Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
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Navegando Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV por Assunto "Autism Spectrum Disorder"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID 19: um estudo de caso nas ações da ONG’MIM no município de Breves - Marajó(2021-10-08) COSTA, Fatima Indira de Oliveira; RODRIGUES, Lília Hellen dos Santos; MACHADO, Renata Aparecida Farias; http://lattes.cnpq.br/8211931558182927O presente artigo tem como foco principal, analisar resultados de estudos e percepções advindas do mapeamento realizado pela ONG’ Movimento pela Inclusão no Marajó – MIM com famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com vistas a investigar se as políticas públicas estão conseguindo alcançar as pessoas com TEA e seus familiares no município de Breves perfazendo um recorte no âmbito educacional. O problema que norteou a pesquisa foi: Que impactos a pandemia da Covid 19 ocasionou no âmbito educacional das crianças com Transtornos do Espectro Autista –TEA, no município de Breves ? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa sustentada por pesquisa bibliográfica, do tipo Estudo de Caso, na qual se usou como instrumentos de coleta de dados e informações o mapeamento executado pela ONG’MIM junto as famílias de pessoas com TEA no município. Quanto à análise e interpretação de dados e informações, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo. Como base teórica se usou Vieira et al. (2020), Brasil (1994), Dias, Santos e Abreu (2021), Nazari (2017), Mantoan (2006) entre outros. Os resultados apontam que são incipientes os olhares da academia para a temática em questão e que há necessidade de uma compreensão mais clara sobre os meandros do processo de inclusão escolar e de políticas efetivas para a pessoa com TEA município de BREVES, aponta ainda que as famílias necessitam de maior participação neste processo de inclusão, faz-se necessário se utilizar estratégias metodológicas que trabalhem as necessidades educacionais básicas destes discentes neste período pandêmico que trouxe tantas transformações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA(2019-10-18) ROMERO, Dieckson Miranda; GONÇALVES, Arlete Marinho; http://lattes.cnpq.br/7435727268429237; https://orcid.org/0000-0001-8194-3622O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias pedagógicas de atuação dos professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Chagas da Silva no município de Curralinho/PA, em uma sala “regular” com aluno autista, pois Autismo é um transtorno que se caracteriza por diferenciações no comportamento do sujeito, principalmente na área de comunicação e das interações sociais desde os primeiro anos de vida. A pesquisa é de cunho qualitativo. Buscou utilizar técnicas aproximadas da etnografia, obtidos nas entrevistas e diários de bordo. A análise dos dados foi feita levando em consideração a análise semântica de Bardin (2011). Com isso, percebeu-se que a forma coma a professora desenvolveu suas atividades em sala de aula com o autista são baseados em aulas expositivas em que os alunos da turma participam de forma constante, no entanto ainda há falta de compreensão em se trabalhar com o aluno autista a partir do conhecimento do aluno e de seus interesses. A relação dos alunos autistas com os colegas de escola ainda é restrita, pela falta de conhecimento das especificidades do aluno TEA, em especial quando o aluno estereotipo.