Graduação - ICM
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A análise do acesso a projetos de ensino, de pesquisa e de extensão de acordo com critérios sociodemográficos de estudantes em uma universidade pública do estado do Pará.(2022) NOVAIS, Gabriel Silva; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384Os cursos de nível superior demandam uma diversidade de modalidades de ensino e de aprendizagem pelos alunos assim como atender ao tripé acadêmico de ensino, de pesquisa e de extensão que é algo já consagrado como de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico. Contudo, poucos estudos têm sido realizados descrevendo acerca da forma de participação assim como o perfil dos estudantes envolvidos em atividades extracurriculares em universidades pública e, também, se existe correlação entre situações de vulnerabilidade socioeconômica e/ou racial e dificuldades no acesso a projetos de ensino, de pesquisa e de extensão e quais as limitações para completude do tripé acadêmico, em especial em cursos cuja modalidade é integral. Este estudo busca demonstrar o acesso a esse tripé acadêmico por alunos do curso de medicina de uma universidade federal do estado do Pará, entendendo os critérios de vulnerabilidade associados ao acesso equitativo ao tripé. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, no qual o grupo alvo da pesquisa foram alunos de medicina matriculados na Universidade Federal do Pará, sendo realizada análise estatística descritiva e comparativa de acordo com o semestre dos alunos. O estudo demonstrou que a maioria das perguntas levantadas não apresentavam discrepância entre ciclos e aparecendo como dificuldades desde a capacitação dos alunos quanto a sua autonomia acadêmica à acessibilidade dos orientadores. Esses problemas têm fácil resolução por parte da compreensão por docentes e discentes quanto à real importância do acesso à tríade acadêmica. Ao se analisar o processo de cotas como critério de vulnerabilidade, não foi observada discrepância estatística entre cotistas e não cotistas, demonstrando que ambos grupos têm acesso de forma parecida às modalidades da tríade acadêmica. Contudo, ao analisar as perguntas não possuir dificuldade e não possuir recursos financeiros para participar dos projetos de ensino, as respostas entre cotistas e não cotistas apresentaram discrepâncias com relevância estatística demonstrando que o grupo de cotistas apresenta maior dificuldade de acesso a projetos de ensino e que a falta de recursos impacta negativamente quando comparados com o outro grupo. Dessa forma, mais estudos precisam ser realizados para melhor compreensão do cenário.