Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS
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Navegando Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS por Assunto "Activities of daily living"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das intervenções terapêuticas ocupacionais com pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: estudo de caso(2016) SILVA, Camila Nunes da; SANTOS, Jaqueline Pamela Moraes dos; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691A DPOC é uma doença respiratória prevenível e tratável, caracterizada por obstrução crônica ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível. Essa obstrução é progressiva e está relacionada à resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas e/ou gases tóxicos, sobretudo a fumaça de cigarro. O processo de reabilitação pulmonar destes pacientes envolve equipe multiprofissional. O terapeuta ocupacional é um dos profissionais que compõem esta equipe, no entanto, existem poucas evidências descritas na literatura acerca das contribuições da Terapia Ocupacional. Assim, esta pesquisa buscou verificar as consequências da intervenção da Terapia Ocupacional com pacientes com DPOC. Para tanto, foi desenvolvido um estudo experimental de caso único com 02 pacientes com DPOC. Primeiramente, foi realizada anamnese e avaliação inicial com o intuito de se obter o perfil ocupacional dos mesmos. Além disso, foram utilizados como instrumentos avaliativos o Índice de Barthel e a Escala de Lawton e Brody. Em seguida, foram desenvolvidas as sessões de Terapia Ocupacional de acordo com a demanda dos pacientes. Ao longo dos atendimentos, observouse uma melhora significativa no desempenho ocupacional dos pacientes após as intervenções de Terapia Ocupacional. De forma geral, o estudo de caso único demonstrou que a terapia ocupacional possibilitou por meio de atividades respiratórias, conservação de energia e Tecnologia Assistiva, o ganho de independência nas atividades já realizadas e atuando como facilitadora no engajamento de ocupações que deixaram de ser realizadas por conta das limitações ocasionadas pela DPOC.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do terapeuta ocupacional em unidade de terapia intensiva: uma revisão sistemática(2021) BITTENCOURT, Estéfanny da SIlva; MOREIRA, Paula Silva; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632; https://orcid.org/0000-0002-4792-5110; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659Introdução: A participação do terapeuta ocupacional (TO) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ainda é discreta no Brasil, talvez, por isso, haja pouca discussão das intervenções e inserção do profissional nessa área. Objetivo: Sintetizar as atuações do TO para restabelecimento da função em pacientes adultos internados na UTI mais frequentemente descritas na literatura especializada. Método: Revisão Sistemática baseada na recomendação PRISMA. A busca dos estudos foi realizada nas plataformas Cochrane, PubMed, OTSeek e PEDro, utilizando os termos de busca “Occupational Therapy”, no título ou resumo, (AND) “Intensive Care Unit” (OR) “Critical Illness” (OR) “Critical Care”, em outras partes do texto. Foram incluídos textos em língua inglesa e publicados nos últimos 20 anos. Excluiu-se textos que abordavam UTI pediátrica/neonatal, doenças psiquiátricas e artigos de revisão. Dois pesquisadores independentes selecionaram os artigos e a concordância foi submetida à análise Kappa. O nível de evidência e a qualidade metodológica dos estudos incluídos foram avaliados pela Escala PEDro e pela Ferramenta de Colaboração Cochrane, respectivamente. Resultados: As principais intervenções foram relativas ao treino de Atividades de Vida Diária (AVDs) e tarefas relacionadas às Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Essas atribuições privativas da profissão ocorreram isoladamente ou com fisioterapeutas. As sessões, excluídos os critérios de contraindicação, aconteceram precocemente (24-48h). Conclusão: Os achados evidenciam intervenções de mobilização precoce, seguidas por práticas de treino de AVDs/ AIVDs. Ademais, é notado que a atuação do terapeuta ocupacional na UTI está em elaboração. Estudos sobre outros efeitos da internação prolongada na UTI devem ser conduzidos. Registro PROSPERO: CRD42020214615.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento neuropsicomotor e desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças em uma unidade de educação infantil(2018) SANTOS, Danielle Vieira dos; PATROCINIO, Kátia Cristiana Fernandes do; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor e o desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças no início da vida escolar. Para isso, realizou se um estudo longitudinal, de caráter descritivo exploratório, de natureza observacional e abordagem quantitativa dos dados. Participaram desta pesquisa 11 crianças com idade entre 1 a 2 anos (média= 2,1; DP= 3,6), matriculadas no Maternal I da Unidade de Educação Infantil da Caripunas, no município de Belém, no ano letivo de 2017. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Criança (QCC), para coletar dados referentes as suas características biopsicossociais e socioeconômicas da família, o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (Denver II), para a avaliação do DNPM, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), para a avalição do desempenho funcional nas AVD, e o Diário de Campo, para registar informações complementares. Os resultados do Denver II apontaram que a maioria das crianças apresentou DNPM suspeito de atraso (54,5%) no Tempo 1, com aumento deste percentual de suspeita de atraso no Tempo 2 (63,6%). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no PEDI nos tempos 1 e 2 nas áreas Habilidade Funcional de Autocuidado (p=0,008), na Habilidade de Função Social (p= 0,008), e na Assistência do Cuidador nas áreas de autocuidado (p=0,007) e função social (p=0,01). Além disso, os resultados indicaram que, no Tempo 1, a maioria das crianças que apresentaram DNPM normal, no Denver II, tiveram o desempenho funcional acima da média dos escores normativos, no PEDI, nas Habilidades Funcionais de autocuidado (75%) e função social (75%) e na Assistência do Cuidador em autocuidado (62,5%) e em função social (75%). Já no tempo 2, observou se que a maioria das crianças que estavam acima da média dos escores normativos nas Habilidades Funcionais e na Assistência do Cuidador, não possuíram DNPM normal. Entretanto, ao se analisar separadamente o desempenho funcional das crianças que estavam acima da média dos escores normativos com cada domínio do DNPM, observou se que a maioria das crianças apresentou DNPM normal nos domínios pessoal social, motor fino e motor amplo, sendo o menor percentual no domínio da linguagem. Os achados apontam a importância da estimulação do desenvolvimento infantil, dentro do contexto escolar, de modo a favorecer os aspectos educacionais e desenvolvimentais da criança. Além disso, faz se necessário ofertar um ambiente adequado às necessidades da criança, que potencialize sua autonomia, independência e o desenvolvimento das habilidades funcionais para o engajamento na vida cotidiana. Notou se ainda, a importância da atuação mais efetiva da equipe multiprofissional dentro do contexto da educação infantil, destacando se o papel do terapeuta ocupacional na vigilância, promoção e prevenção de riscos ao desenvolvimento e ao desempenho funcional infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática clínica em terapia ocupacional focada em cinesioatividade e treino de AVD favorece a recuperação de independência em paciente com acidente vascular encefálico(2017) LOBO, Denis Carvalho; CRUZ, Michelle Jacob da; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632Objetivo: Apresentar evidências sobre a eficácia de abordagens específicas da Terapia Ocupacional como o Treino de Atividades Vida Diária e a Cinesioatividade com uma paciente sobrevivente de AVE. Metodologia: Este trabalho é de cunho quantitativo tratandose de um estudo de caso, cujo indivíduo selecionado manifesta hemiparesia no lado esquerdo desencadeada por evento isquêmico encefálico, tem como principal queixa não conseguir desempenhar as atividades básicas de forma independente e a dificuldade de locomoção. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: anamnese, MIF, Mini Mental, Escala visual analógica, MRC e monofilamentos de Semmes Weinstein (MSW). Os procedimentos foram registrados em prontuário e executados em vintes sessões, onde as dez primeiras corresponderam a cinco sessões de cinesioatividade e cinco sessões de treino de AVD e as últimas dez sessões posteriores destes procedimentos foram desempenhados de forma intercalada. Os dados gerados foram plotados no Programa Graph Pad, Prism – 6.0 para realização de estatística descritiva pela aplicação da Análise de Variância (ANOVA), PósTeste de Tukey e índice de significância estimada para p<0,05. Os gráficos foram editados em coluna para apresentar Média e Desvio Padrão. Resultados: A cinesioatividade e treino de AVD favoreceram a recuperação do estado funcional dado pela MIF (Normal, 7,0±0,0; Alta, 6,26±1,19 – p>0,05). Os resultados encontrados no MRC revelaram que o ganho no grau de força muscular aconteceu em todo hemicorpo acometido, sem diferença estatística entres membros superiores saudável e acometido (Direito, 4,71±0,35; Alta, 4,43±,53 – p>0,05). A sensibilidade tátil da mão acometida respondeu de forma positiva ao tratamento, ao ponto de não existir significância estatística entre a sensibilidade da mão direita e a esquerda (Direita, 0,62±,86; Alta, 2,4±0,89 – p>0,05). Porém não houveram alterações do estado geral de manifestação álgica pelo corpo da paciente e os dados relativos a amplitude articular de movimento acabaram não evidenciando ganhos contundentes. Conclusão: A utilização do treino de AVDs e tarefas baseadas na Cinesioatividade no processo de reabilitação neurológica foram eficazes no estudo para minimizar as incapacidades e deficiências, acima de tudo por estimular e desenvolver habilidades no Desempenho Ocupacional geral. Em particular, a Cinesioatividade apesar de estar comumente presente durante as intervenções de terapeutas ocupacionais ainda é uma abordagem com pouca apresentação na literatura especializada, o que torna esse manuscrito um dos poucos estudos que apontam benefício dessa prática em reabilitação. Os achados aqui apresentados ainda carecem de aprofundamentos no que tange, por exemplo, o percentual de contribuição de cada abordagem para a recuperação da paciente. Mas corrobora com publicações que evidenciam a eficácia de intervenções específicas da Terapia Ocupacional nas Ciências da Reabilitação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura(2019) ROCHA, Larissa Monteiro; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; LIMA, Anne Abreu de; http://lattes.cnpq.br/2898867544310054O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acarreta em diversos comprometimentos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas habilidades, entre elas, as Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Considerando que o treino de AVDs e AIVDs compete ao Terapeuta Ocupacional, e há décadas, a eficácia de procedimentos, baseados na Análise do Comportamento Aplicada, tem sido comprovada no tratamento dessa população, inclusive no ensino dessas habilidades, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão dos estudos sobre os procedimentos analítico comportamentais utilizados no treino de AVDs e AIVDs, com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Procedeu-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de consultas aos indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicas. Depois de aplicados os critérios de inclusão, dez estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que os procedimentos utilizados foram os de Vídeo Modelação e Encadeamento e estes mostraram-se efetivos e com possível potencial de serem empregados na prática da Terapia Ocupacional para ensinar habilidades de vida diária para crianças e adolescentes com TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre funcionalidade e satisfação em pacientes acometidos por acidente vascular encefálico: o uso da reabilitação cognitiva por meio das atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária(2016) FAZZI, Graziela Cabral; SILVA, Sally Carol Viana da; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) compromete as funções das áreas cerebrais acometidas, podendo afetar funções sensório-motoras, cognitivas e comportamentais, ocasionando em déficits que comprometem a funcionalidade, interferindo nas ocupações, podendo influenciar negativamente na satisfação do indivíduo e na participação na realização das AVD’s e AIVD’s. Objetivo: Entender a relação entre funcionalidade e a satisfação na realização das AVD’s e AIVD’s em pacientes acometidos por AVE, por meio da abordagem da reabilitação cognitiva. Metodologia: O estudo se caracteriza como pesquisa longitudinal de pré e pós intervenção, de cunho qualitativo por meio de estudo de caso único, de paciente acometida por AVE, os atendimentos foram realizados em ambulatório e em domicílio, pelo período de Maio a Agosto de 2016, configurando-se em 17 atendimentos, a coleta de dados foi realizada no inicio e ao final da pesquisa, por meio dos protocolos KATZ, MIF, COPM e por meio de registro das evoluções, a fim de mensurar a funcionalidade, e avaliar a satisfação dos indivíduos na realização das AVD’s e AIVD’s. Resultados: O índice de KATZ na avaliação inicial apresentou dependência necessitando de ajuda humana nas AVD’s de vestir, alimentação, e transferir-se, e na reavaliação constatou independência em todas as AVD’s. A MIF apresentou na avaliação inicial dependência modificada e na reavaliação pontuou como independência total ou modificada. A COPM apresentou na escore de mudança no desempenho 25 pontos e na satisfação 29 pontos. Os registros das evoluções corroboram com os resultados dos protocolos. Discussão: Os resultados apresentaram melhora significativa na funcionalidade e na satisfação das AVD’s e AIVD’s, havendo relação entre ambos, sendo constatado por meio dos resultados dos protocolos e por meio da analise das evoluções das sessões. Conclusão: Desta forma a Funcionalidade e a Satisfação possuem uma intrínseca relação no processo de Reabilitação cognitiva com enfoque nas AVD’s e AIVD’s, em pacientes acometidos por AVE, assim contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos pacientes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terapia ocupacional, gameterapia e atividade de vida diária (AVD): estudo de caso com uma criança com paralisia cerebral(2019) FARIAS, Wânglea Amorim; CONCEIÇÃO, Karoline Faro da; http://lattes.cnpq.br/7355155602176564; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645A Paralisia Cerebral é uma lesão no Sistema Nervoso Central (SNC) da criança que pode ocorrer nos períodos pré, peri e pós natal, descrita como um distúrbio nos movimentos e na postura da criança, causando movimento desordenado, estereotipado e limitado, pois tem baixo controle das atividades musculares. Apesar de não ser progressiva, afeta o desenvolvimento da criança, podendo repercutir em atrasos motores, cognitivos e funcionais, tais como: sentar, andar, falar e escrever. Além disso, tem reflexo no engajamento ocupacional, como por exemplo, nas atividades de vida diária (AVD). Logo, a Terapia Ocupacional que tem por objeto de estudo a ocupação, objetiva na reabilitação favorecer a melhora funcional para que a criança seja autônoma e independente nas suas ocupações, de maneira especial, nas AVD´s. A Gameterapia, que é o uso da realidade virtual na terapia do paciente, diferencia-se das formas de reabilitação convencional para o tratamento da Paralisia Cerebral. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a efetividade de uma intervenção terapêutica ocupacional, pelo uso da Gameterapia, no desempenho ocupacional das atividades de vida diária de uma criança com Paralisia Cerebral. Trata-se de uma pesquisa do tipo experimental de caráter quantitativo utilizando os protocolos: Gross Motor Function Measure (GMFM), objetivando verificar o desempenho motor, e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) para verificar o desempenho nas AVDs. Foi um estudo de delineamento longitudinal, com base em um caso, com a avaliação através destes instrumentos, seguida de intervenção consistindo 20 sessões com a gameterapia e reavaliação através dos mesmos. Os resultados sugerem que houve uma melhora no desempenho em AVDs da criança assim como nos scores do paciente nos dois instrumentos utilizados COPM onde houve ganho no desempenho das AVDs no vestir; banho; mobilidade funcional e grooming (higiene), assim como no GMFM: que mostrou crescimento nas dimensões A; C; D e E. Conclui-se que este estudo contribuiu com a pesquisa e a assistência na área da reabilitação física com crianças com paralisia cerebral, identificando os benefícios motores e ocupacionais que o uso da Gameterapia pode proporcionar para a vida funcional da criança, de maneira especial nas suas atividades de vida diária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software(2018) SENA, José Lucas Oliveira de Sena; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659O TEA é um transtorno do desenvolvimento que em meio a um conjunto de sintomas apresentados, desde o início da primeira infância, limitam ou prejudicam o desenvolvimento de tarefas diárias. Nesse cenário, compreende-se a relevância do terapeuta ocupacional a vislumbrar ações no cotidiano que gerem possibilidades e estimule potencialidades do sujeito, de modo a favorecer seu engajamento em ocupações e o seu desempenho ocupacional. Objetivou-se, neste estudo, comparar o efeito do uso combinado do treino convencional de Atividades de Vida Diária (AVD’s) e a intervenção a partir de um software com o uso isolado dos mesmos sobre o desempenho ocupacional de crianças com TEA nas atividades de escovar os dentes, vestir e despir. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de delineamento experimental de sujeito único, a partir da análise de linha de base e pós-teste em uma amostra de quatro crianças diagnosticadas com TEA. Utilizou-se como instrumentos de pesquisas: a) entrevista semiestruturada, b) escala Childhood Autism Rating Scale (CARS), c) escala de autocuidado inclusa no Protocolo Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e, d) folhas de registro. Esta pesquisa apresentou resultados favoráveis quanto ao ganho de habilidades funcionais a partir do treino da AVD’s de vestir, despir e escovar os dentes em quatro crianças com TEA. Sendo que o treino convencional e o treino combinado foram os que apresentaram os melhores resultados mediante ao ensino, aprendizagem e generalização nas atividades em questão. Estima-se que este estudo contribuiu para sistematização do treino de AVD’s em crianças com autismo, instigando possibilidades de intervenções a partir da informatização somada a intervenção convencional. Além de possibilitar aproximações da Terapia Ocupacional e análise do comportamento no processo terapêutico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso da videomodelação e/ou vídeo prompt no ensino de AVDs para crianças com TEA: uma revisão da literatura(2022) ARAUJO, Elana de Cassia da Silva; MORAIS, Jessica Suellem Nascimento de; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459Introdução: Crianças diagnosticadas com TEA podem apresentar dificuldade em aprender ocupações como as AVDs. A videomodelação (VM) apresenta-se como uma ferramenta eficiente para o ensino dessas ocupações, no entanto, ainda há casos de insucesso no seu uso, o que torna importante a realização de uma revisão da literatura. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica das publicações sobre o uso de VM e VP para o ensino de atividades da vida diária para crianças com TEA. Método: O presente estudo é uma revisão da literatura, cujos critérios de inclusão foram: 1) estudos de pesquisa experimental, quase -experimental ou de sujeito único com resultados qualitativos; 2) publicações em periódicos revisado por pares; 3) um ou mais participantes com TEA; 4) o uso de VM e/ou prompt realizados por professores ou pesquisadores no ensino de AVDs e/ou AIVDs; 5) estudos publicados nas bases de dados eletrônicos ERIC e PsycINFO, e periódico American Journal of Occupational Therapy; nos idiomas: inglês, português e/ou espanhol; no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2022; 6) crianças, entre 0 e 12 anos. Resultados: Foram analisados três artigos, dentre os quais destaca-se dados de eficácia em dois artigos e um caso de insucesso acerca do uso de VM, assim como diferenças consideráveis no ensino destas habilidades e suas implementações. Conclusão: Considera-se que crianças com TEA podem se beneficiar com a utilização da VM no ganho de habilidades para realizar AVDs.