(2023-03-29) DANTAS, Ingrid Cristina Leão; CUNHA, José Renato Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9849047969488887
Quando se fala em Buracos Negros, geralmente vem à cabeça a imagem de um
“vazio” no meio do espaço que suga tudo que existe ao seu redor,
algumas pessoas até criam teorias sobre viagem no espaço-tempo. Tendo em
vista que muito do conhecimento que temos atualmente sobre buracos negros,
apesar de ainda não se conhecer muito sobre eles, é graças a matemática. O
presente trabalho trata sobre a importância da matemática no estudo dos
buracos negros, a fim de mostrar como seu envolvimento foi vital para que se
pudesse saber o que se sabe hoje sobre eles. Para tanto, foi necessário mostrar
sua participação desde a teorização no século XX, até o registro em imagem
obtido nos últimos anos, maior prova que se tem de sua existência até agora.
Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, em que
os dados foram coletados por meio de pesquisa em livros, artigos e outros
trabalhos publicados sobre o tema para validar sua confiabilidade. Diante disso,
verificou-se que a matemática esteve presente em todos os processos
envolvendo esses objetos, em que foi possível concluir que se não fosse a
matemática, talvez nem sequer teria conhecimento de sua existência.