(2025-04-01) MOIA, Jennifer Anaud; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461
O artigo tem como objetivo analisar os reflexos da pandemia da COVID-19 no processo
de ensino-aprendizagem de alunos do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola
Francisca Arnaud de Pina, em Cametá-PA, considerando os impactos distintos
provocados pela interrupção das aulas presenciais e o ensino remoto. A investigação
busca compreender como esses reflexos se manifestaram no retorno às atividades
escolares, especialmente nas dimensões da alfabetização, da defasagem de aprendizagem
e do envolvimento familiar. Para isso, utiliza a metodologia da autoconfrontação, que
possibilita às professoras refletirem criticamente sobre suas práticas e experiências
vivenciadas no contexto pós-pandêmico, permitindo identificar estratégias pedagógicas e
emocionais mobilizadas diante dos desafios enfrentados. O estudo também propõe
discutir a necessidade de apoio institucional e políticas públicas voltadas à recuperação
do ensino e à valorização do trabalho docente em cenários adversos.