Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Assunto "Affection"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relação professor aluno: a importância da afetividade no ensino fundamental(2025-10-17) ARAÚJO, José Jocy Barros; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente estudo investiga a importância da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando seu papel no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Por meio de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, evidencia-se que a afetividade contribui para a construção de um ambiente escolar acolhedor, promovendo autonomia, confiança, motivação, cooperação e prazer no processo de ensino-aprendizagem. Assim, objetivo geral analisar a importância da afetividade na relação entre professor e aluno no ensino fundamental, ressaltando suas implicações para o processo educativo. Como objetivos específicos, busca-se: compreender os fundamentos teóricos da afetividade no campo educacional; discutir o papel do professor como mediador das relações afetivas na escola; e identificar as contribuições da afetividade para o desenvolvimento integral dos estudantes. Os resultados apontam que a prática pedagógica fundamentada na afetividade potencializa o interesse dos alunos, fortalece vínculos de respeito mútuo e possibilita a consolidação da aprendizagem de forma significativa. A pesquisa fundamenta-se nas teorias de Henri Wallon e Jean Piaget, ressaltando a afetividade como ferramenta essencial para uma educação integral e humanizada.