Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia(2023-06-28) LAMBERT, Wesley Santos; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106A brinquedoteca universitária é um espaço importante no meio acadêmico, contribuindo de maneira substancial para a formação docente e de forma ampliada, possibilita a vivência do lúdico, das interações e das brincadeiras aos sujeitos que nela busca referências. As práticas de imersão aos aspectos do brincar como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Neste sentido, objetivamos neste trabalho analisar as contribuições da brinquedoteca universitária na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará. A fim de aporte teórico utiliza-se autores como SANTOS (2000), CUNHA (2010), KISHIMOTO (2010), FORTUNA (2011), REIS; ARAÚJO; BATISTA (2018), SALAZAR (2019), entre outros, tendo como técnica a análise de conteúdo de Bardin (1977). Já as fontes foram os relatos de experiências dos alunos da turma de Pedagogia 2019 matutino, produzido durante o estágio supervisionado de pedagogia em ambientes não escolares e os projetos pedagógicos da brinquedoteca. A pesquisa constatou que a brinquedoteca universitária possui um papel diversificado e formador, desempenhando relevância na formação dos acadêmicos, necessitando de visibilidade e valorização por parte da universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: desafios e perspectivas da minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA - Campus Altamira-PA(2021-03-16) SOUSA, Ângela Maria dos Santos; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623O artigo apresenta como objetivo principal resgatar minhas memórias estudantil, acadêmica e profissional, e neste processo de escrita evidencio os desafios e as perspectivas frente a essas experiências. Para este estudo, utilizou-se do gênero memorial e da pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica teve suporte teórico acerca da temática mulher no contexto universitário, igualdade de gênero e políticas educacionais voltadas para este público feminino na universidade. Enquanto o gênero memorial possibilitou descrever e narrar experiências de vida interagindo com discursos e outros interlocutores teóricos. Metodologicamente a pesquisa tem perspectiva qualitativa em Educação, especificamente, por trazer ponderações situadas nas experiências sócio-educativas no processo de formação dos sujeitos, e com o método autobiográfico que se configura como fonte e testemunhos de ações individuais, que neste caso sou o sujeito da pesquisa, pois trago uma escrita da história e de minhas memórias. A pesquisa apontou algumas discussões perpassando por dilemas e superações da mulher em seu contexto social e universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde emocional do estudante na Educação Básica na pandemia da Covid-19: revisão de escopo(2023-06-26) SOARES, Rosely Machado; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XA saúde emocional do estudante na Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 levou os jovens a desenvolverem sérios transtornos psicológicos. O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar a saúde emocional dos estudantes da educação básica antes e durante a pandemia da COVID-19. Foi realizada uma revisão de escopo, sendo consultados estudos revisados por pares, publicados em periódicos nacionais entre os anos 2019 e 2022. A busca foi realizada em três bases de dados (CAPES; SciELO; APA) a partir dos descritores “saúde psicológica”; aluno *; “educação básica”, com auxílio do booleano OU. Seguiram-se as etapas propostas pelo Instituto Joana Briggs: 1-Elaboração da questão de pesquisa; 2-Identificação dos estudos; 3-Seleção dos estudos; 4-Extração dos dados; 5-Reunir, resumir e relatar os resultados da pesquisa; e 6-Consultar. A pergunta problema foi:Como a saúde emocional dos estudantes da educação básica foi relatada, antes e durante a pandemia da Covid-19? No total foram encontradas 30.352 referências, ficando duas para revisão final após as triagens. Os resultados mostraram cinco fatores psicológicos nos estudantes da educação básica que afetariam a sua saúde emocional: insônia; transtorno psicológico; ansiedade; depressão e descontrole emocional. Conclui-se que há poucos estudos em língua portuguesa, e sugere-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas referente a temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TICS: o uso do GCompris como recurso tecnológico na educação infantil(2023-07-10) COSTA, Rayane Camila Chagas; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com base em estudos de autores como CASTELLS e LÉVY relacionados as práticas tecnológicas inseridas no processo educacional, porém como estudo principal o processo de ensino aprendizagem na educação infantil, incentivando o uso das TICS/TDICS como recursos de extensão para o conteúdo pedagógico. O autor Trigueiro (2008) também aborda o uso da tecnologia na educação, apresentando diversos recursos que podem ser utilizados para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e interativo para os alunos em sala de aula. No âmbito educacional os jogos digitais estão cada vez mais ganhando seu espaço, desta forma o Software educacional chamado GCOMPRIS, foi utilizado como objeto de estudo, por sua grande variedade de jogos educacionais em forma lúdica, lógica, dentre outras que estimulam os sentidos da criança de forma prática e divertida. Visando a contribuição na educação de forma geral, estimulando a importância de se observar e praticar a inclusão dos recursos tecnológicos quem podem ser utilizados em sala, recursos estes que são grandes aliados dos professores, que podem adaptá-los de forma prática e lúdica, transformando a didática na pedagogia, não só para motivar os alunos, mais também despertar seu interesse, em uma participação mais ativa e produtiva em sala de aula. Além disso, a tecnologia pode facilitar o processo de ensino, oferecendo recursos interativos, colaborativos e acessíveis. Ela pode fornecer informações em tempo real, permitindo a exploração de conceitos de forma mais visual e interativa, e até mesmo personalizar o ensino para atender às necessidades dos alunos.