Faculdade de Educação - FAED/CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva: desafios e possibilidades para a inclusão de alunos com deficiências múltiplas(2018) SANTOS, Alveni Queiroz; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa pretende compreender os desafios e possibilidades da educação inclusiva de alunos com deficiências múltiplas no ensino regular. Durante muito tempo as pessoas com deficiências múltiplas foram rotuladas como indivíduos possuídos por demônios sendo excluído do convívio social. Na atualidade ações têm se voltado para um modelo de educação inclusiva, onde todos possam ser incluídos na escola regular sem discriminação e sem preconceito. A pesquisa busca trazer uma discussão de como tem sido feita o processo de inclusão desses alunos na classe regular considerando os desafios que se apresenta, tanto para a escola como para os educadores quanto à promoção da inclusão. O estudo tem como objetivo mostrar que esses alunos, quando atendidos de forma adequada com o uso de materiais lúdicos, têm possibilidade de socialização com as outras crianças e de desenvolver suas habilidades. Temos por objetivo ainda mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado e do uso da Tecnologia Assistiva como meios que favorecem a aprendizagem e possibilitam ao educando mais autonomia e inclusão social. Para análise dos resultados foi utilizada pesquisa bibliográfica, através da leitura de vários autores que abordam o assunto em questão. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se constatar que os alunos estão matriculados no ensino regular, mas ainda existe a necessidade de renovação e ampliação das ações pedagógicas voltadas a esse público, assim como adaptações nas estruturas físicas das escolas. Entendemos ainda que os educadores devem ter um olhar mais inclusivo para acolher a todos os alunos independentemente de suas características motoras, intelectuais ou de qualquer natureza física, psíquica, culturais e tantas outras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fake news nas redes sociais: a importância da educação midiática(2023-05-15) LEÃO, Gleycy Kellen Gomes; CORDEIRO, Leonardo Zenha; lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112A presente pesquisa possui como título “As Fake News nas redes sociais: A importância da educação midiática”. Por meio de uma pesquisa narrativa, temos como objetivo geral: compreender a importância da educação midiática como auxiliar no processo de identificação de informações falsas. Como objetivos específicos, delimitam-se: identificar como as Fake News prejudicam processos de escolhas, discutir como a educação para as mídias influencia o processo de identificação de notícias online e apontar como a cibercultura impacta na vida da população brasileira. Levantamos a hipótese de que as pessoas aprendem com os processos de produção de mídia e com as redes sociais– desenvolvem uma leitura mais crítica e uma interpretação diferenciada dos fatos. Dessa forma, a problemática parte da questão : Como a educação midiática está sendo abordada nas salas de aula de acordo com as publicações acadêmicas sobre o assunto? No entanto, foi possível identificar que há debates sobre as fakes news e a importância da educação midiática, porém ainda é necessário mais discussões sobre o tema apresentado, assim como publicações de trabalhos nesse eixo.