Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Cumum Curricular: uma análise com ênfase no ensino de Ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental(2018-12-10) SOUZA, Maria Adlayne Gomes de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Em 22 de dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada como documento oficial de caráter normativo que servirá de referência para a formulação dos currículos da Educação Básica dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. Estudar esse documento é de fundamental importância para os professores e para os graduandos, em razão de tal documento ter sido publicado pelo Ministério da Educação prometendo provocar uma grande mudança na educação brasileira com o objetivo de atualiza-la para, de fato, garantir as aprendizagens essenciais a todos os estudantes da Educação Básica de todo o País. Frente a isso, este Trabalho de Curso foi elaborado com o intuito de responder a seguinte pergunta: O que muda na educação brasileira e na atuação do professor de Ciências, por influência da implantação da Base Nacional Comum Curricular? Para responder essa pergunta, foi então desenvolvida uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, classificada quanto aos objetivos em pesquisa descritiva e classificada quanto aos procedimentos em pesquisa documental, com o seguinte objetivo geral: apresentar uma análise sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular, em especial a parte que tange ao ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo o objeto de estudo dessa pesquisa um documento oficial, então para o levantamento de dados foi usado a técnica de análise de conteúdo sobre o texto desse documento. Os resultados dessa análise revelaram que a BNCC provocará duas grandes alterações nos currículos – estudo de conteúdos escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências e uma significativa alteração na sequência didática do ensino de Ciências do Ensino Fundamental –, e isso, provavelmente irá provocar grandes alterações na forma do professor trabalhar, inclusive, exigindo-lhes formação continuada para obter atualização coerente com as atuais demandas que a BNCC traz para sua prática profissional e função social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Biologia no Cursinho Popular de Altamira(2018-12-10) PEREIRA, Thaís Nascimento; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da metodologia utilizada no ensino de Biologia pelo Cursinho Popular de Altamira por meio da Educação Popular. A hipótese principal é que o método freiriano aliado ao ensino de Biologia auxilia na formação de sujeitos sociais mais engajados em questões pertinentes da sociedade. Este método consiste no trabalho de codificação e decodificação de um determinado conteúdo, abrangendo suas problemáticas sociais. Este estudo mostrou a importância de um ensino diferenciado de Biologia, que carregue além da preparação formal para o mercado de trabalho, a preparação para vida. Através da pesquisa, foi possível perceber que a aplicação do método da Educação Popular em sala de aula proporcionou uma elevação no nível de consciência dos educandos, que durante o estudo, mostraram interesse em participar de ações sociais, ambientais e educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências(2022-12-16) SALGADO, Juliana Bastos; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os mesmos devem prezar a orientação dos documentos oficiais da educação, e a diversidade epistemológica do campo. O eixo que delimita a diversidade de concepções e práticas de EA pode ser compreendido com um ramo conservador e outro crítico. E a partir dessa ótica, essa pesquisa analisou os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção inovar, do PNLD de 2020 a 2023, com enfoque nas suas imagens. Foi empreendido a técnica de análise de Bardin (2004), com categorias elencadas a priori, sendo estas as macrotendências políticos pedagógicas de EA, conservacionista, pragmática e crítica. E foi constatado uma predominância da categoria pragmática, devido a maiores abordagens de soluções pontuais e a fragmentação dos conteúdos. E com isso sugere-se métodos pedagógicos possíveis de lidar com a predominância do pragmatismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos(2018-12-12) OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344Sob a perspectiva da educação inclusiva, a inserção dos surdos no ensino regular ainda expõe vários obstáculos. A Educação de pessoas surdas é um assunto bastante relevante na atualidade. Dessa forma a presente pesquisa foi desenvolvida sob a ótica da educação inclusiva. Tendo como objetivo geral: analisar a percepção dos professores/intérpretes e alunos surdos no Ensino Médio, acerca do ensino e a aprendizagem nas aulas de Biologia, utilizando o aplicativo de celular “Sinalário em Libras”, e as questões que nortearam a pesquisa foram: O recurso didático está em consonância com o currículo escolar e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E de que forma ele pode ser usado como suporte pelo educador? O índice de defasagem escolar do aluno com surdez pode ser reflexo da escassez de recursos didáticos? De que forma os TIC`s podem contribuir para que essa realidade seja alterada? Constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada quanto aos procedimentos como estudo de caso. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas com professores de Biologia (02), intérpretes (04) e alunos surdos (04). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, revelaram que as maiores dificuldades de aprendizagem em Biologia, está relacionada a dificuldade de compreender os sinais de terminologias biológicas, as nomenclaturas, materiais didáticos para Libras limitados. O aplicativo foi avaliado quanto as contribuições para o processo de ensino/aprendizagem, os dados evidenciaram que o Sinalário de Libras é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, tanto pelos professores de Biologia, quanto por alunos e intérpretes. Assim, é importante destacar a importância da utilização de tecnologias voltadas para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Biologia, como o Sinalário de Libras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense(2023-05-26) SANTOS, Elygleici Hines Porpino; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de sequência didática: conhecendo os quelônios da Amazônia(2021-05-21) SOUSA, Ana Caroline Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648A Amazônia é considerada a região com maior diversidade de espécies de quelônios, sendo esse um dos grupos de vertebrados mais ameaçados de extinção devido a fatores que contribuem para o declínio das espécies como a perda dos habitats aquáticos, a utilização para fins medicinais, como animal de estimação e como recurso alimentar. Tendo em vista que a utilização dos quelônios para fins indevidos consequentemente trará prejuízos para as espécies, assim como para o equilíbrio ecológico, essa proposta de sequência didática para o 7º ano do Ensino Fundamental, constituído de oito momentos a serem desenvolvidos em doze aulas tem por objetivo o estudo das espécies dos dois grupos de quelônios, jabutis e cágados existentes na região do Xingu/ Pará, assim bem como, o estudo da preservação e conservação dessas espécies.