Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará(2021-11-29) OLIVEIRA, Lídia Alves; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento educacional especializado voltado ao estudante com a Síndrome do X-frágil(2023-06-26) SILVA, Beatriz Sousa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XEste Trabalho de Curso visou apresentar duas pesquisas que discutem sobre as ações do Atendimento Educacional Especializado voltado ao estudante que possui a Síndrome do X-Frágil (SXF), condição genética não tão popular e até então pouco debatida entre os estudos voltados a área da educação. Dessa forma, o primeiro estudo objetivou analisar diversos textos sobre a temática a fim de descrever como os estudantes que possuem a SXF podem ser beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, se fez necessário trazer os aspectos que impedem o desenvolvimento sociocognitivo destes estudantes e também destacar as metodologias e estratégias que o AEE utiliza para auxiliar no desenvolvimento dos alunos com SXF. O estudo apresenta uma Revisão de Escopo com abordagem qualitativa, organizada através das seguintes etapas: 1) identificar a questão da pesquisa; 2) identificar os estudos relevantes; 3) selecionar os estudos; 4) mapear os dados e 5) reunir, resumir e relatar os resultados. O estudo, no entanto, não gerou resultados, devido à ausência de textos que tratem sobre a síndrome e o AEE. Por conta disso, houve a necessidade de discutir sobre a escassez de estudos voltados a Síndrome do X-Frágil, onde foram trazidas as informações sobre a sua baixa prevalência, a falta de dados sobre a síndrome no Brasil e a dificuldade relacionada aos diagnósticos. Com o intuito de complementar a primeira pesquisa, o segundo estudo procurou trazer as ações do Atendimento Educacional Especializado voltado a um estudante com a Síndrome do X-Frágil na cidade de Altamira-PA. Foram objetivos deste estudo, descrever as metodologias e estratégias utilizadas no AEE para contribuir com o desenvolvimento do aluno com SXF, destacar a importância da colaboração da família e discutir sobre a relação entre o AEE e o ensino regular. Trata-se, portanto, de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual participaram da pesquisa três professoras do Atendimento Educacional Especializado do mesmo aluno com a SXF. As participantes responderam à 10 perguntas abertas, enviadas através de um formulário online, dívidas em: percepção docente sobre o aluno com Síndrome do X-Frágil; o papel do AEE para o aluno com a SXF; e os impasses enfrentados na busca pelo desenvolvimento do aluno com a síndrome. O estudo revelou que apesar das estratégicas lúdicas auxiliarem na formação do aluno, não há a colaboração com a família e a articulação de estratégias com o ensino regular é bastante fragilizada. Contudo, a necessidade de discutir sobre o desenvolvimento dos alunos com Síndrome do X-Frágil através do AEE, se fez necessário devido a síndrome apresentar características que comprometem o desenvolvimento do indivíduo e também por ser pouco conhecida. Ademais, falar do Atendimento Educacional Especializado foi essencial para poder trazer em discussão a importância que esta modalidade de serviço pode ter em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência, ainda mais diante de tantos desafios nos quais a educação especial enfrenta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Compreender a experiência de lutas dos pais de crianças autistas pelo direito a educação no município de Altamira-PA(2022-11-22) SILVA, Dilcilene Reis da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074A pesquisa refere-se a um estudo de investigação bibliográfico- exploratório que buscou compreender a experiência de luta dos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista pelo direito à educação no município de Altamira- Pá. Sabemos que o maior desafio atualmente é proporcionar uma educação de qualidade, sem distinções e para isso deve garantir os direitos para pessoas diagnosticadas com autismo por meio das leis e de movimentos ao qual vem assegurar espaços mais inclusivos e respeitosos e também seus direitos. Propôs como objetivo geral: compreender a experiência de lutas dos pais de crianças autistas pelo direito a educação. E como percurso metodológico se utilizou de uma abordagem de cunho qualitativo com enfoque bibliográfico com caráter exploratório sendo eles, levantamento de fontes para composição do acervo publicado nos últimos cinco anos, constantes no portal de Periódico da SciELO, Google acadêmico e fontes seguras que contenham materiais referentes ao autismo, políticas públicas e educação inclusiva. Para enriquecer esta pesquisa fez- se necessário para obtenção de dados, um roteiro para entrevista aberta com três perguntas através do programa do Word e WhatsApp; isto e devido ao momento atípico que vivenciamos em decorrência a pandemia do Corona vírus. Conclui- se o quão é importante à participação dos pais, da comunidade escolar e do apoio das pessoas ao redor da criança com autismo desde o princípio, no diagnóstico, como no tratamento e na evolução das práticas educativas e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA)(2018-02-19) MACHADO, Naiane da Silva; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, no ano de 2017. O processo de implementação das políticas educacionais e as ações nas universidades em prol dos estudantes com deficiência têm avançado nos últimos anos. Dessa forma, esse estudo visou analisar a percepção sobre o processo de inclusão de dois alunos com deficiência Física da UFPA campus de Altamira-Pará. Como procedimento de coleta de dados foi realizada entrevista a partir de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que o processo de inclusão dos estudantes com deficiência física foi gradativamente superado no campus, embora ainda não estejam totalmente asseguradas todas as ações de superação e dificuldades no acesso, respeito, participação e permanência no ensino superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos(2018) ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico de um intérprete de libras: contexto da educação regular inclusiva(2018) SILVA, Iglean Vito da; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007Este memorial aborda a problemática que vivencio como professor Intérprete de Libras nas turmas do ensino fundamental na cidade de Altamira-PA. Tem como questões problematizadoras: a educação de surdos, quais os caminhos percorridos da exclusão explícita à velada, o surdo como sujeito de sua história, o Bilinguismo e a formação do sujeito surdo desafios e potencialidades. Além dessas, como próprio gênero textual já incita, relato aqui as contribuições do curso de Pedagogia em minhas ações didáticas e interpretações com os alunos surdos: de que forma as aprendizagens vivenciadas no decorrer do curso em questão possibilitaram rever minhas ações pedagógicas de modo a contribuir num ensino de qualidade dos alunos. O trabalho em tela, traz como objetivos: Analisar o processo de minha formação e meu trabalho como professor Intérprete de libras; refletir sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e enfrento para desenvolver práticas pedagógicas que favorecessem a aprendizagem dos alunos e alunas. Trata-se de um memorial autobiográfico numa abordagem qualitativa, fundamentado em autores como Skliar (1997), Estrele (2009), Quadros, (1997, 2004), Lacerda, (2000, 2002), entre outros. Os resultados apresentados evidenciam as dificuldades enfrentadas em trajetória profissional diante de minha inserção como Tradutor Intérprete de Libras. Concluo apresentando a contribuição do Curso de Pedagogia-PARFOR, que caminhos eu devo percorrer e metodologias diferenciadas para melhorar minha prática pedagógica e, consequentemente, potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down(2018) ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XEste Trabalho de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.