Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Assessment"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo e elaboração da matriz de reconhecimento de perigos e riscos em uma fábrica de papel no município de Belém/PA
    (2022-02-24) OLIVEIRA, Dayse Kellen Ferreira de; ANGELIM, Elaine Cristina de Souza; http://lattes.cnpq.br/8865671414276760
    As organizações vêm buscando novas soluções diante da possiblidade de grandes quantidades de ocorrências de acidente e incidentes. Assim, vêm procurando alternativas para antecipação, mapeamento, avaliação e propostas de tratativas para cada situação encontrada nos seus ambientes laborais. Novos sistemas de gerenciamento dos riscos e dos desvios1 encontrados nos locais onde são realizadas as atividades laborais vêm aumentando, demonstrando que estes recursos resultam na elevação dos benefícios no que tange aos conhecimentos dos riscos ambientais nas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores. Neste contexto, o método de mapeamento de riscos e mitigação proposto neste trabalho contribui para a melhoria nas condições laborais e redução no número de ocorrências que possam gerar acidentes. A implantação dessa ferramenta tem como principal objetivo a melhoria em seu processo produtivo e a ação preventiva no referente a antecipação de reconhecimento dos riscos e nas ações de mitigação para evitar que situações evidenciadas na pesquisa com potencial elevado possam gerar novas ocorrências. Ressalta-se que com o gerenciamento de risco estruturado pode-se excluir a elaboração da análise preliminar de risco (APR) e com isso a produção ganha tempo na execução de suas atividades. Além do que, com a elaboração da Matriz de Reconhecimento de Perigos e Risco a empresa terá seus perigos e riscos mapeados e otimizará seus processos devido à diminuição da perda de tempo, pois o tempo em média era de quarenta e oito horas para elaboração e liberação de uma APR, para então dar início às atividades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de um jogo didático como ferramenta avaliativa do ensino e aprendizagem de Química
    (2023-08-29) CARVALHO, Elane de Jesus Guilherme de; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228
    O presente trabalho descreve a aplicação de um jogo didático, a partir da adaptação do tradicional Jogo de tabuleiro, para revisão e avaliação dos conteúdos relacionados a classificação, balanceamentos e cálculos de reações químicas. A atividade foi aplicada para 31 alunos de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual Dr. Maroja Neto no município de São Domingos do Capim-PA, propiciando a análise do desenvolvimento da aprendizagem de forma diferenciada da perspectiva tradicional. A pesquisa foi desenvolvida durante a realização do estágio supervisionado IV, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, compreendendo as etapas de execução do jogo em sala de aula e consequentemente tendo como análise de avaliação as questões do jogo respondida por alunos em equipes. Foi observado que o jogo de tabuleiro das reações químicas apresentou-se como uma ferramenta positiva com a finalidade de motivar e desafiar os alunos a exporem sobre seus aprendizados de forma lúdica e prazerosa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso do Wordwall como estratégia avaliativa no ensino de Química: uma experiência didática no Ensino Médio em Igarapé-Açú-PA
    (2023-02-15) SANTOS, Ingrid Santos dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa educacional cujo o objetivo foi analisar aprendizagem de alunos do 2° ano do ensino médio de uma Escola Estadual utilizando como recurso uma atividade gamificada, desenvolvida na plataforma Wordwall para fixar o conteúdo de cinética química. A estruturação da estratégia didática consistiu em duas etapas. Na primeira, foi apresentado o conteúdo Cinética química de maneira dialogada destacando os aspectos conceituais com exemplificação cotidiana sobre os fatores determinantes na velocidade das reações. Na segunda etapa, utilizou-se a atividade gamificada do Wordwall para verificar se os alunos conseguiram assimilar o assunto. Para correlacionar possíveis avanços de aprendizagem, aplicou-se um questionário para sondagem de conhecimento prévio dos estudantes. Logo, ao analisar os resultados, evidenciou-se um percentual satisfatório de 50% de aprendizagem em relação ao conteúdo. Para além disso, é possível discorrer que as plataformas digitais que utilização a gamificação são essenciais nas aulas para diversificar o processo de fixação do ensino e revisão de aprendizagem, pois além de despertar o interesse dos alunos, facilitaram a identificação de aprendizagem de forma instantânea. Futuramente, novas investigações e testes para aprofundar a consolidação das aprendizagens a longo prazo, bem como a entrevistas sobre dificuldades específicas para responder/resolver as perguntas/desafios propostas pelo aplicativo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA