Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, ocupação e acidente vascular encefálico: um estudo com base na ciência da ocupação(2016) BORGES, Ana Flávia de Morais Santos; LEAL, Samara Gonçalves; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645INTRODUÇÃO: este trabalho discute como o corpo do sujeito com AVE é significado e que alterações isso pode gerar para as ocupações, levando em consideração a dimensão de forma e significado ocupacional. Esta pesquisa é relevante, pois não existem trabalhos que tratem sobre estes temas de forma interrelacionada, tornandoo forte até mesmo para construção de uma epistemologia de corpo a partir da Ciência da Ocupação. O OBJETIVO GERAL desta pesquisa é: compreender a forma e o significado de corpo e ocupação presentes nos discursos de sujeitos com AVE, e como objetivos específicos: identificar o histórico ocupacional dos sujeitos antes e após o AVE com base na Ciência da Ocupação, além de verificar as repercussões ocupacionais a partir dos estudos do corpo em Terapia Ocupacional. METODOLOGIA: Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Participaram da pesquisa um total de 3 pessoas com sequelas de AVE inscritas no Projeto de Extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: enfoque sobre as atividades de vida diária”. A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi escolhida como local da pesquisa. RESULTADOS: Salientamos que tanto a forma quanto o significado do corpo e das ocupações sofreram alterações em decorrência do AVE. Na forma percebemos as mudanças: a partir da percepção das alterações no envolvimento com pessoas significativas; no tempo dedicado às mesmas; nos espaços onde as ocupações se realizavam e nos rearranjos ocupacionais no trabalho, lazer e autocuidado. Quanto aos significados, foram identificados os relacionados ao corpo: modificado; imperfeito; inerte; corpodor; corpo inútil x corpo potencial: a faceta espiritual. Ao finalizar essa pesquisa, verificamos que foi possível alcançar o objetivo proposto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível construir uma maneira de pensar, que nos levou a criar uma epistemologia de corpo, que nasceu do afeto produzido pelos temas, mostrandonos uma leitura complexa e muito verdadeira da tríade corpoocupaçãoAVE, a partir da leitura da ciência da ocupação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva: uma revisão da literatura com base no estado da arte(2016) NEVES, Juliane Priscila Brasil; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645O presente trabalho foi pensado a partir da experiência do estágio curricular dentro da área educacional e configura-se como Trabalho de Curso, o qual discorre sobre a prática da terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva. A inclusão é tema central de debates mundiais, pois se entende como fator crucial ao desenvolvimento pessoal; porém, faz-se necessário o rompimento de ideias integracionistas e de exclusão estabelecidas historicamente; os avanços nas políticas públicas tentam minimizar esse contexto. O terapeuta ocupacional é parte importante no presente contexto, pois busca o melhor engajamento do aluno. O objetivo geral é: analisar a inserção da terapia ocupacional na educação inclusiva por meio de suas práticas interventivas. Os específicos são: Identificar os caminhos metodológicos utilizados por terapeutas ocupacionais na prática inclusiva e categorizar a produção de conhecimento acerca do terapeuta ocupacional na inclusão educacional. A pesquisa é bibliográfica com base no estado da arte, o qual permite vislumbrar como vem se constituindo de fato o conhecimento da área. A análise de conteúdo permite, além de interpretar minúcias do texto, categorizar e entender a obra, o qual foi realizado a partir da organização das informações em tabela. Ao todo sessenta e nove (69) obras foram analisadas, entre elas artigos de revistas, capítulos e livros e trabalhos em eventos científicos. Os resultados evidenciaram um grande repertorio de práticas e sujeitos contemplados pela profissão dentro do campo educacional, mostrando assim, diversas possibilidades de inserção da profissão dentro desta área de intervenção, que é relativamente nova para a mesma. Conclui-se que a importância em divulgar as práticas no cenário da educação inclusiva é de fundamental importância tanto para os profissionais quanto para a comunidade, pois busca-se estabelecer o conhecimento científico da terapia ocupacional nesta área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desempenho ocupacional de estudantes dos cursos da área da saúde: estudo dos fatores que interferem no desempenho durante a graduação e suas repercussões(2016) SILVA, Michelle Ingrid Assis da; MARTINS, Juliana Ferreira; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926Devido ao aumento de políticas de acesso ao ensino superior e das inúmeras demandas que acompanham esse aumento é que surge a necessidade de identificar quais fatores podem estar interferindo na vida acadêmica, pois, somente após conhecer essa população é que estratégias poderão ser criadas em busca da melhoria do desempenho ocupacional do aluno. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais fatores que interferem no desempenho ocupacional do estudante universitário da área da saúde e analisar como o mesmo avalia o grau deste comprometimento e de que forma estes fatores refletiram em seu desempenho. A metodologia adotada baseouse em uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Campus Belém, da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da aplicação do questionário semiestruturado com perguntas referentes à percepção do estudante universitário sobre fatores que podem interferir no seu desempenho acadêmico e assistência estudantil. Participaram da pesquisa 703 estudantes selecionados através da amostra Aleatória Estratificada e Amostra Aleatória Simples e erro amostral de 4%. Os resultados apontaram que a maioria das respostas obtidas foram do sexo feminino com 73,3% em relação aos 26,7% do sexo masculino, com faixa etária média entre 19 e 24 anos. Os semestres, que os alunos mais responderam à pesquisa, foram os que estavam entre o segundo e sétimo semestre. Confirmouse os achados da literatura que indicam a migração, trabalho, filho, doença e adoecimento psíquico como fatores que influenciam o desempenho do estudante. Dentre os estudantes que estiveram expostos a esses fatores 82,52% afirmaram que a migração influenciou negativamente no seu desempenho, seguido do fator trabalho com 93,26%, fator filho com 95,45%, fator adoecimento por mais de uma semana com mais de 95% e os mais de 98% dos afetados, foi devido ao adoecimento psíquico. Outros fatores também foram citados, tais como: Dificuldade financeira (13,03%), Extensa carga horária/Curso integral (11,31%); dificuldades em Transporte e deslocamento (10,95%). A repercussão mais citada está relacionada ao comprometimento “razoável” que gerou, na grande maioria, diminuição da assiduidade e/ou conceitos rebaixados. Por meio da análise de correspondência verificouse que estudantes que adoeceram durante a graduação em sua maioria também trabalharam, tiveram filhos, possuem alguma doença ou doença psiquiátrica, ou recebem algum tipo de assistência estudantil ofertada pela Universidade, bem como, estudantes que tiveram filhos também relatam terem trabalhado em algum momento durante a graduação. A assistência estudantil beneficiou 30,87% dos participantes dessa pesquisa o Programa bolsa permanência do MEC (62,62%) foi a assistência mais utilizada. Observouse, portanto, que os resultados se apresentaram significativos, corroborando com os achados prévios na literatura, além de identificar outros fatores comprometedores que, ainda, são pouco discutidos no meio científico nacional. Logo, podese fomentar a reflexão da contribuição e atuação da Terapia ocupacional na identificação de ações para minimizar os fatores, negativos, influenciadores do desempenho ocupacional do estudante da área da saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A compreensão de cuidadores familiares perante o uso da roupa biocinética no tratamento de crianças com encefalopatia crônica não progressiva da infância(2016) MONTEIRO, Brunna Thaissa Oliveira; LOBATO, João Edivaldo da Silva; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098No dinâmico processo saúdedoença, o adoecimento acompanha a humanidade e necessita do cuidado à saúde para que seja estabelecida a condição de saúde e equilíbrio do indivíduo e coletividade. Na maioria das vezes, este cuidado não pode ser autorealizado e surge o importante papel do cuidador. Assim, os pais de crianças com Paralisia Cerebral (PC) ou Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI) exercem um papel significativo na evolução do filho. Dessa forma, para fornecer subsídios no tratamento de (re) habilitação de crianças com deficiência neuromotora, desenvolveuse no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA) um dispositivo denominado Roupa Biocinética (RB), que auxilia no tratamento de crianças com desordem neuromotora. Dessa maneira, a pesquisa visou conhecer como sete cuidadores familiares compreendem o uso da Roupa Biocinética no tratamento de crianças com PC, atendidas no NEDETA no período de fevereiro a dezembro de 2014/2015. A coleta de dados ocorreu mediante levantamento de informações de questionário socioeconômico do NEDETA e entrevista semiestruturada. A pesquisa apresenta um desenho qualitativo de cunho descritivo. O presente estudo visou responder a seguinte questãoproblema: “Como cuidadores familiares compreendem o uso da Roupa Biocinética?”. Considerando como questões norteadoras: Quais os conhecimentos de cuidadores familiares sobre esse recurso? Como é o cotidiano desses cuidadores familiares? Quais suas dificuldades? Quais suas expectativas? De que forma cuidadores familiares de crianças com PC lidam com a Roupa Biocinética? Quais as mudanças ocorridas após a implementação da Roupa Biocinética no processo de reabilitação? O perfil socioeconômico do cuidador interfere no envolvimento do tratamento da criança? Os resultados encontrados mostraram que os cuidadores familiares receberam o treinamento adequado e compreendem o uso da RB no processo de reabilitação. Então, os fatores que influenciaram no tratamento da criança foram suas características individuais, a demora para a troca do protótipo, a carência de recursos financeiros e falta de tempo do cuidador para comparecer aos atendimentos. Portanto, sugerese aos profissionais em suas práticas clínicas avaliarem tanto as demandas dos usurários da RB quanto o contexto socioeconômico no qual o cuidador está inserido a fim de evitar prejuízos ao tratamento da criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de alunos do atendimento educacional especializado de uma escola pública de Belém através da school function assessment/avaliação da função escolar (SFA)(2016) ARTNER, Carlos Alberto; MONTEIRO, Rose de Carvalho; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Com a evolução da educação inclusiva (EI) no Brasil, foram instauradas polític as que regem o acesso de todos à educação, sem qualquer tipo de exceção. A partir da perspectiva inclusiva, a Terapia Ocupacional (TO) inserese nesse campo com a finalidade de contribuir com o processo de inclusão junto a equipe escolar, por meio da interface saúdeeducação. Para atuar nesse campo, no processo terapêutico ocupacional é fundamental realizar uma avaliação inicial, que coleta dados sobre o aluno e os aspectos que compõem o ambiente escolar. Para tal, podem ser utilizados diversos protocolos de avaliação. Esta pesquisa buscou avaliar alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio da School Function Assessment/Avaliação da função escolar (SFA). O protocolo é composto por três partes que avaliam respectivamente: participação nos ambientes escolares, auxílio nas tarefas escolares e desempenho nas atividades escolares. Adotouse neste estudo o tipo de pesquisa quantitativo descritivotransversal. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do AEE da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro (BelémPA) que avaliaram 8 alunos que atenderam aos critérios de inclusão da amostra. Os resultados da parte primeira parte apontaram a categoria transporte com a menor pontuação. Referente à segunda parte, observouse pouco uso de adaptações. Na última parte houve diferença no desempenho das tarefas físicas sobre as cognitivos/comportamentais, dado justificado pelos diagnósticos dos alunos que compuseram a amostra. A partir da aplicação da SFA, foi possível visualizar o aluno de forma integral, por ser um protocolo que permite uma visão holística do aluno. Por conta dos diagnósticos dos alunos avaliados, as alterações e dificuldades encontradas nos aspectos cognitivos/comportamentais, afetam diretamente a participação escolar da amostra. O estudo também revelou uma possibilidade de atuação da TO, bem como seus benefícios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repercussões ocupacionais em pacientes com pé diabético(2016) OLIVEIRA, Flávia Carolina da Silva; OLIVEIRA, Maxwela Fontenele de; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691Este estudo teve como objetivo compreender as repercussões ocupacionais em pacientes com pé diabético. Tratase de um estudo qualiquantitativo, transversal e descritivo, com pessoas com diabetes da cidade de BelémPA. Os dados foram coletados por meio de protocolos como o Índice de Katz, o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes (QDA) e o Perfil Ocupacional, além de um questionário semiestruturado sobre possíveis repercussões ocupacionais vivenciadas pelos pacientes. Os dados foram agrupados, categorizados e analisados com o auxílio da estatística descritiva e da análise temática. A amostra foi constituída por 24 sujeitos, sendo 62,5% do gênero feminino e 37,5% do masculino, com um predomínio de participantes na faixa etária de 51 a 60 anos. Além disso, 37,5% dos participantes possuem 1º grau incompleto, 62% dos participantes eram casados, 38% possuem o diagnóstico de 10 a 15 anos e 17% relataram não possuir mais sensibilidade nos pés. Quanto ao perfil ocupacional as principais dificuldades foram necessitar de assistência para vestir os membros inferiores. A maioria dos participantes informou não possuir dificuldades em realizar alguma AVD´s. Por outro lado, mencionaram dificuldades em desempenhar algumas AIVD’s, principalmente no que concerne a mobilidade na comunidade e fazer compras. Observouse que 79,2 % dos participantes não desempenham atividade física regularmente. Este estudo identificou a presença de repercussões ocupacionais no dia a dia de pessoas com diabetes, principalmente em relação à alimentação, cuidado com a saúde realização dos afazeres domésticos, trabalho e lazer. As informações apresentadas nesta pesquisa podem auxiliar na compreensão da influência da diabetes na vida ocupacional das pessoas. Tais informações podem ser utilizadas na oferta de serviços de saúde para esta população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção e validação parcial do protocolo de avaliação terapêutico ocupacional da repercussão da alteração do ciclo vigília¬sono nas ocupações(2016) CORRÊA, Clemici Lima; SILVA, Estela Jaqueline de Oliveira; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645A alteração do ciclo vigíliasono modifica a fisiologia e hábitos pessoais repercutindo no âmbito físico, biológico ou psicológico. A equipe de enfermagem é uma das categorias de trabalhadores que sofrem privação do sono em sua rotina de trabalho. Tal alteração em enfermeiros podem acarretar em um desempenho ocupacional no trabalho insatisfatório e perigoso, e prejuízo não só na saúde física, social, mental e ocupacional destes trabalhadores. É fundamental a construção de instrumentos avaliativos que possam ser base para o entendimento dos desequilíbrios ocupacionais oriundos da privação do sono, afim de construir métodos, técnicas, instrumentos de intervenção futuros que auxiliem na busca do equilíbrio ocupacional dos sujeitos pesquisados e dos sujeitos atendidos. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi criar e validar parcialmente um protocolo que avalie as repercussões da alteração do ciclo vigília sono nas ocupações, na saúde e bem estar. Para isto utilizouse de um estudo quantitativo, de caráter exploratório, onde construiuse um instrumento de Avaliação Terapêutica Ocupacional Sobre o Sono (ATOSS) o qual passou por um estudo piloto com nove pessoas de níveis educacionais diferentes e por seis Terapeutas Ocupacionais. Mediante os resultados do estudo piloto, realizouse as alterações necessárias e o instrumento foi aplicado com os profissionais de enfermagem do Hospital Abelardo Santos. Foi realizada análise qualitativa por meio dos dados obtidos pela sistematização dos dados no programa Microsoft Office Excel. Quanto à validação do Protocolo ATOSS foi avaliada a correspondência entre os domínios do Questionário ATOSS e qualidade do Sono, por meio do teste de ShapiroWilk , ANOVA, KruskalWallis, foi previamente fixado o nível de significância alfa=0.05 para rejeição da hipótese de nulidade. O planejamento do estudo foi realizado no software SAM e os testes de hipóteses foram realizados no BioEstat . Estatisticamente o instrumento não teve sua validação parcial concluída, pois o mesmo apresentou falhas, porém pôde ser rastreado as principais ocupações prejudicadas pela alteração do ciclo vigíliasono quanto ao preparo as atividades mais prejudicadas foram os itens participação na educação, lazer e cuidado com a alimentação e quanto a participação os itens mais marcados foram participação na educação, lazer, costume religioso e uso de meios de transportes. Em relação ao bem estar e saúde o valor mais frequente atribuído foi a nota 8, em relação a saúde os sintomas que tiveram mais registros foram fadiga, irritabilidade, instabilidade emocional, dificuldade de concentração, prejuízos na memoria e alterações no humor. Contudo, em uma análise qualitativa do estudo, foi possível identificar as ocupações 10 mais prejudicadas, tanto no preparo quanto na participação e na saúde, confirmouse o que outros estudos já traziam em seus resultados, que alteração no ciclo vigíliasono bem como a jornada dupla de trabalho, pode prejudicar a condição de saúde destes trabalhadores podendo ser causa ou consequência de um desequilíbrio ocupacional. Diante deste estudo, pôdese perceber como a terapia ocupacional pode contribuir de forma significativa na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores ao considerar o sono como uma ocupação que pode ser facilitadora ou barreira às outras ocupações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Procedimentos terapêuticos ocupacionais em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão sistemática da literatura(2016) MEDEIROS, Bianca Casseb; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659Idosos que residem em uma ILPI necessitam de ações interventivas para o seu bem estar. Estudos destacam que o contexto dentro de uma ILPI ainda é carregado por eventos negativos que propiciam ao idoso institucionalizado a perda da capacidade funcional e cognitiva. Porém, vale ressaltar situações positivas, como: segurança e acolhimento. Neste contexto, a motivação para a proposição deste estudo surgiu após alguns questionamentos sobre que tipo de condutas que podem ser tomadas por profissionais e formandos de terapia Ocupacional que atuam com esta clientela. Assim o levantamento bibliográfico de condutas e/ou procedimentos em prática por terapeutas ocupacionais a fim de se ordenar as principais intervenções com idosos institucionalizados, visto que ainda existem poucos estudos e algumas lacunas sobre o tema, em particular relacionados ao nosso contexto regional (Estado do Pará). Objetivase promover um levantamento bibliográfico da literatura sobre intervenções, procedimentos e/ou conduta da Terapia Ocupacional com idosos residentes em instituições de longa permanência. Foi realizado um levantamento bibliográfico, retrospectivo e secundário de conteúdos publicados em revistas indexadas e disponíveis de sites de busca científicas: Bireme, LILACS, MEDLINE e Pubmed, incluindo artigos publicados nos últimos 10 anos, utilizando os seguintes descritores: “Geriatrics” e “Occupational Therapy”, “Long term care” e “Occupational Therapy”, “Institutionalized” AND “Occupational Therapy”; “Nursing Home”, AND “Occupational Therapy” e “Older” AND “Occupational Therapy”. Foram selecionados 11 estudos, que obedeceram aos critérios de inclusão préestabelecidos, estes foram categorizados e analisados quanto o nível de evidência com uso da escala PEDro. Os estudos apresentaram procedimentos eficazes que vão desde estabilização de capacidades cognitivocomportamentais, físicofuncionais à melhora da qualidade de vida em idosos institucionalizados. Porém, análise do nível de evidência revelou pontuação baixa ou moderada de boa parte destes estudos. Conclusão: a partir da análise crítica dos procedimentos terapêuticos ocupacionais, podese inferir a aplicabilidade dos mesmos no contexto institucional. A avaliação sistemática da literatura sobre os procedimentos da Terapia Ocupacional com idosos institucionalizados podem fundamentar as práticas neste contexto, além de instigar profissionais a refletirem e proporem novas pesquisas na área de forma mais específica. O presente estudo não conseguiu fechar todas as lacunas questionadas, mas se apresenta com originalidade para propor uma iniciativa de procedimentos que poderm aprofundados no contexto brasileiro e regional atendendo as necessidades locais e ao público em atenção, requerendo novos estudos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre funcionalidade e satisfação em pacientes acometidos por acidente vascular encefálico: o uso da reabilitação cognitiva por meio das atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária(2016) FAZZI, Graziela Cabral; SILVA, Sally Carol Viana da; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) compromete as funções das áreas cerebrais acometidas, podendo afetar funções sensório-motoras, cognitivas e comportamentais, ocasionando em déficits que comprometem a funcionalidade, interferindo nas ocupações, podendo influenciar negativamente na satisfação do indivíduo e na participação na realização das AVD’s e AIVD’s. Objetivo: Entender a relação entre funcionalidade e a satisfação na realização das AVD’s e AIVD’s em pacientes acometidos por AVE, por meio da abordagem da reabilitação cognitiva. Metodologia: O estudo se caracteriza como pesquisa longitudinal de pré e pós intervenção, de cunho qualitativo por meio de estudo de caso único, de paciente acometida por AVE, os atendimentos foram realizados em ambulatório e em domicílio, pelo período de Maio a Agosto de 2016, configurando-se em 17 atendimentos, a coleta de dados foi realizada no inicio e ao final da pesquisa, por meio dos protocolos KATZ, MIF, COPM e por meio de registro das evoluções, a fim de mensurar a funcionalidade, e avaliar a satisfação dos indivíduos na realização das AVD’s e AIVD’s. Resultados: O índice de KATZ na avaliação inicial apresentou dependência necessitando de ajuda humana nas AVD’s de vestir, alimentação, e transferir-se, e na reavaliação constatou independência em todas as AVD’s. A MIF apresentou na avaliação inicial dependência modificada e na reavaliação pontuou como independência total ou modificada. A COPM apresentou na escore de mudança no desempenho 25 pontos e na satisfação 29 pontos. Os registros das evoluções corroboram com os resultados dos protocolos. Discussão: Os resultados apresentaram melhora significativa na funcionalidade e na satisfação das AVD’s e AIVD’s, havendo relação entre ambos, sendo constatado por meio dos resultados dos protocolos e por meio da analise das evoluções das sessões. Conclusão: Desta forma a Funcionalidade e a Satisfação possuem uma intrínseca relação no processo de Reabilitação cognitiva com enfoque nas AVD’s e AIVD’s, em pacientes acometidos por AVE, assim contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos pacientes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das intervenções terapêuticas ocupacionais com pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: estudo de caso(2016) SILVA, Camila Nunes da; SANTOS, Jaqueline Pamela Moraes dos; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691A DPOC é uma doença respiratória prevenível e tratável, caracterizada por obstrução crônica ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível. Essa obstrução é progressiva e está relacionada à resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas e/ou gases tóxicos, sobretudo a fumaça de cigarro. O processo de reabilitação pulmonar destes pacientes envolve equipe multiprofissional. O terapeuta ocupacional é um dos profissionais que compõem esta equipe, no entanto, existem poucas evidências descritas na literatura acerca das contribuições da Terapia Ocupacional. Assim, esta pesquisa buscou verificar as consequências da intervenção da Terapia Ocupacional com pacientes com DPOC. Para tanto, foi desenvolvido um estudo experimental de caso único com 02 pacientes com DPOC. Primeiramente, foi realizada anamnese e avaliação inicial com o intuito de se obter o perfil ocupacional dos mesmos. Além disso, foram utilizados como instrumentos avaliativos o Índice de Barthel e a Escala de Lawton e Brody. Em seguida, foram desenvolvidas as sessões de Terapia Ocupacional de acordo com a demanda dos pacientes. Ao longo dos atendimentos, observouse uma melhora significativa no desempenho ocupacional dos pacientes após as intervenções de Terapia Ocupacional. De forma geral, o estudo de caso único demonstrou que a terapia ocupacional possibilitou por meio de atividades respiratórias, conservação de energia e Tecnologia Assistiva, o ganho de independência nas atividades já realizadas e atuando como facilitadora no engajamento de ocupações que deixaram de ser realizadas por conta das limitações ocasionadas pela DPOC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jovens universitários e cotidiano: uma compreensão inicial da literatura latino-americana(2016) CINTRA, Jéssica Helen de Oliveira Brito; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691A literatura latinoamericana sobre cotidiano de jovens universitários é bastante diversificada. Este trabalho buscou identificar nessa literatura as principais temáticas que abordam situações cotidianas em que estudantes universitários enfrentam no percurso da graduação, sendo elas benéficas ou não. Visou também identificar as temáticas relacionadas às ocupações de estudantes universitários que imigram para outros países, juntamente à caracterização das estratégias de pesquisa relacionadas às ocupações dos mesmos, identificando seu público alvo, conhecendo seus principais achados. Como principais resultados encontrouse que as palavraschave que mais proporcionaram resultados foram “universitários e cotidiano” e “universitários e qualidade de vida”, sendo a maioria dos periódicos de cunho brasileiro, com sua maior publicação no ano de 2012. Já os estudos sobre a migração de universitários analisados nesta pesquisa, mostraram resultados importantes sobre o delineamento que tem sido feito diante a temática aqui abordada, como os fatores que normalmente vem acometendo o cotidiano desses jovens devido as suas diferenças culturais, raciais e financeiras. As informações apresentadas neste estudo podem contribuir para a extensão de conhecimentos científicos na área da pesquisa, juntamente ao incentivo para a formação de novos meios de abordagens diante da temática, dessa forma podendo também auxiliar profissionais a delinear suas estratégias de intervenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores(2017) SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O universitário com deficiência na Universidade Federal do Pará: apontamentos sobre o desempenho ocupacional(2017) MATOS, Brenda Soele Souza; SILVA, Cristina Gomes da; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459Introdução: As pessoas com deficiência conseguiram alcançar seus objetivos primordiais, legitimando seu direito ao acesso a educação. Atualmente, conseguindo mais espaço principalmente no ensino superior brasileiro. A partir deste ponto, tornase importante saber como esses alunos desempenham suas ocupações nesse contexto. Objetivo: Os objetivos do presente estudo foram analisar o desempenho ocupacional dos universitários com deficiência física, fazer um levantamento dos universitários com deficiência, verificar as ocupações problemas dos universitários com deficiência de acordo com a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e realizar uma análise ambiental dos locais inacessíveis citados pelos estudantes. Método: Esta pesquisa foi um estudo transversal de natureza descritiva, com abordagem quantiqualitativa, utilizouse, ainda, a pesquisa bibliográfica e a de campo. A população desta pesquisa abrangeu 09 (nove) universitários, de ambos os sexos, com deficiência física. Para a coleta de dados, utilizou se o COPM e, para a análise ambiental, utilizouse os documentos elaborados pelo Núcleo de Inclusão Social, baseados na norma 9050 de 2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os dados obtidos foram analisados, categorizados e quantificados. A análise qualitativa foi baseada na análise de conteúdo, para a análise dos dados quantitativos, utilizou se a estatística descritiva para o cálculo de frequência das categorias obtidas. Resultados: As categorias de análise foram divididas de acordo com as questões de desempenho ocupacional do COPM, que são autocuidado (alimentação, uso do banheiro e mobilidade), produtividade e lazer, na qual foram identificadas as ocupações problemas dos universitários com deficiência. Em relação à categoria de autocuidado, observouse que 5 (cinco) dos universitários apresentam dificuldades em desempenhar esta ocupação (56%). Na categoria Produtividade, observouse que 1 (um) universitário possui alguma dificuldade (11%), enquanto na categoria lazer, 1 (um) apresenta dificuldade (11%). Conclusão: A dificuldade dos estudantes com deficiência física em desempenhar as suas ocupações, estão ligadas as barreiras arquitetônicas e atitudinais da instituição de ensino, o que consequentemente pode influenciar na permanência, na satisfação e a qualidade de vida desse aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O grupo como espaço de possibilidades para a identidade ocupacional do idoso(2017) NASCIMENTO, Carla Adriana Vieira do; LEÃO, Isabel Crhistina Menezes; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459O aumento mundial da população idosa tem sido objeto de investigação científica, não apenas com a finalidade de reconhecer as características físicas, sociais e emocionais desse grupo populacional, mas, também, de discutir os aspectos relacionados à identidade. Entendese que a identidade do idoso é concebida a partir de seu cotidiano, por meio de informações e situações vivenciadas no repertório de ocupações dos sujeitos. Nesse sentido, os grupos de podem configuraremse como um espaço gerador de possibilidades para a identidade ocupacional do idoso. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência do engajamento em um grupo de Terapia Ocupacional para a identidade ocupacional de sujeitos idosos. Tratouse de uma pesquisa de campo que seguiu um desenho qualitativo que se utilizou do estudo de caso com enfoque descritivo do tipo exploratório de 2 (dois) participantes do grupo “Corpo e Movimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade” do Projeto UNITERCI. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas e o instrumento OPHIII, que foram realizados no início da participação no grupo e após um período de quatro meses. Para análise dos dados qualitativos foi realizada a análise de conteúdo obtido nas coletas de dados das entrevistas e do OPHIII, para que se pudesse compreender criticamente o sentido das comunicações, seu conteúdo, as significações explícitas ou ocultas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA) - uma revisão sistemática da literatura(2017) FERREIRA, Camila Souza; PAULA, Thamires Baia; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Introdução: Há um grande número de fatores que intensificam os impactos e maximizam os níveis de estresse do cuidador primário informal, quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, entre eles: a severidade dos casos, a dificuldade de acesso aos serviços especiais de que necessitam e, fatores econômicos e culturais. O TEA é caracterizado pelo desenvolvimento atípico ou deficiente da comunicação e interação social, com a presença de um repertório restrito de comportamentos, atividades e interesses. As diversas fontes de estresse resultantes do cuidado oferecido às crianças com TEA, quando não amenizadas, podem impulsionar impactos na saúde mental dos cuidadores primários informais. Objetivo: verificar na literatura de maneira quantitativa e qualitativa o que vem sendo abordado sobre a saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Metodologia: tratase de uma revisão sistemática da literatura de cunho descritivo, exploratório e natureza quantiqualitativa, utilizandose os descritores: Saúde Mental, Autismo, Cuidadores e Terapia Ocupacional, em inglês e português, nas bases de dados dos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP, selecionando publicações entre os anos de 2011 a 2016, em português e inglês, estas foram submetidas ao instrumento Avaliação de Confiabilidade Científica – ACC elaborado pelas pesquisadoras a partir da Escala de PEDro e da Recomendação de PRISMA, afim de selecionar pesquisas com maior qualidade metodológica e evidências científicas. Os resultados qualitativos foram organizados por categorias de análise, cujos descritores desta pesquisa foram norteadores. Assim como os resultados quantitativos, organizados em tabelas e figuras. Resultados: Totalizando 1.837 publicações a partir dos descritores nas duas bases de dados, 43 selecionadas pelo título e 11 publicações selecionadas pelo resumo foram avaliados pela ACC e apenas 05 publicações mostraramse aptas metodologicamente para esta pesquisa. Destacase por categorias a importância das discussões acerca da temática, assim como os resultados de outras pesquisas vinculadas ao tema. Discussão: A partir disto, salientase, a importância de investimentos literários acerca desta temática. Levando em consideração que as repercussões na saúde mental do cuidador primário informal de crianças diagnosticadas com TEA necessitam de atenção; assim como a disponibilização de publicações em outras línguas diferentes da nacional darão notoriedade as pesquisas científicas com esta população Conclusão: Diante desse contexto, considerase de suma importância que a temática de saúde mental de cuidadores primários, informais de crianças com TEA, seja mais divulgada na literatura, e as pesquisas sejam disponibilizadas também em línguas estrangeiras, salientando que as repercussões geradas pelo cuidar ganham grandes dimensões quando não tratadas corretamente. Ainda, apontase que a população de cuidadores primários tem pouca informação acerca da sua saúde mental, já que quando se trata de cuidar de uma criança diagnosticada com TEA, as atenções tendem a direcionar para o acompanhamento médico, ambulatorial e educacional da criança, e o cuidador primário acaba deixando em segundo plano sua qualidade de vida e saúde mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As repercussões do bocha adaptado nas ocupações dos praticantes(2017) ARAÚJO, Paula Andreza Gesta de; SÁ, Tátila Michela Ribeiro Pires de; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926O presente trabalho abrange a temática do esporte adaptado e suas repercus sões nos praticantes de bocha adaptado. Considerando que as ocupações são atividades que fazem parte do cotidiano do sujeito e que são influenciadas pelo contexto e pelos fatores do cliente, podemos então dizer que o esporte está dentro das áreas de ocupação de um indivíduo, uma vez que esta categoria está relacionada à participação social, ao lazer, a educação e ao trabalho. A prática deste esporte permite à pessoa com deficiência o empenho para reali zar estas atividades, uma vez que a competição estimula aspectos intrínsecos como, por exemplo, dominar tarefas. Estes aspectos são motivados e auxiliam na ampliação das habilidades e capacidades para realizar Atividades de Vida Diária (AVD), garantindo a manutenção da qualidade de vida e da saúde. A importância de falar neste assunto se justifica pela prática esportiva proporcio nar grandes benefícios no bem-estar, na saúde física, mental e social da pes soa com deficiência. Por meio da mesma, o indivíduo aprende a competir con sigo e supera preconceitos, estereótipos, baixa estima e ajuda os seus pares também nesta superação. A família ao observar esses grandes benefícios pas sa a acreditar na melhora e no potencial de seus filhos, sendo esta, primordial para o incentivo ao esporte. O presente trabalho, portanto, teve como objetivo entender de que forma a prática do Bocha adaptado pode influenciar nas ocu pações dos seus praticantes, na percepção dos atletas e seus pais/responsáveis. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com quatro praticantes do bocha e seus pais. A pesquisa foi reali zada no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) através de uma en trevista estruturada contendo 10 questões acerca da prática do bocha adapta do. Os dados foram ponderados com a técnica de análise de conteúdo. Os re sultados da pesquisa revelaram que a partir da participação em um esporte adaptado, em questão o bocha, os atletas passaram por mudanças em suas ocupações, trazendo aquisições de grande importância como autonomia e in dependência, a exemplo do manejo da cadeira de rodas e uma maior interação e participação social na comunidade. Desta forma, fica evidente que a Terapia Ocupacional tende muito a contribuir para uma reflexão sobre a influência da prática esportiva adaptada nas ocupações do indivíduo, no desempenho dos jovens atletas assessorando com possíveis tecnologias assistivas como no âmbito das áreas de desempenho ocupacional, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Assim como, ampliar os acervos de conhecimentos a respei to do referido tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração e análise da aplicabilidade de um manual de orientação de atividade de vida diária para cuidadores e/ou familiar de pacientes pós acidente vascular encefálico(2017) PERES, Geovana de Souza Paixão; WU, Sayori Vasconcelos; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098Introdução: O presente estudo se deu a partir do interesse das discentes em relação aos assuntos que tratam sobre a Atividade de Vida Diária, dos conhecimentos e experiências adquiridas no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” somado com as vivências durante os estágios obrigatórios em Unidade Básica de Saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família. O interesse também surgiu diante da falta de instrumentos educativos oriundos do campo da Terapia Ocupacional em relação a este assunto. Objetivo: Analisar a eficácia da utilização de um manual de orientação de AVD, para auxiliar cuidadores na assistência de pessoas com sequelas do AVE. Metodologia: Trata-se de um estudo de cunho qualitativo do tipo exploratório descritivo, realizado no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” com pessoas que sofreram AVE e seus respectivos cuidadores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e apresentou-se em três fases, e seus dados foram analisados através da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados referentes aos dados coletados nas entrevistas foram apresentados em forma de estudo de caso e em seguida apresenta-se o manual de orientações como resultado desta pesquisa. Discussão: distribuiu-se na discussão do delineamento metodológico e instrumentos de coleta de dados, perfil dos participantes, contribuições do manual como um instrumento de educação e saúde e limitações do estudo. Considerações Finais: Concluiu-se no estudo, que a utilização de manuais como instrumento de educação e saúde voltado aos cuidadores de pessoas que sofreram AVE é uma estratégia eficaz, no momento em que contribui como ferramenta de auxilio do cuidador diante das dificuldades apresentadas, e como consequência na efetiva melhora do cliente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A terapia ocupacional com crianças hospitalizadas em situação de queimadura: um estudo da forma e do significado ocupacional do brincar(2017) FERREIRA, Danielle de Fatima Pereira; AMARAL, Brena da Silva Melo; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Introdução: o brincar destacase como a principal ocupação da criança, faz parte de seu cotidiano e auxilia em seu desenvolvimento, porém existem acontecimentos que provocam alterações nesse brincar, dentre elas a situação de queimadura. Objetivo: Compreender a forma e significado da ocupação de brincar para crianças hospitalizadas em situação de queimaduras. Procedimentos metodológicos: tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, baseandose em entrevistas com 8 pacientes atendidos pelo centro de tratamento de queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará (HMUEPA), sob o enfoque da ciência da ocupação que tem o propósito de compreender como as crianças se deparam e percebem a quebra do cotidiano delas antes e depois da queimadura. Os dados foram analisados com base na análise do conteúdo. Resultados: os resultados revelam que há mudanças significativas, na forma e significado ocupacional do brincar de crianças em situação de queimadura, estas mudanças repercutem nos papeis e identidades ocupacionais. Para encontrarmos tais resultados, organizamos a análise da forma ocupacional em 5 categorias: rotina ocupacional, privação lúdica, tipos de brincadeiras, parceiros sociais, ambiente e tempo e a análise do significado em 3 categorias, o brincar do bemestar, brincar da saudade e dor. Conclusão: concluímos que as crianças hospitalizadas em situação de queimadura sofrem mudanças em sua rotina ocupacional e limitações por causa do quadro clínico afetando diretamente a forma e o significado da sua principal ocupação, o brincar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transtornos alimentares: estudos de casos na Terapia Ocupacional em saúde mental(2017) REIS, Brenda Caroline Cardoso; ROCHA, Renata Grazielle Mendes Gonçalves da; ROCHA, Manuela Lima Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6235586389632590; https://orcid.org/0000-0002-8062-1856; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Transtornos alimentares, dentre estes anorexia, bulimia e transtorno de pica, são caracterizados por uma perturbação na alimentação e/ou no comportamento relacionado à mesma, que resulta na alteração do consumo de alimentos, comprometendo a saúde física ou o funcionamento psicossocial. Sendo assim, pessoas com transtorno mental, dentre estas, pessoas com transtorno alimentar podem ter seu engajamento nas ocupações afetado e consequentemente, passam a enfrentar preconceitos e falta de oportunidades, inibindo ainda mais a sua participação em ocupações. Nessa perspectiva, o terapeuta ocupacional como um dos profissionais que atua na saúde mental, visa a autonomia e reinserção desse usuário na família e na comunidade, podendo contribuir de forma significativa no tratamento de pessoas com transtorno alimentar. Com base nesses aspectos, esta pesquisa objetiva compreender aspectos da saúde mental de pessoas com transtorno alimentar sob a ótica terapêutica ocupacional. Tratase de dois estudos de casos de caráter quantitativo e qualitativo descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram duas pessoas, com os codinomes Rosa e Margarida, com diagnóstico ou impressões diagnósticas de Transtorno Alimentar; adultos jovens na faixa etária entre 22 e 26 anos de idade; do sexo feminino; que aceitaram participar da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Os instrumentos de pesquisa aplicados foram: Ficha de Avaliação do Estado Mental, Questionário EAT26 (apenas com Rosa) e Plano de Intervenção Terapêutico Ocupacional, de forma individual, aplicados na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pôdese notar, que as entrevistadas apresentam comprometimentos nos aspectos: juízo crítico e conduta, pois, para ambas, a busca por tratamento é irrelevante, e os possíveis tratamentos para transtornos alimentares não são eficazes. Além disso, acreditam que as consequências dos TA não são agravantes. Quando questionadas a respeito de comunicar aos familiares e amigos sobre o TA, as entrevistadas afirmaram a omissão, sendo explicado no caso Rosa, por medo de repressões das pessoas mais próximas e no caso Margarida, por ser um assunto desnecessário a ser discutido ou comunicado. Nos dois casos de transtornos alimentares, notouse que a insatisfação com a imagem corporal está associada a faixa etária, e, consequentemente aos riscos de desenvolvimento dos TA. As pesquisadoras conseguiram alcançar os objetivos e compreenderam os aspectos da saúde mental de pessoas com transtornos alimentares sob a ótica terapêutica ocupacional. Além disso, identificaram os aspectos prejudicados e elaboraram um Plano de Intervenção Terapêutico Ocupacional para minimizar as alterações em tais aspectos. Concluise que as intervenções terapêuticas ocupacionais em transtornos alimentares, especialmente os referentes a este estudo (anorexia, bulimia e transtorno de pica), podem proporcionar a conscientização sobre os comprometimentos causados pelos transtornos e trabalhar, principalmente, aspectos como o juízo crítico, a conduta e a imagem corporal, visando melhora na qualidade de vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O que tem sido publicado sobre as intervenções do terapeuta ocupacional junto a pessoa com transtorno do espectro autista?(2017) SOUZA, Hellen Patrícia Oliveira de; RIBEIRO, Tassia Kamila de Miranda; SAMPAIO, Edilson Coelho; http://lattes.cnpq.br/7154091678027221; https://orcid.org/0000-0003-3963-8012O Autismo é caracterizado por comprometimentos globais do desenvolvimento, e tem como características principais dificuldades na interação e habilidades sociais. O diagnóstico e intervenção deve minimizar essas dificuldades, priorizando maior independência e participação das crianças em suas rotinas. Esta intervenção deve ocorrer por diversas áreas profissionais, dentre elas, a Terapia Ocupacional. O Terapeuta Ocupacional pode trabalhar as habilidades de vida diária de pessoas com TEA, assim como, habilidades motoras, estimular habilidades sociais, dentre outras possibilidades de intervenção. O presente estudo refere-se a uma revisão da literatura do tipo integrativa com o objetivo de revisar trabalhos científicos sobre intervenções clínicas da Terapia Ocupacional para crianças com TEA, por meio de literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual fora realizadas coletas de dados no banco de dados do Portal Capes, no período de 2007 a 2016. Conforme os critérios de inclusão foram selecionados 34 artigos , os quais abordaram diversos tipos de intervenção e demonstraram a possibilidade de intervir com todos os públicos e em diversos contextos. A pesquisa alcançou seu objetivo e mostra-se relevante, à medida que contribui para o campo teórico-prático da Terapia Ocupacional, aumentando as possibilidades de intervenção frente ao público pesquisado.