Graduação - CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) em Altamira - Pará(2010) FERREIRA, Amanda Estefânia de Melo; SOUZA, Simão Lindoso de; http://lattes.cnpq.br/5989971498245736A Terra Preta de Índio (TPI) é uma unidade de solo de origem antrópica existente na Amazônia caracterizada por apresentar elevada fertilidade e capacidade de retenção de nutrientes, provavelmente devido ao manejo de restos orgânicos e do fogo utilizado por povos indígenas. A maioria dos estudos realizados com TPI está voltada aos aspectos geológicos e antropológicos, sendo os aspectos biológicos, como a diversidade microbiana ainda pouco conhecidos ou divulgados. Dos microrganismos existentes no solo, os Fungos Micorrizicos Arbusculares (FMAs) destacam-se por estabelecer associações simbióticas com maioria das raízes das plantas. Neste sentido o presente trabalho objetivou estudar o comportamento das populações de FMAs nesses ambientes, por meio do estudo da diversidade, densidade de esporos e a taxa de colonização das raízes, em áreas com diferentes coberturas vegetais. O estudo foi realizado em três sitios arqueológicos em Altamira, PA. Os sítios foram denominados por sítio 1, sítio 2 e sítio 3 com coberturas vegetais: capoeira em TPI e pastagem nos solos adjacentes para os sítios 1 e 2, e capoeira na TPI e adjacente para o sítio 3. Os sítios apresentaram horizonte antrópico com profundidade entre 20,6 e 26,7 cm. As análises químicas para pH, P, Matéria Orgânica e Carbono Orgânico, mostraram maiores teores destes elementos nas TPI do que em solos adjacentes. Foram identificados onze morfotipos de FMAs, com dominância do gênero Glomus, presente em 80% das amostras analisadas. Apesar da quantidade de morfotipos encontrados em TPI e adjacentes (T) serem as mesmas, os morfotipos identificados entre as amostras dos mesmos sítios foram diferentes. A densidade de esporos foi maior nos solos adjacentes do que em amostras de TPI. Para essas últimas, quanto maior o teor de C orgânico, maior foi a densidade de FMAs. A colonização radicular esteve diretamente ligada à cobertura vegetal, maiores taxas foram encontradas em áreas de pastagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil na escola Sesi Altamira(2015) PINHEIRO, Josinei Lima; SILVA, Crismayklayta Silva da; http://lattes.cnpq.br/6014717883752616O estudo em evidência visa enfatizar a importância do lúdico na educação infantil na escola SESI Altamira. Visto que, o assunto em discussão, no que concerne jogos e brincadeiras tem grandes contribuições no processo de formação da criança, Objetivando investigar ás atribuições dada pelos professores ás atividades lúdicas e se a mesma é utilizada como recurso no processo de ensino-aprendizagem. De forma sucinta, este trabalho tem como referenciais teóricos os autores:Brougere(2011), Bruhns (1999), Dantas (2011), Huizinga (1980), Kishimoto (2011), Kramer (2003) entre outros. Aborda em seus capítulos primeiramente a questão do contexto histórico do lúdico e sua relação com a educação infantil. No segundo capítulo foi realizada uma breve retrospectiva teórica sobre as mudanças ocorridas socialmente no contexto infantil, e no terceiro capítulo foi descrito o resultado da pesquisa e das observações realizadas com os professores e alunos. As observações ocorreram na escola SESI Altamira, os sujeitos da pesquisa foram 4 professores e duas turmas de educação infantil (jardim II) sendo no total 46 alunos observados. A técnica de observação foi a abordagem qualitativa, na observação participante e questionários com questões abertas voltadas para o lúdico. A partir das observações foram realizados quadros comparativos correspondentes ao grau de eficácia em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos por meio de atividades metodológicas tradicional/convencional e lúdicas. As respostas dos professores permitiram verificar o que pensam, falam e como os mesmos agem com relação ao lúdico e ensino/aprendizagem. Comprovou-se por meio da observação e da resposta dos questionários que os professores de Educação infantil reconhecem o lúdico com recurso eficaz no processo de ensino/aprendizagem; no entanto apesar das respostas serem positivas com relação o uso continuo dessas atividades, o que se percebeu foi que a maioria não possui o hábito de conciliar ludicidade com ensino de conteúdos curriculares, há um grande disparato entre realidade e teoriaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na Escola Magalhães Barata na Comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia Pará(2017) PESSÔA, Leandro Alves Rodrigues; PINHO, Vilma Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/2018069654110698; https://orcid.org/0000-0002-2544-0841Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco km 95 - Medicilândia Pará. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Agosto de 2017. Orientadora: Vilma Aparecida de Pinho. A escolha do tema foi de suma importância por compreender as políticas públicas voltadas para a educação do campo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos diferentes sujeitos da Comunidade São Francisco - Km 95 - Município de Medicilândia – Pará sobre as Políticas Públicas voltadas para Educação do Campo. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico a fim de problematizar a temática e uma pesquisa de campo na Comunidade São Francisco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata situada na Rodovia Transamazônica - Km 95 - Norte, em Medicilândia no Estado do Pará, na abordagem quali-quantitativa. A educação tem se constituído como um instrumento relevante por inserir os cidadãos na sociedade letrada. A pesquisa evidencia a insuficiência das políticas públicas específicas para a educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fitorremediação de solo contaminado com 2,4-D + picloram na Amazônia Oriental(2017) SILVA, Jéssica Paloma Pinheiro da; SILVA, Sandra Andréa Santos da; http://lattes.cnpq.br/5742329435239170O efeito residual apresentado por parte dos herbicidas registrados, têm ocasionado uma série de modificações para o ambiente. Para enfrentar a contaminação do solo por compostos xenobióticos, uma das estratégias usadas é a fitorremediação, que utiliza plantas para a extração/amenização do composto poluente. Objetivou-se neste trabalho avaliar o potencial do capim-Braquiarão e capim-Mombaça em fitorremediar solo tratado com herbicida 2,4-D+picloram, utilizando o rabanete como planta bioindicadora. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, em delineamento inteiramente casualizado em duas etapas. Na primeira etapa os tratamentos foram compostos pelo cultivo do capim-Braquiarão e cultivo do capim-Mombaça tratados com e sem a dose do herbicida, com cinco repetições cada tratamento. Na segunda etapa, os tratamentos consistiram no cultivo do rabanete Crimson Gigante em: solo livre de resíduo de herbicida; solo contaminado com cultivo prévio da espécie capim-Braquiarão; solo contaminado com cultivo prévio da espécie capim-Mombaça; e solo contaminado sem o cultivo prévio de gramínea, com cinco repetições cada tratamento. Foram utilizados vasos com 8 dm³ e sem furos, os quais receberam o tratamento com herbicida 2,4-D + picloram, de forma individual na superfície de cada vaso, em pré-emergência, 15 dias após aplicação procedeu-se a semeadura das gramíneas. Aos 50 dias após a semeadura (DAS), as forrageiras foram colhidas e avaliadas seu potencial fitorremediador. Estas foram segregadas em parte área e raiz, sendo analisados os parâmetros de biomassa fresca (g), biomassa seca (g) e altura (cm) das partes segregadas para cada tratamento. Após a retirada das plantas fitorremediadoras, foi realizado o transplantio, em cada vaso, do rabanete. Aos 5, 10, 15 e 20 dias após a emergência (DAE) foi avaliada a fitotoxidade visual das plantas e aos 20 DAE determinou-se o acúmulo da matéria verde e seca (g), altura de planta (cm), as análises foram empregadas seguindo o mesmo procedimento de análise das forrageiras. Os resultados demonstraram que as gramíneas avaliadas apresentam características fitorremediadora para herbicidas auxínicos; o rabanete pode ser utilizado como bioindicador da presença do herbicida 2,4-D + picloram; o período avaliado não foi suficiente para a retirada total dos efeitos do herbicida, sendo necessária continuidade do processo fitorremediador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte(2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapas mentais como ferramenta de percepção da paisagem por estudantes do ensino médio da Escola Dairce Pedrosa Torres em Altamira - PA(2017-12-22) SANTOS, Bianca Cristtina Ferreira; CARVALHO, Aldani Braz; http://lattes.cnpq.br/1305959204330545No presente artigo analisa-se a interação perceptiva dos estudantes com a paisagem de Altamira-PA, por meio da aplicação de mapas mentais, uma vez que os mapas mentais possuem a capacidade de expressar percepções do mundo vivido. Os resultados obtidos foram interpretados pela metodologia proposta por Salete Kozel (2007) que é embasada em uma linguagem dialógica em que a reflexão dos signos revele uma construção social e cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com estudantes de uma turma do 3° ano do Ensino Médio, no mês de fevereiro de 2017, utilizando-se 2 horas aula para obtenção dos desenhos. Selecionou-se oito mapas mentais para serem analisadas juntamente com alguns dados obtidos com questionário e que tornaram possível obter mais informações para análise das paisagens representadas. A utilização desta ferramenta se mostrou eficiente e proveitosa, verificou-se a possibilidade de se trabalhar com conhecimentos presentes nas memórias dos alunos, de modo que a execução dos mapas mentais podem demonstrar a perspectiva do educando em relação aos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula pelo educador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down(2018) ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XEste Trabalho de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos(2018) ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: uma breve pesquisa de campo realizada na E.M.E.I. Irmã Dulce no município de Novo Repartimento-PA(2018) ALVES, Rosiane Rocha; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Objetiva se descrever sobre a ludicidade na Educação Infantil enfatizando por meio de um estudo de campo realizado na E.M.E.I. Irmã Dulce verificando como os educadores, percebem de modo geral, sentindo dificuldade para transmitir conteúdos, que poderiam ser mais facilmente transmitido, se o professor utilizasse brincadeiras lúdicas para este fim, pois aprender de forma lúdica pode proporcionar muitos benefícios para as crianças, e as brincadeiras direcionadas ofertam às crianças um ambiente agradável e interessante; possibilitando assim, o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva. Desse modo a educação é um ato de busca, de troca, de interação e apropriação, sendo assim, é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam e interagem em busca do conhecimento, onde a infância é a fase que as crianças mais brincam. O lúdico na educação infantil deve dar ao professor a oportunidade de compreender os significados e a importância das brincadeiras para a educação. Providenciando um ambiente adequado para o jogo infantil, a criação de espaços e tempo para os jogos é uma das tarefas mais importantes para o professor. Para aquisição da coleta de dados dessa pesquisa usam-se os questionários que são distribuídos para cinco professores da educação infantil da referida escola, assim temos como sujeito desta pesquisa os professores da escola que se dispuseram participar, onde foram feito alguns questionamentos e cada um expôs o seu ponto de vista em relação ao trabalho do lúdico, percebendo assim que todos são bem focados e empenhados no processo ensino aprendizagem e de modo geral a aprendizagem acontece com dinamismo e significado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico de um intérprete de libras: contexto da educação regular inclusiva(2018) SILVA, Iglean Vito da; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007Este memorial aborda a problemática que vivencio como professor Intérprete de Libras nas turmas do ensino fundamental na cidade de Altamira-PA. Tem como questões problematizadoras: a educação de surdos, quais os caminhos percorridos da exclusão explícita à velada, o surdo como sujeito de sua história, o Bilinguismo e a formação do sujeito surdo desafios e potencialidades. Além dessas, como próprio gênero textual já incita, relato aqui as contribuições do curso de Pedagogia em minhas ações didáticas e interpretações com os alunos surdos: de que forma as aprendizagens vivenciadas no decorrer do curso em questão possibilitaram rever minhas ações pedagógicas de modo a contribuir num ensino de qualidade dos alunos. O trabalho em tela, traz como objetivos: Analisar o processo de minha formação e meu trabalho como professor Intérprete de libras; refletir sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e enfrento para desenvolver práticas pedagógicas que favorecessem a aprendizagem dos alunos e alunas. Trata-se de um memorial autobiográfico numa abordagem qualitativa, fundamentado em autores como Skliar (1997), Estrele (2009), Quadros, (1997, 2004), Lacerda, (2000, 2002), entre outros. Os resultados apresentados evidenciam as dificuldades enfrentadas em trajetória profissional diante de minha inserção como Tradutor Intérprete de Libras. Concluo apresentando a contribuição do Curso de Pedagogia-PARFOR, que caminhos eu devo percorrer e metodologias diferenciadas para melhorar minha prática pedagógica e, consequentemente, potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação escolar na E.M.E.F. Prof. Antonio Alves dos Santos(2018) BARROS, Sônia Mara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986O presente trabalho destaca em tema a avaliação escolar e tem por objetivo refletir sobre de que maneira ocorre o processo avaliativo nas turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Alves dos Santos. Esta pesquisa tem como base referencial teórico sobre concepções de avaliação e dados coletados por meio de aplicação de questionário a professores e alunos da referida escola, no qual nos revela que todos os professores têm plena consciência da importância da avaliação crítica para a realização do seu trabalho, embora muitos não a desenvolvam de forma correta e planejada. Verifica-se na fala dos professores que os mesmos utilizam de diversos instrumentos avaliativos, sendo esta base para avançarem no ensino aprendizagem, porém através das falas dos alunos, percebese ainda uma prática voltada somente para provas bimestrais, onde o bom comportamento é o estímulo para boas notas, avaliando apenas o conhecimento memorizado. Conclui-se que há uma diversidade de pensamentos sobre avaliação entre professores e alunos, pois parece não haver um diálogo no momento de escolher os instrumentos avaliativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de redes neurais artificiais na estimativa de altura de um plantio clonal de Eucalyptus urophylla S. T. Blake em Altamira, PA(2018) MORAES, Rylla Bryanne; FIGUEIREDO, Lívia Thais Moreira de; http://lattes.cnpq.br/8911087133536210A prognose da produção é realizada por meio da modelagem do crescimento e da produção, em que estimativas de volume são obtidas em função de variáveis como Diâmetro a Altura do Peito (DAP), obtido a 1,30m do solo, e altura por exemplo. O processo de coleta de dados de altura no campo demanda maior tempo e custo, sendo muitas vezes empregadas equações hipsométricas e nos últimos anos redes neurais artificiais para se obter estimativas de altura. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação da Rede Neural Artificial (RNA) na estimativa de altura de um plantio clonal de Eucalyptus urophylla S. T. Blake em Almeirim, Pará, comparando-a com as estimativas obtidas pela equação hipsométrica. Para o treinamento das redes e ajuste das equações foram utilizados dados de 540 indivíduos de eucalipto, nas idades de 24 a 72 meses, medidos anualmente entre 2013 a 2017. Foi utilizado o modelo de Gompertz, e a rede do tipo percepton de múltiplas camadas, sendo que as estimativas obtidas foram avaliadas por meio do coeficiente de correlação entre as alturas observadas e estimadas, a raiz quadrada do erro médio (RQEM), Bias, e análise gráfica da distribuição de resíduos. Os dois procedimentos avaliados foram eficientes para estimativa da altura de árvores de Eucalyptus urophylla S. T. Blake, entretanto, a RNA obteve resultados superiores nosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana(2018) VIEIRA, Vívian Cristina de Souza; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864A ludicidade sempre esteve presente na história da humanidade, fazendo parte da cultura de um país, de um povo. A brincadeira /jogo/brinquedo é uma atividade intelectual e constante na infância, sendo uma fonte inesgotável de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio do lúdico, a criança elabora e desenvolve habilidades e competências para lidar com o ambiente. Aprende sobre si mesma e sua cultura. A partir desta visão, a presente pesquisa, tem como problemática: A Importância do Lúdico na Educação Infantil, sendo o objetivo geral da pesquisa, analisar a formação, os saberes e as experiências dos professores com a prática pedagógica na educação infantil, de como se dá o processo de ensino- aprendizagem, assim como a importância da aplicação de jogos e brincadeiras nesta etapa do desenvolvimento motor. A pesquisa procura através destas possibilidades quase infinitas, que são os jogos, analisar mais profundamente o processo de conhecimento do lúdico na educação infantil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana, localizada na Vila Novo Planalto, no Projeto de Assentamento (PA) Tuerê-I, Município de Novo Repartimento- Pará. Para a realização desta pesquisa, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, permeando a pesquisa do tipo etnográfica e descritiva, numa abordagem qualiquantitativa. O aprofundamento do tema só foi possível a partir das teorias de Cunha, Holanda, Kishimoto, Arnais, entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituída por duas professoras de Educação Infantil. Como instrumento de pesquisa optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa,sendo que as professoras compreendem a importância da ludicidade para o desenvolvimento dos alunos e seu fazer pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização de sementes de Moringa oleifera Lam. no tratamento de água para consumo humano(2018) SALES, Ariele da Silva; SANTOS JUNIOR, Jaime Barros dos; http://lattes.cnpq.br/8994389767647854A utilização de sementes da Moringa oleifera Lam. surge como uma alternativa de baixo custo e sustentável para o tratamento da água, considerando que já existem pesquisas que comprovam seu potencial. O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito de diferentes concentrações do pó da semente de Moringa oleifera Lam. aplicadas em amostras de água do rio Xingu. O ensaio experimental contou com 6 tratamentos com diferentes concentrações do pó adicionado às amostras de água, além da testemunha: T0 (água, sem adição do pó); T1 (água com 80 mg.L-1 do pó); T2 (água com 120 mg.L-1 do pó); T3 (água com 250 mg.L-1 do pó); T4 (água com 500 mg.L-1 do pó); T5 (água com 1000 mg.L-1 do pó) e T6 (água com 2000 mg.L-1 do pó). As soluções, com as devidas concentrações, foram mantidas em ambiente com temperatura controlada de 25° C por 24 horas. Os parâmetros analisados foram: Cloro Livre; Cor Aparente; Ferro Total; pH; Turbidez; Escherichia coli e Coliforme Totais. O uso do pó da semente de Moringa oleifera Lam. se mostrou eficiente em relação aos parâmetros Cloro Residual Livre, Ferro Total e Turbidez, mostrando um grande potencial no seu uso para tratamento de água. O uso do pó da semente de Moringa oleifera Lam. alterou, significativamente, os parâmetros acima descritos, além de não interferir no valor de pH, no entanto, para se obter uma água própria para o consumo humano faz-se necessário combinar o tratamento com outras técnicas, a fim de se obter os valores adequados exigidos pela legislação. Desse modo, recomenda-se a realização de mais pesquisas utilizando as sementes de Moringa oleifera Lam. no tratamento da água, devido as inúmeras vantagens de utilização desse método, tanto em questões sociais como ambientais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evasão em números no ensino superior : estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira(2018) SILVA, João Kleber Silva da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de MouraEste estudo de abordagem quantitativa intitulado A evasão em números no ensino superior: estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira com o principal objetivo de diagnosticar o índice de evasão por faculdade e no campus das turmas ingressantes nos anos de 2009 e 2010. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a análise documental. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e à luz dos autores que discutem a temática da evasão no ensino superior. Houve nesse período sete turmas ingressantes, cinco de Licenciatura e duas de bacharelado. O índice de evasão entre os sete cursos oscilou, sendo o mais baixo e o mais alto apresentado pelas licenciaturas. Apesar das licenciaturas e dos bacharelados terem apresentado índices abaixo da média nacional para o período, houve um número alto de estudantes evadidos 60, indicando a necessidade de estudos sobre as causas que têm desencadeado esse fenômeno, com vistas a propor ações para mitigá-lo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo de escolarização: estudo de caso de um aluno com microcefalia(2018) CARDOSO, Raquel dos Santos; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XO estudo tem como objetivo analisar a percepção da mãe e da professora sobre o processo de escolarização da criança com microcefalia na cidade de Altamira na região da Transamazônica-Xingu, Pará. Como método de pesquisa adotou-se um estudo de caso descritivo com a abordagem qualitativa realizado com a mãe da criança com microcefalia e com a professora, utilizando-se um questionário semiestruturado cujos dados foram gravados e transcritos. Neste estudo, os resultados evidenciaram tanto a mãe quanto a professora apresentaram percepções positiva diante do processo de escolarização da criança com microcefalia. Conclui-se que a luta pelos direitos de igualdade no processo de escolarização e permanência da criança com deficiência na escola é garantido por lei, e a escola, espaço de conhecimento e aprendizagem deve garantir a inclusão desta criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dinâmica do desmatamento na terra indígena Apyterewa mediante a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto(2018) ALVES, Pedro Henrique Cordeiro dos Santos; VELOSO, Gabriel Alves; http://lattes.cnpq.br/9757471213923099As Terras Indígenas na Amazônia legal foram criadas com o objetivo de dar condições para que as comunidades indígenas usufruíssem da biodiversidade do território de acordo com seus costumes, assim como proteger e conservar os recursos naturais. No entanto com o aumento da atividade da pecuária bovina a demanda por novas áreas tem aumentado, colocando em risco as terras indígenas que estão próximas à fronteira agrícola como é o caso da Terra Indígena Apyterewa. Assim, o objetivo deste trabalho é mapear a dinâmica do desmatamento, quantificando suas taxas e variáveis na TI Apyterewa, São Félix do Xingu – PA, através das técnicas de sensoriamento remoto aplicadas em imagens de satélite entre os anos de 2000 e 2018. Para isso foram utilizadas imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 e do sensor OLI do Landsat 8, dos anos 2000, 2005, 2010, 2014 e 2018 utilizando a ferramenta de segmentação e uma chave de interpretação para classificar o desmatamento. Mediante a isso pôde ser observado que na Terra Indígena Apyterewa encontra-se com 12% do seu território desmatado devido a expansão da pecuária e mais de 80% do seu território ocupado por não indígena.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAUJO, Jociano Barbosa; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre violência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Monteiro localizada na Zona Rural do município de Novo Repartimento-PA. Tratou-se de um estudo investigativo, pois buscou descrever com clareza as relações que contribuem para essa problemática e ao mesmo tempo averiguar as práticas tomadas por professores e direção que visam combater a violência no ambiente de ensino. A pesquisa foi realizada nessa escola e os sujeitos pesquisados foram ao todo 28 pessoas, sendo, sendo 7 professores e 21 alunos de uma turma multisseriado de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi descritivo qualitativo, a partir de questionários com perguntas objetivas abertas e fechadas. Verificou-se que assim como os professores pesquisados apresentam inúmeras dificuldades para prevenir bem como combater a violência escolar, os alunos também sentem grandes dificuldades por causa da mesma em virtude de serem geralmente as vitimas e ao mesmo tempo os causadores dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário um repensar na maneira de como as escolas e seus profissionais tem tratado sobre a violência escolar, portanto é preciso fazer parcerias que envolvam órgãos de segurança como conselho tutelar, juizado da infância, vara criminal e toda a comunidade escolar. O processo de prevenção e de combate à violência escolar pode até parecer demorado, mas é preciso, pois como já vimos interfere diretamente no processo ensino aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Liderança de mulheres no desenvolvimento da comunidade Divino Espirito Santo Vicinal 15(2018) SANTOS, Maria Sandra do Nascimento; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429O presente artigo aborda a história de uma comunidade rural que sempre esteve sob a liderança de mulheres; No início deste artigo há um apanhado geral sobre a história da abertura da Transamazônica, em seguida consta histórias de mulheres protagonistas para o desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade Divino Espírito Santo localizada na Vicinal 15, a partir de relatos de mulheres que foram convidadas a participar de uma pesquisa com entrevistas semi-estruturadas, nas quais teriam que contar como foi sua trajetória até os dias atuais na busca de melhorias para esta comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governança de bens comuns no Assentamento Estadual Agroextrativista Majari (PA)(2018) BORGES, Marllisson Eriques Araújo; SERRA, Anderson Borges; http://lattes.cnpq.br/9878285735905103Utilizando abordagem qualitativa, este estudo analisa a governança de recursos florestais comunitários em assentamento agroextrativista, com referência aos “princípios da boa governança” de bens comuns, formulados por Elinor Ostrom. Constatou-se que há o reconhecimento Estatal do direito de organização dos comunitários, monitoramento e as regras se atentam as condições locais. Os comunitários desenvolveram mecanismos de gestão dos recursos e proteção do território. Porém, a ausência do Estado na gestão fragiliza a sustentabilidade dos recursos e de um assentamento agroextrativista coletivo. Conclui-se que para construção desses espaços se faz necessário um enfoque multidisciplinar, caso contrário, o cenário futuro de Projetos agroextrativistas é a superexploração dos recursos florestais e o esgotamento destes pela ação dos aproveitadores que não participam da ação coletiva, mas usufruem do recurso.