Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte(2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.