Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN por Assunto "Abordagens"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática(2022) SEABRA, Rafael da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406Na atualidade, a educação inclusiva apresenta-se como um grande desafio nas relações de ensino e aprendizagem de diversas disciplinas, incluindo a matemática. Nesse sentido, faz-se importante refletir e investigar abordagens que contribuam para práticas inclusivas e como estas são utilizadas em sala de a fim de obter a compreensão acerca de aspectos positivos e negativos e, também, com o objetivo de se pensar e pesquisar sobre possíveis intervenções e ou adaptações que colaborem para o processo educacional nessa perspectiva. A partir do exposto, este trabalho teve o objetivo de investigar as abordagens utilizadas por professores de matemática de uma escola pública em Belém do Pará quanto ao ensino e aprendizagem de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados apontam a utilização, por parte dos docentes investigados, de poucas formas de abordagens para o ensino e aprendizagem de discentes com TEA em decorrência da falta de formação adequada, falta de infraestrutura, falta de profissionais auxiliares e falta de comunicação com a família. Espera-se que este trabalho contribua para reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem de matemática para discentes com TEA e a importância de meios que visem melhorar as relações educacionais para discentes com necessidades especiais educacionais.