Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil na escola Sesi Altamira(2015) PINHEIRO, Josinei Lima; SILVA, Crismayklayta Silva da; http://lattes.cnpq.br/6014717883752616O estudo em evidência visa enfatizar a importância do lúdico na educação infantil na escola SESI Altamira. Visto que, o assunto em discussão, no que concerne jogos e brincadeiras tem grandes contribuições no processo de formação da criança, Objetivando investigar ás atribuições dada pelos professores ás atividades lúdicas e se a mesma é utilizada como recurso no processo de ensino-aprendizagem. De forma sucinta, este trabalho tem como referenciais teóricos os autores:Brougere(2011), Bruhns (1999), Dantas (2011), Huizinga (1980), Kishimoto (2011), Kramer (2003) entre outros. Aborda em seus capítulos primeiramente a questão do contexto histórico do lúdico e sua relação com a educação infantil. No segundo capítulo foi realizada uma breve retrospectiva teórica sobre as mudanças ocorridas socialmente no contexto infantil, e no terceiro capítulo foi descrito o resultado da pesquisa e das observações realizadas com os professores e alunos. As observações ocorreram na escola SESI Altamira, os sujeitos da pesquisa foram 4 professores e duas turmas de educação infantil (jardim II) sendo no total 46 alunos observados. A técnica de observação foi a abordagem qualitativa, na observação participante e questionários com questões abertas voltadas para o lúdico. A partir das observações foram realizados quadros comparativos correspondentes ao grau de eficácia em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos por meio de atividades metodológicas tradicional/convencional e lúdicas. As respostas dos professores permitiram verificar o que pensam, falam e como os mesmos agem com relação ao lúdico e ensino/aprendizagem. Comprovou-se por meio da observação e da resposta dos questionários que os professores de Educação infantil reconhecem o lúdico com recurso eficaz no processo de ensino/aprendizagem; no entanto apesar das respostas serem positivas com relação o uso continuo dessas atividades, o que se percebeu foi que a maioria não possui o hábito de conciliar ludicidade com ensino de conteúdos curriculares, há um grande disparato entre realidade e teoriaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na Escola Magalhães Barata na Comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia Pará(2017) PESSÔA, Leandro Alves Rodrigues; PINHO, Vilma Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/2018069654110698; https://orcid.org/0000-0002-2544-0841Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco km 95 - Medicilândia Pará. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Agosto de 2017. Orientadora: Vilma Aparecida de Pinho. A escolha do tema foi de suma importância por compreender as políticas públicas voltadas para a educação do campo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos diferentes sujeitos da Comunidade São Francisco - Km 95 - Município de Medicilândia – Pará sobre as Políticas Públicas voltadas para Educação do Campo. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico a fim de problematizar a temática e uma pesquisa de campo na Comunidade São Francisco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata situada na Rodovia Transamazônica - Km 95 - Norte, em Medicilândia no Estado do Pará, na abordagem quali-quantitativa. A educação tem se constituído como um instrumento relevante por inserir os cidadãos na sociedade letrada. A pesquisa evidencia a insuficiência das políticas públicas específicas para a educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte(2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down(2018) ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XEste Trabalho de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos(2018) ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: uma breve pesquisa de campo realizada na E.M.E.I. Irmã Dulce no município de Novo Repartimento-PA(2018) ALVES, Rosiane Rocha; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Objetiva se descrever sobre a ludicidade na Educação Infantil enfatizando por meio de um estudo de campo realizado na E.M.E.I. Irmã Dulce verificando como os educadores, percebem de modo geral, sentindo dificuldade para transmitir conteúdos, que poderiam ser mais facilmente transmitido, se o professor utilizasse brincadeiras lúdicas para este fim, pois aprender de forma lúdica pode proporcionar muitos benefícios para as crianças, e as brincadeiras direcionadas ofertam às crianças um ambiente agradável e interessante; possibilitando assim, o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva. Desse modo a educação é um ato de busca, de troca, de interação e apropriação, sendo assim, é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam e interagem em busca do conhecimento, onde a infância é a fase que as crianças mais brincam. O lúdico na educação infantil deve dar ao professor a oportunidade de compreender os significados e a importância das brincadeiras para a educação. Providenciando um ambiente adequado para o jogo infantil, a criação de espaços e tempo para os jogos é uma das tarefas mais importantes para o professor. Para aquisição da coleta de dados dessa pesquisa usam-se os questionários que são distribuídos para cinco professores da educação infantil da referida escola, assim temos como sujeito desta pesquisa os professores da escola que se dispuseram participar, onde foram feito alguns questionamentos e cada um expôs o seu ponto de vista em relação ao trabalho do lúdico, percebendo assim que todos são bem focados e empenhados no processo ensino aprendizagem e de modo geral a aprendizagem acontece com dinamismo e significado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico de um intérprete de libras: contexto da educação regular inclusiva(2018) SILVA, Iglean Vito da; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007Este memorial aborda a problemática que vivencio como professor Intérprete de Libras nas turmas do ensino fundamental na cidade de Altamira-PA. Tem como questões problematizadoras: a educação de surdos, quais os caminhos percorridos da exclusão explícita à velada, o surdo como sujeito de sua história, o Bilinguismo e a formação do sujeito surdo desafios e potencialidades. Além dessas, como próprio gênero textual já incita, relato aqui as contribuições do curso de Pedagogia em minhas ações didáticas e interpretações com os alunos surdos: de que forma as aprendizagens vivenciadas no decorrer do curso em questão possibilitaram rever minhas ações pedagógicas de modo a contribuir num ensino de qualidade dos alunos. O trabalho em tela, traz como objetivos: Analisar o processo de minha formação e meu trabalho como professor Intérprete de libras; refletir sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e enfrento para desenvolver práticas pedagógicas que favorecessem a aprendizagem dos alunos e alunas. Trata-se de um memorial autobiográfico numa abordagem qualitativa, fundamentado em autores como Skliar (1997), Estrele (2009), Quadros, (1997, 2004), Lacerda, (2000, 2002), entre outros. Os resultados apresentados evidenciam as dificuldades enfrentadas em trajetória profissional diante de minha inserção como Tradutor Intérprete de Libras. Concluo apresentando a contribuição do Curso de Pedagogia-PARFOR, que caminhos eu devo percorrer e metodologias diferenciadas para melhorar minha prática pedagógica e, consequentemente, potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação escolar na E.M.E.F. Prof. Antonio Alves dos Santos(2018) BARROS, Sônia Mara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986O presente trabalho destaca em tema a avaliação escolar e tem por objetivo refletir sobre de que maneira ocorre o processo avaliativo nas turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Alves dos Santos. Esta pesquisa tem como base referencial teórico sobre concepções de avaliação e dados coletados por meio de aplicação de questionário a professores e alunos da referida escola, no qual nos revela que todos os professores têm plena consciência da importância da avaliação crítica para a realização do seu trabalho, embora muitos não a desenvolvam de forma correta e planejada. Verifica-se na fala dos professores que os mesmos utilizam de diversos instrumentos avaliativos, sendo esta base para avançarem no ensino aprendizagem, porém através das falas dos alunos, percebese ainda uma prática voltada somente para provas bimestrais, onde o bom comportamento é o estímulo para boas notas, avaliando apenas o conhecimento memorizado. Conclui-se que há uma diversidade de pensamentos sobre avaliação entre professores e alunos, pois parece não haver um diálogo no momento de escolher os instrumentos avaliativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana(2018) VIEIRA, Vívian Cristina de Souza; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864A ludicidade sempre esteve presente na história da humanidade, fazendo parte da cultura de um país, de um povo. A brincadeira /jogo/brinquedo é uma atividade intelectual e constante na infância, sendo uma fonte inesgotável de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio do lúdico, a criança elabora e desenvolve habilidades e competências para lidar com o ambiente. Aprende sobre si mesma e sua cultura. A partir desta visão, a presente pesquisa, tem como problemática: A Importância do Lúdico na Educação Infantil, sendo o objetivo geral da pesquisa, analisar a formação, os saberes e as experiências dos professores com a prática pedagógica na educação infantil, de como se dá o processo de ensino- aprendizagem, assim como a importância da aplicação de jogos e brincadeiras nesta etapa do desenvolvimento motor. A pesquisa procura através destas possibilidades quase infinitas, que são os jogos, analisar mais profundamente o processo de conhecimento do lúdico na educação infantil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana, localizada na Vila Novo Planalto, no Projeto de Assentamento (PA) Tuerê-I, Município de Novo Repartimento- Pará. Para a realização desta pesquisa, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, permeando a pesquisa do tipo etnográfica e descritiva, numa abordagem qualiquantitativa. O aprofundamento do tema só foi possível a partir das teorias de Cunha, Holanda, Kishimoto, Arnais, entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituída por duas professoras de Educação Infantil. Como instrumento de pesquisa optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa,sendo que as professoras compreendem a importância da ludicidade para o desenvolvimento dos alunos e seu fazer pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evasão em números no ensino superior : estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira(2018) SILVA, João Kleber Silva da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de MouraEste estudo de abordagem quantitativa intitulado A evasão em números no ensino superior: estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira com o principal objetivo de diagnosticar o índice de evasão por faculdade e no campus das turmas ingressantes nos anos de 2009 e 2010. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a análise documental. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e à luz dos autores que discutem a temática da evasão no ensino superior. Houve nesse período sete turmas ingressantes, cinco de Licenciatura e duas de bacharelado. O índice de evasão entre os sete cursos oscilou, sendo o mais baixo e o mais alto apresentado pelas licenciaturas. Apesar das licenciaturas e dos bacharelados terem apresentado índices abaixo da média nacional para o período, houve um número alto de estudantes evadidos 60, indicando a necessidade de estudos sobre as causas que têm desencadeado esse fenômeno, com vistas a propor ações para mitigá-lo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo de escolarização: estudo de caso de um aluno com microcefalia(2018) CARDOSO, Raquel dos Santos; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XO estudo tem como objetivo analisar a percepção da mãe e da professora sobre o processo de escolarização da criança com microcefalia na cidade de Altamira na região da Transamazônica-Xingu, Pará. Como método de pesquisa adotou-se um estudo de caso descritivo com a abordagem qualitativa realizado com a mãe da criança com microcefalia e com a professora, utilizando-se um questionário semiestruturado cujos dados foram gravados e transcritos. Neste estudo, os resultados evidenciaram tanto a mãe quanto a professora apresentaram percepções positiva diante do processo de escolarização da criança com microcefalia. Conclui-se que a luta pelos direitos de igualdade no processo de escolarização e permanência da criança com deficiência na escola é garantido por lei, e a escola, espaço de conhecimento e aprendizagem deve garantir a inclusão desta criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAUJO, Jociano Barbosa; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre violência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Monteiro localizada na Zona Rural do município de Novo Repartimento-PA. Tratou-se de um estudo investigativo, pois buscou descrever com clareza as relações que contribuem para essa problemática e ao mesmo tempo averiguar as práticas tomadas por professores e direção que visam combater a violência no ambiente de ensino. A pesquisa foi realizada nessa escola e os sujeitos pesquisados foram ao todo 28 pessoas, sendo, sendo 7 professores e 21 alunos de uma turma multisseriado de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi descritivo qualitativo, a partir de questionários com perguntas objetivas abertas e fechadas. Verificou-se que assim como os professores pesquisados apresentam inúmeras dificuldades para prevenir bem como combater a violência escolar, os alunos também sentem grandes dificuldades por causa da mesma em virtude de serem geralmente as vitimas e ao mesmo tempo os causadores dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário um repensar na maneira de como as escolas e seus profissionais tem tratado sobre a violência escolar, portanto é preciso fazer parcerias que envolvam órgãos de segurança como conselho tutelar, juizado da infância, vara criminal e toda a comunidade escolar. O processo de prevenção e de combate à violência escolar pode até parecer demorado, mas é preciso, pois como já vimos interfere diretamente no processo ensino aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências da maternidade durante a graduação : uma revisão sistemática(2018) VIEIRA, Ailane Costa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios e que tipo de apoio social estudantes universitárias têm no seu dia a dia para conseguir concluir a graduação, tendo que conciliar a maternidade e a vida universitária. Trata-se de uma revisão sistemática, sendo o corpus artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizando-se os descritores gravidez and estudante universitária; mães and universitárias, sendo selecionados cinco artigos publicados entre os anos de 2009 a 2018. O auxílio da família, juntamente com a existência de creches universitárias, são alternativas de apoio emocional e estrutural para que as mães-acadêmicas consigam concluir a graduação. Conclui-se que as mulheres que se tornam mães durante a graduação estão mais propensas à desistência do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos(2018) MATOS, Maria Tereza de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF "O Mundo da Criança"(2018) ALVES, Maria dos Reis da Silva; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata das Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF “O Mundo da Criança”, na zona urbana do município de Novo Repartimento-PA. O objetivo dessa pesquisa é analisar casos de dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “O Mundo da Criança” e como os professores percebematravés de sondagens bimestrais para observar esse processo ao final do 3ª ano. A metodologia foi dividida em dois momentos: o levantamento do referencial teórico, observação em sala de aula, aplicação de questionários a dois professores e reflexão sobre o processo de aquisição de leitura e escrita de alunos do terceiro ano, onde após a resposta da questão número um, pôde-se entender os diferentes níveis de cada uma das crianças selecionadas pelos docentes através de sorteio.Os dados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades de leitura e escrita, estando alguns no nível pré-silábico, e que os professores possuem dificuldades para alfabetizar principalmente por não possuírem materiais didáticos e falta de metodologias criativas no processo de alfabetização, mas sempre lembrando que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo na EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe(2018) SOUZA, Rosalvo Rocha de; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos no município de Novo Repartimento, especificamente sobre a evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe. A partir de referencial teórico e de pesquisa de campo foi descrita e analisada as causas da evasão escolar, problemática esta que afeta boa parte das escolas brasileiras, revelando um quadro grave da educação pública. Os resultados da pesquisa, obtidos através de questionários, revelaram que nos anos 2015 e 2016, o percentual de evasão escolar atingiu 55% e 45% respectivamente. Os fatores que contribuíram para esta situação foram os mais diversos, dentre os quais, segundo professores e alunos, cansaço físico, gravidez, aulas desinteressantes e problemas de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa(2018) SANTANA, Jurdilene da Luz; OLIVO, Gerson Dias; http://lattes.cnpq.br/1800155355400254Este presente trabalho realizou um estudo de campo na instituição de ensino fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida, no município de Novo Repartimento (PA). A finalidade deste estudo foi analisar a importância da participação da família no contexto escolar. Para a avaliação deste trabalho, foram realizadas uma observação de campo e coleta de dados em forma de entrevista, onde pais e professores puderam expressar suas opiniões a respeito da participação da família na escola. A pesquisa averiguou a existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, a relação da família com a escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família. Os resultados demostram que pais e professores compartilham do mesmo interesse de alcançar uma troca maior entre família e escola, no entanto falta uma cooperação maior entre as partes para que essa parceria aconteça.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos(2018) PIRES, Iracy Silva; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274O Lúdico na aquisição do letramento os jogos educativos, a alfabetização e o letramento vêm sendo o ponto chave de muitas discussões em todo o mundo no Brasil pode ressaltar que de certo modo ainda e um tema novo é consideravelmente de grande importância para nossas crianças. Letramento de certo modo é a aquisição que as pessoas por meio das habilidades de leitura e escrita, adquirem isso num contexto especifico e com essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais. Esse trabalho tem por finalidade analisar de que forma se dá à alfabetização e o letramento na turma do 3º ano do ensino fundamental da escola ―Rei dos Reis‖ por meio do lúdico, para que possamos compreender a importância da alfabetização e do letramento por meio do lúdico apropriando-se assim dos jogos educativos. Venho, por meio desse trabalho, investigar como o lúdico pode contribuir para a aquisição da alfabetização e do letramento. O estudo de caso será realizado por meio de observação e assim mostrar dentro das análises como está sendo realizada a alfabetização e o letramento na turma do 3º ano para isso foi necessário apropria-se de jogos e metodologia diferenciada. Para realizar esse trabalho foi preciso leitura baseada nos teóricos que fazem diversas abordagens como KISHIMOTO (1990), PIAGET (1973) SOARES (2010) VIGOTSKY (1989). Diante da realização deste trabalho podemos perceber que o termo letramento vai muito além de decodificar símbolos, ou seja, ler e escrever de forma mecânica sem compreender o que se lê e escreve de acordo com os apoiadores teórico nos quais nos baseamos e no estudo realizado por meio de observação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas; SILVA, Francilene de Menezes; http://lattes.cnpq.br/4443444292237208Este trabalho tem como tema, “Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no Ensino Fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA”. Tendo como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola da rede pública municipal de novo repartimento. A escola é antiga e sua estrutura é impropria para se trabalhar a educação inclusiva, além do mais, falta a capacitação de profissionais e materiais adequados para desempenhar tal atividade. Quanto aos objetivos específicos, reconstruir a história da educação especial fase da exclusão segregação, integração até a inclusão, verificar as políticas públicas para a inclusão e as práticas pedagógica, tratou-se de uma pesquisa realizada na Escola Antonia Baldomino Regoso, na qual tem por finalidade apresentar as experiências e dificuldades de professores em trabalhar em uma escola que não está adaptada para incluir alunos com necessidades educacionais. Os resultados da pesquisa mostraram que existe muito a se fazer em relação a formação dos professores voltada para a inclusão, assim como uma estruturação arquitetônica na escola, investimentos na área, materiais pedagógicos adequados e mudanças comportamental de todos que de maneira direta ou indiretamente participam da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente : saberes e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental(2018) BONES, Jaquelini; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725Este estudo busca refletir acerca de como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental mobilizam e articulam os diferentes tipos de conhecimentos didáticos em seu fazer pedagógico e as condições de trabalho em uma escola da rede pública de ensino de Altamira-PA. Como problema de pesquisa, questionamos o seguinte: Que concepções didáticas e suas tendências pedagógicas que sustentam os trabalhos das professoras? Como as professoras aplicam as metodologias/estratégias de ensino apreendidas em sua formação profissional? Até que ponto as condições de trabalho oferecido às docentes contribuem em seu desempenho no seu trabalho pedagógico? Este estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras dos 3º e 4º anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de Altamira-Pa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com questões semi-estruturadas dirigida a duas professoras, uma do 3º e outra do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Altamira-Pará. Ao analisarmos as práticas docentes, por meio das observações e dos dados coletados, percebemos que as professoras entendem as ações didáticas como elementos importantes para o processo de aprendizagem a partir de planejamento estruturado, articulado às metodologias/estratégias, estas entendidas também como domínio de sala de aula e do conteúdo a ser ensinado, em repassar o conteúdo para o aluno, em “repreendê-lo” quando necessário. Com relação às condições de trabalho, constatamos que as professoras se posicionaram favoráveis ao fazer pedagógico, por existir boas condições para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.