Graduação - CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repositório digital para o acervo de trabalho de conclusão de curso da Biblioteca David Sá(2015-06-29) AMORIM, Fabrício Monteiro de; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Este trabalho apresenta como proposta o desenvolvimento de um sistema informatizado de Biblioteca Digital que disponibiliza, por meio tecnológico, acessos aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvido pelos alunos do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, com intuito da divulgação desses materiais de forma livre, tornando os trabalhos mais reconhecidos pela comunidade acadêmica e externa, e facilitando a prática de pesquisa e obtenção dos conhecimentos das referidas obras. Visando o desenvolvimento de um método informatizado para divulgação do acervo de TCC disponíveis na biblioteca do referido campus, a Biblioteca Digital David Sá é apresentada como um sistema que faz uso de recursos para armazenamentos dos trabalhos em um banco de dados e um mecanismo de consulta desses materiais, além de usar a tecnologia de QR Code como ampliação do acesso aos trabalhos disponíveis no acervo que consiste em um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possui câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, uma foto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O objetivo é propor um método informatizado para pesquisa de TCC em uma biblioteca, quebrando a barreira de tempo e espaço para a obtenção e a disseminação do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências(2015-08-03) LIMA, Raquel Rocha; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar percursos epistemológicos e pedagógicos no processo de ensinar e aprender ciências em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro periférico de Castanhal/PA. Para construção do referencial teórico, dialoguei com autores conceituados no que se refere ao tema em questão, como Moraes (1992), Freire (1996), Alves (2002), Bizzo (2009), entre outros. No que tange aos percursos metodológicos deste processo investigativo, busquei construir os dados tendo como suporte uma abordagem qualitativa, fazendo uso do método estudo de caso com as técnicas de entrevistas semiestruturadas, vídeogravação e diário de bordo. A escolha por estes procedimentos técnicos foi imprescindível à realização desta pesquisa, visto que possibilitou: registrar as práticas pedagógicas vivenciadas pela professora e as crianças, especificamente nas aulas relacionadas ao ensino de ciências, e sistematizar e analisar suas falas em relação ao processo de ensinar e aprender ciências. Os dados foram tratados a partir do entrecruzamento das técnicas utilizadas com o referencial teórico adotado. Os resultados da análise identificaram que, em meio ao processo de ensinar e aprender ciências, a professora enfrenta muitos percalços, mas, mesmo mergulhada nos impasses, ela busca possibilitar a (re)construção do conhecimento pelas crianças, levando em consideração as suas “vozes” em sala de aula. Desse modo, espero, apesar das limitações deste trabalho, poder contribuir para a melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais, descortinando novos desafios e problemas de pesquisa para outras jornadas investigativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA(2015-08-11) CASTRO, Rytiane da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a violência no ambiente escolar: um estudo de caso na EMEF Rosália Pinheiro no distrito de Americano/ Santa Izabel-PA(2015-08-17) LIMA, Jéssica Sales de; PEREIRA, Diana Claudia Portal; http://lattes.cnpq.br/1642627945916943Neste trabalho busca-se apresentar uma discussão acerca da violência no ambiente escolar a partir de uma abordagem teórica com base em autores sociólogos, tais como Abramovay e Rua, Sposito, Priotto e Boneti, Charlot, Blin, etc., que já discutem este tema, o qual revela-se um assunto bastante recorrente na sociedade atual. Deste modo, tendo em vista que o problema da pesquisa está centrado na questão de como a violência pode interferir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento da prática docente dos profissionais da educação, este trabalho objetivou a realização de análises sobre a interferência da violência na relação professor-aluno com base nas concepções dos sujeitos da pesquisa, buscando compreender o fenômeno da violência a partir dos referenciais teóricos abordados; apontar as diferentes manifestações deste fenômeno diante do contexto escolar; e identificar os tipos de violência mais frequentes nas escolas. Este trabalho contempla uma pesquisa qualitativa, apresentando um estudo de caso a partir das análises dos questionários direcionados aos dois grupos que participaram como sujeitos da pesquisa, sendo estes, professores e equipe gestora. O qual possibilitaram, por meio de suas falas, o reconhecimento do fator violência como real interferência no processo educacional, já que possui uma reação negativa nas relações interpessoais de alunos e professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de aplicativos multiplataforma: aplicação prática com uma solução para mobilidade urbana(2015-09-18) CRUZ, Kaique José Batista; LIMA, Adailton Magalhães; http://lattes.cnpq.br/3179032920191179; https://orcid.org/0000-0003-4551-637XAtualmente o desenvolvimento de aplicações móveis é uma realidade e necessidade de mercado. Assim, a busca por melhores técnicas de desenvolvimento é essencial para ganhar produtividade e concorrência. No mercado atual de desenvolvimento mobile destacam-se três plataformas principais: Android, iOS e Windows Phone. Desenvolver aplicações nativas para cada uma dessas plataformas demanda tempo, dinheiro e pessoal qualificado, pois são necessários linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento específicos para cada um. Porém, com o desenvolvimento multiplataforma é possível gerar releases para diferentes plataformas codificando em apenas um ambiente e linguagem, e portanto, ganha-se tempo, reduz custos e aumenta a produtividade da equipe de desenvolvimento. Este trabalho relata uma aplicação prática, onde foi realizada uma revisão bibliográfica e comparação entre frameworks multiplataforma existentes, e também a implementação de uma solução para mobilidade Urbana baseada no aplicativo Rota Urbana. Este produto desenvolvido foi submetido a testes alfa e beta para validação dos requisitos e funcionalidades implementadas. Neste trabalho também são apresentados os resultados das avaliações feitas pelos usuários beta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação de um aplicativo mobile para gerenciamento da entrega de relatórios de projetos universitários(2016-08-01) ROCHA, Paula Gisely de Oliveira; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104A cada dia que passa usamos mais os nossos smartphones em tarefas que antes só podíamos realizar por meio de computadores ou de forma física em estabelecimento comercial ou de ensino. Tal realidade nos leva a crer que estes dispositivos são cada vez mais úteis e sendo assim é importante aproveitar ao máximo seus recursos. Neste contexto, após realizar revisão bibliográfica, buscar trabalhos correlatos e fazer pesquisas de campo através de entrevistas e questionários online, percebemos que é possível o uso de tal equipamento para auxiliar no andamento de projetos de pesquisa científica ou extensão universitária, pois existem várias tarefas a serem cumpridas por professores e técnicos pedagógicos que têm projetos aprovados desta natureza. Entre elas está o fato de que é preciso enviar relatórios periódicos sobre os projetos aos órgãos de regulação e fiscalização da área que são Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Pará. Por isso, neste trabalho propõe-se a documentação para um aplicativo em plataforma Android, capaz de emitir alertas que têm por objetivo lembrar o coordenador responsável por projeto, que ele precisa enviar determinado relatório dentro do prazo estipulado. Tal aplicativo se chamará Zakar, expressão hebraica que para nós significa lembrar. Com o desenvolvimento deste aplicativo e posterior uso dele, os prazos para envio da documentação já mencionada, não serão perdidos, visto que o aplicativo terá a tarefa principal de fazer com que o coordenador se lembre de que tem que cumprir com esta obrigação em tempo hábil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação infantil no Brasil: limites e perspectivas(2016-08-21) FREITAS, Eunice Garcia Ramos de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O presente trabalho surge com o objetivo de investigar a Educação Infantil a partir de uma pesquisa bibliográfica. Permeando seu contexto histórico no Brasil e no mundo, conhecendo sua origem bem como os processos evolutivos que se baseiam em lutas que resultaram em grandes conquistas como a que foi adquirida na esfera legislativa. Nesse cenário destacamos a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB, que trouxeram avanços que há tempos eram esperados pela Educação Infantil. Aborda também os desafios que hoje ainda temos que enfrentar em busca da Educação Infantil com qualidade a partir de uma análise do atual Plano Nacional da Educação- PNE 2014-2024, atentando para o andamento de cada estratégia através do Observatório do PNE. Os resultados desta pesquisa sinalizam que por muitas décadas a Educação Infantil viveu num descaso governamental, mas que através de lutas de educadores e de movimentos sociais vem recebendo seu devido reconhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: causas da evasão na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria da Encarnação” na visão do aluno e do professor(2016-12-21) COSTA, Marlinda Oliveira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A pesquisa versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata da evasão escolar tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Maria da Encarnação” objetivou averiguar as causas que levam os educandos a se evadir de uma turma de III Etapa. Investigação de cunho qualitativo,teve como suporte autores como: Freire (1980), Romanelli (1990), Gadotti (2001),Paro (2000) dentre outros, bem como discorre sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 4024/61, 5692/71, 9394/96, enquanto marcos legais relevantes para contextualizar e refletir sobre a temática no Brasil, especialmente a partir das compreensões dos diferentes atores (dois (02) alunos e quatro (04) professores) pedagógicos sujeitos atuantes na EJA, que foram escutados através de dois instrumentos de coleta de dados: a entrevista semi estruturada para os educandos e o questionário para os educadores que foram transcritas e analisadas. Os dados apontam que os motivos que levam os educandos a se evadir estão relacionados aos problemas sociais, econômicos, políticos como fatores principais na efetivação desta problemáticaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos e educação de jovens e adultos: o entrelaçamento no processo de ensinar e aprender no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI(2017) AGUIAR, Nayane Ferreira de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O presente trabalho tem como finalidade compreender a utilização de Jogos Didáticos na Educação de Jovens, Adultos/Idosos (EJA), na tentativa de caracterizar o processo de ensinar e aprender, de maneira lúdica, com objetivo de identificar o aprendizado por meio de jogos. Buscamos com a pesquisa responder a seguinte questão: os jogos didáticos são capazes de proporcionar entrelaçamento entre o processo de ensino/aprendizagem e ludicidade no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. Para a execução da investigação buscou-se a abordagem qualitativa proposta por Lüdke e André (1986), a revisão bibliográfica foi pautada em autores da EJA como Nascimento (2004), Piconez (2002), entre outros, diálogo com os autores Kishimoto (2011), Soares (2013), Kadoma e Silva (2004), nortearam a discussão teórica sobre Jogos. Os sujeitos da pesquisa foram discentes alunos da Primeira Etapa da EJA, pertencentes ao Grupo de Educação da Terceira Idade (GETI), Programa da Universidade Federal do Pará. Também, no âmbito da investigação propusemos como forma de intervenção concreta, a utilização de Jogos Didáticos relacionados aos conteúdos, de forma interdisciplinar, os quais foram aplicados em dias diferentes com temáticas trabalhadas durante o decorrer do semestre letivo. Os dados revelaram inúmeras contribuições que o jogo didático pode propicia para dentro da sala de aula, tais como: a relação do discente com um contexto diferenciado de ensinar e aprender; o papel da ludicidade na mediação do processo pedagógico; a identificação das limitações dos discentes; as relações de bom humor que são estabelecidas pelos participes dos jogos que envolve todo o coletivo da sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rabdomiólise por esforço físico intenso : uma emergência a ser reconhecida pelos professores de Educação Física(2017) LIMA, Raimunda Gleciane Ferreira; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724A rabdomiólise é a morte (lise) das fibras musculares devido a uma lesão muscular direta ou indireta, com liberação do conteúdo das fibras para a corrente sanguínea. Várias condições são desencadeadoras dos quadros de rabdomiólise, uma delas é o submetimento a atividade muscular extenuante. Embora informações sobre esta patologia serem relevantes no que se refere à prescrição adequada de exercícios, as mesmas ainda encontram-se fora do alcance dos professores de Educação Física. Com isso os objetivos do presente trabalho foram investigar os índices de Rabdomiólise por esforço físico intenso na cidade de Belém do Pará e evidenciar, a partir da literatura e estudo de caso, os efeitos da patologia. E para além disso se investigou o número de professores de Educação Física (PEF) que detém conhecimentos sobre a patologia e relacionou o índice de conhecimento com o desenvolvimento da Rabdomiólise. Foi realizada uma pesquisa descritiva de Caráter Epidemiológico. A amostra foi composta por 20 clínicas e por 100 professores de Educação Física. Foi aplicado o QUESTIONÁRIO APLICADO A PEF's – (OLIVEIRA et all, 2008) Modificado e feita a análise de laudos e exames laboratoriais. Os achados do estudo indicaram que a rabdomiólise por esforço físico intenso não é tão rara quanto mostra alguns estudos da literatura, e que o conhecimento do professor de Educação Física está diretamente ligado aos índices de desenvolvimento da mesma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA(2017) CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada em uma Escola Municipal de Castanhal-Pa. Especificamente, pretendeu-se demonstrar que a Educação do Campo surgiu como movimento social de luta em prol de garantir aos sujeitos do campo uma educação de qualidade, e que ao longo de sua história conseguiu importantes conquistas no sentido de garantir esse direito nas politicas e documentos educacionais do Brasil, além de constatar que o trabalho do professor em turma de multisserie caracteriza-se por ensinar sujeitos em idade, series e níveis de desenvolvimento educativo diferentes, tornando a prática pedagógica um desafio constante, haja vista a existência de outros fatores dentro e fora de sala de aula que influencia negativamente o trabalho docente. A vista disso, os dados desta pesquisa foram obtidos através de entrevista semiestruturada com a docente e de observações de sua prática, e foram analisados a partir da fala da professora entrevistada, das observações e das discussões de autores como Zabala (1998), Zóboli (2009), Libanêo (1994) e outros. Os resultados indicaram que a prática da professora da turma multisseriada ocorre de acordo com as perspectivas, realidade e desafios da educação do campo, pois evidenciamos a necessidade de acompanhamento técnico, pedagógico e humano tanto para a professora quanto para os alunos da turma de ensino multisseriado. Desse modo, ressaltamos que as poucas publicações e discussões sobre turma multisseriada no âmbito nacional e municipal configurou-se uma problemática para a construção e embasamento teórico deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores para trabalhar com alunos surdos na EMEF Emilia Gimenez no municipal de Castanhal-PA(2017) VASCONCELOS, Helen Priscila Bandeira; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens, adultos e idosos no programa GETI: histórias de retorno e sucesso escolar de mulheres(2017) NASCIMENTO, Leticia Alana Dax do; NASCIMENTO, Eula Regina LimaO trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos no Grupo de Educação na Terceira Idade, e tem por objetivo analisar o processo de retorno dos sujeitos, neste caso cinco mulheres, do Programa GETI que não tiveram acesso à educação formal e na idade adulta/idosa voltaram à vida escolar. Buscou-se entender o processo de retomada dos estudos, bem como, de que forma superaram a negação de direitos, em especial à educação. Também, foram analisadas as situações que os sujeitos enfrentaram antes e durante o retorno ao processo educativo visando destacar aspectos referentes a uma educação de caráter emancipatório dos sujeitos, no exercício da cidadania. O arcabouço teórico que norteou a pesquisa foram autores como FREIRE (1999), Paiva (1987), Moura (2004) e Haddad e Di Pierro (2000). A abordagem qualitativa direcionou a investigação, e os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi estruturadas. O lócus da pesquisa foi o Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) da UFPA, Campus Castanhal, da Faculdade de Pedagogia, os sujeitos foram cinco mulheres adultas/idosas educandas do GETI. Os resultados apontam que todas as mulheres pesquisadas retornaram a vida escolar, na idade adulta/idosa superando a negação de direito à educação e o fracasso escolar. Bem como, os dados revelam que as mulheres pesquisadas se reconhecem como sujeitos de direito e os dados evidenciam que o Programa GETI, no seu trabalho pedagógico as estimulava em uma perspectiva emancipadora e humanizadora de educação capaz de favorecer com que essas mulheres ultrapassassem suas carências e cultivassem expectativas, sonhos e possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas(2017) CORPES, Maysa Alessandra Viana; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento foi realizada uma pesquisa qualitativa subdividida em dois momentos: a observação de campo e intervenção pedagógica em forma de oficina aplicada a uma turma composta por 15 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo geral, analisar de que forma o uso dos jogos matemáticos como recurso metodológico, pode auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nas operações básicas da matemática, tendo ainda como seus objetivos específicos identificar as dificuldades dos alunos nesse nível de ensino, elaborando uma sequência de jogos matemáticos que auxiliem os alunos na resolução de atividades que envolvam as operações básicas da matemática, para que possam desenvolver habilidades e competências em lidar com a matemática em situações no seu dia a dia. A partir do processo de intervenção com o uso de jogos no ensino das operações aritméticas, verificou-se um interesse maior por parte dos alunos em relação às quatro operações, sendo possível utilizar este recurso de forma eficiente no ensino e aprendizagem da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental : um olhar reflexivo sobre as questões ambientais na Escola Maria José dos Santos no município de Castanhal-PA(2017) SOUZA, Elba Patrícia Lameira de; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho sobre a Educação Ambiental objetivou compreender como as ações do projeto Com-Vida: Sustentabilidade e meio ambiente, estão contribuindo para o aprendizado dos alunos acerca das questões ambientais na escola Maria José dos Santos no distrito de Apeú-Castanhal. A pesquisa foi de caráter qualitativo, participaram alguns alunos da escola que responderam ao questionário voltado para o tema meio ambiente. Inicialmente, foi feita uma explanação sobre a Educação Ambiental e como ela se constitui, a legislação que regulamenta sua inserção no âmbito escolar e seus problemas e perspectivas e como se estabelece teoria e pratica. No segundo capítulo, apresenta-se o lócus da pesquisa e suas características. Concluindo o terceiro capítulo encontramos os resultados e discussões sobre os dados coletados durante a pesquisa de campo. Para tanto, na realização da análise foi essencial a utilização de um embasamento teórico norteador. E foi através de uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores como Capra (2002); Guimarães (1995); Freire (2011) entre outros, que subsidiaram a elaboração desta pesquisa. Não obstante os resultados mostrados durante a pesquisa despontam que o trabalho desenvolvido na escola tem ajudado a conscientizar os alunos de forma teórica, mas ainda há muito a ser feito no que se refere a prática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do Programa Bolsa Família para a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade(2017) BRITO, Nívia Suellem do Nascimento; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura no banco de dados do Portal de Periódicos Capes sobre a contribuição do Programa Bolsa Família para a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A pesquisa foi concretizada por meio da busca simples, a partir das palavras-chave: Bolsa Família e condicionalidades da educação, e da busca avançada com as palavras: Bolsa Família x contribuição para a educação. Foi feito ainda, um levantamento dos TCCs disponibilizados no catálogo online da Biblioteca David Sá que abordam a temática deste estudo. A pesquisa segue estruturada em seções, na qual abordamos os direitos humano, bem como seu progresso e expectativa; o Cadastro Único; o PBF e as condicionalidades da educação para o programa. Os resultados apontam a importância do benefício do PBF para a educação, desse modo, o PBF tem impacto na escolaridade de crianças e adolescentes de famílias que estão em situação de vulnerabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contradições nas práticas pedagógicas de professores das classes multisseriadas no distrito João Batista II e as implicações do desenvolvimento de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental(2017) RODRIGUES, Maria Nayara de Souza; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosOs estudos sobre a escola multisseriada geralmente se posicionam contra ou a favor dessa forma de organização do trabalho pedagógico, contra, devido a inúmeros fatores que dificultam o trabalho docente como: falta de estrutura, recursos e as múltiplas funções exercida pelo professor do campo. A favor, pois, é neste contexto amazônico, marcado por territórios rurais complexos, onde as distâncias são enormes, as comunidades são pequenas e os recursos são escassos, a multissérie tem algo a oferecer. Segundo Fábio Santos (2010), nas escolas multisseriadas ”nascem pistas para pensar alternativas curriculares que considerem a diferença como possibilidade de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que forma os professores das classes multisseriadas desenvolvem sua pratica pedagógica, e quais as implicações dessa prática como desafios e possibilidades de desenvolvimento das crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Para tanto, trilhou-se os caminhos de uma pesquisa qualitativa com dados empíricos construídos a partir de entrevistas com duais professoras que atuam no regime multisseriado sendo que, uma educadora moradora da comunidade, lócus da pesquisa e a outra residente na cidade. Ficou evidente que as práticas pedagógicas estão vinculadas a educação como um processo histórico e social onde ensinar deixou de ser apenas uma transferência de saberes, ou seja, uma educação bancária, e passou a ser, conforme enfatiza Freire (1996) uma forma de “criar possibilidades para a sua produção e a sua construção”. Ou seja, um saber pedagógico que transpasse a tradição pedagógica. Ainda assim, algumas contradições advindas das práticas das professoras se revelam como parte de um processo onde o contexto sociocultural ora é tomado como referência, ora é negligenciado na concretização dessa prática. De modo, os limites se apresentam muito mais em relação as condições de trabalho, a ausência de um debate mais aprofundado na formação inicial e saída da sala de aula para fazer formação inicial ou continuada, no deslocamento dos alunos para que cheguem na escola. Quanto as possibilidades, o ponto fulcral revelado na pesquisa é de que existe um processo colaborativo entre os alunos nas salas multisseriadas, resultante tanto das diferenças de faixa etária quanto do nível de desenvolvimento, o que significa acreditar nesse modelo como meio de garantir o direito de acesso e permanência na educação e o pleno desenvolvimento das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discalculia : particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental/9(2017) OLIVEIRA, Samantha Raphaella dos Santos; NASCIMENTO, Eula Regina LimaO presente trabalho tem uma visão voltada para o estudo da discalculia, transtorno esse que se faz presente em todos os níveis escolares, mas especificamente no ensino fundamental, onde podem ser observados os primeiros indícios, quando os mesmos perpassam pela aprendizagem de matemática. Apresenta um direcionamento na observação das características e posterior diagnóstico devido serem de suma importância para que a intervenção pedagógica ocorra o mais cedo possível na vida do educando e consequentemente tenha mais possibilidade de tratamento e que possa ser incluído na sociedade com melhor perspectiva de uma vida produtiva. Entendo que a escola, através dos educadores e os pais, como também a sociedade sejam responsáveis por este processo de inclusão, pois o direito à educação é universal inclusive para os portadores de deficiências onde a discalculia não poderia ser diferente dentro deste contexto. Os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão se fazem necessários na vida de um educando que apresente os transtornos da discalculia, pois só assim o mesmo terá oportunidade de aprender matemática. Desse modo, o não cumprimento destas etapas o tornaria excluso dentro de uma sociedade capitalista que utiliza os números nas mais elementares e mais complexas operações de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na relação ensino-aprendizagem : o papel do professor de uma escola de educação infantil de Castanhal - PA(2017) BIZERRA, Eliane Teixeira Custódio; BARRETO, Elianne SabinoO presente estudo tem por objetivo analisar o emprego da ludicidade como estratégias facilitadora do ensino – aprendizagem no trabalho pedagógico em uma turma da Educação Infantil de uma escola pública municipal de Castanhal – PA. Dessa forma, buscamos demostrar que a utilização da ludicidade no processo ensino-aprendizado de alunos da Educação Infantil tende a facilitar a aprendizagem além de promover a interação entre alunos e, para fundamentar essa proposta, contamos com autores renomados que subsidiaram este construto, tais como: Alfaia (2013), Kishimoto (1995, 1996, 1998, 2001, 2008), Almeida (2003), Vygotsky (1984), Marcelino (1989, 1990, 1991, 1993), entre outros. A ludicidade é uma ferramenta que pode ser utilizada como estratégia que possibilitará aos educandos construírem ou ampliarem seus conhecimentos, minimizando suas dificuldades no processo educacional. Os dados foram obtidos por meio de questionário com perguntas semiabertas e analisadas em forma de diálogo. Os resultados indicaram que a ludicidade permite que a criança experimente a realidade imaginária colocando-as como transformador social no campo abstrato proporcionando se reconhecer como sujeito produtor do conhecimento. Ressaltamos ainda, que ficou visível entender que o jogo, o brinquedo e a brincadeira intervém no aprendizado da criança e por isso é primordial inserir nos processos educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental : prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA(2017) FREITAS, Maria Aline da Costa; COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da SilvaNuma época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docentes das séries iniciais acerca da preservação do Rio Mãe do Rio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois é utilizada quando o fenômeno estudado é subjetivo e complexo. E para a obtenção dos dados foi feito entrevista com perguntas estruturadas com perguntas abertas e fechadas, com professores das séries iniciais de uma escola pública na cidade de Mãe do Rio, em que o foco consiste em saber se os professores utilizam abordagens do cotidiano dos alunos mostrando a realidade do ambiente em que estão inseridos, para que assim possa incentivar que a criança cultive uma consciência planetária desde os seus primeiros contatos com a escola, pois é ali que irá se tornar um formador de opiniões, um sujeito que poderá ou não contribuir para a preservação do bem essencial para a vida, que são as fontes de água. Desta forma, constatou-se que a prática docente ocorre de forma diferenciada conforme as concepções dos envolvidos, de fato, a que prevalece é abordagem que faz o uso da contextualização, o que é um fator importante devido à realidade encontrada.