Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva: desafios e possibilidades para a inclusão de alunos com deficiências múltiplas(2018) SANTOS, Alveni Queiroz; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa pretende compreender os desafios e possibilidades da educação inclusiva de alunos com deficiências múltiplas no ensino regular. Durante muito tempo as pessoas com deficiências múltiplas foram rotuladas como indivíduos possuídos por demônios sendo excluído do convívio social. Na atualidade ações têm se voltado para um modelo de educação inclusiva, onde todos possam ser incluídos na escola regular sem discriminação e sem preconceito. A pesquisa busca trazer uma discussão de como tem sido feita o processo de inclusão desses alunos na classe regular considerando os desafios que se apresenta, tanto para a escola como para os educadores quanto à promoção da inclusão. O estudo tem como objetivo mostrar que esses alunos, quando atendidos de forma adequada com o uso de materiais lúdicos, têm possibilidade de socialização com as outras crianças e de desenvolver suas habilidades. Temos por objetivo ainda mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado e do uso da Tecnologia Assistiva como meios que favorecem a aprendizagem e possibilitam ao educando mais autonomia e inclusão social. Para análise dos resultados foi utilizada pesquisa bibliográfica, através da leitura de vários autores que abordam o assunto em questão. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se constatar que os alunos estão matriculados no ensino regular, mas ainda existe a necessidade de renovação e ampliação das ações pedagógicas voltadas a esse público, assim como adaptações nas estruturas físicas das escolas. Entendemos ainda que os educadores devem ter um olhar mais inclusivo para acolher a todos os alunos independentemente de suas características motoras, intelectuais ou de qualquer natureza física, psíquica, culturais e tantas outras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos(2018) PIRES, Iracy Silva; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274O Lúdico na aquisição do letramento os jogos educativos, a alfabetização e o letramento vêm sendo o ponto chave de muitas discussões em todo o mundo no Brasil pode ressaltar que de certo modo ainda e um tema novo é consideravelmente de grande importância para nossas crianças. Letramento de certo modo é a aquisição que as pessoas por meio das habilidades de leitura e escrita, adquirem isso num contexto especifico e com essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais. Esse trabalho tem por finalidade analisar de que forma se dá à alfabetização e o letramento na turma do 3º ano do ensino fundamental da escola ―Rei dos Reis‖ por meio do lúdico, para que possamos compreender a importância da alfabetização e do letramento por meio do lúdico apropriando-se assim dos jogos educativos. Venho, por meio desse trabalho, investigar como o lúdico pode contribuir para a aquisição da alfabetização e do letramento. O estudo de caso será realizado por meio de observação e assim mostrar dentro das análises como está sendo realizada a alfabetização e o letramento na turma do 3º ano para isso foi necessário apropria-se de jogos e metodologia diferenciada. Para realizar esse trabalho foi preciso leitura baseada nos teóricos que fazem diversas abordagens como KISHIMOTO (1990), PIAGET (1973) SOARES (2010) VIGOTSKY (1989). Diante da realização deste trabalho podemos perceber que o termo letramento vai muito além de decodificar símbolos, ou seja, ler e escrever de forma mecânica sem compreender o que se lê e escreve de acordo com os apoiadores teórico nos quais nos baseamos e no estudo realizado por meio de observação.