Faculdade de História - FAHIS/IFCH
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de História - FAHIS/IFCH por Assunto "Belém"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A disciplina História na educação popular: discursos e representações(2025-02-20) SALLES, Leandro Jorge de Barros; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957; COELHO, Mauro Cezar; http://lattes.cnpq.br/7187368960757936Desde o início deste século, no Brasil, ganharam força as produções situadas na Didática da História, campo que se ocupa das diversas reflexões e metodologias em torno da aprendizagem histórica. Este trabalho, seguindo a linha dos esforços apresentados, buscou entender as percepções sociais acerca da disciplina História entre os discentes da Rede Emancipa em Belém, elencando as diferenças entre as experiências escolares e dentro dos cursinhos populares. Os aportes teóricos escolhidos se baseiam nos Estudos Críticos do Discurso (Dijk, 2023) em conjunto com a filosofia da linguagem (Bakhtin, 2014) para a compreensão dos discursos sobre a História acionados pelos estudantes. A metodologia se baseou na aplicação de formulários digitais, bem como na coleta das respostas às perguntas “o que é História?” e “Para quê serve a História?” realizadas durante as aulas e escritas pelos discentes, sendo organizado um banco de dados digital dos resultados obtidos.