Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências(2015-08-03) LIMA, Raquel Rocha; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar percursos epistemológicos e pedagógicos no processo de ensinar e aprender ciências em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro periférico de Castanhal/PA. Para construção do referencial teórico, dialoguei com autores conceituados no que se refere ao tema em questão, como Moraes (1992), Freire (1996), Alves (2002), Bizzo (2009), entre outros. No que tange aos percursos metodológicos deste processo investigativo, busquei construir os dados tendo como suporte uma abordagem qualitativa, fazendo uso do método estudo de caso com as técnicas de entrevistas semiestruturadas, vídeogravação e diário de bordo. A escolha por estes procedimentos técnicos foi imprescindível à realização desta pesquisa, visto que possibilitou: registrar as práticas pedagógicas vivenciadas pela professora e as crianças, especificamente nas aulas relacionadas ao ensino de ciências, e sistematizar e analisar suas falas em relação ao processo de ensinar e aprender ciências. Os dados foram tratados a partir do entrecruzamento das técnicas utilizadas com o referencial teórico adotado. Os resultados da análise identificaram que, em meio ao processo de ensinar e aprender ciências, a professora enfrenta muitos percalços, mas, mesmo mergulhada nos impasses, ela busca possibilitar a (re)construção do conhecimento pelas crianças, levando em consideração as suas “vozes” em sala de aula. Desse modo, espero, apesar das limitações deste trabalho, poder contribuir para a melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais, descortinando novos desafios e problemas de pesquisa para outras jornadas investigativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA(2015-08-11) CASTRO, Rytiane da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a violência no ambiente escolar: um estudo de caso na EMEF Rosália Pinheiro no distrito de Americano/ Santa Izabel-PA(2015-08-17) LIMA, Jéssica Sales de; PEREIRA, Diana Claudia Portal; http://lattes.cnpq.br/1642627945916943Neste trabalho busca-se apresentar uma discussão acerca da violência no ambiente escolar a partir de uma abordagem teórica com base em autores sociólogos, tais como Abramovay e Rua, Sposito, Priotto e Boneti, Charlot, Blin, etc., que já discutem este tema, o qual revela-se um assunto bastante recorrente na sociedade atual. Deste modo, tendo em vista que o problema da pesquisa está centrado na questão de como a violência pode interferir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento da prática docente dos profissionais da educação, este trabalho objetivou a realização de análises sobre a interferência da violência na relação professor-aluno com base nas concepções dos sujeitos da pesquisa, buscando compreender o fenômeno da violência a partir dos referenciais teóricos abordados; apontar as diferentes manifestações deste fenômeno diante do contexto escolar; e identificar os tipos de violência mais frequentes nas escolas. Este trabalho contempla uma pesquisa qualitativa, apresentando um estudo de caso a partir das análises dos questionários direcionados aos dois grupos que participaram como sujeitos da pesquisa, sendo estes, professores e equipe gestora. O qual possibilitaram, por meio de suas falas, o reconhecimento do fator violência como real interferência no processo educacional, já que possui uma reação negativa nas relações interpessoais de alunos e professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação infantil no Brasil: limites e perspectivas(2016-08-21) FREITAS, Eunice Garcia Ramos de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O presente trabalho surge com o objetivo de investigar a Educação Infantil a partir de uma pesquisa bibliográfica. Permeando seu contexto histórico no Brasil e no mundo, conhecendo sua origem bem como os processos evolutivos que se baseiam em lutas que resultaram em grandes conquistas como a que foi adquirida na esfera legislativa. Nesse cenário destacamos a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB, que trouxeram avanços que há tempos eram esperados pela Educação Infantil. Aborda também os desafios que hoje ainda temos que enfrentar em busca da Educação Infantil com qualidade a partir de uma análise do atual Plano Nacional da Educação- PNE 2014-2024, atentando para o andamento de cada estratégia através do Observatório do PNE. Os resultados desta pesquisa sinalizam que por muitas décadas a Educação Infantil viveu num descaso governamental, mas que através de lutas de educadores e de movimentos sociais vem recebendo seu devido reconhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: causas da evasão na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria da Encarnação” na visão do aluno e do professor(2016-12-21) COSTA, Marlinda Oliveira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A pesquisa versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata da evasão escolar tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Maria da Encarnação” objetivou averiguar as causas que levam os educandos a se evadir de uma turma de III Etapa. Investigação de cunho qualitativo,teve como suporte autores como: Freire (1980), Romanelli (1990), Gadotti (2001),Paro (2000) dentre outros, bem como discorre sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 4024/61, 5692/71, 9394/96, enquanto marcos legais relevantes para contextualizar e refletir sobre a temática no Brasil, especialmente a partir das compreensões dos diferentes atores (dois (02) alunos e quatro (04) professores) pedagógicos sujeitos atuantes na EJA, que foram escutados através de dois instrumentos de coleta de dados: a entrevista semi estruturada para os educandos e o questionário para os educadores que foram transcritas e analisadas. Os dados apontam que os motivos que levam os educandos a se evadir estão relacionados aos problemas sociais, econômicos, políticos como fatores principais na efetivação desta problemáticaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos e educação de jovens e adultos: o entrelaçamento no processo de ensinar e aprender no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI(2017) AGUIAR, Nayane Ferreira de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O presente trabalho tem como finalidade compreender a utilização de Jogos Didáticos na Educação de Jovens, Adultos/Idosos (EJA), na tentativa de caracterizar o processo de ensinar e aprender, de maneira lúdica, com objetivo de identificar o aprendizado por meio de jogos. Buscamos com a pesquisa responder a seguinte questão: os jogos didáticos são capazes de proporcionar entrelaçamento entre o processo de ensino/aprendizagem e ludicidade no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. Para a execução da investigação buscou-se a abordagem qualitativa proposta por Lüdke e André (1986), a revisão bibliográfica foi pautada em autores da EJA como Nascimento (2004), Piconez (2002), entre outros, diálogo com os autores Kishimoto (2011), Soares (2013), Kadoma e Silva (2004), nortearam a discussão teórica sobre Jogos. Os sujeitos da pesquisa foram discentes alunos da Primeira Etapa da EJA, pertencentes ao Grupo de Educação da Terceira Idade (GETI), Programa da Universidade Federal do Pará. Também, no âmbito da investigação propusemos como forma de intervenção concreta, a utilização de Jogos Didáticos relacionados aos conteúdos, de forma interdisciplinar, os quais foram aplicados em dias diferentes com temáticas trabalhadas durante o decorrer do semestre letivo. Os dados revelaram inúmeras contribuições que o jogo didático pode propicia para dentro da sala de aula, tais como: a relação do discente com um contexto diferenciado de ensinar e aprender; o papel da ludicidade na mediação do processo pedagógico; a identificação das limitações dos discentes; as relações de bom humor que são estabelecidas pelos participes dos jogos que envolve todo o coletivo da sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental : um olhar reflexivo sobre as questões ambientais na Escola Maria José dos Santos no município de Castanhal-PA(2017) SOUZA, Elba Patrícia Lameira de; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho sobre a Educação Ambiental objetivou compreender como as ações do projeto Com-Vida: Sustentabilidade e meio ambiente, estão contribuindo para o aprendizado dos alunos acerca das questões ambientais na escola Maria José dos Santos no distrito de Apeú-Castanhal. A pesquisa foi de caráter qualitativo, participaram alguns alunos da escola que responderam ao questionário voltado para o tema meio ambiente. Inicialmente, foi feita uma explanação sobre a Educação Ambiental e como ela se constitui, a legislação que regulamenta sua inserção no âmbito escolar e seus problemas e perspectivas e como se estabelece teoria e pratica. No segundo capítulo, apresenta-se o lócus da pesquisa e suas características. Concluindo o terceiro capítulo encontramos os resultados e discussões sobre os dados coletados durante a pesquisa de campo. Para tanto, na realização da análise foi essencial a utilização de um embasamento teórico norteador. E foi através de uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores como Capra (2002); Guimarães (1995); Freire (2011) entre outros, que subsidiaram a elaboração desta pesquisa. Não obstante os resultados mostrados durante a pesquisa despontam que o trabalho desenvolvido na escola tem ajudado a conscientizar os alunos de forma teórica, mas ainda há muito a ser feito no que se refere a prática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal(2017) ARAÚJO, Maira Monique da Silva; RAMOS, João Batista SantiagoEste trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores utilizando como referenciais estudiosos como Theodor Adorno e Marcelo García, sendo realizada uma pesquisa que assume a abordagem qualitativa com foco na capacitação de professores para lidar com situações de violência do cotidiano escolar, utilizando-se assim de entrevista com professores de series iniciais de uma escola municipal de Castanhal, mas precisamente do 2º ao 5º ano. Os resultados da pesquisa demonstram o pensamento e a visão dos professores atuantes em relação á formação e no lidar com situações de violência com crianças. Pensamento esses que destacam que este trabalho contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento de futuros educadores com o anseio de pesquisar e de se debruçar sobre o assunto; além de contribuir para a melhoria no trabalho das instituições com altos índices de violência e para a sociedade em si para que perceba e entenda que é função de todo e qualquer ser ensinar bons comportamentos e aconselhar a criança. Contudo os pais são quem possuem a responsabilidade principal, os comportamentos das crianças devem ser vistos e revistos no ambiente familiar pelos pais e/ou responsáveis para que casos de violência não aconteçam dentro das instituições de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.(2017) VIEIRA, Leneane Ribeiro; SILVA, Tânia Suely NascimentoEm nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discalculia : particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental/9(2017) OLIVEIRA, Samantha Raphaella dos Santos; NASCIMENTO, Eula Regina LimaO presente trabalho tem uma visão voltada para o estudo da discalculia, transtorno esse que se faz presente em todos os níveis escolares, mas especificamente no ensino fundamental, onde podem ser observados os primeiros indícios, quando os mesmos perpassam pela aprendizagem de matemática. Apresenta um direcionamento na observação das características e posterior diagnóstico devido serem de suma importância para que a intervenção pedagógica ocorra o mais cedo possível na vida do educando e consequentemente tenha mais possibilidade de tratamento e que possa ser incluído na sociedade com melhor perspectiva de uma vida produtiva. Entendo que a escola, através dos educadores e os pais, como também a sociedade sejam responsáveis por este processo de inclusão, pois o direito à educação é universal inclusive para os portadores de deficiências onde a discalculia não poderia ser diferente dentro deste contexto. Os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão se fazem necessários na vida de um educando que apresente os transtornos da discalculia, pois só assim o mesmo terá oportunidade de aprender matemática. Desse modo, o não cumprimento destas etapas o tornaria excluso dentro de uma sociedade capitalista que utiliza os números nas mais elementares e mais complexas operações de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental : prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA(2017) FREITAS, Maria Aline da Costa; COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da SilvaNuma época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docentes das séries iniciais acerca da preservação do Rio Mãe do Rio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois é utilizada quando o fenômeno estudado é subjetivo e complexo. E para a obtenção dos dados foi feito entrevista com perguntas estruturadas com perguntas abertas e fechadas, com professores das séries iniciais de uma escola pública na cidade de Mãe do Rio, em que o foco consiste em saber se os professores utilizam abordagens do cotidiano dos alunos mostrando a realidade do ambiente em que estão inseridos, para que assim possa incentivar que a criança cultive uma consciência planetária desde os seus primeiros contatos com a escola, pois é ali que irá se tornar um formador de opiniões, um sujeito que poderá ou não contribuir para a preservação do bem essencial para a vida, que são as fontes de água. Desta forma, constatou-se que a prática docente ocorre de forma diferenciada conforme as concepções dos envolvidos, de fato, a que prevalece é abordagem que faz o uso da contextualização, o que é um fator importante devido à realidade encontrada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de idosos e suas experiências na educação de jovens e adultos (EJA) na: E.E.E.F.M. Augusto Olímpio no Município de Belém-PA.(2017) OLIVEIRA, Nayara Sena; LEITE, Natália da RochaO presente estudo visa abordar a memória e experiências de idosos na Educação de Jovens e Adultos, para conhecermos suas trajetórias e os motivos que os levaram a voltar a estudar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a memória e as experiências destes idosos da EJA para compreender suas trajetórias educacionais e pessoais, e também entender as dificuldades, as expectativas que estes alunos enfrentam na sala de aula, e a importância da modalidade de EJA para estes sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida numa instituição de ensino da rede pública Estadual de Belém do Pará, em salas de aula que tinham alunos idosos frequentando regulamente as turmas da EJA, na faixa etária entre sessenta (60) e sessenta e nove (69) anos de idade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Nas narrativas apresentadas, esses idosos puderam se expressar com mais liberdade, o que levou a um entendimento maior quanto às suas memórias. As entrevistas serviram para auxiliar no embasamento teórico e ampliar as reflexões e compreensões sobre o tema apresentado. Os resultados foram de acordo com a perspectiva de proposta da pesquisa, pois os idosos narraram suas trajetórias escolares e pessoais, os motivos que os levaram a buscar a modalidade da EJA, as dificuldades enfrentadas, por exemplo, como a leitura e a escrita, e a importância que a EJA tem para a obtenção de conhecimento neste mundo letrado, e suas expectativas ao terminarem essa modalidade de ensino. A pesquisa, portanto, foi significativa para a compreensão de memórias, experiências e o processo de ensino na qual esses idosos estão inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal(2017) BESSA, Thamires Dayanne Souza; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como, a inclusão de alunos com autismo no ensino regular: considerações pertinentes. É apresentado aqui uma breve contextualização do autismo, suas características e diagnóstico, dando enfoque ao processo de inclusão escolar, o atendimento educacional regular e especializado, assim como, as metodologias utilizadas pelos professores. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário direcionado à professores titulares e auxiliares das turmas avaliadas. Os resultados obtidos, evidenciaram que a maioria dos professores não estão preparados para trabalharem com alunos autistas, pois não possuem formação adequada para tal, porém evidenciou-se que recebem total apoio dos profissionais especializados, o que acarreta em metodologias adequadas condizente com as especificidades de tal aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de ensino nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola municipal de Castanhal – PA(2017) BARBOSA, Ana Paula Lima; BARBOSA, Jessyca Lorena PereiraAtualmente, é evidente o avanço da tecnologia no mundo e sua predominação em ambientes formais de ensino, fazendo-se necessário que a escola seja um espaço de transformação para formar cidadãos nesse contexto atual da sociedade. O trabalho a seguir teve por objetivo geral analisar a realidade de uma escola pública de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal no Estado do Pará-Brasil, tendo como foco à presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas séries inicias e sua utilização como ferramenta de ensino pelos professores. De forma a alcançar este objetivo foram formulados os seguintes objetivos específicos: Analisar a compreensão dos professores sobre as TDICs; verificar a utilização das TDICs pelos professores no processo educacional; conhecer o uso das TDICs na atuação dos professores; verificar a concepção dos professores sobre o uso das TDICs para a aprendizagem dos alunos; identificar as dificuldades encontradas pelos professores no uso das TDICs. No componente teórico abordou-se sobre as conceituações e definições das TI, TICs e TDICs, além das suas abordagens no contexto educacional. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2017, através de uma entrevista estruturada com cinco professoras das séries iniciais do ensino fundamental, com idade média de 44,2 anos, sendo quatro com formação inicial em Pedagogia e uma em Magistério. Diante da seguinte questão “As TDICs são utilizadas pelos professores como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?” concluiu-se que, as participantes compreendem as TDICs, como recurso que oportuniza um melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem, porém evidenciam a insuficiência na quantidade e qualidade desses recursos disponíveis na escola, desta maneira pouco as exploram como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As narrativas e memórias sobre o chupa-chupa em Colares e práticas educativas do ensino de história nas séries iniciais(2017) SOUZA, Laurimar Cabral Ferreira de; BANDEIRA, SérgioO presente Trabalho de Curso traz uma abordagem investigativa sobre o fenômeno chupa-chupa, ocorrido na cidade de Colares-Pará na década de 1970 na perspectiva de cruzar essas memórias e potencializá-las como elemento incorporado a cultura do referido município e as suas possibilidades de uso para a valorização da história local e para o ensino de história nas series iniciais do ensino fundamental. É um estudo de abordagem qualitativa e para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista com alguns moradores que vivenciaram a situação apresentada como as aparições das luzes do chupa-chupa que provocaram significativas mudanças no cotidiano da cidade de Colares e região. Através de estudo levantado outras fontes também foram utilizadas, tais como os jornais O LIBERAL e O ESTADO DO PARÁ, ambos periódicos conceituados que veicularam no ano de 1977 a notícia dos avistamentos de Óvnis, e ainda publicações da Revista UFO, especialista em Ufologia, do ano de 1997 que está disponível no sitio eletrônico da revista. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância das narrativas e da memória dos moradores sobre o caso em evidencia e podem ser viabilizadas para o ensino de História local para os alunos das séries iniciais em Colares. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o fenômeno chupa-chupa através das memórias e narrativas de moradores de Colares pode ser utilizado como elemento didático para a desenvoltura de um ensino dinâmico e contextualizado da história do lugar e da realidade presente do aluno que se esclarece a partir do conhecimento do passado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do Programa Bolsa Família para a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade(2017) BRITO, Nívia Suellem do Nascimento; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura no banco de dados do Portal de Periódicos Capes sobre a contribuição do Programa Bolsa Família para a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A pesquisa foi concretizada por meio da busca simples, a partir das palavras-chave: Bolsa Família e condicionalidades da educação, e da busca avançada com as palavras: Bolsa Família x contribuição para a educação. Foi feito ainda, um levantamento dos TCCs disponibilizados no catálogo online da Biblioteca David Sá que abordam a temática deste estudo. A pesquisa segue estruturada em seções, na qual abordamos os direitos humano, bem como seu progresso e expectativa; o Cadastro Único; o PBF e as condicionalidades da educação para o programa. Os resultados apontam a importância do benefício do PBF para a educação, desse modo, o PBF tem impacto na escolaridade de crianças e adolescentes de famílias que estão em situação de vulnerabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na relação ensino-aprendizagem : o papel do professor de uma escola de educação infantil de Castanhal - PA(2017) BIZERRA, Eliane Teixeira Custódio; BARRETO, Elianne SabinoO presente estudo tem por objetivo analisar o emprego da ludicidade como estratégias facilitadora do ensino – aprendizagem no trabalho pedagógico em uma turma da Educação Infantil de uma escola pública municipal de Castanhal – PA. Dessa forma, buscamos demostrar que a utilização da ludicidade no processo ensino-aprendizado de alunos da Educação Infantil tende a facilitar a aprendizagem além de promover a interação entre alunos e, para fundamentar essa proposta, contamos com autores renomados que subsidiaram este construto, tais como: Alfaia (2013), Kishimoto (1995, 1996, 1998, 2001, 2008), Almeida (2003), Vygotsky (1984), Marcelino (1989, 1990, 1991, 1993), entre outros. A ludicidade é uma ferramenta que pode ser utilizada como estratégia que possibilitará aos educandos construírem ou ampliarem seus conhecimentos, minimizando suas dificuldades no processo educacional. Os dados foram obtidos por meio de questionário com perguntas semiabertas e analisadas em forma de diálogo. Os resultados indicaram que a ludicidade permite que a criança experimente a realidade imaginária colocando-as como transformador social no campo abstrato proporcionando se reconhecer como sujeito produtor do conhecimento. Ressaltamos ainda, que ficou visível entender que o jogo, o brinquedo e a brincadeira intervém no aprendizado da criança e por isso é primordial inserir nos processos educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente(2017) BRITO, Ohana Cristiny Nakano; COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da SilvaDiscutir sobre avaliação dentro dos ambientes escolares torna-se necessário ao contexto educacional, pois, a prática pedagógica dos profissionais da educação está ligada ao desenvolvimento dos alunos, e para isso, é importante que a aprendizagem seja levada em consideração. Desse modo, a avaliação da aprendizagem escolar precisa ser observada com atenção, tanto aos métodos que vigoram nas instituições de ensino, quanto a percepção dos professores que estão lecionando e seus comportamentos mediante a situação de avaliar seus alunos. Este trabalho utilizou-se de referenciais teóricos que abordam sobre avaliação, como Luckesi (2008) e Bloom (1973). Para isso, se empregou a pesquisa qualitativa, compreendendo sobre a realidade em que vivem muitos docentes nas instituições de ensino, principalmente no que diz respeito ao seu trabalho avaliativo com alunos, mais especificamente na disciplina de Ciências que, por muitas vezes, é percebida como uma disciplina que os alunos gostam e se interessam. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar como ocorre a avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências em duas turmas de 2⁰ ano de uma escola do município de Castanhal/PA, através das perspectivas das professoras, que têm que lidar com o processo avaliativo de seus alunos, levando em consideração que as regras impostas pela escola devem ser seguidas. Por vezes, os conceitos de avaliação e verificação confundem-se dentro do cenário escolar, e a questão da aprendizagem acaba sendo esquecida. Porém, o professor, enquanto educador deve criar situações em que a aprendizagem possa ser, de fato, vivida e avaliada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)(2017) SILVA, Ronara Monteiro da; SILVA, Ellen Aguiar daO presente estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na educação infantil, produzidas pelos professores em uma unidade de ensino pública municipal intitulada E.M.E. I São Marcos, situada no município de São Francisco do Pará, a fim de discutir a formação do professor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia deste trabalho se assenta em uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram três professores que atuam na educação infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Demartini (2009); Pereira e Jobim e Souza (1998); Marcelino (2012); Filho (2005); Kramer (1991, 2010); Machado (2003, 2008); García(1999); Freire (1994,1996, 1999, 2011); Veiga e Viana (1994, 2010); Tardif (2002); Candau (1997); Nóvoa (1992), Barbosa (2001, 2006), Kishimoto (2002), Ostetto (2000), entre outros. Os resultados permitiram visualizar as implicações e dificuldades que constituem a prática diária do(a) professor(a) no espaço escolar e suas reais condições concretas de trabalho, embora haja tentativas de planejar e organizar um ação pedagógica significativa não basta apenas a intencionalidade para produção de conhecimento e interação social na relação professor(a)-criança, ainda é necessário saberes específicos acerca do trabalho desenvolvido, mudanças qualitativas na promoção de qualidade de ensino via as rede de ensino de modo articulado com o investimento massivo na formação permanente do professor(a) para contribuir de modo reflexivo nas práticas sociais, desfazendo da prática repetitiva e burocratizada valorizando as produções das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão democrática na escola pública : uma reflexão teórico-prática a partir do contexto escolar(2017) RIBEIRO, Janayna dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosO presente trabalho vem abordar a questão da Gestão Democrática na escola pública, e de que forma essa gestão é exercida, quais as dificuldades enfrentadas por gestores para o exercício da gestão democrática, qual o papel do gestor escolar, quais as suas competências dentre outros. Pensando na realidade educacional e o contato que tive em algumas escolas públicas do município de Castanhal, durante os estágios curriculares do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pude observar que muitos dos problemas existente na escola, que surgem por conta da dificuldade em conduzir uma gestão participativa, devido a complicações existentes na escola e entre os gestores e o corpo docente. Diante disso surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa sobre as questões que permeiam a gestão democrática na escola pública a partir de reflexões teórico-prática embasadas em vivências oriundas do contexto escolar, especificamente, no município de Castanhal. Tem como objetivos, investigar os desafios enfrentados por gestores escolares na rede pública de ensino de Castanhal em exercer a gestão democrática e as implicações na definição do perfil gestor para atuar na escola da atualidade. Identificar a concepção de gestão escolar que orienta a prática das gestoras, sujeitos da pesquisa; destacar os desafios enfrentados pelas gestoras para concretizar a gestão democrática na escola; analisar o papel do Projeto Político Pedagógico para a concretização de um modelo de gestão escolar pautado na coletividade; verificar quais as competências consideradas, pelos sujeitos da pesquisa, necessárias para o exercício da função do gestor escolar; analisar o papel do gestor escolar na atualidade. Essa é uma pesquisa do tipo exploratória que assume a abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com três diretores em três escolas públicas do município de Castanhal e assumiu como principais referências as contribuições de Vitor Paro e Heloísa Lück. Os dados coletados foram produzidos por meio de entrevista e a análise foi interpretativa temática. Os dados revelaram que existe ainda uma grande lacuna entre o entendimento que os participantes da pesquisa na relação com a sua prática. É percebido ainda que dentre os grandes desafios está o de implicar de fato todas as pessoas no processo educativo, haja vista que, de acordo com os dados as pessoas têm se mostrado pouco interessadas em participar de fato nas questões decisórias, sobretudo, porque participar implica em assumir responsabilidades.