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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) em Altamira - Pará(2010) FERREIRA, Amanda Estefânia de Melo; SOUZA, Simão Lindoso de; http://lattes.cnpq.br/5989971498245736A Terra Preta de Índio (TPI) é uma unidade de solo de origem antrópica existente na Amazônia caracterizada por apresentar elevada fertilidade e capacidade de retenção de nutrientes, provavelmente devido ao manejo de restos orgânicos e do fogo utilizado por povos indígenas. A maioria dos estudos realizados com TPI está voltada aos aspectos geológicos e antropológicos, sendo os aspectos biológicos, como a diversidade microbiana ainda pouco conhecidos ou divulgados. Dos microrganismos existentes no solo, os Fungos Micorrizicos Arbusculares (FMAs) destacam-se por estabelecer associações simbióticas com maioria das raízes das plantas. Neste sentido o presente trabalho objetivou estudar o comportamento das populações de FMAs nesses ambientes, por meio do estudo da diversidade, densidade de esporos e a taxa de colonização das raízes, em áreas com diferentes coberturas vegetais. O estudo foi realizado em três sitios arqueológicos em Altamira, PA. Os sítios foram denominados por sítio 1, sítio 2 e sítio 3 com coberturas vegetais: capoeira em TPI e pastagem nos solos adjacentes para os sítios 1 e 2, e capoeira na TPI e adjacente para o sítio 3. Os sítios apresentaram horizonte antrópico com profundidade entre 20,6 e 26,7 cm. As análises químicas para pH, P, Matéria Orgânica e Carbono Orgânico, mostraram maiores teores destes elementos nas TPI do que em solos adjacentes. Foram identificados onze morfotipos de FMAs, com dominância do gênero Glomus, presente em 80% das amostras analisadas. Apesar da quantidade de morfotipos encontrados em TPI e adjacentes (T) serem as mesmas, os morfotipos identificados entre as amostras dos mesmos sítios foram diferentes. A densidade de esporos foi maior nos solos adjacentes do que em amostras de TPI. Para essas últimas, quanto maior o teor de C orgânico, maior foi a densidade de FMAs. A colonização radicular esteve diretamente ligada à cobertura vegetal, maiores taxas foram encontradas em áreas de pastagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil na escola Sesi Altamira(2015) PINHEIRO, Josinei Lima; SILVA, Crismayklayta Silva da; http://lattes.cnpq.br/6014717883752616O estudo em evidência visa enfatizar a importância do lúdico na educação infantil na escola SESI Altamira. Visto que, o assunto em discussão, no que concerne jogos e brincadeiras tem grandes contribuições no processo de formação da criança, Objetivando investigar ás atribuições dada pelos professores ás atividades lúdicas e se a mesma é utilizada como recurso no processo de ensino-aprendizagem. De forma sucinta, este trabalho tem como referenciais teóricos os autores:Brougere(2011), Bruhns (1999), Dantas (2011), Huizinga (1980), Kishimoto (2011), Kramer (2003) entre outros. Aborda em seus capítulos primeiramente a questão do contexto histórico do lúdico e sua relação com a educação infantil. No segundo capítulo foi realizada uma breve retrospectiva teórica sobre as mudanças ocorridas socialmente no contexto infantil, e no terceiro capítulo foi descrito o resultado da pesquisa e das observações realizadas com os professores e alunos. As observações ocorreram na escola SESI Altamira, os sujeitos da pesquisa foram 4 professores e duas turmas de educação infantil (jardim II) sendo no total 46 alunos observados. A técnica de observação foi a abordagem qualitativa, na observação participante e questionários com questões abertas voltadas para o lúdico. A partir das observações foram realizados quadros comparativos correspondentes ao grau de eficácia em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos por meio de atividades metodológicas tradicional/convencional e lúdicas. As respostas dos professores permitiram verificar o que pensam, falam e como os mesmos agem com relação ao lúdico e ensino/aprendizagem. Comprovou-se por meio da observação e da resposta dos questionários que os professores de Educação infantil reconhecem o lúdico com recurso eficaz no processo de ensino/aprendizagem; no entanto apesar das respostas serem positivas com relação o uso continuo dessas atividades, o que se percebeu foi que a maioria não possui o hábito de conciliar ludicidade com ensino de conteúdos curriculares, há um grande disparato entre realidade e teoriaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na Escola Magalhães Barata na Comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia Pará(2017) PESSÔA, Leandro Alves Rodrigues; PINHO, Vilma Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/2018069654110698; https://orcid.org/0000-0002-2544-0841Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco km 95 - Medicilândia Pará. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Agosto de 2017. Orientadora: Vilma Aparecida de Pinho. A escolha do tema foi de suma importância por compreender as políticas públicas voltadas para a educação do campo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos diferentes sujeitos da Comunidade São Francisco - Km 95 - Município de Medicilândia – Pará sobre as Políticas Públicas voltadas para Educação do Campo. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico a fim de problematizar a temática e uma pesquisa de campo na Comunidade São Francisco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata situada na Rodovia Transamazônica - Km 95 - Norte, em Medicilândia no Estado do Pará, na abordagem quali-quantitativa. A educação tem se constituído como um instrumento relevante por inserir os cidadãos na sociedade letrada. A pesquisa evidencia a insuficiência das políticas públicas específicas para a educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fitorremediação de solo contaminado com 2,4-D + picloram na Amazônia Oriental(2017) SILVA, Jéssica Paloma Pinheiro da; SILVA, Sandra Andréa Santos da; http://lattes.cnpq.br/5742329435239170O efeito residual apresentado por parte dos herbicidas registrados, têm ocasionado uma série de modificações para o ambiente. Para enfrentar a contaminação do solo por compostos xenobióticos, uma das estratégias usadas é a fitorremediação, que utiliza plantas para a extração/amenização do composto poluente. Objetivou-se neste trabalho avaliar o potencial do capim-Braquiarão e capim-Mombaça em fitorremediar solo tratado com herbicida 2,4-D+picloram, utilizando o rabanete como planta bioindicadora. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, em delineamento inteiramente casualizado em duas etapas. Na primeira etapa os tratamentos foram compostos pelo cultivo do capim-Braquiarão e cultivo do capim-Mombaça tratados com e sem a dose do herbicida, com cinco repetições cada tratamento. Na segunda etapa, os tratamentos consistiram no cultivo do rabanete Crimson Gigante em: solo livre de resíduo de herbicida; solo contaminado com cultivo prévio da espécie capim-Braquiarão; solo contaminado com cultivo prévio da espécie capim-Mombaça; e solo contaminado sem o cultivo prévio de gramínea, com cinco repetições cada tratamento. Foram utilizados vasos com 8 dm³ e sem furos, os quais receberam o tratamento com herbicida 2,4-D + picloram, de forma individual na superfície de cada vaso, em pré-emergência, 15 dias após aplicação procedeu-se a semeadura das gramíneas. Aos 50 dias após a semeadura (DAS), as forrageiras foram colhidas e avaliadas seu potencial fitorremediador. Estas foram segregadas em parte área e raiz, sendo analisados os parâmetros de biomassa fresca (g), biomassa seca (g) e altura (cm) das partes segregadas para cada tratamento. Após a retirada das plantas fitorremediadoras, foi realizado o transplantio, em cada vaso, do rabanete. Aos 5, 10, 15 e 20 dias após a emergência (DAE) foi avaliada a fitotoxidade visual das plantas e aos 20 DAE determinou-se o acúmulo da matéria verde e seca (g), altura de planta (cm), as análises foram empregadas seguindo o mesmo procedimento de análise das forrageiras. Os resultados demonstraram que as gramíneas avaliadas apresentam características fitorremediadora para herbicidas auxínicos; o rabanete pode ser utilizado como bioindicador da presença do herbicida 2,4-D + picloram; o período avaliado não foi suficiente para a retirada total dos efeitos do herbicida, sendo necessária continuidade do processo fitorremediador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte(2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapas mentais como ferramenta de percepção da paisagem por estudantes do ensino médio da Escola Dairce Pedrosa Torres em Altamira - PA(2017-12-22) SANTOS, Bianca Cristtina Ferreira; CARVALHO, Aldani Braz; http://lattes.cnpq.br/1305959204330545No presente artigo analisa-se a interação perceptiva dos estudantes com a paisagem de Altamira-PA, por meio da aplicação de mapas mentais, uma vez que os mapas mentais possuem a capacidade de expressar percepções do mundo vivido. Os resultados obtidos foram interpretados pela metodologia proposta por Salete Kozel (2007) que é embasada em uma linguagem dialógica em que a reflexão dos signos revele uma construção social e cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com estudantes de uma turma do 3° ano do Ensino Médio, no mês de fevereiro de 2017, utilizando-se 2 horas aula para obtenção dos desenhos. Selecionou-se oito mapas mentais para serem analisadas juntamente com alguns dados obtidos com questionário e que tornaram possível obter mais informações para análise das paisagens representadas. A utilização desta ferramenta se mostrou eficiente e proveitosa, verificou-se a possibilidade de se trabalhar com conhecimentos presentes nas memórias dos alunos, de modo que a execução dos mapas mentais podem demonstrar a perspectiva do educando em relação aos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula pelo educador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: uma breve pesquisa de campo realizada na E.M.E.I. Irmã Dulce no município de Novo Repartimento-PA(2018) ALVES, Rosiane Rocha; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Objetiva se descrever sobre a ludicidade na Educação Infantil enfatizando por meio de um estudo de campo realizado na E.M.E.I. Irmã Dulce verificando como os educadores, percebem de modo geral, sentindo dificuldade para transmitir conteúdos, que poderiam ser mais facilmente transmitido, se o professor utilizasse brincadeiras lúdicas para este fim, pois aprender de forma lúdica pode proporcionar muitos benefícios para as crianças, e as brincadeiras direcionadas ofertam às crianças um ambiente agradável e interessante; possibilitando assim, o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva. Desse modo a educação é um ato de busca, de troca, de interação e apropriação, sendo assim, é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam e interagem em busca do conhecimento, onde a infância é a fase que as crianças mais brincam. O lúdico na educação infantil deve dar ao professor a oportunidade de compreender os significados e a importância das brincadeiras para a educação. Providenciando um ambiente adequado para o jogo infantil, a criação de espaços e tempo para os jogos é uma das tarefas mais importantes para o professor. Para aquisição da coleta de dados dessa pesquisa usam-se os questionários que são distribuídos para cinco professores da educação infantil da referida escola, assim temos como sujeito desta pesquisa os professores da escola que se dispuseram participar, onde foram feito alguns questionamentos e cada um expôs o seu ponto de vista em relação ao trabalho do lúdico, percebendo assim que todos são bem focados e empenhados no processo ensino aprendizagem e de modo geral a aprendizagem acontece com dinamismo e significado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down(2018) ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XEste Trabalho de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos(2018) ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos(2018) PIRES, Iracy Silva; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274O Lúdico na aquisição do letramento os jogos educativos, a alfabetização e o letramento vêm sendo o ponto chave de muitas discussões em todo o mundo no Brasil pode ressaltar que de certo modo ainda e um tema novo é consideravelmente de grande importância para nossas crianças. Letramento de certo modo é a aquisição que as pessoas por meio das habilidades de leitura e escrita, adquirem isso num contexto especifico e com essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais. Esse trabalho tem por finalidade analisar de que forma se dá à alfabetização e o letramento na turma do 3º ano do ensino fundamental da escola ―Rei dos Reis‖ por meio do lúdico, para que possamos compreender a importância da alfabetização e do letramento por meio do lúdico apropriando-se assim dos jogos educativos. Venho, por meio desse trabalho, investigar como o lúdico pode contribuir para a aquisição da alfabetização e do letramento. O estudo de caso será realizado por meio de observação e assim mostrar dentro das análises como está sendo realizada a alfabetização e o letramento na turma do 3º ano para isso foi necessário apropria-se de jogos e metodologia diferenciada. Para realizar esse trabalho foi preciso leitura baseada nos teóricos que fazem diversas abordagens como KISHIMOTO (1990), PIAGET (1973) SOARES (2010) VIGOTSKY (1989). Diante da realização deste trabalho podemos perceber que o termo letramento vai muito além de decodificar símbolos, ou seja, ler e escrever de forma mecânica sem compreender o que se lê e escreve de acordo com os apoiadores teórico nos quais nos baseamos e no estudo realizado por meio de observação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultivo agroecológico na agricultura familiar(2018) MEDINA, Jonas Manoel Pereira de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O Projeto Cultivo Agroecológico na Agricultura Familiar veio para atender as demandas dos agricultores por práticas de produção sustentáveis a serem desenvolvidas na Transamazônica e elaboradas na perspectiva de melhorar a qualidade dos alimentos a partir da introdução da roça orgânica com a intenção de incentivar a produção, garantindo a autossuficiência alimentar na Comunidade Miguel Gustavo, em Medicilândia, Pará. A proposta foi subsidiada por meio das pesquisas de campo, partindo de entrevistas, conversas e reuniões com os agricultores, além de uso de dados secundários de estatísticas municipais da saúde. Este projeto veio por meio de acordos com as famílias da produção familiar conforme a capacidade que essas bases têm de construir estratégias de fortalecimento de produção diante da ausência do Estado e das fragilidades governamentais. O mesmo prever a implantação de plantios de cacau orgânico, criação de galinha caipira e sistemas agroflorestais, via articulação com as organizações sociais locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governança de bens comuns no Assentamento Estadual Agroextrativista Majari (PA)(2018) BORGES, Marllisson Eriques Araújo; SERRA, Anderson Borges; http://lattes.cnpq.br/9878285735905103Utilizando abordagem qualitativa, este estudo analisa a governança de recursos florestais comunitários em assentamento agroextrativista, com referência aos “princípios da boa governança” de bens comuns, formulados por Elinor Ostrom. Constatou-se que há o reconhecimento Estatal do direito de organização dos comunitários, monitoramento e as regras se atentam as condições locais. Os comunitários desenvolveram mecanismos de gestão dos recursos e proteção do território. Porém, a ausência do Estado na gestão fragiliza a sustentabilidade dos recursos e de um assentamento agroextrativista coletivo. Conclui-se que para construção desses espaços se faz necessário um enfoque multidisciplinar, caso contrário, o cenário futuro de Projetos agroextrativistas é a superexploração dos recursos florestais e o esgotamento destes pela ação dos aproveitadores que não participam da ação coletiva, mas usufruem do recurso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas(2018) LUNELLI, Jiovana; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimentações e prática no ensino de química : construindo saber químico escolar a partir de uma aprendizagem significativa(2018) LIMA, Diego Souza; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395O Ensino de Química tradicionalmente tem se limitado a mera reprodução de conceitos, em que a Ciência se constitui inacessível à sociedade. O conhecimento científico assim abordado limita-se ao cientificismo-acadêmico, não explorando a capacidade de reflexão dos alunos como construtores do conhecimento, carecendo de significado e aplicabilidade. Este trabalho baseou-se em nossas vivências de estágio, realizados na disciplina de Química e objetiva, diante da recusa ao Ensino de Química, discutir a realização de experimentações e aulas práticas como caminhos que norteiem uma aprendizagem significativa na disciplina, além de refletir sobre o papel do docente como mediador das situações de aprendizagem. No decorrer dos estágios, buscamos realizar experimentações e, diante das diferentes realidades e especificidades dos sujeitos envolvidos, aulas práticas que ao tratar os alunos como construtores de sua própria aprendizagem, permitiram-nos mediar às situações rumo a uma aprendizagem significativa. Assim, ao considerarmos que a prática docente se constrói no decorrer de sua carreira, concluímos com este trabalho que as experimentações e aulas práticas podem nortear os sujeitos envolvidos rumo a uma aprendizagem significativa, a fim de descortinar caminhos que possibilitem que o conhecimento científico-químico realmente se construa no espaço escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana(2018) VIEIRA, Vívian Cristina de Souza; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864A ludicidade sempre esteve presente na história da humanidade, fazendo parte da cultura de um país, de um povo. A brincadeira /jogo/brinquedo é uma atividade intelectual e constante na infância, sendo uma fonte inesgotável de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio do lúdico, a criança elabora e desenvolve habilidades e competências para lidar com o ambiente. Aprende sobre si mesma e sua cultura. A partir desta visão, a presente pesquisa, tem como problemática: A Importância do Lúdico na Educação Infantil, sendo o objetivo geral da pesquisa, analisar a formação, os saberes e as experiências dos professores com a prática pedagógica na educação infantil, de como se dá o processo de ensino- aprendizagem, assim como a importância da aplicação de jogos e brincadeiras nesta etapa do desenvolvimento motor. A pesquisa procura através destas possibilidades quase infinitas, que são os jogos, analisar mais profundamente o processo de conhecimento do lúdico na educação infantil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana, localizada na Vila Novo Planalto, no Projeto de Assentamento (PA) Tuerê-I, Município de Novo Repartimento- Pará. Para a realização desta pesquisa, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, permeando a pesquisa do tipo etnográfica e descritiva, numa abordagem qualiquantitativa. O aprofundamento do tema só foi possível a partir das teorias de Cunha, Holanda, Kishimoto, Arnais, entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituída por duas professoras de Educação Infantil. Como instrumento de pesquisa optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa,sendo que as professoras compreendem a importância da ludicidade para o desenvolvimento dos alunos e seu fazer pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação escolar na E.M.E.F. Prof. Antonio Alves dos Santos(2018) BARROS, Sônia Mara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986O presente trabalho destaca em tema a avaliação escolar e tem por objetivo refletir sobre de que maneira ocorre o processo avaliativo nas turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Alves dos Santos. Esta pesquisa tem como base referencial teórico sobre concepções de avaliação e dados coletados por meio de aplicação de questionário a professores e alunos da referida escola, no qual nos revela que todos os professores têm plena consciência da importância da avaliação crítica para a realização do seu trabalho, embora muitos não a desenvolvam de forma correta e planejada. Verifica-se na fala dos professores que os mesmos utilizam de diversos instrumentos avaliativos, sendo esta base para avançarem no ensino aprendizagem, porém através das falas dos alunos, percebese ainda uma prática voltada somente para provas bimestrais, onde o bom comportamento é o estímulo para boas notas, avaliando apenas o conhecimento memorizado. Conclui-se que há uma diversidade de pensamentos sobre avaliação entre professores e alunos, pois parece não haver um diálogo no momento de escolher os instrumentos avaliativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente : saberes e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental(2018) BONES, Jaquelini; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725Este estudo busca refletir acerca de como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental mobilizam e articulam os diferentes tipos de conhecimentos didáticos em seu fazer pedagógico e as condições de trabalho em uma escola da rede pública de ensino de Altamira-PA. Como problema de pesquisa, questionamos o seguinte: Que concepções didáticas e suas tendências pedagógicas que sustentam os trabalhos das professoras? Como as professoras aplicam as metodologias/estratégias de ensino apreendidas em sua formação profissional? Até que ponto as condições de trabalho oferecido às docentes contribuem em seu desempenho no seu trabalho pedagógico? Este estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras dos 3º e 4º anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de Altamira-Pa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com questões semi-estruturadas dirigida a duas professoras, uma do 3º e outra do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Altamira-Pará. Ao analisarmos as práticas docentes, por meio das observações e dos dados coletados, percebemos que as professoras entendem as ações didáticas como elementos importantes para o processo de aprendizagem a partir de planejamento estruturado, articulado às metodologias/estratégias, estas entendidas também como domínio de sala de aula e do conteúdo a ser ensinado, em repassar o conteúdo para o aluno, em “repreendê-lo” quando necessário. Com relação às condições de trabalho, constatamos que as professoras se posicionaram favoráveis ao fazer pedagógico, por existir boas condições para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências da maternidade durante a graduação : uma revisão sistemática(2018) VIEIRA, Ailane Costa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios e que tipo de apoio social estudantes universitárias têm no seu dia a dia para conseguir concluir a graduação, tendo que conciliar a maternidade e a vida universitária. Trata-se de uma revisão sistemática, sendo o corpus artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizando-se os descritores gravidez and estudante universitária; mães and universitárias, sendo selecionados cinco artigos publicados entre os anos de 2009 a 2018. O auxílio da família, juntamente com a existência de creches universitárias, são alternativas de apoio emocional e estrutural para que as mães-acadêmicas consigam concluir a graduação. Conclui-se que as mulheres que se tornam mães durante a graduação estão mais propensas à desistência do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo na EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe(2018) SOUZA, Rosalvo Rocha de; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos no município de Novo Repartimento, especificamente sobre a evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe. A partir de referencial teórico e de pesquisa de campo foi descrita e analisada as causas da evasão escolar, problemática esta que afeta boa parte das escolas brasileiras, revelando um quadro grave da educação pública. Os resultados da pesquisa, obtidos através de questionários, revelaram que nos anos 2015 e 2016, o percentual de evasão escolar atingiu 55% e 45% respectivamente. Os fatores que contribuíram para esta situação foram os mais diversos, dentre os quais, segundo professores e alunos, cansaço físico, gravidez, aulas desinteressantes e problemas de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso da espectroscopia Vis/Nir na discriminação de folhas de Castanheira-do-Pará (Bertholletia excelsa Bonpl.) na terra indígena Xipaya(2018) OLIVEIRA, Kananda Maria Moraes; HAMADA, Márcia Orie de Souza; http://lattes.cnpq.br/9880180163595986A Castanheira-do-Pará (Bertholletia excelsa Bonpl.) apresenta grande valor social, econômico e ecológico, a sua 9 amêndoa configura-se como um dos produtos mais importantes para economia florestal e uma das principais 10 fontes de renda de comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. O aumento da exploração nos castanhais 11 nativos da Amazônia brasileira, tem contribuído com o declínio da produção das amêndoas de castanha-do-pará. 12 Sendo assim, este trabalho tem por objetivo verificar o uso da espectroscopia VIS/NIR na discriminação das folhas 13 de castanheira-do-Pará oriundas de duas comunidades indígena. O estudo foi conduzido em duas aldeias indígenas 14 Tukamã e Tukayá da Terra Indígena Xipaya, Altamira, no Estado do Pará. Inicialmente, foram coletadas amostras 15 de folhas de 30 árvores de castanheira, sendo 15 de cada comunidade. Posteriormente, estas foram enviadas ao 16 Laboratório de Anatomia e Qualidade da Madeira (LANAQM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi 17 utilizado o sistema CIELAB para determinação da cor, efetuando 10 medições de forma aleatória na região do 18 espectro visível, as variáveis (L*, a*, b*, C, e h*), foram analisadas quanto à normalidade pelo teste de 19 Kolmogorov-Smirnov (K-S), sob 95% de probabilidade, por procedência, a comparação entre médias foi realizada 20 através do teste de Tukey a 95% de probabilidade. Os espectros do NIR foram obtidos através do espectrômetro 21 Tensor 37, nas 30 folhas de castanheira das duas procedências. Na diferenciação das amostras, foram utilizados a 22 Análise de Componentes Principais (PCA) em conjunto com a segunda derivada, e o software Unscrambler X 23 (versão 10.1). Com resultados, pode-se concluir que os espectros médios do NIR e da PCA em conjunto com a 24 segunda derivada mostrou-se mais promissores na discriminação das folhas de