Faculdade de Educação - FAED/CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 20 de 88
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos(2018) MATOS, Maria Tereza de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e trajetória de uma ribeirinha: da educação básica ao ensino superior(2023-01-24) SOUZA, Bruna Souza e; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente trabalho é uma abordagem qualitativa, por meio do método narrativo aborda a trajetória de uma ribeirinha do Rio Cojuba, localizado no município Gurupá-Pará, da educação básica ao ensino superior. Tem por objetivo identificar e analisar as ações estratégicas para educação pública ribeirinha no município de Gurupá-Para, relatando os desafios e dificuldades, enfrentadas diariamente pelos alunos de uma comunidade ribeirinha localizada no Pólo Cojuba, explicitar as consequências que a falta de estrutura no âmbito educacional tem acarretado no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos da educação básica ofertada para o campo. Bem como, constata-se a aplicação de algumas mudanças compatíveis com a realidade local, favorecendo o acesso e permanecia dos alunos na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte educação na inclusão de crianças com Autismo na Escola Regular: o estado da arte(2023-12-06) BARROS, Roseli Nunes; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Nesse estudo são apresentados dados da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2023. O objetivo foi investigar as discussões e pesquisas científicas acerca da Arte Educação para inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, no contexto da escola regular de ensino, na educação básica. As buscas das produções teóricas foram realizadas no período de 04 de abril a 01 de maio de 2023 nos sites Google Acadêmico, Scielo, Banco de dados Teses e dissertações da Capes, Banco de dados da Biblioteca virtual e física da UFPA, Campus de Altamira, por meio dos descritores “arte educação e autismo”, “arte educação e inclusão”, “arte educação e deficiência”. Para o critério de inclusão no corpus, o objeto de investigação devia ter relação com a Arte Educação direcionado ao público do Autismo (TEA), com foco em crianças da educação básica, corresponder a propostas pedagógicas e ter sido publicado no período de 2008 a 2023. Foram localizados 54 trabalhos destes, 15 produções atenderam ao critério de inclusão e compuseram o corpus deste estudo. A pesquisa revelou um fator determinante para a inclusão de alunos com deficiência e com autismo no contexto escolar, como o destaque para a formação continuada dos professores de artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos biopsicossociais envolvidos na vinculação (ou não) dos alunos PCDs a Divisão de Acessibilidade da UFPA - Campus Altamira(2022-11-25) COSTA, Letícia Matos da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho tem como objetivo relatar possíveis questões biopsicossociais envolvidas na vinculação (ou não) dos alunos com deficiência da UFPA/Campus Altamira à Divisão de Acessibilidade- DAC. É destacado, também, no artigo a história dessa divisão e algumas de suas ações visando à consolidação de uma cultura de acessibilidade. A DAC articula os diferentes órgãos e departamentos da universidade, visando assegurar a implementação da política de acessibilidade e efetivação das relações de ensino, pesquisa e extensão na área. Os resultados revelam que conhecer o perfil do discente é indispensável para considerar os aspectos biopsicossociais que atravessam as experiências dos alunos com deficiência no campus de Altamira para que de fato ocorra um processo de consolidação da DAC e consequentemente, alcance seu papel indispensável, na garantia do direito à escolarização, a acessibilidade e a permanência dos alunos com deficiência e altas habilidades, confrontando práticas excludentes e criando vias alternativas para contribuir na constituição de uma cultura de acessibilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades pedagógicas: relato de experiência em ambientes não escolares(2022-02-04) HENCHEN, Eliane; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Neste estudo tive como objetivo geral relatar minha experiência no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-escolares, realizado no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), da cidade de Altamira – Pará. Esse estágio faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira. Alinhado ao objetivo geral, foram delimitados como objetivos específicos: compreender como se dá a atuação do pedagogo em ambientes não escolares; discutir a importância do estágio supervisionado na formação inicial do pedagogo; e relatar a execução do projeto de intervenção realizado durante o estágio. Tal trabalho, de natureza qualitativa, teve como orientação metodológica a pesquisa-ação, pelas particularidades e funções da instituição na qual ela ocorreu e pela necessidade da elaboração de um projeto de intervenção pedagógica para atender ao Regulamento que rege a atividade de estágio do curso. Nesse sentido, considerando as orientações pré-estabelecidas no Regulamento e, principalmente, levando em conta as experiências e vivências durante o estágio, os resultados apontaram que as atividades curriculares de Estágio Supervisionado se constituem não apenas como espaços nos quais o estudantes relacionam teoria-prática, mas também um espaço de possibilidade de reflexão sobre o que é educação – entendida aqui como mais do que os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem dentro das instituições formais de ensino – e sobre qual o papel social que o pedagogo vai exercer futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência(2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cibercultura na formação docente: memórias, narrativas e experiências em tempos de pandemia.(2023-05-12) MOREIRA, Judith Anteles; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112Neste trabalho relato a minha trajetória acadêmica com foco nas atividades curriculares realizadas por meio das Tecnologias Digitais em Rede. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi inspirada na escrevivência para montar a minha narrativa, isto é, as memórias e as vivências iniciais e as descobertas coletivas em todo o percurso da graduação, no período de 2018 a 2023. As experiencias narradas foram extraídas de conversas de grupos de WhatsApp e de atividades postadas na plataforma google classron. Concluo que os conhecimentos e as vivências com o uso dessas tecnologias digitais mesmo que de forma limitada, me permitiram acreditar que além de espaços e lugares plurais, essas redes educativas também contribuem com nossa formação docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil(2021-10-06) OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XEste Trabalho de Curso teve como objetivo descrever, analisar e compreender a visão docente com relação ao desenvolvimento da sexualidade infantil segundo a Teoria de Freud. Utilizou-se uma metodologia mista sendo uma Revisão Sistemática e uma pesquisa empírica. O corpus está composto por artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizado dois descritores, sendo eles sexualidade infantil AND trabalho docente; sexualidade infantil AND ambiente escolar. A pesquisa empírica foi realizada com três professoras da educação infantil no município de Altamira-PA. Os resultados mostraram que existe uma carência de pesquisas publicadas em português voltada ao tema sexualidade infantil e docência. Os dados empíricos mostraram que existe uma necessidade de formação continuada voltada a temas encontrados dentro da psicologia da educação que aprofundem o conhecimento sobre a psicossexualidade infantil, para poder existir uma melhor abordagem e manejo quando necessário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conceitos e aspectos históricos da educação especial no Brasil(2022-11-25) QUEIROZ, Fabiane da Silva Rodrigues; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho busca compreender a trajetória da Educação Especial no Brasil que é uma modalidade de ensino destinada no atendimento aos alunos com necessidades especiais nas escolas. Para isso faremos um levantamento histórico das lutas que aconteceram ao longo dos anos através das políticas educacionais que contribuíram com a inclusão das pessoas deficientes no âmbito escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente(2022-02-01) XAVIER, Débora Macedo; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, relatar experiências apreendidas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma turma de Educação Infantil da EMEF Prof. Antônio Gondim Lins, escola campo de estágio localizada na zona urbana do município de Altamira/PA. Assim, a partir da imersão no lócus da sala de aula, no decorrer das atividades de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido paralelamente às ações formativas do PRP, busco refletir de que forma essas vivências integradas contribuíram na minha formação inicial, como aluna/residente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, orientada a partir da narrativa autobiográfica, subsidiada pelo registro de minhas vivências no processo de ambientação e das atividades de regência. Os resultados possibilitaram-me perceber que o estágio supervisionado integrado às ações do PRP nessa etapa de ensino, constituiu-se em um espaço de construção da identidade profissional, na medida em que me proporcionaram ação-reflexão-ação sobre minha formação inicial e as experiências na docência em tempo real, como aprendente da profissão docente e da concretude da prática pedagógica na Educação Infantil, entrelaçada à teoria-prática na Instituição de Ensino Superior e na escola de Educação Básica, além de oportunizar a compreensão das especificidades do trabalho do professor que atua nessa etapa de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O coordenador pedagógico e suas ações na Rede Estadual de Educação do Pará no Município de Altamira(2023-07-10) RODRIGUES, Daiane Leite Velozo; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo dedica-se analisar a seguinte questão: o que diz a Lei e o que é a realidade do papel da coordenação pedagógica na rede estadual de educação no município de Altamira? Os objetivos específicos são: identificar e descrever as atividades realizadas pelos coordenadores pedagógicos e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, conhecer o contexto de atuação do coordenador pedagógico e de suas ações no âmbito das escolas estaduais do município de Altamira. Na pesquisa que deu origem a este escrito foi utilizado como instrumento de coleta de dados análise documental, o que inclui documentos no sentido amplo, sendo não só de documentos impressos, mas de fotos, revistas, gravações, documentos oficiais institucionais, entre outros. Neste estudo foram analisados documentos normativos como: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional 9.3940/1996, o Plano Nacional de Educação 2014/024, o Plano Estadual de Educação, o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico. Considerando o objetivo deste artigo, verificou-se que os documentos normativos, como os atuais não possuem clareza de leitura, ou seja, os termos não estavam explícitos sendo estes confusos e similares a verificação das atribuições fornecidas para o coordenador pedagógico não estavam especificamente distinguidas. Além disso, conclui enfatizando sua importância no desenvolvimento da gestão escolar, na vida dos estudantes e da comunidade escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA(2023-01-23) OLIVEIRA, Lindraci Pardim de; PONTES, Dienne Marly de SouzaA presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetivo especifico, refletir sobre a construção desses saberes docentes, bem somo se esses refletem a pratica de sala de aula. Acredito na relevância do tema para a comunidade em geral, haja vista que a pratica pedagógica adotada pelo educador, são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do educando. Desta forma, para contemplar a temática utilizarei o gênero acadêmico memorial, pois é gênero cientifico que permite e oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivencias passadas, possibilitando ao autor refletir sobre suas conquistas e traçar objetivos. Para fundamentar teoricamente este trabalho buscou-se em Tardif (2005) que fala sobre as influencias sociais e profissionais que somadas as teorias adquiridas no decorrer de sua formação, resultarão na prática que adotará em sala de aula. Em Freire (1986) que enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Esta dividido em cinco capítulos estruturados através da minha história de vida. Para finalizar estarei tecendo as considerações acerca dos resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá(2023-01-24) SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e; PONTES, Dienne Marly de SouzaEste memorial acadêmico de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal do Pará/ PARFOR, abordara o tema: a importância da alfabetização dentro de uma perspectiva estimuladora e motivadora, que possibilite ao aluno o contato com os diversos gêneros textuais, permitindo a ele fazer uso social da leitura e da escrita. Para isso, estarei relatando fatos da minha infância e todas as dificuldades que enfrentei ainda bem pequena, para frequentar e me manter na escola em que fui alfabetizada através da memorização das famílias silábicas, com a utilização das antigas Cartilhas do A B C. Para desenvolver este trabalho utilizei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica, com abordagem qualitativa. Para referendar teoricamente este trabalho, utilizou-se as abordagens de Freire (1996), que faz importantes reflexões sobre valorizar o conhecimento prévio do aluno. Ferreiro (1996), quando nos fala sobre as questões relacionadas as práticas utilizadas para alfabetizar. Soares (2003), que nos mostra a importância de alfabetizar letrando. Este trabalho está dividido em três capítulos, em que o primeiro estará trazendo os acontecimentos sobre minha história como estudante. No segundo relatarei os desafios do Ensino Médio. Já o terceiro mostrará minha vida profissional e o meu primeiro passo como docente. No terceiro capitulo relatarei minha entrada para o Ensino Superior através da seleção pelo PARFOR, (Plano Nacional de Formação de Professores). Por fim estarei tecendo considerações sobre os resultados obtidos com a elaboração e conclusão deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação do campo: uma abordagem sobre a trajetória escolar de quem vive e trabalha na região ribeirinha de Gurupá - Pará(2023-01-24) ALMEIDA, Maria de Jesus dos Santos; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente memorial trás uma breve discussão de quem vive no meio rural, a educação do povo campesino é uma educação que precisa de políticas públicas e um curriculo voltado ao ensino do campo onde os alunos possam ter todos os direitos em seu aprendizado, uma educaação de qualidade onde esses alunos e professores possam ter uma estrutura adequada no ambiente escolar. Então essa política estruturante possa proporcionar uma educação de qualidade ao povo campesino em base nas reflexões voltada a educação e a coletividade do povo campesino, trás um debate muito importante, pois esse povo que sempre luta por seus filhos uma educação de qualidade onde é bastante sofrido. Então é um desafio para todos que vive no meio rural, ribeirinhos, onde as crinças possam aprender sobre seu lugar, sua cultura, onde ela possa dialogar com a sua própria realidade que elas possam ter uma educação que seja por metodologias voltadas para a educação do campo. É fundamental que as políticas publicas possam conhecer as diferentes realidades do povo do campo e que possam assegurar uma educação de qualidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil(2021-10-08) CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita(2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas; SILVA, Francilene de Menezes; http://lattes.cnpq.br/4443444292237208Este trabalho tem como tema, “Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no Ensino Fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA”. Tendo como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola da rede pública municipal de novo repartimento. A escola é antiga e sua estrutura é impropria para se trabalhar a educação inclusiva, além do mais, falta a capacitação de profissionais e materiais adequados para desempenhar tal atividade. Quanto aos objetivos específicos, reconstruir a história da educação especial fase da exclusão segregação, integração até a inclusão, verificar as políticas públicas para a inclusão e as práticas pedagógica, tratou-se de uma pesquisa realizada na Escola Antonia Baldomino Regoso, na qual tem por finalidade apresentar as experiências e dificuldades de professores em trabalhar em uma escola que não está adaptada para incluir alunos com necessidades educacionais. Os resultados da pesquisa mostraram que existe muito a se fazer em relação a formação dos professores voltada para a inclusão, assim como uma estruturação arquitetônica na escola, investimentos na área, materiais pedagógicos adequados e mudanças comportamental de todos que de maneira direta ou indiretamente participam da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do campo para o campo: a trajetória de uma educadora em busca da formação superior(2023-01-26) SOUZA, Edna Lopes; PONTES, Dienne Marly de SouzaEste memorial acadêmico constitui uma narrativa autobiográfica com resultado de levantamento da minha trajetória de vida no campo e acadêmica, relatando as experiencias adquiridas ao longo da minha trajetória, considerando que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o meu desenvolvimento na minha vida. Tem como proposito as diferencias entre e as dificuldades nas escolas da zona rural, e a apresentar as percepções no ensino superior, e a medologia aplicada neste estudo são memorias referente a trajetória de vida e educacional apresentadas por relatos e fotografia atuarias, onde são visualizados como resultados a percepção dos métodos de ensino e concluísse seu caráter positivo e negativo na vida do discente a depender da sua aplicação ou ausência. Tem também valor pessoal pois certamente agregara saberes necessário à minha formação e ações realizadas dentro do abito escola, certamente agregara aos meus saberes construídos ao longo da minha trajetória de e acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação como prática de liberdade: reflexões das lutas e conquistas de uma educadora de Anapu(2023-01-26) AGUIAR, Ana Keline da Silva Gonzaga; PONTES, Dienne Marly de SouzaA produção do presente Memorial se constitui o relato de vida e experiências vivenciadas por esta pessoa que o escreve. Tem como objetivo geral relatar, observar, analisar e avaliar a postura e prática pedagógica da mesma enquanto sujeito profissional inserida no campo da educação. O relato que se segue traz a proposta de realizar uma trajetória sincrônica na vida da sua autora e anacrônica no sentido de realizar uma análise em paralelo com os discursos teóricos dos autores como John Dewey, Salomão Hage e Paulo Freire, humildemente escolhidos para referenciar esta produção. A escolha do tema deste Memorial ―Educação como prática de liberdade: Reflexões de uma educadora de Anapu‖ está dividido em três capítulos que se propõem desenvolver o relato da jornada escolar de sua autora, discutir a prática profissional como professora e auto avaliar as transformações da mesma no decorrer da jornada acadêmica em busca de, não apenas um título acadêmico em Pedagogia, mas também do despertar profissional mais humano, sensível em perceber, respeitar e agir diante da dificuldade alheia e suas próprias, caráter este alcançado ou despertado durante esta rica experiência vivida na turma do PARFOR/2018.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª e 2ª etapa da EMEF “Castelinho do Pequeno Príncipe, do Bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA(2018-03-13) HORA, Adilson da Silva da; OLIVO, Gerson Dias; http://lattes.cnpq.br/1800155355400254Este estudo que está subordinado ao tema ―Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª E 2ª etapa da EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe, do bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA‖ tem como objetivo principal, investigar os principais fatores que levam ao alto índice de evasão na Educação de jovens e Adultos da escola acima supracitada. Sendo assim, para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica através de material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos, resoluções, legislações pertinentes e publicações, com o intuito de obter informações concretas sobre a temática apresentada. Logo em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, cujos sujeitos participantes foram 20 (vinte) alunos da EJA – 1ª E 2ª etapa, 2 (dois) professores dessa modalidade de ensino e a diretora da escola. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário constituído de 10 (dez) perguntas fechadas, que foi aplicados aos alunos, como também, por meio de 2 (duas) entrevistas com perguntas abertas, sendo que uma foi constituída de 5(cinco) questões, aplicada aos professores, e a outra constituída de 4 (quatro) questões, direcionadas à diretora do campo da pesquisa. Os resultados mostraram que são muitos os fatores que têm contribuído diretamente para ao alto índice de evasão escolar de alunos da EJA, da escola ―Castelinho do Pequeno Príncipe‖, dentre os quais, destacam-se a necessidade de grande parte dos alunos terem que trabalhar e não ter tempo para estudar, as dificuldades de aprendizagem, a falta de políticas públicas para essa modalidade de ensino, a falta de professores com formação específica para trabalharem com Jovens e Adultos, a falta de projetos que poderiam ser elaborados e executados pela escola, visando aumentar o interesse e, consequentemente, a participação efetiva dos alunos, desde o começo até o fim do ano letivo.