Faculdade de Educação - FAED/CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências no "Projeto de Reforço Escolar: alfabetizando juntos" na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Leocarpio Soares(2023-03-10) SOUSA, Maria da Penha Soares de; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761Este estudo tem como finalidade a apresentação da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental nos anos iniciais no “Projeto de Reforço Escolar: Alfabetizando juntos"(ALTAMIRA, 2022a), com o objetivo de refletir sobre a experiência na alfabetização de alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental. A abordagem metodológica, foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo, teve como local a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Leocarpio Soares, localizada em um bairro periférico no município de Altamira – Pará que apontou os resultados: com a quantidade expressiva de alunos com dificuldades na aprendizagem, houve a necessidade de um projeto de recuperação, para contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 3°,4°, e 5° ano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente : saberes e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental(2018) BONES, Jaquelini; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725Este estudo busca refletir acerca de como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental mobilizam e articulam os diferentes tipos de conhecimentos didáticos em seu fazer pedagógico e as condições de trabalho em uma escola da rede pública de ensino de Altamira-PA. Como problema de pesquisa, questionamos o seguinte: Que concepções didáticas e suas tendências pedagógicas que sustentam os trabalhos das professoras? Como as professoras aplicam as metodologias/estratégias de ensino apreendidas em sua formação profissional? Até que ponto as condições de trabalho oferecido às docentes contribuem em seu desempenho no seu trabalho pedagógico? Este estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras dos 3º e 4º anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de Altamira-Pa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com questões semi-estruturadas dirigida a duas professoras, uma do 3º e outra do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Altamira-Pará. Ao analisarmos as práticas docentes, por meio das observações e dos dados coletados, percebemos que as professoras entendem as ações didáticas como elementos importantes para o processo de aprendizagem a partir de planejamento estruturado, articulado às metodologias/estratégias, estas entendidas também como domínio de sala de aula e do conteúdo a ser ensinado, em repassar o conteúdo para o aluno, em “repreendê-lo” quando necessário. Com relação às condições de trabalho, constatamos que as professoras se posicionaram favoráveis ao fazer pedagógico, por existir boas condições para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA(2018-03-12) SOUSA, Maria Eliane Evangelista de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Este trabalho discute sobre processo de alfabetização e letramento com objetivo de analisar as práticas de letramento para formação leitora na Escola Municipal Waldir Ribeiro de Almeida. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo com 05 professores em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento – PA. Os resultados apontam a importância da leitura uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação na formação do indivíduo, com isso exige que sejam promovidas metodologias de ensino que estimule o prazer da leitura para construção da escrita. O estudo remete-se de forma conclusiva, a prática da leitura para formação do indivíduo contribui na construção de hábitos permanentes evidenciando-se, o quanto a leitura pode ser uma grande aliada no processo de alfabetização e letramento. Sabe-se que as crianças são fascinadas por histórias e que essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da leitura em turmas do 1º ano do ensino fundamental no cotidiano escolar como forma de transformação social.