Faculdade de Educação Física - FEF/ICED
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O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física (FEF) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) foi criado em 2006, e, em sua origem, possuía o Núcleo Docente Estruturante (NDE) formado por seis (06) professores de Educação Física. O objetivo do curso é Formar professores de Educação Física capacitados teórica, técnica e politicamente, para atuação junto à sociedade no que tange à educação e à produção do conhecimento nas áreas das práticas de cultura corporal, cultura do movimento e corporeidade, por meio de uma postura crítico-construtiva comprometida com o processo de transformação social, guardando os princípios de justiça social, solidariedade, igualdade e humanidade, sendo capaz de: reconhecer a escola como um local de socialização de conhecimento historicamente construído e sistematizado, de pesquisa e de projetos de extensão, utilizando-se desse espaço para o projeto de uma sociedade justa, livre e de uma nação democrática e soberana colaborando para a formação do cidadão crítico-criativo; identificar as concepções de corpo que estão presentes nas relações sociais do homem moderno, que de forma direta ou indireta, interferem nas relações humanas na sociedade contemporânea; efetuar uma leitura crítica das práticas corporais próprias da realidade brasileira e amazônica, na busca da identificação de valores, crenças, normas de comportamentos e ideologias que se traduzem em técnicas corporais, num processo de superação do senso comum, com vista à constituição do conhecimento que oriente uma práxis pedagógica da Educação Física engajada histórica e socialmente.
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres ao longo do processo de surgimento do esporte moderno em Belém do Pará: décadas finais do século XIX aos anos de 1910(2018-09-13) FERREIRA, Verônica Moreira Souto; DIAS, Douglas da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5948241213510436O presente trabalho trata da participação feminina no processo de surgimento do esporte moderno em Belém do Pará (décadas finais do século XIX aos anos de 1910), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual o papel das mulheres no processo de surgimento do esporte moderno em Belém do Pará nas décadas finais do século XIX aos anos de 1910? A pesquisa teve como objetivo geral analisar a participação das mulheres ao longo do surgimento do esporte moderno em Belém, nas décadas finais do século XIX aos anos de 1910, e os objetivos específicos foram: a) Compreender o tempo histórico das décadas finais do século XIX aos anos de 1910 no que diz respeito à inserção das mulheres no universo das sociabilidades em Belém do Pará; b) Analisar como se deu a origem das práticas esportivas femininas (décadas finais do século XIX aos anos de 1910) em Belém do Pará; c) Pontuar esportes praticados pelas mulheres em Belém do Pará (décadas finais do século XIX aos anos de 1910); d) Compreender o esporte como campo de sociabilidade para as mulheres belenenses nas décadas finais do século XIX aos anos de 1910. Caracterizada como estudo historiográfico de caráter documental, adotamos a História Cultural como norteadora de nossas análises. As fontes consultadas foram jornais do período evocado, pertencentes aos acervos da Hemeroteca Digital Brasileira e da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Encontramos nos jornais pesquisados diversos indícios da progressiva participação das mulheres nas sociabilidades de uma Belém em processo de modernização. Dentre os diversos divertimentos e eventos sociais disponíveis naquele período, visualizamos a presença de mulheres em bailes, touradas, corridas de cavalos e competições esportivas, em especial crocket, patinação, tiro ao alvo, natação, ginástica, futebol, ciclismo e regatas, primeiramente no papel de espectadoras e, posteriormente, como praticantes das modalidades. Ao final da pesquisa, podemos afirmar que o processo de modernização da cidade de Belém e o surgimento de uma nova cultura urbana, seguindo os moldes europeus, possibilitou a ampliação do campo de sociabilidades femininas, com as práticas esportivas assumindo um lugar central em tal processo. Além disso, foi possível identificar também uma demarcação dos papéis e atribuições sociais, cabendo à mulher ocupar, a partir do olha masculino presente nas fontes e, grosso modo, nas mentalidades coevas, o papel da graciosidade, beleza e gentileza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da capacidade funcional em idosos que praticam treinamento funcional(2018-11-19) MOREIRA, Marcelo Hideo Okada; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XAtualmente, os idosos procuram uma atividade física, não só pelos benefícios físicos, mas também aqueles relativos à saúde mental, em que proporciona ajuda na autoestima do idoso, tornando o idoso mais participativo na vida pessoal e social. Com isso, este estudo objetivou avaliar o equilíbrio e a capacidade funcional em idosas praticantes e idosas e não praticantes de treinamento funcional. Para tanto foi feita por meio da triagem pelo Mini Exame de Estado Mental e através dos testes de sentar e levantar em 30 segundos, Time up and go, escala de Tinetti e escala de Lawton-Brody, bem como os dados socio-demograficos. Foram avaliadas 15 idosas praticantes (60 a 70 anos) e 15 idosas não praticantes (71 a 80 anos). Na comparação dos testes entre as idosas praticantes e idosas não praticantes os escores de respostas foram similares, e que as idosas executaram a tarefa mais vezes sugerindo mais força de membros inferiores, para o teste Timed up and go. As idosas não praticantes apresentam mais risco de sofrerem quedas e para a escala de Lawton-Brody, e houve relação do estado de saúde percebido com o teste Timed up and go para as idosas demostrando que a possibilidade de risco de queda influencia no estado de saúde das mesmas. Assim, pode-se inferir que estudos futuros são indispensáveis para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, que possam minimizar os fatores que interferem na capacidade funcional, promovendo maior autonomia e qualidade de vida a este seguimento social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lugar do currículo como objeto de estudo na formação inicial em educação física da Universidade Federal do Pará – Campus Belém(2018-11-30) SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico possui como objeto de investigação o currículo e seu lugar na formação inicial docente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém. Por efeito, objetiva identificar quais perspectivas teóricas e potencialidades sobre o estudo do currículo estão presentes no percurso acadêmico do curso de Educação Física da referida instituição, mediante o pressuposto de que o mesmo apresenta um caráter plural de significação e diversos enfoques temáticos relacionados às ações educativas na escola e, propriamente, à intervenção pedagógica com a Educação Física. O processo metodológico contou com análise documental do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Educação Física da UFPA Belém, com destaque para o ementário do curso, visando diagnosticar nos componentes curriculares temáticas associadas à discussão curricular em Educação Física. Os resultados apontam para uma presença implícita de discussões que navegam por entre os enfoques temáticos do currículo, de modo análogo a outros conhecimentos próprios do campo pedagógico e da Educação Física, assim como se visualizou potencialidades evidenciadas em componentes que possuem forte tendência para o trato com o estudo do currículo e seus temas. Nessa medida, conclui-se sobre a necessidade da formação em Educação Física da UFPA Belém visualizar no currículo um necessário objeto de estudo para os desígnios do campo na área escolar, tendo em vista a relação intrínseca entre ambos os campos. Ademais, analisa-se a viável intenção desta mesma formação não centrar objetividade exclusiva ao estudo do currículo, uma vez da necessidade anunciada do trato acadêmico aos conhecimentos próprios do campo da Educação Física. Em contrapartida, igualmente se faz essencial o estudo explícito deste objeto, de modo interdisciplinar e transversal, para reforço da perspectiva curricular nas dinâmicas educativas com a Educação Física no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática de atividades físicas e esportivas na adolescência como estratégia no combate à obesidade(2018-12-10) RIBEIRO, Udson Mychel do Nascimento; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784Para uma vida saudável, é necessário ter bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos ou qualquer atividade que tenha como principal objetivo o movimento corporal; isso vale para todo e qualquer indivíduo. Porém, quando se está na fase de transição, ou seja, quando está entrando na adolescência, o indivíduo passa por transformações que irão mudar o corpo e, consequentemente, a mente. Este trabalho, propõe uma discussão acerca da obesidade entre adolescentes e dos maus hábitos alimentares que fazem parte da vida da grande maioria dos brasileiros com o propósito de incentivá-los à prática de atividades físicas e esportivas e contemplar os benefícios que ela irá lhes proporcionar. Para a coleta de dados, além da observação, foi aplicado um questionário com um grupo de 25 adolescentes. Diante disso, a metodologia utilizada foi muito importante levando em consideração a realidade desse público geralmente influenciado pelas mídias sociais e pelos fast foods, alimentos que muitas vezes os deixam mais propensos ao sedentarismo e à obesidade. Como resultado, foi possível constatar que os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas pelos adolescentes entrevistados são cultivados, apontando assim uma preocupação com a própria saúde e com sua qualidade de vidaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação física e o professor diante da questão da obesidade infantil(2018-12-13) CORRÊA, Vanessa Bernardes Gomes; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013A obesidade é atualmente um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, considerada hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia mundial. Essa doença está cada vez mais presente nas famílias brasileiras, as quais seguem as tendências do processo de globalização, optando pelo consumo de alimentos industrializados, altamente calóricos e de fácil preparo. Cabe ressaltar que o sedentarismo possui uma parcela de responsabilidade significativa, contribuindo, assim, para o alastramento dessa pandemia. Nessa perspectiva, problematiza-se: qual o papel da Educação Física e do professor de Educação Física diante da obesidade infantil? Para responder a tal questionamento, o objetivo geral traçado visou compreender o papel da Educação Física e do professor de Educação Física diante da obesidade infantil. Já quanto aos específicos, delimitou-se: a) contextualizar historicamente a obesidade; b) caracterizar a obesidade infantil; e c) evidenciar as contribuições da Educação Física e do professor de Educação Física frente à questão da obesidade infantil. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico com base em autores que discutem obesidade e obesidade infantil, bem como de estudiosos da área da Educação Física. Neste estudo, notou-se que professor de educação física pode contribuir no combate a esse mal, podendo auxiliar no combate à obesidade infantil, por meio de conhecimentos relacionadas às diversas práticas corporais que podem ajudar na aquisição de um estilo de vida saudável, pois, infelizmente, nos dias atuais, a maioria das crianças possui somente os pequenos espaços em suas residências e as áreas do ambiente escolar para praticarem alguma atividade física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do uso de suplementos nutricionais por adolescentes de uma escola de Belém - PA(2018-12-18) FERREIRA, Damyles Nunes; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XA Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza como adolescência a faixa etária que compreende entre 10 a 19 anos, sendo dividida em duas fases. A primeira fase é determinada de 10 a 14 anos de idade e tem como característica o início das mudanças puberais; a segunda fase é definida de 15 a 19 anos de idade, e caracteriza-se pelo término da fase de crescimento e desenvolvimento morfológico. A autoimagem dos adolescentes está diretamente associada não só à autoestima como também à inserção social em seus grupos e, assim, estimulados por essa massiva propaganda, utilizam diversas substâncias ditas ergogênicas com a intenção de rápidas mudanças estéticas e visuais, sem se preocupar com os efeitos nocivos ou legalidade das mesmas (BARROS, 2014). Este estudo tem por objetivo avaliar a ocorrência do uso de suplementos nutricionais em estudantes do Ensino Médio. Foi realizado um estudo descritivo transversal analítico, com estudantes de uma escola pública da cidade de Belém-Pa, com idades entre 15 e 17 anos, de ambos os sexos, que afirmaram utilizar suplementos nutricionais, foi aplicado um questionário semiestruturado. A maioria da amostra era composta por alunos do sexo masculino. Todos os alunos entrevistados confirmaram participar das aulas de Educação Física na escola. E além dessas aulas, praticavam outros exercícios físicos. Dos 10 produtos citados, prevaleceu a utilização do BCAA, Whey protein, e Creatina. Sobre a indicação para o uso de suplementos nutricionais, prevaleceu a indicação por nutricionista. Com relação à motivação para o uso de suplementos, a maioria respondeu que o fator saúde foi primordial. O objetivo quanto ao uso de suplementos para a maioria é o ganho de massa muscular. Sobre os critérios utilizados para a compra dos produtos, o fator que mais se destacou foi o preço. Apesar de grande parte dos participantes desse estudo possuir a indicação e acompanhamento do uso de suplementos por profissionais habilitados, essa pode não ser a realidade de muitos usuários desses produtos. Portanto, é imprescindível a necessidade de ações que permitam o acesso dessas pessoas a esses profissionais, possibilitando a promoção da saúde. É importante ressaltar também a necessidade de mais estudos relacionados ao assunto para o acréscimo de mais informações sobre o tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas(2018-12-18) SILVA, Jéssica Freitas; KANEKO, Gláucia Lobato; http://lattes.cnpq.br/0456686615099537O presente estudo trata de uma análise formação inicial em educação física para o trabalho escolar inclusivo de alunos formandos, e tem como lócus de pesquisa e coleta de dados a Universidade Federal do Pará. Os objetivos propostos foram analisar a formação dos acadêmicos formandos da Universidade Federal do Pará do curso de Educação Física para atuação escolar inclusiva, identificar a compreensão desses acadêmicos a respeito da qualificação para o trabalho com a inclusão e apontar a importância das disciplinas que abordam a Educação Física Inclusiva. Para isso foi estabelecido diálogos com autores que discutem essa área após uma pesquisa bibliográfica, além de contextualizações históricas acerca da inclusão e da educação física. Este estudo se valeu da pesquisa de caráter qualitativo, houve aplicação de um questionário, posterior análise dos dados e comparações com a literatura e o PPP do curso. Evidenciamos ao final desta pesquisa e em discussões que são necessários debates, problematizações que levem a contribuições para o desenvolvimento de uma formação inicial que qualifique o futuro professor de educação física para trabalhar de forma inclusiva no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física(2018-12-19) OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de; FERREIRA, Luiz da Conceição; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XTrata-se de estudo sobre o currículo de vinte cursos de Educação Física, nas melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com ranking Universitário Folha (2017). Tem como objetivos analisar como os referidos cursos trabalham a inclusão em seus currículos; analisar se o conceito de inclusão no currículo dos cursos analisados respeita os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem; e propor caminhos que favoreçam o estabelecimento da inclusão no currículo da educação física, de acordo com os princípios do Desenho Universal para a aprendizagem. Em relação à metodologia da pesquisa, adotamos como orientação teórica a abordagem qualitativa, e como estratégia de investigação o estudo bibliográfico, que nos permitiu refletir sobre este fenômeno, a partir das ementas das disciplinas dos referidos cursos, disponíveis no site das instituições investigadas. Para tal, realizamos o mapeamento das ementas das disciplinas voltadas para a temática da inclusão e categorizamos como a inclusão é abordada em tais cursos. Recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2011) para tratamento dos dados; e aos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014); Desenho universal em (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); e (CAST, 2011) enquanto aporte teórico. Os resultados nos revelam que, ainda que os cursos analisados percebam a inclusão pela ótica da acessibilidade, nenhuma disciplina ofertada, nos vinte cursos de Educação Física brasileiros, constantes no universo desta pesquisa, desenvolvem a inclusão na perspectiva do Desenho Universal, focam apenas a questão das deficiências físicas, o que ratifica a importância de uma reestruturação curricular no sentido de transversalizar de fato a inclusão e não apenas em favor de alunos com deficiência, mas sim contemplando toda a diversidade presente no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso(2018-12-21) DIAS, Jeferson Ataide; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de formação ampla pelo curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aptidão física relacionada à saúde: uma análise do perfil de escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA(2018-12-21) BRITO, Walber Martins; CORRÊA, Daniel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9207465564686574; https://orcid.org/0000-0003-2315-5753; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XO presente estudo surge de uma pesquisa cujo objetivo geral consiste investigar o nível de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de jovens escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA, com os seguintes objetivos específicos: comparar os componentes de aptidão física relacionada à saúde entre sexos e identificar a prevalência de escolares que atendem os valores críticos de saúde estabelecidos pelo PROESP – Br, para aptidão física relacionada à saúde. Tratou-se de uma pesquisa desenvolvida na abordagem quali-quantitativa, correlacional, transversal e descritiva. A amostra foi composta por escolares, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 16 anos de uma escola Estadual do município de Ananindeua - PA, sendo 30 do sexo feminino e 30 do sexo masculino. Foram realizados os testes antropométricos, de força, de resistência e de flexibilidade com base no instrumento do PROESP-Br. O tratamento estatístico empregado no presente estudo foi composto da análise descritiva dos dados. Dados estes que foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste complementar de médias de Turkey a 5%, utilizando o programa Statistica 7.0. Para todos os procedimentos estatísticos adotou-se um valor de (p≤ 0,05). Os resultados possibilitaram concluir que: na faixa etária de 14 anos, os rapazes apresentam diferença significativamente (p≤ 0,05) maiores na variável de resistência geral do que as meninas; força/resistência abdominal na faixa de 14 anos, sendo maior no sexo masculino e IMC na faixa de idade de 12 e 13 anos, tendo o sexo feminino em ambas as idades valores superiores aos do sexo masculino. Referente aos valores críticos de saúde do IMC, zona saudável: todos os meninos e 83% das meninas e zona de risco: 16% das meninas; resistência geral, zona saudável: 33% de ambos os sexos e zona de risco: 66% de ambos os sexos; flexibilidade, zona saudável: todos os meninos e 66% das meninas e zona de risco: 33% das meninas e força/resistência geral, todos se encontram na zona de risco. Com os resultados encontrados, é importante a realização de atividade física para melhorar os níveis de aptidão física relacionada à saúde dos escolares, desta forma, sugere-se programas de intervenção que objetivem à saúde e qualidade de vida desses alunos, apontando também a importância das aulas de Educação Física no que tange ao aumento do nível de atividade física deles.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do profissional de educação física para atuar na atenção básica em saúde: uma análise a partir do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará / Campus Belém.(2018-12-21) ARAUJO, Silvio Marcio Muniz de; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1911-2278Este trabalho buscou analisar o debate sobre a formação e a inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na esfera das políticas públicas no âmbito da saúde através de reflexões feitas por vários autores como (BACHETTI, 2014; CARVALHO, 2001; PATROCÍNIO, 2012), trazendo à tona quastionamentos sobre as atividades físicas/práticas corporais no atendimento à saúde e da possibilidade da Educação Física como forma de promover à saúde coletiva. O presente Trabalho de Curso (TCC) tem como objeto de estudo a proposta curricular do Curso de Educação Física da UFPA, Campus Belém adotada a partir do ano de 2012. Possui, também, a seguinte questão norteadora: o currículo de Educação Física da UFPA, Campus Belém, prepara o egresso para atender a demanda da Atenção Básica em Saúde? Para tanto, apresentou-se, históricamente, como se deu a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Básica em Saúde (ABS) no Brasil e para isso procurou-se retratar as transformações e as rupturas existentes na garantia de direitos à saúde da população brasileira. Verificou-se como ocorreu o processo de integração da EF na saúde pública tratando da inserção do PEF na ABS. Compreendeu-se por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Educação Física da UFPA, se o mesmo contemplava, ou não, uma formação que atendesse a atuação dos egressos na ABS. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter documental e qualitativa por meio da análise dos marcos legais (legislação) que compõem o ofício do PEF, a exemplo de resoluções, decretos, diretrizes, dentre outros. Analisou-se também artigos científicos, periódicos e monografias. Diante disto, observou-se que o currículo da UFPA, contém em seu bojo, disciplinas que contemplam, não de forma intencional, a atuação do egresso na ABS, porém, nenhum de seus conteúdos tratam do debate sobre o SUS, o que possibilita a necessidade de se abordar tal assunto ou em disciplina específica, ou como tema transversal em disciplinas pertinentes no decorrer dos períodos letivos como em Políticas Públicas em EF, Esporte e Lazer, e no estágio supervisionado, quando a instrumentalização das técnicas podem ser mais refinadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção de significados para a prática esportiva de alunos da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio sucesso(2018-12-21) PORTILHO, Gilberto Otávio Neto de Souza; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315O fenômeno esportivo tem sido objeto de estudo de várias áreas de conhecimento, em especial pela educação Física pela forte entrada do fenômeno nas escolas. Este estudo, busca identificar, quais significados os alunos tem dado ao fenômeno no âmbito escolar. Sendo assim, buscaremos entender melhor o processo de produção de significados a partir do |Modelo teórico dos campos semânticos para então refletir de maneira consistente a questão problema deste trabalho: Qual a produção de significados para a prática esportiva de estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio Sucesso? Enquanto objetivo geral, este estudo busca: Investigar qual a produção de significados para a prática esportiva de estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do Colégio sucesso. Tendo como objetivos específicos: 1) revisão bibliográfica sobre esporte e o Modelo teórico dos Campos Semânticos. 2) Identificar quais significados são produzidos para a prática esportiva dos estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio Sucesso. 3) Analisar os significados encontrados a partir do Modelo Teórico dos campos Semânticos. Metodologicamente organizamos o trabalho em três capítulos, os dois primeiros de referencial teórico e o ultimo onde apresentamos e analisamos os dados para resolução da problemática. Aproximamo-nos teoricamente do fenômeno esportivo a partir do trabalho de Assis (2010), Bracht (2009) e Khunz (1994). Para o processo de produção de significados utilizamos principalmente as iéias de Lins (2012). Quanto a abordagem utilizamos uma perspectiva mista tanto qualitativa quanto quantitativa, sendo um estudo de caracterizado como pesquisa de campo e analisamos os resultados com o próprio Modelo teórico Lins, (2012). A partir da produção de significados para a prática esportiva dos alunos, apontamos que são dados que ideias como a formação de cidadão e mobilidade social são predominantes no imaginário dos estudantes da equipe. E que o rendimento na forma de conquistas e benefícios a saúde, assim como benefícios terapêuticos aparecem em menor proporção. Os significados dados a prática de certa forma se aproximam do objetivo do fenômeno esportivo na dimensão escolar, mas os significados são produzidos de uma matriz muito próxima o que pode levar confusão aos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação física e a BNCC na escola de aplicação da UFPA: convergências e divergências(2018-12-22) ALMEIDA, Raiana de Oliveira; GORDO, Margarida do E. S. Cunha; http://lattes.cnpq.br/9361986128360329O objetivo deste trabalho foi analisar como está se desenvolvendo o processo de adaptação e adequação da BNCC na Escola de Aplicação da UFPA, com ênfase na disciplina educação física do ensino fundamental séries iniciais. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo abrangendo a revisão bibliográfica, a qual propusemos a análise da Seção Temática “Luta – Luto” da Revista Motrivivência – 2016, a pesquisa documental (BNCC, PNE e LDB) e entrevista semiestruturada, na qual tivemos como sujeitos a direção da Escola de Aplicação, a coordenação do Ensino Fundamental Séries Iniciais e dois professores de educação física que ministram aulas para esse nível de ensino. Para o tratamento dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2009) no qual organizamos o material, para então descrevê-lo analiticamente para, enfim trabalharmos na interpretação dos dados. O texto propõe uma discussão, com vista à reflexão sobre os posicionamentos e crítica dos autores no que concerne à referida temática, depois adentra a análise das entrevistas desvelando o possível cenário do lócus de investigação, ressaltando sua implantação e possíveis consequências para a Educação Básica. A análise dos resultados nos levou a inferir que o tema em questão desvela um cenário de disputas de concepções de currículo, de educação, de aprendizagem e, inclusive, do papel da escola no contexto atual. No que concerne à educação física nos preocupa o fato de seu possível estrangulamento no núcleo curricular de linguagens, que comporta um dos dois mais privilegiados componentes curriculares – a Língua Portuguesa. Outros pontos que nos chamam atenção é a incoerência e falta de lógica no que concerne à distribuição e orientação dos conteúdos a serem trabalhados, tanto do Ensino Infantil quanto do Fundamental; a contradição do entendimento da BNCC sobre a cultura corporal e seu verdadeiro significado, ao suprimir a contextualização dos conteúdos elencados, focando na aprendizagem da técnica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ginástica para todos e produção do conhecimento: estado da arte dos artigos publicados em periódicos nacionais no período de 1980 a 2018(2019-01-08) ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8929962742810847; https://orcid.org/0000-0003-1686-1959Esta investigação teve por objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre Ginástica Para Todos (GPT) publicadas em periódicos eletrônicos nacionais no período de 1980 a 2018. O estudo foi configurado como do tipo estado da arte, no qual foram analisados 34 artigos publicados em 12 periódicos no período de 1980 a 2018. Na análise dos dados foi destacado o quantitativo de publicações em cada ano do período selecionado, as temáticas abordadas nas investigações, o tipo das pesquisas e os referenciais teóricos mais utilizados. A análise indica que o cenário brasileiro de publicação de artigos sobre GPT é incipiente, que 2016 foi o ano com maior saldo quantitativo de publicação, e a maioria dos estudos possuem pessoas do sexo feminino como primeiro autor. Dos periódicos analisados, a revista Conexões foi a que mais disponibilizou publicações de artigos sobre a referida temática, evidenciando ainda que a maior parte da produção existente, caracteriza-se por estudos voltados para a categoria temática Escola e são pesquisas predominantemente com caráter de levantamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crossfit: abordagem metodológica dos seus professores da cidade de Belém do Pará(2019-01-08) SANTOS, Marcos Moraes dos; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784Este trabalho vem explorar a metodologia utilizada pelos coaches de Crossfit com relação à transmissão de conhecimento acerca da modalidade aos alunos / atletas. A investigação foi realizada por meio de uma entrevista estruturada respondida por alguns coaches que atuam em Belém do Pará a fim de identificar se as metodologias empregadas no ambiente escolar também estão sendo abordadas na modalidade Crossfit em função do cenário atual. A questão problema do trabalho é saber se as metodologias do âmbito escolar são utilizadas pelos Coaches de Crossfit durante suas aulas / treino. A criação da modalidade Crossfit antecede a atuação do bacharel em Educação Física no mercado de trabalho. Inicialmente os professores que estavam atuando como coaches eram exclusivamente licenciados, o cenário mudou e atualmente há uma demanda de bacharéis que também atuam como coaches de Crossfit. A investigação demonstrou que apesar deste novo cenário, com diferença na formação entre licenciados e bacharéis, houve a constatação de uma proximidade nas metodologias empregadas no ambiente escolar também na modalidade Crossfit.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A capoeira e suas contribuições no desenvolvimento de alunos com Síndrome de Down(2019-01-08) VASCONCELOS, Priscila Feleol; FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos; http://lattes.cnpq.br/9804015791725613Este estudo tem por objetivo analisar as potencialidades da capoeira no desenvolvimento do aluno com Síndrome de Down. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, realizando-se uma análise de algumas literaturas acerca do tema. A sustentação teórica ocorreu por meio da literatura científica que versa sobre Síndrome de Down, capoeira e benefícios da prática da capoeira. Através das análises das literaturas, foi possível constatar que a prática da capoeira influência em vários aspectos, desde o desenvolvimento motor até o convívio social desses indivíduos, confirmando que esse público pode ser alvo de intervenções pedagógicas dos professores de Educação Física. Porém, é importante ressaltar a carência de pesquisa realizadas sobre a temática, principalmente, sobre a metodologia aplicada ao alunos com Síndrome de Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da educação física em ambiente não escolar: aproximações com a abordagem crítico-emancipatória(2019-01-16) LEÃO, João Paulo Melgueiro de Sousa; SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino dosO presente trabalho tem como tema central a aproximação da abordagem críticoemancipatória de autoria de Kunz (2004a; 2004b) no trato com a musculação, tendo como objetivos auxiliar no alcance da emancipação e a transformação da sua relação com as práticas vivenciadas na academia, gerado pela falta de abordagens críticas no trato com o treinamento resistido. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação (Tripp; Thiollent) e a coleta de dados foi feita por meio de questionários e anotações subjetivas. A pesquisa nos mostra que é possível adaptar uma abordagem crítica em um ambiente não escolar, apresentando um novo olhar para as práticas do professor de educação física nas academias. Podemos concluir que através da abordagem crítico-emancipatória, é possível trabalhar nos alunos de musculação, princípios que despertam novos conceitos para se relacionar com o mundo do movimento e busca a emancipação no que tange o treinamento de musculação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do marketing pelo personal trainer e suas estrategias de mercado(2019-03-07) MARQUES, Tiago Machado; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784O Personal Trainer, se desdobra para suprir as demandas de sua carreira, tais como: propaganda, fidelização e investimentos. O estudo tem por objetivo compreender a utilização de estratégias de marketing na captação e retenção de clientes por Personal Trainers atuantes em academia de médio porte da cidade de Belém. Bem como: a) definir como se dá a relação Personal Trainer e cliente dentro do contexto das estratégias; b) identificar as ferramentas mais eficientes quanto ao custo-benefício; c) pontuar o atual cenário acerca do esclarecimento sobre marketing. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise qualitativa dos dados obtidos através do questionário contendo 33 questões pertinentes ao perfil, atendimento, precificação, estratégias e conhecimentos acerca do marketing. Constatou-se que os Personal Trainers se valem de estratégias como: a) diversificação dos espaços na realização do atendimento, embora a maioria atue em academias; b) realizam promoções para alunos antigos ou quando há adição de alunos; c) uso de banco de dados para agregar valor e responsabilidade ao serviço; d) estimula e participa junto ao aluno de eventos esportivos. A divulgação de seu serviço se dá de maneira mais eficiente em redes sociais (Instagram e Facebook), onde apresentam resultados mais satisfatórios em relação ao custo-benefício. Registrou-se que uma boa parcela da amostra diz ter referências sobre marketing, mas esses dados deixam a desejar quanto referentes a boas noções de marketing tidas pelos Personal Trainers. Conclui-se que é preciso ter mais propriedade do uso das estratégias de marketing pelo Personal Trainers para que obtenham resultados mais satisfatórios dentro da complexidade que é a sua atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Parâmetros morfofuncionais e sensóriomotores: um estudo com atletas de taekwondo e universitários(2019-10-01) SILVA, Thase Marcielle Rodrigues da; CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575Estudos têm mostrado que tanto os parâmetros morfofuncionais como os sensoriomotores, possuem relação com o bom desempenho dos praticantes de taekwondo (TKD), desta maneira, o objetivo deste estudo foi identificar, comparar e analisar as principais características morfofuncionais e sensóriomotores em atletas de TKD e universitários com intuito de verificar se existem diferenças significativas entre estes grupos. A amostra foi constituída por 15 indivíduos do sexo masculino que foram divididos em dois grupos: (n=7) Taekwondo (28,57 ±7,23 anos de idade) e (n=8) Grupo Controle, composto por universitários (23,12 ± 4,42 anos de idade). A partir dos critérios de inclusão, apenas atletas de taekwondo, graduados na faixa preta, fizeram parte deste estudo. Já o grupo controle, foi composto somente por universitários que não praticavam nenhuma modalidade de arte marcial. Todos os avaliados foram submetidos à mensuração da massa corporal, estatura, IMC, aliados aos testes motores de flexibilidade toracolombar e força escapular. Para verificação da eficácia dos processos sensoriomotores foi aplicado o teste do Tempo de Resposta (TR) utilizando-se o aplicativo TReaction. Os resultados demonstram que não há diferenças significativas nos parâmetros morfofuncionais (massa corporal, estatura, IMC e idade) destes grupos. Entretanto, os avaliados apresentaram diferença significativas na flexibilidade [t (13)= 2,583, p=0,023] e TR [t (13) = -2,904, p=0,0012]. Conclui-se que ocorre uma melhora significativa a nível de sistema neural em atletas e praticantes de taekwondo, esta melhora está diretamente ligada ao menor tempo de resposta, que uma pessoa leva para reagir satisfatoriamente a um determinado estímulo recebido, seja ele visual ou sonoro. Verificou-se ainda que os componentes da aptidão física força e flexibilidade são melhores em praticantes de TKD.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A luta marajoara no olhar dos atletas(2019-11-01) SEABRA, Jéssica Portal; CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575A Luta Marajoara (LM) enquanto prática corporal tradicional da Ilha do Marajó, Pará, desponta atualmente como um esporte atrelado a cultura, costumes e tradição local. Diante de um cenário que busca sua institucionalização enquanto modalidade esportiva de combate, a LM vem sendo aos poucos discutida também no que tange a sua inserção enquanto conteúdo da disciplina educação física. O estudo se configura como exploratório e tem como objetivo verificar a partir do repertório discursivo de atletas da LM, quais são os principais elementos que permeiam a LM na atualidade. A amostra foi constituída por três participantes voluntários, do sexo masculino, com idades de 32, 33 e 53 anos, com mais de 15 anos de prática da LM, que foram entrevistados. O estudo revelou que o cenário atual da modalidade apresenta um largo crescimento de sua difusão. De acordo com os dados levantados foi possível identificar que as principais demandas da LM a partir das respostas dos atletas relacionam-se com dois temas importantes para eles, e que se constituíram como duas categorias: esportivização e escolarização. A partir dessas categorias identificaram-se três subcategorias: as regras, as técnicas e a formação de professores. Em relação a categoria esportivização, a premissa de que a LM precisa organizar e divulgar suas regras diante da necessidade de padronização competitiva e ao mesmo tempo discutir amplamente os principais golpes do seu acervo técnico, se consolida como a temática de maior tensionamentos entre os atletas. No que diz respeito à categoria escolarização, observou-se que a subcategoria relacionada a questão da formação de professores é ponto de preocupação por futuras soluções. Aqui fica evidenciada a preocupação quando da implementação do conteúdo luta no ambiente escolar e sobre que profissional irá assumir essa responsabilidade de forma adequada e capaz de contribuir para a formação integral dos discentes da região e de outras partes do Brasil que tenham contato com a LM.