Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
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Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação em matemática no 6º ano do ensino fundamental: formas de ensinar e diferentes tipos de tarefas(2022-12-15) OLIVEIRA, Amanda Tamilly Dias de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta os métodos e práticas avaliativas de um professor de matemática na turma do 6° ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Bragança/Pará. Tendo como objetivo central compreender a importância da avaliação formativa no ensino-aprendizagem em matemática, por meio da investigação dos métodos e práticas avaliativas do professor no Ensino Fundamental, possibilitando o feedback como troca de conhecimento e evidências para a melhoria de um ensino de qualidade. A abordagem teórica utilizada para o alcance dos objetivos propostos envolveu o estudo da Avaliação para Aprendizagem com o apoio de Fernandes, Luckesi, Hoffmann e outros. As estratégias metodológicas escolhidas para a obtenção das informações desta pesquisa, de caráter qualitativo, incluíram as observações em sala de aula e um questionário com perguntas abertas respondido pelo professor da turma, mostrando sua vivência formativa nas instituições, coerentes com as três etapas de avaliação do professor investigado: vistos nas atividades resolvidas pelos alunos, comportamento/participação e prova. Os resultados mostram que a avaliação formativa traz resultados positivos no ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento do aluno, através de seus erros, não de forma classificatória, mas como aprendizagem e sendo possível a análise de quais métodos deverão ser seguidos pelo professor, respeitando as necessidades e individualidade de cada aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios do ensino de matemática para surdos: uma revisão bibliográfica(2022-12-20) MOURA, Aymê Clara Carvalho; SILVA, Antônia Eliane Gonçalves da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O objetivo deste trabalho é compreender os desafios da Educação Especial e Inclusiva para surdos, no ensino de Matemática. Os objetivos específicos almejam apresentar os conceitos de educação especial, inclusiva e seu intercâmbio com o ensino de Matemática; como também externalizar os desafios do ensino de matemática para surdos através de uma revisão bibliográfica. Que consiste na pesquisa e seleção de referenciais teóricos que discutem e problematizam o tema proposto. Essa pesquisa e seleção de dados foi consultada em artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. A partir da análise de dados, consideramos que a educação especial é uma forma adaptada de ensino que, ao ser desenvolvida no ensino regular, promove a inclusão educacional de alunos com deficiência. No ensino da matemática, esse processo de adaptação exige conhecimento e capacitação de docentes para escolherem metodologias e ferramentas de ensino adequadas as individualidades especiais dos estudantes. Diante da análise de dados, destacamos que o docente de matemática pouco se capacita no processo de formação inicial, o que contribui para os desafios da inclusão escolar, além de haver sensos comuns e preconceitos. Há a existência de um ineficiente acompanhamento de interpretes de língua de sinais – TILS nas escolas, contribuindo para uma ineficiente inclusão no ensino de matemática. A LIBRAS é o principal elemento de comunicação para o ensino de surdos, promove a tradução de conteúdos matemáticos e facilita a aprendizagem. Os poucos recursos humanos de TILS, soma-se também aos problemas de infraestrutura das escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA(2023-06-20) SILVA, Nádia Monteiro Santiago; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A aprendizagem da Matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental, sendo uma disciplina que muitas vezes apresenta desafios tanto para os estudantes quanto para os professores. O objetivo desta pesquisa é para identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na matemática no Ensino Fundamental enfrentadas pelos professores de Matemática no município de Capanema/PA, e propor uma estratégia pedagógica para superar essas dificuldades. A metodologia predominantemente qualitativa com revisão bibliográfica para refletir sobre os estudos e teorias relacionadas à aprendizagem da Matemática nesse nível de ensino, foi respondido um questionário no aplicativo Google Forms.app, contendo 20 perguntas abertas que ofereceram ao professor de Matemática usar de suas palavras para responder as questões. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados, os professores citaram métodos de ensino alternativos, recursos didáticos diferenciados ou programas de formação para os professores para proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem em matemática. Como resultando, esperamos que a proposta de estratégia pedagógica desenvolvida possa auxiliar os professores no ensino da Matemática, melhorando a aprendizagem dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo nessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral(2022-12-15) SARAIVA, Marcus Vinicius Costa; SILVA, Julianderson Brito da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre o Novo Ensino Médio. Além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de aplicação de questionário voltado para os professores e alunos em duas escolas estaduais do ensino médio nos municípios de Belém e Bragança, no estado do Pará, onde visa analisar o interesse dos professores e alunos quanto ao conhecimento e a necessidade do uso da Educação Financeira. Após a análise de dados, percebemos que 100% dos entrevistados têm interesse no tema, mas não há incentivo por parte da escola. Diante disso, foi elaborada uma proposta de disciplina eletiva, no qual visa atender as perspectivas do público-alvo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA(2023-09-27) ROSÁRIO, Alciane Mendes do; RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas.(2022-11-23) LIMA, Izabely Peixoto de; ROZAL, Edilene FariasA consolidação do processo de inclusão de pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado pensando nisso o presente estudo vem evidenciar estratégias de instrução com o objetivo de analisar os seus benefícios dentro do processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da matemática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento dela se deu através de aplicações e observações de atividades, começando pela aula administrada, confecções de jogos didáticos, aplicação dos mesmos e atividade avaliativa. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Capanema-PA, com uma turma específica do 5º ano do ensino fundamental, nessa classe está matriculado um aluno com TEA, ele será o foco da pesquisa, para mantê-lo em anonimato o chamaremos de Mateus. No primeiro momento foi ministrada uma aula, para explorar o assunto temático e abordar alguns pontos sobre a disciplina e conhecer um pouco o perfil da classe, com duração de aproximadamente 30 minutos, após esta fase iniciou-se a confecção dos jogos, material esse que será primordial para a avaliação do desempenho de cada aluno, em seguida da fabricação, ocorreu a aplicação dos jogos produzidos pelos próprios alunos, neste momento a turma foi organizada e dívida entre grupos, para que pudesse observar o comportamento e desenvolvimento de cada, com foco em particular ao aluno com espectro, nesse momento foi possível perceber que o Mateus demostrou bom foco, e conseguiu prestar atenção na aula e nos comandos que estavam sendo repassados, mostrando assim como e primordial que haja estratégias de ensinos que possam desenvolver o interesse do aluno com TEA através de imagens, figuras, jogos, entre outros elementos que possam atrair e despertar a curiosidade da criança, onde sabemos que pessoas com tal transtorno possuem dificuldades de interação e atenção a diversos tipos de assuntos, no entanto e importante salientar que a formação e qualificação dos professores são papel importante para que ocorra o desenvolvimento de tais estratégias que serão capazes de proporcionar o desenvolvimento dos alunos em regra geral, mas principalmente aqueles que possuem TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas(2022-08-23) SILVA, Naiara Barbosa da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objeto refletir acerca do papel do educador matemático na perspectiva da Etnomatemática. Discutir sobre a Etnomatemática no ambiente educativo, como contribuinte de uma metodológia criticamente investigativa em relação ao ensino de matemática, fazendo conexões entre a matemática cotidiana e a matemática escolar. Objetiva-se também estudar a importância da etnomatemática na formação dos alunos e de professores, pois seus viés culturais e antropológicos apontam o caminho para o respeito à diferença, compreensão e inclusão, tão necessários as nossas realidades sociais. Abordamos também a Etnomátematica aliada a outras metodologias matemáticas. Este estudo tem como característica a pesquisa bibliográfica qualitativa. A forma de como foi organizado os dados dessa pesquisa, foi a busca por artigos científicos e monografias no site acadêmico Scielo com a busca da palavra etnomatemática. Concluímos que a Etnomatemática está ligada aos grupos culturais étnicos e seus interesses e, portanto, está intimamente relacionado à sua realidade, por isso, sua prática pode encontrar muitos entraves para se efetivar nos espaços escolares. Conclui-se também que a formação de professores neste contexto do ensino aprendizagem da etnomatemática a distancia é muito importante, pois os professores entendendo e aprendendo esse método, essa forma de ensinar, poderá colocar em prática. Por fim, concluímos que a Etnomatemática aliada a outras metodologias matemáticas é uma possibilidade de ensino para aproximar os alunos das realidades matemáticas de seus cotidianos para aproximá-los e terem mais facilidade com a disciplina da matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão universitária no curso de licenciatura em matemática Capanema/UFPA Campus Bragança: uma revisão bibliográfica(2022-12-19) SOUSA, Alana Natália de Carvalho; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A evasão no ensino superior se tornou um dos problemas muito preocupantes do sistema educacional brasileiro. Haja vista que é um fenômeno crescente ao longo dos anos. Na evasão universitária, tem que levar em consideração as escolhas dos cursos, a identificação com a área escolhida para se capacitar, as dificuldades presentes no ambiente acadêmico, dificuldades nas disciplinas, e entre outros fatores internos e externos às universidades. Nesse sentido, objetivamos demonstrar os índices de evasão no ensino superior no estado do Pará e destacar as taxas de evasão no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA de Capanema. Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a evasão universitária na região norte e evasão no curso de matemática, para entender a conjuntura desse processo. Assim percebemos que a evasão no curso de licenciatura em matemática ocorre devido a uma diversidade de razões como a escolha do curso sem ter a certeza, a falta de identificação com a área, dificuldades com o conteúdo disciplinar, repetência constante, frustrações em relação a pretensão salarial com a prática docente, a necessidade de trabalhar, são alguns dos fatores que mais contribuem para a evasão. Além disso, destacamos que a valorização dos cursos de licenciaturas e da profissão docente é muito importante para que mais alunos busquem a licenciatura, assim diminuindo os índices de evasão.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O jogo UNOMat Flip como uma proposta de recurso pedagógico para o ensino de matemática(2022-12-14) CUNHA, Edenilson do Nascimento; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia dinâmica aos professores do Ensino Básico através de um jogo desenvolvido pelos alunos colaboradores do LAPINMAT (Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus de Bragança, intitulado UNOMat flip, que une o lúdico com o ensino e revisão de conceitos das operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), com o intuito de melhorar o ensino da Matemática em sala de aula. Este artigo se desenvolveu pelo método de pesquisa bibliográfica, a partir de fontes já publicadas e embasada em uma abordagem qualitativa, que nos permitiu um entendimento mais aprofundado acerca do assunto abordado. O jogo foi baseado no jogo UNO e UNO flip, onde as cartas que compõem o baralho exemplificam as propriedades das operações e suas particularidades, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criação de estratégias. Este material manipulativo foi desenvolvido e testado pelos colaboradores do projeto, no entanto ainda não foi aplicado em sala de aula para o público do Ensino Básico. Acreditamos que este material lúdico, pode contribuir tanto para o aluno quanto para o professor, visto que há evidências de que a utilização de jogos matemáticos quando planejado com sensibilidade, constitui uma ferramenta indispensável no ensino de conteúdos matemáticos, fazendo com que o conhecimento seja mais significativo, prazeroso e dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos e brincadeiras como facilitadores para a aprendizagem matemática(2023-02-07) CORRÊA, Kelly de Nazaré de Sousa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho objetiva mostrar que a utilização de jogos e brincadeiras pode ajudar o processo de ensino aprendizagem na matemática, além de melhorar o desempenho dos alunos no Ensino Básico, por meio de conceitos, definições, características e procedimentos que possibilitam uma compreensão adequada para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, tendo em vista que foi realizada a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Dessa forma, é sempre necessário o estudo e uso de novas metodologias de ensino a fim de tornar a matemática acessível, diversificada e inovadora além de prazerosa a todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos no ensino da Matemática Financeira no nível médio(2023-12-14) FIGUEIREDO, Luis Carlos Gomes; SOUZA, Naira da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta um relato de experiência tendo à aplicação de jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Santos na cidade de Capanema-PA, no primeiro semestre de 2023. Cujo objetivo foi incentivar a utilização de Jogos Matemáticos em sala de aula do Ensino Médio, como uma ferramenta que auxilie na aprendizagem dos conteúdos de Matemática Financeira, ofertando ao aluno possibilidade de aprendizado e com perspectiva diferentes das apresentadas em sala de aula. Os jogos matemáticos estimulam o raciocínio e aprimoram elementos como observação, concentração, análise e atenção, que são fundamentais para o aprendizado de Matemática e contribuem para desenvolver o raciocínio lógico (ALMEIDA ,2020, p.85), proporcionando assim, aos alunos uma forma de enfrentar e resolver situações num processo contínuo e reflexivo que pode facilitar à aprendizagem da matemática. Como resultado, constatamos que os alunos demonstraram mais interesse pelo conteúdo de Matemática Financeira e conseguiram contextualizar o conteúdo matemático com situações que vivenciam no seu cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática(2022-12-20) ALVES, Lídia Cristina Moraes; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho se propôs a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na formação do Licenciado em Matemática. nesse sentido, objetivamos compreender as contribuições do ensino de LIBRAS na formação inicial do professor de Matemática no Campus de Bragança Universidade Federal do Pará-UFPA/Bragança. Tendo como objetivos específicos aplicar o questionário para os Licenciados em Matemática no Campus de Bragança/PA e ressaltar a importância da disciplina de LIBRAS no curso de Formação Docente. Esse problema nos remeteu às seguintes questões problematizadoras: como se organiza a disciplina de LIBRAS no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Bragança/PA para promover a formação docente? E o que pensam os Licenciandos de Matemática do Campus de Bragança/PA sobre a importância da disciplina de LIBRAS na construção de sua Formação Docente? Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio de um questionário utilizando como técnica de coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Como resultado, destacamos a urgente ampliação da carga horária de 60 para 90 horas da disciplina de LIBRAS, como também o Laboratório de Práticas de LIBRAS, fazendo com que o aluno tenha esse contato com a disciplina de Libras durante os semestres de forma gradual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Música & matemática: uma proposta pedagógica para os anos inicias(2023-06-28) GOMES, Manoel Jordan Menezes; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350Esta dissertação trabalhar as relações da matemática com a música e suas aplicações em sala, tendo como foco principalmente enriquecer os conhecimentos músicos e matemáticos e demostrar essas relações na prática dentro de sala, sendo que a dissertação consta com vários temas que auxiliarão este estudo de forma que deixe o conhecimento mais rico e bem mais atrativo desenvolvendo o estudo de frações, medidas de volume, proporcionalidade e trabalhos com a base musical mostrando o desenvolvimento da música e a Matemática a parti dos estudos de Pitágoras mostrando a evolução até os dias atuais e mostrado táticas de ensino em sala que mostra na prática como a Matemática e a música contribui para o aprendizado dos alunos enriquecendo a didática e tornando o aprendizado mais significativo e atrativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de sequência didática interdisciplinar entre matemática e geografia – o ensino de cálculos de distância a partir de mapas temáticos geográficos.(2022-12-15) OLIVEIRA, Rodrigo Oliveira de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Esta pesquisa busca contribuir para a prática pedagógica de matemática, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma proposta de sequência didática interdisciplinar entre Matemática e Geografia, para a aprendizagem do cálculo de distância real em Quilômetros (Km) através do mapa temático. Tendo como objetivo geral: compreender a interdisciplinaridade entre matemática e geografia, a partir do ensino de cálculos de distância em mapas temáticos para o 9º ano do ensino fundamental, como objetivos específicos, I. Entender a proposta de ensino de matemática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, em especial o ensino de grandezas e medidas e as teorias do ensino de geografia, em relação a cartografia temática; II. Demonstrar a interdisciplinaridade entre matemática e geografia, por meio da proposta de sequência didática de cálculo de distância real e distância cartográfica. Esta pesquisa limita-se ao caráter bibliográfico, uma revisão de acervos literários impressos e eletrônicos, acerca do ensino de matemática através de sequência didática e do ensino de geografia em relação a cartografia temática. Como resultado, propomos uma sequência didática em 4 etapas: 1º. ensino de medidas de comprimento; 2º. Ensino de regra de três básica; 3ª. Interpretação cartográfica de escalas; 4ª. Operação para o encontro de distância real entre duas cidades. Dessa forma pretendemos avançar no sentido de progredir em detrimento do ensino disciplinar fragmentado, propondo dinamicidade e interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem.