CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Determinação das propriedades de tração de compósitos de matriz epóxi reforçados com fibra de Guarumã(2018-02-05) PINHEIRO, Miriane Alexandrino; SILVA, Alisson Clay Rios da; http://lattes.cnpq.br/7389345867032737; CÂNDIDO, Verônica Scarpini; http://lattes.cnpq.br/8274665115727809A necessidade do desenvolvimento de materiais com propriedades diferenciadas, como bom desempenho mecânico, baixo custo e que sejam ambientalmente corretos, tem aumentado a cada dia. Neste contexto, destaca-se a busca pelo desenvolvimento de compósitos de matriz polimérica com reforço de fibras naturais. Estas fibras, possuem vantagens em relação às fibras sintéticas pois são encontradas em grandes quantidades e com facilidade, como é o caso do guarumã (Ischinosiphon koern) uma espécie abundante em regiões de várzeas. Neste trabalho, materiais compósitos de matriz epóxi reforçados por fibras de guarumã, foram analisados mecanicamente e microestruturalmente. O processo de fabricação dos materiais compósitos iniciou-se com a caracterização das fibras. Os corpos de prova foram produzidos em moldes de silicone e lixados para atender as especificações da norma ASTM D 638, para que fossem realizados os ensaios de resistência a tração, e posteriormente realizada a microscopia eletrônica de varredura para analisar a microestrutura do material fraturado. A partir dos valores obtidos após o ensaio de tração, observou-se que, apesar do baixo desempenho mecânico quando relacionado com a matriz, a adição de fibras de guarumã tende a um ligeiro reforço na matriz epoxídica. A caracterização microestrutural, revelou que os compósitos de matriz epóxi reforçados com fibras de guarumã, possuem um grande potencial, quando comparados a compósitos que possuem outras fibras naturais como reforço.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Incorporação de fibras curtas de bambu (Bambusa vulgaris) e resíduo industrial de caulim em compósitos de matriz polimérica: resistência à tração e fractografia(2018-02-05) BARBOSA, Karla Suellen Lino; COSTA, Deibson Silva da; http://lattes.cnpq.br/1521124351431087; SANTOS, Alessandro José Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/4473253556335182Atualmente os materiais compósitos tem ganhado destaque na sua fabricação e aplicação industrial. Pesquisadores tem demonstrado interesse nessa área de materiais devido seu desenvolvimento sustentável. Fibras vegetais e resíduos industriais que possuem descarte muitas vezes inadequado têm sido bastante procurados por pesquisadores como cargas para esses materiais compósitos. Neste trabalho foram produzidos materiais compósitos de matriz Poliéster Isoftálica com inserção de fibras vegetais de bambu nos comprimentos de 15 e 30 mm, compósitos com carga de resíduo industrial de caulim flint com granulometria de 100 mesh e compósitos híbridos resíduo/fibra. Os compósitos foram confeccionados de acordo com o método hand lay-up. Para cada série foram produzidos 6 (seis) corpos de prova. A matriz polimérica apresentou proporções de: catalisador 1 % e acelerador 1,5 %. As fibras inseridas tiveram valores de fração mássica de 1, 2 e 3 %, o resíduo industrial de caulim flint foram às frações de 10, 20, 30 e 40 % e os compósitos híbridos tiveram valores de: fibra 3 %/Resíduo 10 %, fibra 3 %/Resíduo 20 % e fibra 3 %/Resíduo 30 %. Foram realizados ensaios de tração dos compósitos pela norma ASTM D-3039 e análises da superfície de fratura através da microscopia eletrônica de varredura – MEV. Os resultados mostraram que houve aumento no limite de resistência a tração dos compósitos em relação à matriz plena. Os melhores resultados de limite de resistência foram: 41,89 MPa e 27,06 MPa para fibras de bambu 15 e 30 mm, respectivamente, ambas de proporção de 1 % de fibras; 31,44 MPa para resíduo de caulim flint; 24,47 MPa para compósitos híbridos 20 % de resíduo de caulim flint + 3 % de fibras de bambu 15 mm e 33,75 MPa para compósitos híbridos 20 % de resíduo de caulim flint + 3 % de fibras de bambu 30 mm. As análises morfológicas das superfícies de fraturas foram eficientes para a determinação dos mecanismos de falhas e características presentes nos materiais, onde os fenômenos de fibras dispostas transversalmente na direção do carregamento e fibras rompidas foram os mecanismos mais observados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da variabilidade climática na região de integração lago de Tucuruí, Estado do Pará(2018-03-15) NEVES JÚNIOR, Walter Luis Teixeira; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise espacial e temporal da variabilidade climática na Região de Integração (RI) Lago de Tucuruí, no Estado do Pará. Além de correlacionar os índices pluviométricos com os sistemas atmosféricos que caracterizam o clima da região, os mesmos foram associados com a formação do lago da usina hidrelétrica existente no local. Os dados pluviométricos foram obtidos de sete estações meteorológicas, e baixados do sistema HidroWeb/ ANA e do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa/INMET, de onde se obteve, também a normal climatológica completa da Estação de Tucuruí. Após a sistematização dos dados no software Hidro 1.3.0, eles foram organizados em planilhas do Microsoft Excel, para análise do regime pluviométrico e da sazonalidade para toda a RI no período 2000-2016 e, especificamente, para a Estação de Tucuruí a partir de 1972, tomando-se por parâmetro as normais climatológicas completas e provisórias estabelecidas pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Os resultados alcançados estiveram totalmente dentro do esperado para a atuação dos principais sistemas formadores de chuvas na Amazônia, com uma nítida variação sul-norte do regime pluviométrico. No que diz respeito à sazonalidade, confirmou-se a concentração das chuvas no verão e outono, enquanto no inverno tem-se um período mais seco. A classificação do grau de intensidade das chuvas indicou a influência do El Niño e La Niña nos eventos extremos de (sub) seca e chuvas na RI Lago de Tucuruí. As comparações entre as normais climatológicas completas e provisórias de Tucuruí mostraram uma ligeira elevação nos índices pluviométricos no período analisado (1972-2016), o que fornece elementos para supor uma mudança local no regime de chuvas entre as fases pré e pós-enchimento do reservatório da UHE de Tucuruí. Para a RI Lago de Tucuruí como um todo também se verificaram alterações ligeiras, principalmente a redução do total de chuvas no final do período mais chuvoso e no período menos chuvoso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identificação de zonas de vulnerabilidade em saúde na área de abrangência da UFS Guajará I - Ananindeua – PA(2018-03-16) SOUSA JÚNIOR, Gierre Martins de; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390A Estratégia da Saúde da Família (ESF), implantada em 1994 no Brasil pelo Ministério da Saúde, está integrada na Política Nacional da Saúde. As equipes da ESF atuam em territórios delimitados, designado como microáreas de atuação; o que significa que esse território possui características específicas e prioridades, que serão observadas a partir do diagnóstico situacional, o que contribuirá para a realização do planejamento e programação das ações e serviços de saúde. Nesta pesquisa, buscou-se indicar os espaços prioritários para intervenção pública nas zonas identificadas como de vulnerabilidade em saúde na USF Guajará I, Município de Ananindeua – PA, a partir do uso das geotecnologias aplicadas ao planejamento urbano. Aplicando o geoprocessamento e as geotecnologias, nas áreas de abrangência da USF Guajará I, foi possível cruzar os dados obtidos na unidade, in loco, com os dados censitários do IBGE e com a base cartográfica da OpenStreetMap, utilizando o SIG ArcMap como a principal ferramenta de trabalho. Por meio deste programa foi possível espacializar as informações, obtendo assim produtos cartográficos, com o intuito de realizar uma melhor interpretação dos fatos e, assim, localizar as zonas consideradas de vulnerabilidade em saúde. Para conseguir definir as zonas de vulnerabilidade em saúde dentro da área de abrangência da UBS Guajará, foi aplicado Processo Analítico Hierárquico (Analytic Hierarchy Process) Os mapas foram divididos em oito temas, sendo eles Domicílios e moradores, renda, educação, Abastecimento de água, Zonas de risco de transmissão de doenças por vetores, esgoto, Risco de contaminação de poços e nascentes próximos a fossas rudimentares (resultado da síntese dos dados de abastecimento de água via poços ou nascentes e esgotamentos sanitários via fossa rudimentares, utilizando de análise multifatorial via método AHP), lixo e infraestrutura. As zonas de vulnerabilidade em saúde foram divididas em 5 classes de baixíssima vulnerabilidade até a altíssima vulnerabilidade, e ficou patente que as regiões próximas às drenagens, popularmente conhecidas como “baixadas”, são muito mais vulneráveis, possuindo assim um maior risco de contágio a doenças. Contudo, as zonas de vulnerabilidade não somente ficam localizadas nesses pontos, como pode ser observado ao norte da área de estudo, onde mesmo sem nenhuma drenagem possui uma alta vulnerabilidade, encontrando-se, porém, igualmente, carências de serviços e de infraestrutura e um padrão socioeconômico de mais baixa renda.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Geoprocessamento aplicado à análise de adequabilidade para aterros sanitários na Região Imediata de Belém – PA(2018-03-16) SANTOS, Priscila Costa dos; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390A disposição final de resíduos sólidos é atualmente um dos grandes problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. O descarte em locais inadequados traz consequências prejudiciais tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde pública. Desta maneira, os impactos decorrentes especificamente da disposição final de resíduos sólidos podem ser mitigados através de estudos prévios na escolha de áreas aptas para instalação de aterros sanitários, pois, dentre as outras formas possíveis de disposição final (lixões e aterros controlados), o aterro sanitário é, potencialmente, o que se encontra mais adequado ambientalmente. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise utilizando técnicas de geoprocessamento para verificar áreas adequadas para a instalação de aterros sanitários na Região Imediata de Belém (RI-Belém), Estados do Pará, tendo em vista a adequabilidade às normas que orientam os critérios básicos para sua localização. Para esta análise fez-se uso das normatizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Nesse contexto, com o respaldo das instruções legais, pretende-se mostrar como o geoprocessamento é ferramenta essencial na escolha de áreas para construção de novos aterros, numa perspectiva sistêmica, ambiental e aplicada. Em ambiente SIG será realizado um mapeamento relacionado com os critérios da NBR 13896/1995 e com as resoluções do CONAMA 04/1995 e 428/2010 e posterior será feita uma análise multicritério pelo método AHP, onde serão obtidas as áreas adequadas para implantação de aterros na RI-Belém.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Simulação de vibrações em eixos através de mancais flexíveis(2018-06-15) OKADA, Henrique Yukio; ANDRADE, Luiz Cláudio Fialho; http://lattes.cnpq.br/3988224151528149As ligas com memória de forma são materiais metálicos que possuem a capacidade de recuperar sua forma inicial, eliminando deformações residuais quando submetidas a processos térmicos, onde ocorrem transformações microestruturais de fase. Estas ligas apresentam um enorme potencial em aplicações envolvidas no controle de vibrações de estruturas diversas, devido as mudanças de fase da liga, resultando em variações no módulo de elasticidade do material. Neste trabalho busca-se simular numericamente um mancal com memória de forma, com a finalidade de alterar a rigidez equivalente do mancal e, consequentemente, alterar a velocidade crítica do eixo de uma máquina rotativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da altura do leito de sinterização de finos de minério de ferro em um reator vertical de leito fixo para a produção de sínter(2018-07-24) DANIEL, Brenda Thayssa Figueira; SOUSA, Daniel José Lima de; http://lattes.cnpq.br/7807631055051705; NEVES, Alacid do Socorro Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4480788820987458O presente trabalho possui como objetivo a realização do processo de sinterização de finos de minério de ferro, moinha de carvão vegetal e adições, em três alturas, de um Reator de Leito Fixo e analisar os parâmetros do processo, bem como o desempenho do equipamento e a qualidade do sínter produzido. O referido processo tem como finalidade, a produção de um sínter para o processo de redução em altos-fornos. A resistência mecânica do sínter dependerá da quantidade e da composição da mistura de sinterização. Deste modo, os produtos obtidos foram caracterizados através de análises em DRX, MEV, EDS e FRX, submetido a testes de tamboreamento. Ao final pode-se afirmar que a melhor altura alcançada no leito de sinterização, dentre os três estudos aqui realizados, o Sínter 2, com a altura de 45 cm, obtive-se resultados satisfatórios, em temperaturas reais de sinterização e consequentemente gerando sínteres com boa qualidade para uma produção em planta piloto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os efeitos das queima de biomassa sobre a saúde humana no município de Marabá - PA(2018-07-27) DIAS, Yuri Alefh Saraiva; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390O estudo teve como objetivo investigar a associação dos focos de calor e queima de biomassa com as internações hospitalares na população na faixa etária de 0 a 89 anos de idade por doenças respiratórias (DRs), no período de (2007 a 2017). Os dados climáticos foram adquiridos no site do INMET no banco de dados que disponibiliza esses dados históricos. Os de focos de calor foram adquiridos no site do INPE e os dados de internação hospitalar foram obtidos pelo banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS – DATASUS). Métodos estatísticos foram utilizados, como a correlação de Pearson para correlacionar os dados dos fatores meteorológicos com os dados de internações hospitalares, os valores significativos foram considerados + 0.5 valores de correlação positiva ou – 0.5 de correlação negativa. Foi observado que a região de Marabá apresenta baixas umidade e precipitação nos meses de agosto, setembro e outubro, maior de temperatura e de focos de calor. As maiores taxas de internações foram observadas durante a estação chuvosa, entre março e junho. Observou-se associação positiva significativa das variáveis climáticas e dos focos de calor com as internações hospitalares por (DRs). No de 2007 em três casos temperatura e focos de calor, No ano de 2008, com temperatura e focos de calor, No ano de 2009, temperatura e umidade, No ano de 2010, temperatura e focos de calor, No ano de 2011, temperatura e focos de calor, No ano de 2012, precipitação e umidade, No ano de 2013, precipitação, umidade, temperatura e com focos de calor, No ano de 2014, temperatura e focos de calor, No ano de 2015, temperatura focos de calor e umidade, No ano de 2016, temperatura e focos de calor, No ano de 2017, precipitação, temperatura e umidade. Além de se utilizar o índice de Moran I, para a criação de mapa cluster e gráfico de dispersão, com o intuito de fazer uma autocorrelação espacial dos focos de calor com a população residente no ano de 2010.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Técnicas de modelagem de superfície: comparação do SRTM e Alos pausar na geração do modelo digital terreno(2018-07-27) ALMEIDA, Erlen Assis de; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre a qualidade do modelo digital do terreno gerado através do processamento das imagens do ALOS PALSAR e SRTM, almejando representar cartograficamente a modelagem da superfície do setor sul do município de Colares. Para tanto, utilizou-se o SIG Arcgis 10.5.1 como plataforma de processamento das imagens, bem como a finalização do layout dos resultados. A comparação destes realizou-se antes e após a efetivação de correção radiométrica de ambas. Além de avaliar os resultados entre o processamento das duas imagens, correlacionou-se com as informações geomorfológicas do sector de estudo, produzidas pelo Barbosa (2007), almejando inferir a discrepância entre os valores alcançados e reais, diante da impossibilidade de realizar um levantamento de campo com maior precisão. Deste modo, entre os resultados adquiridos, o MDE que apresentar melhores resultados na geração do Modelo Digital do Terreno (MDT) foi o SRTM, em função da especificidade radiométrica do sensor utilizado para a aquisição das imagens, muito embora agregando menor resolução espacial do que ALOS PALSAR.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo experimental de um difusor cônico aplicado a um microgerador eólico(2018-08-02) TANOUE, Atamy Reis; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O difusor cônico instalado em volta da turbina causa um aumento na velocidade do vento que incide sobre o seu rotor, acarretando em um aumento de eficiência na geração de energia elétrica. Uma vez conhecido o comportamento do vento no interior do difusor, pode-se determinar a região ideal para a instalação da turbina (maiores velocidades), de modo a aproveitar a maior energia cinética disponível. Este aumento global na velocidade do vento que chega ao rotor da turbina ocasiona um aumento na extração de energia. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o aumento da geração de energia elétrica de uma turbina eólica com a instalação de difusores cônicos, além de um levantamento experimental acerca do comportamento do escoamento de ar em um difusor cônico. Desta forma, além de avaliar a influência da geometria do difusor na geração de energia elétrica, o trabalho busca levantar informações que complementem o modelo matemático proposto por Barbosa (2013), o qual prevê a distribuição de velocidades no interior do difusor em função de sua geometria. Os resultados obtidos por este trabalho indicaram que de fato há o aumento de tensão em função da presença do difusor em torno da turbina, o aumento de velocidade foi da ordem de 21%, enquanto que o aumento de velocidade tensão elétrica foi da ordem de 16%. Mostrou também que o comportamento obtido é compatível com a literatura disponível e com os resultados de trabalhos acerca da temática.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paulo de Tarso no ensino de História Antiga: possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula(2018-08-10) BARROS, Alberto Daniel Pereira de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula para auxiliar no Ensino de História Antiga, principalmente nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em cujo currículo os conteúdos sobre Antiguidade são apresentados e devem ser ensinados. Para tanto, será realizado, em princípio, um breve panorama do Ensino de História Antiga e suas dificuldades relacionadas à execução dos requisitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que através dos seus pré-requisitos influencia nos conteúdos de História ministrados em sala, que precisam estar em harmonia com o que o exame exige. Também serão levantadas possíveis formas de emprego dos textos bíblicos relacionados com a vida e a obra de Paulo de Tarso, os usos desses escritos como documento histórico do primeiro século, que pode nos oferecer um cenário do cotidiano das pessoas na sociedade romana da antiguidade.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso da música como recurso pedagógico no ensino de História(2018-08-12) SANTOS, Everton Antônio Reis Dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música como recurso didático por professores para a aprendizagem de História em escolas de educação básica. A pesquisa é descritiva, qualitativa, e utiliza a pesquisa informatizada como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas pela pesquisa procuram demonstrar como a música pode ser utilizada como estratégia para o ensino da disciplina de História. São discutidos estudos entre os artigos publicados, buscando analisar como a música pode ser utilizada como estratégia pedagógica para contribuir para o ensino de História.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Histórias que flutuam(2018-08-13) OLIVEIRA, Ana Vieira de; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248A pesquisa foi realizada em sala de aula com quatro turmas de sexto ano do ensino fundamental no município de Salvaterra situado no arquipélago do Marajó, com objetivo de reconhecer os saberes e aprendizagens desses estudantes sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas, observando que é o primeiro contato do aluno com a história como disciplina e ciência, perceber como esses estudantes acrescentam ou não elementos naturais e a paisagem como atores e fatores desses acontecimentos, levando em consideração que todo conhecimento histórico que ele traz até aqui é construção do seu meio social e da introdução feita por professores no fundamental menor, do primeiro ao quinto ano, onde o objetivo principal é a alfabetização e as primeiras operações matemáticas. Como iremos reconhecer e lidar com essa construção tentando introduzir as bibliografias para também contribuir para formação, colocando os acontecimentos históricos dentro de um cenário, que influencia totalmente no seu andamento.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre tranças e turbantes: análise de uma experiência decolonial em sala de aula(2018-08-13) SILVA, Juliene Dias da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509A finalidade deste artigo é propor novas possibilidades referentes ao ensino de história africana e afro-brasileira, por meio de projetos educacionais, sendo mensurado seus resultados por meio de produções textuais dos discentes dos sétimos anos do Colégio São José, localizado no município de Castanhal-PA, antes e após a execução de oficinas aplicadas aos mesmos, considerando e destacando a relevância de se trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula. Este artigo tem como objetivo, destacar os resultados e as mudanças ocorridas nos mesmos, e assim ampliar os conhecimentos em relação a propostas de trabalho referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, refletir acerca de sua importância para a vida da escola. Discutir e combater o preconceito racial presente no espaço escolar, rompendo o silêncio e a negação que se impôs historicamente sobre essa realidade de modo a positivar as relações étnico-raciais. Para tanto, primeiramente será realizado uma discussão teórica acerca das questões étnico-raciais e educação decolonial e os temas relacionados aos mesmos. Em seguida, será apresentado o produto educacional o qual norteia o presente artigo, e por último será exposto os resultados da aplicação do projeto aos alunos da educação básica do município de Castanhal-PA.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental para além da legislação: uma perspectiva sobre o Ensino de História e Natureza(2018-08-13) VALE, Blenda Carvalho do; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248O presente artigo tem por objetivo, trazer uma análise sobre as dificuldades de inserção da educação ambiental no âmbito escolar, prevista sobre a égide da legislação que trata sobre este tema, com ênfase na educação formal e no ensino de História. Analisando sua obrigatoriedade em todos os níveis de ensino, bem como, constatando como o ensino de História, mais precisamente a história ambiental, se faz de suma importância para a efetivação deste direito. Visto que o debate ambiental trazido pela história, ajuda a iniciar o processo de construção de uma consciência sustentável no aluno, e a percepção deste, como um dos agentes principais no processo histórico.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Sala de aula quilombola e o caixote histórico: experiências de um aprendizado significante(2018-08-14) SILVA, Maria Cristina da Cruz; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com suportes didáticos para dinamizar o Ensino de História na sala de aula da Educação Básica, em virtude da necessidade de propor novas abordagens que possibilitem a ampliação do conhecimento no ambiente escolar quilombola. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que se caracteriza como um importante meio de estudo para elaborar conhecimentos relacionados ao tema em tela, com aplicação de experiências didáticas em sala de aula. Neste contexto ganha destaque as teorias da História e da Pedagogia como áreas curriculares relevantes na ampliação do conhecimento histórico. Nesta discussão nos debruçamos para dialogar sobre o saber local ventilado na escola quilombola e destacar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, evidenciando as especificidades do espaço escolar e perceber como o conhecimento histórico é percebido no âmbito escolar. Nesta perspectiva foi valorizado o Caixote Histórico, produto didático idealizado como resultado da aprendizagem do Curso de Especialização em Ensino de História promovido pela Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua. Quanto aos resultados constatamos por meio da realização de atividades com o produto supracitado que é possível romper práticas tradicionais, desenvolvendo métodos para tornar a aprendizado de História significante.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e Direitos Humanos: uma proposta aplicada a partir do projeto Direitos Humana em Cena(2018-08-15) FARIAS, Marilin Genezareth de Oliveira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934O presente trabalho se propõe a discutir os Direitos Humanos a luz dos conceitos histórico-filosóficos, e a possível relação com o Ensino de Historia. Para isso, analisaram-se os PCN’s de História, Temas Transversais e a BNCC, correlacionando os conteúdos e objetivos de ensino, com a temática dos Direitos Humanos. Metodologicamente o trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, análise de documentos escritos, e pesquisa participante, na qual fora aplicado o projeto Direitos Humanos em Cena, na rede Estadual de ensino. Como resultado, podemos apontar a relevância do tema ao ser tratado no contexto educacional, dentro da disciplina de História, como mais um campo que se abre para as novas abordagens do Ensino de História.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escola Açaí: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina(2018-08-16) FORTES, Robson Pena; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Este artigo é resultado da experiência docente no Sistema de Organização Modular de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro, zona ribeirinha do município de Igarapé-Miri/PA. A partir da percepção empírica, fruto do convívio no dia-a-dia da comunidade escolar, foi possível constatar a importância que a cultura do açaí significa na dinâmica social do povo ribeirinho miriense, incorporando hábitos, costumes, e relações como pertencimento, identificação econômicas, de trabalho e, de modo muito particular, as relações no ambiente escolar. Nesse sentido, a partir das aulas de História, tento perceber como o açaí pode ser utilizado como um elemento de compreensão do passado pelos professores de História como um objeto de ensino indispensável para entender a escola do campo, a sociedade em que vivemos, e os conflitos estabelecidos a partir da própria construção da identidade amazônica tocantina.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Onde está Tereza?: a “presença” da mulher negra no livro didático(2018-08-17) SENNA, Daniela de Oliveira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255Recai sobre a mulher negra o silêncio das fontes. A historiografia ocultou, na maioria das vezes, as ações femininas de maior relevância restringindo-se a citar alguns fatos mais simples e a colocar as mulheres, em geral e, em particular, as negras, em lugar de subordinação, ou seja, sempre na retaguarda dos homens ou esperando por eles. Essa construção histórica materializa-se nas representações presentes no livro didático, instrumento tão difundido nas escolas brasileiras. Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho é compreender como a mulher negra tem sido abordada no livro didático de História (LDH). Ele expressa um corpo de ideias e de percepções que são correntes na sociedade e no meio acadêmico, é um instrumento pedagógico de grande alcance que tem sido disputado por diversos campos de saberes, nele a presença da mulher é subsumida, da mulher negra é praticamente invisível. Contudo, ficou evidente a importância que adquire no cotidiano escolar, constituindo uma ferramenta pedagógica de grande amplitude e alcance, o que representa, por si só, um ganho positivo. No entanto, ele requer atualizações e, quem sabe, apoio. Nesse sentido, e de forma propositiva, buscou-se a construção de um recurso pedagógico complementar, as tiras em quadrinhos.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista(2018-08-18) AMORIM, Christian Denys Martins; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.