Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará(2019-02-27) SILVA, Feliciane Batista da; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086O presente trabalho de TCC sob o título ´´ Avanços e Desafios das práticas docentes no processo de Alfabetização e Letramento na Educação do Campo’’, apresenta uma pesquisa realizada no contexto da educação do campo. Buscou problematizar quais os avanços e os desafios que os docentes enfrentam para alfabetizar e letrar no contexto das escolas do campo e como os professores desenvolve e planejam as atividades que favoreça a alfabetizar e letrar de acordo com as vivencias dos alunos. O objetivo central que norteou essa pesquisa foi investigar os desafios e os avanços no processo de alfabetização e letramento na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental, situada na comunidade Itapuama área rural do Município de Altamira Pará. Trata se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizada entrevistas com questões fechadas a dois professores alfabetizadores, um titular e outro professor de apoio. Os resultados evidenciaram que houve grandes avanços na educação do campo que favorece o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. No entanto ainda são muitos os desafios que os professores enfrentam para desenvolver suas práticas no que tange o processo de alfabetizar letrando na realidade do campo. Dificuldades essas que vai desde o transporte escolar e as condições das estradas até questões de infraestrutura chegando as questões de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na Escola Magalhães Barata na Comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia Pará(2017) PESSÔA, Leandro Alves Rodrigues; PINHO, Vilma Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/2018069654110698; https://orcid.org/0000-0002-2544-0841Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco km 95 - Medicilândia Pará. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Agosto de 2017. Orientadora: Vilma Aparecida de Pinho. A escolha do tema foi de suma importância por compreender as políticas públicas voltadas para a educação do campo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos diferentes sujeitos da Comunidade São Francisco - Km 95 - Município de Medicilândia – Pará sobre as Políticas Públicas voltadas para Educação do Campo. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico a fim de problematizar a temática e uma pesquisa de campo na Comunidade São Francisco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata situada na Rodovia Transamazônica - Km 95 - Norte, em Medicilândia no Estado do Pará, na abordagem quali-quantitativa. A educação tem se constituído como um instrumento relevante por inserir os cidadãos na sociedade letrada. A pesquisa evidencia a insuficiência das políticas públicas específicas para a educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: a vida e trajetória docente para o campo(2023-01-23) ALVES, Eva Evaristo Ferreira; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O presente trabalho o tema: A vida para as dificuldades onde se tornar pedagoga, que trás uma abordagem sobre minha vida estudantil, docente e acadêmica, o qual através do relato de minhas memórias sobre as dificuldades que acompanho o aluno. Bem como ingressar em uma instituição de ensino superior, além de mostrar a realidade que permeia a vida do aluno no meio rural, que na maioria das vezes não tem suas especialidades. Mostrarei ainda, o olhar que tenho hoje, na produção de educadora, para refletir na vida dos alunos. Para construção deste trabalho, utilizarei uma pesquisa descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, buscando estabelecer uma possível relação entre minha história e o tema proposto através de uma abordagem qualitativa, levando em consideração uma relação dinâmica entre sujeito e o contesto no qual está inserido. Utilizando como gênero textual o memorial que tem muito usado em trabalhos acadêmicos, o qual fundamentarei teoricamente através de PERRENOUD (2002) e FREIRE (1987) e (1996) IMBERNÓN (2010; 2016), PIMENTA (2001), TARDIF (2003, 2012), BRASIL (2017), RIOS (2010), pois os mesmos discutem a respeito das reflexões propostas neste memorial. Está estruturado em 7 capítulos, no primeiro falarei sobre o início da minha infância e entrada na escola, no segundo falarei sobre ensino fundamental, ensino médio e por fim sobre minha trajetória profissional, entrada e importância do PARFOR. Por fim, apresentarei os resultados desta pesquisa, buscando assim resgatar fatos importante no decorrer de minha vida e sobre os quais poderei refletir para assim entender meu papel no mundo como ser que precisa lutar diariamente para ter meus direitos respeitados.