Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Navegando Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC por Assunto "Acessibilidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano(2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: anteprojeto de uma ciclovia para Universidade Federal do Pará (UFPA)(2023-07-07) FERREIRA, Adriano Silva; LEÃO, Andrey da Silva; AGUIAR, Julio Cesar Mascarenhas; http://lattes.cnpq.br/6287155409057892; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659A fim de promover ambientes sustentáveis que ofereçam acessibilidade a todos os usuários, levando em consideração a segurança e a praticidade na mobilidade urbana, este estudo buscou apresentar uma proposta de anteprojeto para a construção de uma ciclovia sustentável ao longo do curso do Igarapé Sapucajuba, na Universidade Federal do Pará. Os objetivos específicos abrangem a construção de um breve referencial teórico sobre mobilidade urbana em áreas de várzea, bem como sobre projetos em madeira na região Amazônica, além da obtenção de dados da área de implantação para verificar a viabilidade da construção da ciclovia nas proximidades do Igarapé Sapucajuba. Foram realizadas pesquisas teóricas para embasar o estudo, abordando a importância da acessibilidade em áreas de várzea e questões técnicas relacionadas a essas regiões. Além disso, foi realizado um referencial sobre o uso da madeira e etapas de campo, incluindo medições e fotografias, para uma compreensão preliminar do ambiente. Para obter informações dos usuários, utilizou-se um questionário elaborado no Google Forms. O software de desenho AutoCAD foi empregado para criar o traçado e a estrutura preliminar da ciclovia. Com base nos dados coletados, que foram usados para definir as premissas do projeto, como a largura útil e total da ciclovia, bem como a escolha do lado da via a ser implantada, o estudo demonstrou que a margem do Igarapé Sapucajuba, bem como o próprio igarapé com estruturas do tipo palafita, oferecem área disponível e potencial para a implantação da ciclovia. Ainda, o estudo resultou na definição dos elementos essenciais para um anteprojeto: área construída, padrão de acabamento e custo unitário básico. Essa conclusão foi alcançada ao considerar todos os fatores descritos na metodologia e no anteprojeto, pois estão alinhados com os princípios ambientais, uma ocupação do solo sustentável e os requisitos técnicos aplicáveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316(2023-12-20) SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina; SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263A Região Metropolitana de Belém, ao longo dos anos, passa pelo processo de desenvolvimento urbano nas cidades que a compõe. A principal via de acesso da região é a rodovia BR-316, da qual precisa atender um elevado fluxo de pessoas e veículos de vários segmentos. No entanto, a infraestrutura do sistema de transporte, em especial às passarelas para travessias de pedestres e ciclistas, necessita de uma ampla readequação para corresponder as novas necessidades. Dessa maneira em 2019, foi iniciada a obra de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no primeiro trecho da BR-316, compreendido no Km 1 ao Km 10. O presente trabalho propõe-se a analisar e gerar duas hipóteses acerca da implantação das novas passarelas e suas mudanças relevantes na segurança viária e acessibilidade do pedestre. Foi observada uma redução em 51,17 % da distância média entre passarelas e foram apresentados argumentos que as passarelas promoverão maior conforto e acessibilidade aos pedestres. Os dados foram calculados no software Power BI e apresentados em formato de mapa interativo. Utilizou-se como referência as documentações de concepção do projeto das passarelas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).