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Navegando CALTA - Campus Universitário de Altamira por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação Especial Inclusiva: desafios do processo de ensino aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral(2021-06-17) GOMES, Rilma da Silva; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4427631241218568; https://orcid.org/0000-0003-0184-6668O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as principais dificuldades do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral. A educação especial na perspectiva inclusiva, não se trata apenas de um processo de garantia de direito ao acesso à escola, mas também da permanência e do sucesso no processo de escolarização desse aluno na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica através do método de revisão narrativa de literatura. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scielo e Google Scholar. A eficácia do sistema educacional para o processo inclusivo, depende de fatores que vão além da condição de acessibilidade física no ambiente escolar, depende de fatores como a ação de uma equipe multiprofissional preparada e qualificada; do envolvimento dos demais alunos no processo de ensino do aluno com PC; da execução de avaliação de diagnóstico adequada e da escola estar preparada para o emprego de tecnologias assistivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Variáveis limnológicas em ambientes aquáticos na Microrregião de Altamira,PA(2023-07-11) MONTEIRO, Marcia Pereira; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995Os municípios de Altamira, Brasil Novo e Medicilândia, estão localizados, na rodovia transamazônica (Br-230), Sudoeste do Pará. A região é caracterizada por transformações em sua paisagem natural, tais como, urbanização desordenada, desmatamento, monocultura e pecuária. Os ecossistemas de água doce têm passado por mudanças físico-química e biológicas em todo o mundo, a partir de processos naturais e antrópicos. Estes ambientes apresentam características limnológicas únicas, que influenciam o estabelecimento das comunidades aquáticas. Diante disto, este trabalho teve como objetivo, caracterizar as variáveis limnológicas em ambientes aquáticos situados na rodovia transamazônica (Br-230), na microrregião de Altamira. O estudo foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2023. Utilizamos sonda multiparâmetro (Horiba U-50), para mensurar as seguintes variáveis limnológicas: Temperatura da água (Temp) (°C), Turbidez (NTU), Potencial Hidrogeniônico (pH), Potencial Redox (ORP), Condutividade Elétrica (CE) (μS/cm), Oxigênio Dissolvido (OD) (mg/L) e Sólidos Totais Dissolvidos (STD) (mg/L). Para a identificação das variáveis utilizamos uma Análise de Componentes Principais (PCA). Para verificar a relação entre as variáveis utilizamos a correlação de Pearson. Consideramos correlacionadas as variáveis que apresentaram (r > 0,50; P < 0,05). As variáveis que mais contribuíram para a variação espacial foram: CE, STD e ORP, apresentando também os maiores coeficientes de variação. A correlação de Pearson mostrou que STD foi relacionado a um conjunto considerável de variáveis (temperatura da água, pH, ORP e CE), sendo positivamente relacionado com pH, CE e temperatura da água e negativamente relacionado com ORP. A caracterização das variáveis limnológicas, possibilitou identificar alterações nos parâmetros limnológicos, bem como avaliar a qualidade da água. Estudos como esse são importantes pois, podem contribuir para o planejamento de estratégias de manejo e conservação, além de que, possibilita compreender os mecanismos de funcionamento dos ambientes aquáticos.