Curso de Educação do Campo - CABAE
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O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso das novas tecnologias nas classes multisseriadas(2015) PAUMGARTTEN, Evaldo Barros; BERRAOUI, Mara Rita Duarte de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação adequada dos professores para o uso das novas tecnologias na sala de aula, mais especificamente nas classes multisseriadas da escola Boa Esperança, Comunidade do Cruzeiro, município de Barcarena (PA). Ainda como objetivo específico foi definido analisar: a) qual o espaço que as tecnologias têm na escola Boa Esperança; b) como os alunos estão tendo acesso às novas tecnologias na escola; c) como os professores utilizam as tecnologias na sala de aula. Realizamos seis entrevistas com o professor, duas mães de alunos, dois alunos e também com a atual coordenadora da Educação do Campo do Município de Barcarena, realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas e previamente apresentadas aos entrevistados. Os entrevistados, em suas respostas, consideram importante o uso das tecnologias e, apesar da fala muito consciente do professor, ainda pouco se tem feito no sentido de melhorar a estrutura física e tecnológica destinada aos alunos, para de fato realizarmos uma educação inclusiva, no sentido da inclusão digital.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e educação do campo na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir da ótica docente(2018-01-01) QUARESMA, Rafael de Jesus Corrêa; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384As políticas públicas educacionais voltadas para o campo se estruturam a partir de duas determinações, uma que segue os moldes do sistema capitalista e outra que busca o seguimento da ótica urbana, porque é considerada mais desenvolvida, contudo, é evidente que o ensino urbano segue uma lógica que não é a mesma da educação do campo, seguindo os aspectos da padronização curricular, por outro lado, a educação do campo visa um modelo de ensino que dialogue com a realidade dos educandos. O objetivo geral dessa pesquisa compreende a investigar as principais dificuldades que interferem em relacionar os saberes ocultos dos alunos do campo com os conteúdos escolares. A metodologia utilizada neste estudo é um estudo de caso, acometido previamente por pesquisa bibliográfica, apoiando-se em uma abordagem qualitativa, essa etapa foi realizada com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho - Abaetetuba/PA. Nesse estudo, leva - se em consideração que a aproximação do cotidiano escolar com a realidade social do educando resulta na formação integral do estudante, respeitando toda a dimensão que envolve o campo, sendo base de um currículo plural e inovador, alicerçado a uma educação democrática. Portanto, a partir das análises foi possível identificar que os maiores desafios da educação do campo, perpassam pela formação dos professores, o currículo fragmentado ou inexistente, além do acesso fácil ao ensino, o desinteresse pela pesquisa, e a falta de um vínculo próprio e engajamento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Pedagogia da alternância: uma breve análise bibliográfica(2018-01-25) SILVA, Nayara Mendes da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175Este artigo tem como objetivo e estratégia metodológica a análise bibliográfica acerca da Pedagogia da Alternância tendo o aporte teórico de: Begnami (2006), Rickmann Neto (2012), Freire, (1980; 1996; 2006) e Nosella (2012). A análise durou cerca de três meses e obteve como resultados que tal proposta metodológico-pedagógica é a mais adequada ao ensino da Educação do campo. Além disso, apontou que o Tempo Escola se desenvolve seguindo o cronograma letivo e com disciplinas da base comum, e quanto Tempo Comunidade, este serve como modelo não somente para as escolas do campo, mas, para todas as escolas em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas de manejo de açaizais na comunidade São João Batista do rio Campompema, Abaetetuba, Pará(2018-02-23) PEREIRA, Kátia Cilene Cardoso; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093O artigo apresenta um estudo sobre as práticas de manejo de açaí utilizadas pelos produtores da Comunidade São João Batista, Rio Campompema, nas ilhas do município de Abaetetuba – Pará. De forma específica, buscou-se identificar, compreender e analisar as formas, as maneiras de como ocorreu e como ocorrem essas práticas, onde observou-se que as mesmas vieram se transformando ao longo dos anos no decorrer de três gerações, foi identificado que a 1ª geração custou a aceitar as transformações em seu terreno, na segunda 2ª geração não foram todos que aderiram a prática com receio de não aumentar ou diminuir a produção, porém com os resultados da amostra do terreno do agricultor que participou do processo na época que mostrou resultados favoráveis, favoreceu para que a 3ª geração desse continuidade ao trabalho realizado pelas gerações anteriores. Ambas as gerações não implantaram em suas práticas a técnica de espaçamento entre touceiras, mas as práticas adotadas pelos ribeirinhos tiveram aumentos significativos na produção, economia, e desenvolvimento local. Nesta localidade identificou- se a influencia dos ribeirinhos no desenvolvimento e nas transformações do eco sistema local. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa com uso de observação direta e de entrevistas a partir de questionário semiestruturado junto a 37 produtores locais. Constatou-se a importância que o cultivo desse fruto desempenha nesta comunidade ribeirinha e como sua coleta tem assegurado a condição de subsistência dessas populações, pois vem trazendo muitos benefícios para o desenvolvimento sociocultural e econômico da região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento tradicional do potencial do cacho de açaí para a produção de adubo orgânico na comunidade Rio Maiauatá, município de Igarapé-Miri/baixo Tocantins, Pará(2018-05-10) SANTOS, Márcia Bianca Souza dos; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215O presente trabalho trata de uma alternativa para os pequenos produtores da agricultura familiar que não têm condições financeiras de comprarem adubos oriundos de outros lugares. Vale ressaltar que além do baixo custo é uma maneira sustentável de produzir sem agredir o meio ambiente. Assim sendo, pretende-se mostrar com esse estudo relacionado com o cacho do açaizeiro pode ser utilizado como adubo orgânico visando a sustentabilidade da comunidade pesquisada. Quanto a metodologia utilizada a pesquisa, foi realizada na localidade Rio Maiauatá, Município de Igarapé-Miri/PA/Brasil no período de janeiro à fevereiro de 2018, sendo desenvolvidas sobre duas vertentes, a primeira caracterizada por uma pesquisa bibliográfica com estudos sistematizados, desenvolvido com base em materiais publicado em livros, revistas, folhetos e informativos técnicos. Além de levantamento de dados de estatísticos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca pode utilizar como um aproveitamento do extrativismo, não o descartando na natureza. Para que esse resíduo sólido seja utilizado como adubo orgânico afim de promover o desenvolvimento sustentável na produção do açaí bem como a investigação sobre o tempo de decomposição do cacho, realiza-se a partir de aplicação de questionários com os agricultores e propor uma técnica que viabilize o processo de decomposição do cacho para sua utilização como adubo. A técnica se dá a partir da coleta do material (cacho do açaí) em seguida é cortado em pedaços pequenos e triturado em um moedor de carne ou liquidificador. Após esse processo, coloca-se num recipiente molhado para acelerar o processo. Conclui-se que a partir desse processo, obtém-se um resultado satisfatório, pois além de amenizar a poluição do ambiente com esse grande acumulo de resíduos, é, sem dúvida, uma alternativa positiva para os agricultores que apenas depositavam os cachos nos caules das plantas o que levava até meses para apresentar os primeiros sinais de decomposição. Portanto, o lixo orgânico provindo dos açaizeiros pode trazer malefícios ao ser humano quando descartado na natureza sem um cuidado adequado. Um desses materiais orgânicos é o cacho de açaí, mais conhecido nas localidades ribeirinhas como vassoura de açaí. Para alguns agricultores ele não apresenta nenhuma utilidade, porém para outros servem como adubo, o que é, ecologicamente correto, uma vez que diminui a quantidade de resíduos orgânicos na natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre o uso e aplicações medicinais da mamorana (pachira aquatica aublet) em uma comunidade ribeirinha no Baixo Tocantins, Pará(2018-05-10) PANTOJA, Gracilene Ferreira; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215O presente artigo tratou de pesquisas realizadas em 2018, na Comunidade Ribeirinha São Lourenço-distrito Maiauatá, município de Igarapé-Miri, PA (Pará), o qual teve como objetivo principal: fazer levantamento sobre o uso e as aplicações medicinais da Mamorana (Pachira aquatica Aublet). A coleta de dados foi realizada no mês de Março, especificamente com onze (11) sujeitos de diferentes famílias que residem neste local. Estes foram escolhidos aleatoriamente tendo como referência as pessoas mais longevas da comunidade, as quais aceitaram participar da pesquisa assinando um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Durante as entrevistas utilizou-se como auxílio um roteiro contendo oito (08) perguntas norteadoras sobre a temática e assim foram obtidas informações a respeito do perfil pessoal dos informantes, indicações ou uso da planta, a parte utilizada, modo de preparo, dosagem e herança do conhecimento a respeito desta. Para realizar a herborização e identificação taxonômica da planta, foram coletados três (03) ramos com folhas e flores às margens do lócus de pesquisa, os quais foram armazenados em um saco plástico umedecido por dentro e levados até o Instituto Federal do Pará (IFPA)-Campus Abaetetuba, onde foram prensados, secos e incorporados ao herbário. Os dados obtidos neste estudo foram analisados e interpretados de maneira quantitativa por meio de ferramentas como gráficos e qualitativa a partir das narrativas. Com os resultados foi possível constatar nove (09) tipos diferentes de indicações e/ou usos da Pachira aquatica Aublet pelas famílias do rio São Lourenço, as quais são oriundas de quatro (04) comunidades distintas (Maiauatá, Rio das flores, Cutininga e Guajará de Beja), possuindo uma memória cultural ainda viva em relação à planta medicinal, mas de certa forma invisibilizada, carecendo de estudos etnobotânicos mais amplos que visem documentar o vasto conhecimento que ainda possuem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecendo o matapi: uma arte de fazer no rio Campompema(2018-06-08) CARDOSO, Maria Cristina dos Santos; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784Este trabalho fará uma abordagem sobre uma comunidade de tecelões de Matapi no rio Campompema, tendo como parâmetro os saberes culturais que são repassados de geração para geração, acerca da sua utilização na pesca do camarão. Para isso, houve de minha parte uma inquietação em saber o significado do tecer o Matapi para os grupos e indivíduos da comunidade onde vivo, levando em conta o imaginário que se expressa nesta arte. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo estudar o Matapi e seus elementos constitutivos: a dimensão econômica (renda), social (laços), estética (decorativa). A partir das pesquisas de campo foram analisadas a importância desse artesanato para vida social, econômica e cultural tanto dos artesões quanto dos pescadores e demais que o utilizam. Vimos que este tipo de artesanato é basicamente o único meio de sobrevivência e é utilizado como símbolo de agregação social na comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba-PA(2018-06-15) SILVA, Keila de Jesus Ferreira da; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente trabalho teve como OBJETIVO discutir a “Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba –PA”. Tendo como objetivo geral conhecer e analisar como os professores trabalham em sala de aula o processo de ensino e aprendizagem com os alunos deficientes, na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental, da escola Cristo Redentor e como objetivos específicos analisar como se realiza o processo de ensino e aprendizagem com os alunos com deficiência, refletir as problemáticas referentes à inclusão de alunos com deficiência na Escola Cristo Redentor, além de discutir os desafios enfrentados pelo aluno do campo para ter acesso à educação em uma escola regular e urbana. Para atingir o objetivo proposto optou-se PELO ESTUDO DE CASO E POR uma abordagem qualitativa, Para que isso proporcionasse a ampliação do debate em torno da pesquisa e o enriquecimento da descrição dos dados obtidos. Foi realizado também uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Apresentamos alguns conceitos necessários à compreensão da educação especial, inclusão e educação no campo e sobre como são trabalhadas as práticas do ensino aprendizagem com os sujeitos atendidos pela educação especial. Percebemos que embora a escola aponte avanços nas concepções acerca da inclusão para os alunos com NEE, ainda são vários os conflitos e dificuldades que os professores enfrentam na concretização dos ideias da educação desses sujeitos para uma melhor efetivação do ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção da leitura e escrita na sala de aula: um estudo de caso com os alunos do 5º ano da escola Boa Esperança na comunidade vila do Vasco Abaetetuba-PA(2018-06-15) PAIXÃO, Marinete Sena; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384Este Trabalho de Curso intitulado “Construção da leitura e escrita na sala de aula: um estudo de caso com os alunos do 5º ano da escola boa esperança na comunidade vila do Vasco Abaetetuba/Pá” é resultado da pesquisa de conclusão de Curso em Educação do Campo ênfase em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará. Tendo como objetivo investigar as práticas de leitura realizadas em sala de aula, quais os desafios e propostas. Tomando como base para realização da mesma a coleta de dados feita através que questionários, e base fundamentada em autores como Mary Kato e Sonia Kramer. E profundamente notório que uma pratica de leitura bem estruturada garante aos educandos uma maior flexibilidade no ensino. Dessa forma, faz-se necessário professores qualificados e escolas tecnicamente preparadas para atender e formar esses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do processo de ensino e aprendizagem de alunos em classes multisseriadas da escola Santa Rita em Igarapé – Miri – Pará(2018-06-18) CORRÊA, Neidineia Oliva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente trabalho faz uma análise do processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, especificamente na Escola Santa Rita, em Igarapé-Miri, com o objetivo de investigar quais as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa se deu mediante um estudo de caso na instituição de ensino Escola Municipal Santa Rita, através de entrevistas com um professor, gestore famílias de alunos com dificuldades de aprendizagem e mediante um roteiro com perguntas-chave, a fim de constatar a realidade vivenciada pelo professor e pelos alunos da escola do campo, bem como conquistas e desafios que lhes são impostos no dia a dia.E, com base nessa realidade local, bem como na experiência docente, é que este trabalho tem o intuito de demonstrar que as classes multisseriadasde Educação do campo têm um longo caminho a percorrer e desafios a serem superados, fazendo-se necessária uma maior reflexão sobre como conceber uma educação básica do campo voltada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico dos povos que habitam e trabalham no campo, atendendo às suas diferenças históricas e culturais para que vivam com dignidade, usufruindo dos direitos que lhes são devidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de letramento nas classes multisseriadas da escola Cristo Rei - Abaetetuba-PA(2018-06-18) FERREIRA, Sheila de Nazaré Silva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente artigo, que tem como tema “Prática de letramento nas classes multisseriadas da Escola Municipal Cristo Rei, no município de Abaetetuba-PA”, surgiu da inquietação de analisar como os professores das classes multisseriadas desenvolvem as práticas de letramento com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Cristo Rei. O artigo compreende um estudo de caso realizado na referida escola com uma professora e dois alunos da mesma turma. Com base nas pesquisas feitas, verificou-se que são muitas as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos na aquisição das habilidades de leitura e escrita; porém a existência dessas classes tem contribuído de forma significativa para a formação e educação dos camponeses e dos alunos atendidos nessa modalidade de ensino. No decorrer da entrevista ficou claro que, mesmo com todas as limitações enfrentadas, no que se refere a recursos, apoio familiar entre outros, a professora faz seu trabalho da melhor forma possível, no intuito de contribuir com o desenvolvimento dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba(2018-06-18) SANTOS, Damião Rodrigues dos; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando a compreensão da mesma e os processos norteadores que compõe sua estruturação e suas especificidades no curso, dando ênfase sobre os processos históricos que deram origem a educação do campo. Expondo uma análise de forma participativa com abordagem qualitativa, pois a análise de dados é baseada em entrevistas com professores e alunos do curso. O resultado desta pesquisa nos conduz a um método fragilizado pela falta de consciência sobre a pedagogia da alternância, entretanto por meio desta também foi possível verificar que esta metodologia impulsionou a concretização do diálogo dos saberes empíricos oriundos de experiencias pessoais com os saberes científicos construídos no correr da vivência acadêmica e assim edificar uma educação do campo que almeja o desenvolvimento intelectual, pessoal e social de seus sujeitos. E para compor o embasamento teórico foi elegido autores como Arroyo (2004), Almeida; Antonio (2008), Gimonet (2007), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O PIBID diversidade na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir do olhar da equipe gestora(2018-06-19) MORAES, Danrley Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente trabalho de conclusão de curso surgiu a partir da minha experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência / Subprojeto Abaetetuba – PIBID Diversidade e apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: qual a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir da concepção dos gestores da escola Professor Basílio de Carvalho? Tem como objetivo geral analisar a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir das falas dos gestores de uma escola do campo do município de Abaetetuba/PA e como objetivos específicos: I- Apontar as contribuições do PIBID no trabalho pedagógico dos professores e gestores; II- Analisar as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID Diversidade em sala de aula com alunos oriundos das comunidades de ilhas e estradas; III- Compreender as contribuições do PIBID Diversidade para o processo de ensino e aprendizagem a partir das falas dos gestores entrevistados. O programa possui uma importante função nas escolas, entretanto busca-se entender como os gestores avaliam a presença do PIBID nelas, no caso das escolas do campo o PIBID Diversidade. Para fins desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, conforme os estudos de Gonçalves et al (2014) e entrevistas semiestruturadas como descreve Minayo (2002). A partir disso, foram agendadas previamente, conforme disponibilidade dos participantes, entrevistas semiestruturadas com o público alvo para obtenção dos dados. Com as informações obtidas, concluiu-se que através das oficinas didáticas e pedagógicas, os bolsistas licenciandos contribuem para amenizar as dificuldades dos alunos, principalmente nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, realizadas de forma lúdica, saindo um pouco da rotina do ensino tradicional. Nesse contexto, por meio das falas dos entrevistados, identificou-se que o PIBID Diversidade contribuiu com a escola e com os alunos, principalmente em momentos onde não havia professores para cumprir o horário de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A incidência da doença de chagas associada a monocultura do açaí na comunidade rio Murutipucu, município de Igarapé-Miri(2018-06-20) SILVA, Rosana Pimentel da; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487; https://orcid.org/0000-0002-5440-2959O presente artigo vem abordar sobre a doença de Chagas, na comunidade Rio Murutipucu, Igarapé-Miri, que tem como objetivo relatar a incidência da DC, associada a monocultura do Açaí, em que investiga as principais causas da relação da DC com o açaí. Onde observa que a DC é um problema de saúde publica e que esta se agravando no decorre dos anos. Conclui-se que apesar de ser um problema que agrava os ribeiros, a população local tem as mínimas informações sobre o referido tema, e que a escola que poderia repassar para os educando informações relevante sobre o assunto, devido atender pessoa com a doença, se oculta, e as informações para chegarem até esses trabalhadores são difíceis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnobotânica de Parahancornia Fasciculata (Apocynaceae): extração, usos e comercialização do leite de Amapá na comunidade da ilha Trambioca, Barcarena, Pará, Brasil(2018-06-20) CORRÊA, Fernando Quaresma; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487O látex de Parahancornia fasciculata (Hub.) Ducke (Apocynaceae) popularmente conhecido como leite de amapá amargoso, na Amazônia brasileira é amplamente utilizado na medicina popular. O presente trabalho teve por objetivo estudar as formas de extração e os usos do leite de amapá amargoso na comunidade Utingaçu, Ilha Trambioca, Barcarena-Pará. O trabalho de campo ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018. Os colaboradores foram selecionados usando a metodologia “bola de neve”. Os extratores incluídos nesta pesquisa são alfabetizados e possuem mais 60 anos. As ferramentas utilizadas para extrair o leite de amapá foram o fação, a faca de seringueiro e a machadinha de carpinteiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O movimento social cáritas na luta pela melhoria da educação do campo nas ilhas de Abaetetuba-PA(2018-06-20) SENA, Leonice Dias; COPETTI, Lucia Daiane; http://lattes.cnpq.br/3141154260010648; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O referente artigo apresenta o movimento social Cáritas nas Ilhas de Abaetetuba-PA, organizada pela Paróquia Rainha da Paz, sendo um movimento mundial da Igreja Católica. Neste artigo mostramos como a mesma se organiza internacionalmente até a região pesquisada, dando ênfase à sua estrutura até a atuação nas Ilhas, pois a mesma trabalha com compaixão e profissionalismo sem fins lucrativos, para responder a emergências, promover o desenvolvimento e defender um mundo mais justo, no qual todos são iguais. A Cáritas nas Ilhas vem atuando por melhorias desde a saúde até a segurança pública, mas será apresentado especificamente a sua ação diante da educação do campo, que já se é carente nos centros urbanos, quanto mais nas ilhas cuja qualidade deixa a desejar, carente desde a estrutura até professores qualificados para trabalhar no campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba(2018-06-25) ALVES, Suely Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O artigo objetivou analisar as políticas educacionais para a formação de alunos do Ensino Médio no município de Abaetetuba/ Pa, buscando compreender se elas respondem as necessidade dos alunos, baseado em suas concepções. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os alunos do Ensino Médio. Seu surgimento se deu na tentativa de levar uma educação capaz de proporcionar aos jovens algumas possibilidades como a preparação para o mundo do trabalho e a possibilidade de continuação dos estudos, a partir daí então foi possível observar com os alunos se o mesmo está cumprindo com o papel que ele foi proposto. Os autores utilizados na pesquisa foram Krawczyk(2014), Nascimento(2015), Caldart(2014). Os resultados apontam para um Ensino Médio fragilizado na escola pesquisada que é a escola Bernadino Pereira de Barros, quando se leva em conta o que os alunos pontuam durante as entrevistas, que o mesmo não está preparando-os para o mundo do trabalho e nem para ingressar na universidade. Por outro lado os alunos compreendem a importância do mesmo na sua formação escolar e profissional. Entretanto, os desafios de sincronizar as realidades dos alunos na execução das políticas educacionais apresenta-se como uma realidade distante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino médio: concepção docente em uma escola no município de Abaetetuba-PA(2018-06-25) ALVES, Simôní Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio sob a ótica de professores da E. E. E. F. M. Bernadino Pereira de Barros no município de Abaetetuba no estado Pará. Inicialmente faremos uma abordagem histórica do Ensino Médio no Brasil, que nos apresenta o momento que foi instituído e suas finalidades, Também apresentaremos as reflexões dos professores entrevistados, suas concepções sobre o Ensino Médio e as políticas educacionais desenvolvidas pelo estado paraense. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa GEPESEED, com o objetivo de compreender como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas no município e as contribuições que os estudos desenvolvidos podem trazer para esse nível de ensino. Os autores estudados foram Nascimento (2015), Krwaczyk (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que as lacunas existentes nessas políticas tendem a deixar o Ensino Médio fragilizado, não conseguindo cumprir com suas metas, levando a um baixo desempenho nas avaliações.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas docentes para atuação na educação do campo(2018-06-25) LOBATO, Ana Lúcia Vasconcelos; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A proposta deste artigo é analisar como estão sendo as práticas docentes para atuação na educação do campo. O objetivo é de analisar como estão se dando as práticas docentes dos educadores que atuam nas escolas do campo, bem como conceituar histórico e socialmente a gênese da educação do campo e das escolas do campo no Brasil. Buscaremos, então argumentar as bases teóricas e práticas que subsidiam as reflexões acerca da formação docente para atuar no campo como precursor do desenvolvimento de habilidades cognitivas no seu espaço escolar. Organizamos esse artigo em três tópicos onde objetivamos referendar através de uma análise histórica e legais para o processo formação desses profissionais fazendo uma reflexão sobre o papel do profissional de educação do campo, buscaremos também refletir como esse profissional da educação vem trabalhando nesse processo e qual a sua formação acadêmica para lidar com o novo. Por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativa, trata-se definir o universo da população de estudo do ensino fundamental e definir a amostra como parte que irá representar o universo que serão os quatro professores de uma comunidade rural do município de Abaetetuba/PA, conhecida como Jarumã a Escola Municipal Adriano Rodrigues Cardoso aonde encontramos acessibilidade e tipicidade para constituída investigação, e na conclusão por meio da análise dos dados coletados in lócus e argumentações conclusivas embasadas nos resultados dos questionários utilizados junto aos professores utilizados na pesquisa e assim expusemos nossas percepções de que existem divergências entre as práticas pedagógicas assumidas pelos professores e as diretrizes propostas pela educação do campo, e estas foram elaboradas a partir do caminhar metodológico por nós vivenciado no decorrer da elaboração do presente trabalho. A referida pesquisa contou com o embasamento teórico de vários autores que permeiam as discussões sobre o referido assunto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O murumuru na região do Baixo-Tocantins: características, aplicações, comercialização e rotas de processamento na empresa COFRUTA(2018-07-03) LOPES, Wellison Marques; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente artigo traz importantes informações acerca do fruto do Murumuru, especialmente para a região do baixo Tocantins, onde muitas famílias agricultoras vivem em propriedades de terra propicias para o cultivo do Murumuruzeiro, mas que, muitas vezes por falta de informação, não veem esta espécie como uma potencial fonte de renda. Assim, na primeira parte do texto, apresenta-se um levantamento bibliográfico contendo citações de importantes autores, sobre a palmeira do Murumuru, especialmente no que se refere ao seu plantio, sua relação com o clima e a composição química do seu fruto e manteiga de Murumuru, a qual é um de seus principais produtos. A segunda parte consiste em uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas e direcionadas a vice-diretora da cooperativa COFRUTA, localizada no município de Abaetetuba, no estado do Pará, e com o intuito de apresentar como é feita comercialização e utilização do fruto do Murumuru na região, bem como mostrar as etapas processamento que a empresa realiza para obtenção da manteiga a partir do fruto, a qual, segundo relatos obtidos na própria pesquisa, funciona como um emoliente natural que atua na retenção da umidade da pele e contribui na hidratação e recuperação da elasticidade natural.