CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
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Navegando CANAN - Campus Universitário de Ananindeua por Assunto "Açaí"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise físico-química e espectrofotométrica de óleo de açaí (Euterpe oleracea Mart.)(2022-12-09) LIMA, Eliene Franco; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O objetivo de deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e espectrofotométrica de óleo de açaí degradado e comparar ao exigido pela legislação Brasileira. As análises físico-químicas realizadas foram: pH, Índice de acidez, densidade e índice de saponificação e para as análises espectrofotométrica verificou-se os dienos e trienos. Os métodos utilizados estão descritos no “Manual de Análises Laboratoriais de Saúde Pública de Alimentos” do Instituto Adolfo Lutz. Os resultados obtidos foram comparados com os limites descrito pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que fixa a identidade e os padrões mínimos de qualidade que os óleos vegetais devem obedecer. A análise espectrofotométrica se limitou a constatação da presença de dienos e trienos, através da análise dos espectros. Os resultados obtidos indicam que do ponto de vista físico-químico, o índice de acidez está acima do permitido pela legislação vigente para óleos prensados a frio, que é de 4,0 KOH/g não sendo permitido seu uso para fins alimentícios, por exemplo. O pH encontra-se dentro da normalidade. A respeito do índice de saponificação, o valor encontrado é baixo comparado aos valores encontrados por outros autores. Já a densidade do óleo de açaí degradado, possui valor semelhante ao encontrado por outros autores. Desse modo, por meio desses parâmetros, a amostra apresenta composição inapropriada para o consumo e uso cosméticos.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escola Açaí: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina(2018-08-16) FORTES, Robson Pena; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Este artigo é resultado da experiência docente no Sistema de Organização Modular de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro, zona ribeirinha do município de Igarapé-Miri/PA. A partir da percepção empírica, fruto do convívio no dia-a-dia da comunidade escolar, foi possível constatar a importância que a cultura do açaí significa na dinâmica social do povo ribeirinho miriense, incorporando hábitos, costumes, e relações como pertencimento, identificação econômicas, de trabalho e, de modo muito particular, as relações no ambiente escolar. Nesse sentido, a partir das aulas de História, tento perceber como o açaí pode ser utilizado como um elemento de compreensão do passado pelos professores de História como um objeto de ensino indispensável para entender a escola do campo, a sociedade em que vivemos, e os conflitos estabelecidos a partir da própria construção da identidade amazônica tocantina.