros e (55.66%) tinham apenas um filho, além de (40.72%) possuírem o ensino médio completo, e (32.58%) renda familiar mensal de até um salário-mínimo. Em relação as crianças, a maior parte (56.11%) eram do sexo masculino, com idade entre um a dois anos (74.21%). Constatou-se que todas as crianças de zero a seis meses estavam em aleitamento materno. No entanto, observou-se uma oferta precoce de outros alimentos, além do consumo de ultra processados por crianças de até dois anos, foi observado nas crianças de 1 a 2 anos que 4.44% já consumiam alimentos regionais. Quanto ao uso de bicos artificiais, houve predominância na faixa etária de crianças entre um a dois. Conclusão: A pesquisa evidenciou práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida, demonstrando a importância dos serviços de saúde em conjunto com os profissionais na disseminação de informações sobre amamentação e alimentação. São escassos estudos envolvendo a Região Metropolitana de Belém-Pará-Brasil sobre essa temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impacto da pandemia do covid-19 em crianças com transtorno do espectro autista(2024-03-15) COSTA, Giovanna vieira; FERREIRA, Isabela rodrigues pires; PIRES, Carla andrea avelar; http://lattes.cnpq.br/4043070406676676Objetivo: Analisar e descrever os impactos provocados pela pandemia de COVID-19 em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo, realizado com responsáveis por pacientes pertencentes ao espectro autista, realizado por meio de questionário online montado no Google Forms enviados em grupos que reúnem responsáveis de pessoas autistas em redes sociais, como o “Facebook” e o “WhatsApp”. Resultados e discussão: Observou-se que as crianças e adolescentes com TEA podem ser considerados mais vulneráveis à COVID-19, não devido à suscetibilidade às complicações do vírus, mas às características próprias do quadro clínico que dificultam a adequada compreensão do cenário pandêmico, assim como dificuldades em seguir as medidas sanitárias de controle e proteção (62,9%), o que predispõe esse grupo a maiores riscos de contaminação. Dentre as características mais fortemente impactadas pela pandemia, 64,3% dos entrevistados relataram alterações na saúde mental, agressividade, transtornos de sono, aumento da irritabilidade, aparecimento de condutas estereotipadas, além de impulsões e ataques de grito, além de que 58,6% declararam ter ocorrido diminuição da interação social da criança com TEA. Conclusão: Com a adoção de medidas de controle da pandemia do novo Coronavírus, foram observadas alterações nas práticas habituais para a maioria dos indivíduos com TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental(2019-09-03) ROCHA, Keise Barbosa; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412; https://orcid.org/0000-0001-5462-0668O artigo aborda a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Surgiu da inquietação de pesquisar a literatura infantil na prática docente. Tem por objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental e como específicos contextualizar historicamente a literatura infantil no processo ensino aprendizagem; Reconhecer a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar os fatores que contribuem para a apropriação da leitura nas crianças dos anos iniciais, por meio da literatura infantil. Como referencial teórico Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), entre outros. Este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo (GIL,1999; DEMO, 2007). Os resultados deste estudo consideram de grande importância a presença da literatura infantil, no primeiro ano do ensino fundamental, já que constitui caminho de várias linguagens possibilitando o desenvolvimento linguístico das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Incidência de escoliose em alunos do ensino fundamental: revisão bibliográfica(2022-07-15) MIRANDA, Merian Souza; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065Este estudo tem como tema os desvios posturais em estudantes do ensino fundamental: Revisão Bibliográfica. O objetivo do referido estudo foi investigar na literatura a incidência de possíveis desvios posturais, em especial, a escoliose que pode ser ocasionado pela má postura relacionada às carteiras escolares e ao uso de mochila por crianças do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão na literatura de artigos relacionados ao tema desvios posturais com ênfase na escoliose. Foram encontrados cerca de 34 artigos e por critério de exclusão eliminamos 20, foram usados cerca de 14 artigos para a investigação da incidência de escoliose em estudantes do ensino fundamental com idade entre 07 e 12 anos. Os resultados mostraram que o uso inadequado de mochilas e o peso destas, além da má postura adquirida pelos alunos nas salas de aula, influenciam no aparecimento de desvios posturais, sendo um destes a escoliose, além desses, outro fator que destacamos é a postura incorreta que alunos assumem, que é o resultado do desconforto provocado pela mobília usada nas escolas. Nesse sentido, podemos concluir que a escoliose está presente no ambiente escolar, porém, esses males podem ser minimizados se exercícios compensatórios forem ensinados aos alunos para melhorar a postura e prevenir possíveis algias, resultando na melhoria da qualidade de vida do escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infância e criança: um estudo no reassentamento urbano coletivo (RUC) São Joaquim, Altamira - PA(2021-09-10) CAVALCANTE, Taynara Aparecida de Sousa; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE Belo Monte) gerou significativas mudanças sociais e culturais no município de Altamira-Pará, alterando o cotidiano das crianças que viviam em áreas classificadas como zonas de risco e vulnerabilidade social. Essas crianças, juntamente com suas famílias, foram remanejadas para os chamados Reassentamento Urbano Coletivo (RUC), o que implicou em alterações dos seus modos de ser e de viver a infância. Nesse sentido, buscou-se analisar como as crianças (res)significam a infância nesse novo cenário habitacional. Trata-se de uma pesquisa etnográfica com abordagem qualitativa, realizada com cinquenta crianças de seis a doze anos de idade. Os resultados demonstram que o remanejamento das crianças e, consequentemente as quebra de vínculos, se desdobrou em experiências e vivências cotidianas diversificadas, resultando em novos arranjos espaciais e, sobretudo, em novas formas de ser e estar em diferentes lugares. Contudo, os novos arranjos espaciais, construídos pelas crianças, evidencia a existência dialógica entre a dimensão social e cultural de forma singular e significativa para os aspectos subjetivos, afetivos e de interação humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: uma breve pesquisa de campo realizada na E.M.E.I. Irmã Dulce no município de Novo Repartimento-PA(2018) ALVES, Rosiane Rocha; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Objetiva se descrever sobre a ludicidade na Educação Infantil enfatizando por meio de um estudo de campo realizado na E.M.E.I. Irmã Dulce verificando como os educadores, percebem de modo geral, sentindo dificuldade para transmitir conteúdos, que poderiam ser mais facilmente transmitido, se o professor utilizasse brincadeiras lúdicas para este fim, pois aprender de forma lúdica pode proporcionar muitos benefícios para as crianças, e as brincadeiras direcionadas ofertam às crianças um ambiente agradável e interessante; possibilitando assim, o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva. Desse modo a educação é um ato de busca, de troca, de interação e apropriação, sendo assim, é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam e interagem em busca do conhecimento, onde a infância é a fase que as crianças mais brincam. O lúdico na educação infantil deve dar ao professor a oportunidade de compreender os significados e a importância das brincadeiras para a educação. Providenciando um ambiente adequado para o jogo infantil, a criação de espaços e tempo para os jogos é uma das tarefas mais importantes para o professor. Para aquisição da coleta de dados dessa pesquisa usam-se os questionários que são distribuídos para cinco professores da educação infantil da referida escola, assim temos como sujeito desta pesquisa os professores da escola que se dispuseram participar, onde foram feito alguns questionamentos e cada um expôs o seu ponto de vista em relação ao trabalho do lúdico, percebendo assim que todos são bem focados e empenhados no processo ensino aprendizagem e de modo geral a aprendizagem acontece com dinamismo e significado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Método canguru e o estado nutricional do prematuro – uma revisão da literatura(2022) AUGUSTO, Bárbara Vitória Monteiro Reis; CARDOSO, Fabiana Costa; http://lattes.cnpq.br/4537594620744699; https://orcid.org/0000-0003-2420-5206; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879Introdução: O Método Canguru (MC) é um modelo de assistência humanizada na qual se utiliza de práticas minimamente invasivas através do contato pele a pele entre o bebê e da mãe ou demais familiares. Objetivos: Averiguar a literatura a respeito do Método Canguru e seus impactos no estado nutricional do pré-termo. Métodos: Tratou-se de um estudo qualitativo, com a utilização das normas de uma revisão bibliográfica. O período de coleta pelos meios eletrônicos publicados foi no período de 2017 a 2022. Resultados: O desenvolvimento fisiológico do bebê prematuro pode estar diretamente associado à prevalência do Método Canguru para minimizar procedimentos invasivos para o bebê. A amamentação durante o Método Canguru é um fator positivo para a contribuição da sua qualidade e influencia na sua exclusividade. Ademais, o contato pele a pele torna o vínculo afetivo mais forte e assim, auxilia na relação do binômio mãe-bebê. As intercorrências maternas são lesões mamárias e dores musculoesqueléticas. A equipe multiprofissional é essencial para a evolução do método canguru e conhecimento dos familiares sobre o método correto. Conclusão: O método canguru é fator positivo para o desenvolvimento do pré-termo. Por se tratar de uma tecnologia leve de tratamento, não invasiva e de fácil execução e econômico, deve ser estimuladoTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O mundo infantil Amazônico de crianças habitantes de territórios de águas: relações entre cultura e sociedade(2024-08-15) LOBATO, Adão de Jesus Farias; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O artigo traz como discussão o mundo infantil amazônico ribeirinho, partindo da ideia da criança como um ser ativo e imerso na cultura e na sociedade. Como objetivo propõe-se refletir sobre possíveis significações do mundo infantil de crianças habitantes de território de águas. O estudo é de cunho bibliográfico a partir das autoras Carvalho (2010), Brandão (2019), Trindade (2020) e Pojo; Freitas (2022) e, com base na experiência do autor principal, ser habitante da comunidade do rio Médio Tucumanduba, localizada no município de Abaetetuba/PA, e sempre em diálogo com as crianças em suas infâncias. Como resultado, podemos afirmar que o mundo infantil amazônico se encontra vivo e de autoria das crianças, sendo gestado a partir de relações que circundam o brincar, os afazeres e vivências em contato com a natureza amazônica, assim vão sendo constituídos seus processos identitários de tornar-se cidadão, beira-rio ou ribeirinho.