Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de aplicativos multiplataforma: aplicação prática com uma solução para mobilidade urbana(2015-09-18) CRUZ, Kaique José Batista; LIMA, Adailton Magalhães; http://lattes.cnpq.br/3179032920191179; https://orcid.org/0000-0003-4551-637XAtualmente o desenvolvimento de aplicações móveis é uma realidade e necessidade de mercado. Assim, a busca por melhores técnicas de desenvolvimento é essencial para ganhar produtividade e concorrência. No mercado atual de desenvolvimento mobile destacam-se três plataformas principais: Android, iOS e Windows Phone. Desenvolver aplicações nativas para cada uma dessas plataformas demanda tempo, dinheiro e pessoal qualificado, pois são necessários linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento específicos para cada um. Porém, com o desenvolvimento multiplataforma é possível gerar releases para diferentes plataformas codificando em apenas um ambiente e linguagem, e portanto, ganha-se tempo, reduz custos e aumenta a produtividade da equipe de desenvolvimento. Este trabalho relata uma aplicação prática, onde foi realizada uma revisão bibliográfica e comparação entre frameworks multiplataforma existentes, e também a implementação de uma solução para mobilidade Urbana baseada no aplicativo Rota Urbana. Este produto desenvolvido foi submetido a testes alfa e beta para validação dos requisitos e funcionalidades implementadas. Neste trabalho também são apresentados os resultados das avaliações feitas pelos usuários beta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interação humano-computador : a influência da tecnologia no comportamento humano na UFPA Campus Castanhal(2018-02-27) SOARES, Luana Carolina Silva; BARBOSA, Jessyca Lorena Pereira; http://lattes.cnpq.br/6951473307764949Com o avanço tecnológico com o decorrer do tempo fez-se necessário à divulgação da informação para a maior parte das pessoas que possuíssem acesso a ela, fosse ela restrita ou do conhecimento geral da população. Porém, os conceitos relacionados ao termo tecnologia são facilmente confundidos, principalmente, por leigos no assunto, fazendo com que dessa maneira os mesmos sejam empregados erroneamente. Casos nos quais os seres humanos não conseguem lidar com o excesso de informação ou exposição demasiada, não são raros, pois eles estão cada vez mais estampados na mídia de forma que todos saibam o que ocorre em tempo real. A tecnologia possui dois lados que devem ser analisados com cautela, o positivo e o negativo, muitos visam apenas os benefícios trazidos por ela nos tempos atuais, onde praticamente tudo gira em torno dos aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, porém, é necessário que exista uma reflexão sobre os malefícios causados pelo uso desenfreado da mesma, a nomofobia é um exemplo do que pode ocorrer com o excesso de exposição. Apesar da informação está ao alcance das mãos alguns distúrbios possuem pouca ênfase na sua abordagem, mas não se pode permitir o esquecimento deles diante de tanto fluxo de informações que passam de pessoa para pessoa ao longo do dia. Com o campus universitário de Castanhal não é diferente, nele são encontrados pontos positivos e negativos na utilização tecnológica nos diversos cursos que o mesmo detém, eles serão abordados neste com o intuito de gerar uma reflexão por parte dos discentes e fazer com que existam mais informações a respeito de termos como informação, dados, conhecimento, nomofobia, entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre as tendências para Castanhal/PA(2018-12-04) SILVA, Danilo Vieira de Sousa; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162O presente trabalho aborda o tema a Educação à Distância, modalidade esta concretizada através do uso de tecnologias de informação e comunicação, em que docentes e discentes estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, esta nova realidade estar em um acentuado crescimento no número de ofertas de vagas nesta modalidade de ensino, por conta do avanço tecnológico, surgimento de software educativos e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Este ambiente é provido por ferramentas computacionais destacando-se o Moodle, SIGAA e e-mail, no entanto é importante verificar se tal ambiente está proporcionando aos alunos e professores um meio eficaz para o processo de ensinoaprendizagem. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a EAD numa Faculdade, no município de Castanhal/PA, a partir de uma revisão bibliográfica e da apresentação de conceitos de EAD com o propósito de conhecermos melhor essa modalidade e suas contribuições para democratização do ensino superior, bem como quais os desafios a serem enfrentados hoje por essa modalidade de ensino. A necessidade de realização dessa pesquisa se deu em virtude de conhecer mais sobre a evolução da Educação à Distância no Brasil e no mundo e de como essa modalidade de ensino contribui para a formação acadêmica. Tal estudo pauta-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva viabilizada por meio da aplicação de um questionário aplicado aos alunos do curso de Educação Física com o intuído de avaliarmos o que pensam os alunos sobre essa modalidade de ensino. Os resultados demonstram que EAD apresenta-se como uma boa alternativa para as condições atuais da educação, pois vem se expandindo e se solidificando no Brasil e no mundo e apresenta-se como uma oportunidade para atender à demanda atual. Evidencia-se também que mesmo com todo avanço tecnológico ainda existem pessoas que têm muitas dificuldades com essa modalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pesquisa sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará(2018-01-31) SOUZA, Angélica Maria da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Atualmente as TICS – Tecnologias de Comunicação e Informação estão presentes no cotidiano das pessoas, facilitando atividades das mais diversas. No entanto, para aproveitamento destas facilidades, é necessário o conhecimento e domínio das mesmas. Em especial na educação, os recursos tecnológicos devem possibilitar formas diferenciadas na relação ensino-aprendizagem, proporcionar novas relações de pesquisa, comunicação e conhecimento a contribuir com o desenvolvimento humano. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, tanto pelos discentes quanto pelos docentes, sejam eles de licenciatura ou bacharelado, no campus universitário de Castanhal da UFPA. Visando diagnosticar quais as ferramentas tecnológicas estão sendo utilizadas pelos docentes com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem; bem como o comportamento dos discentes ao utilizar o celular em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa quantitativa através de questionários estruturados de forma online. Os públicos alvos da pesquisa foram os docentes e discentes dos cursos de bacharelados e licenciatura do Campus Universitário de Castanhal. Os resultados obtidos demonstram que o uso do celular é algo crescente e, que somente precisa ser melhor orientado no sentido de como e quando ser utilizado dentro do ambiente universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sistema autônomo de irrigação com Arduino(2021-03-11) FLEXA, Vanessa do Socorro Neves; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162O interesse pela irrigação surge das mais variadas condições de clima, solo, cultura e sócio economia. Não existe um sistema de irrigação ideal, capaz de atende a todas essas condições e aos interesses envolvidos de forma extremamente satisfatória. Em algumas regiões os agricultores fazem a irrigação de forma manual. Cada cultura possui um sistema de irrigação que é ligado a tubulações que se comunicam através de registros a um sistema de bombeamento de água proveniente de um açude ou rios, grande parte das vezes esse sistema escolhido para irrigar é o de microasperssores. A abertura e fechamento dos registros para cada quadra (termo utilizados por alguns agricultores para nomear as plantações) é manual. Este processo ocasiona a utilização de água muito além do necessário como também cria a necessidade da presença do agricultor para a manipulação dos registros. A automação de um processo pode envolver mecanismos dos mais simples aos mais complexos, isto torna-se possível através do desenvolvimento de dispositivos mecânicos e eletroeletrônicos que permitem o acionamento sem intervenção humana, por exemplo, a ativação e/ou desativação de um processo. Este trabalho apresenta a construção de um protótipo para automatizar o processo, é um projeto simples. O protótipo utiliza sensores de umidade, temperatura, chuva, válvulas solenoides e um microcontrolador. O sistema se baseia em comandos já pré-programados para executar o processo. De início o projeto tem o intuito de colaborar com a natureza e com o agricultor de forma a evitar o desperdício de água e a tornar o processo independente da presença de uma pessoa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Técnicas de visão computacional aplicadas na detecção e rastreamento ocular para a inclusão digital de pessoas com deficiência motora(2021-08-13) MACEDO, Anne Livia da Fonseca; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903A despeito dos avanços significativos na tecnologia da informação, problemas relacionados à exclusão social persistem, com grande parte da população mundial sem acesso aos conteúdos digitais devido uma série de fatores econômicos, sociais e educacionais. Algumas das pessoas excluídas do universo digital são aquelas que apresentam dificuldades em movimentar os membros superiores, que normalmente são requisitados para o acionamento de determinados dispositivos computacionais como o teclado. Diante disso, o esforço para a inclusão digital tornou-se um consenso social, pois abrange a integração das pessoas à informática e a exploração de métodos que garantam a elaboração de tecnologias acessíveis a todos. Diferentes interfaces adaptadas estão sendo desenvolvidas para substituir os periféricos convencionais. Muitas dessas propostas baseiam-se no rastreamento ocular através de técnicas de visão computacional, propiciando a interação à distância, sem a necessidade de contato físico com o dispositivo. Fundamentando-se nesse contexto, o propósito principal desta pesquisa consistiu na implementação de uma tecnologia de baixo custo computacional voltada para pessoas com deficiência motora, que possibilita o acionamento das teclas direcionais ao rastrear o movimento dos olhos para quatro direções de interesse (cima, baixo, esquerda e direita). O sistema foi desenvolvido através da linguagem de programação C++ com o suporte dos algoritmos pré-implementados da biblioteca OpenCV, e concentrou-se no treinamento e aplicação do método de classificação Haar Cascade para a localização da região ocular e no uso de procedimentos específicos de visão computacional e processamento digital de imagens para determinar a direção do olhar com base no reconhecimento da pigmentação branca da esclerótica do globo ocular. Os resultados alcançados na fase experimental demonstram que o algoritmo proposto tem potencial suficiente para permitir o uso do sistema em tempo real, de forma apropriada e funcional. O modelo manifestou desempenho geral satisfatório na detecção dos olhos ao atingir uma taxa de 82% de verdadeiros positivos, 87% de precisão, 82% de sensibilidade e 84% de F1 Score, e foi capaz de reconhecer os movimentos oculares para as quatro direções de interesse, com tempo de resposta aceitável para execução de determinadas aplicações computacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá(2018-08-20) ALVES, Keyla Letícia da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo, mas que identifica recursos e serviços que contribuem para inclusão de pessoas com deficiência, seja na escola ou na sociedade. Essa tecnologia representa um grande avanço para a inclusão e transformação social, pois reflete diretamente na realidade das pessoas com algum tipo de deficiência. A questão fundamental é que nem todos os profissionais da educação compreendem, de fato, o que é inclusão ou acessibilidade. A partir desses pressupostos originou-se esta pesquisa envolvendo profissionais da educação de nove escolas municipais da zona urbana do Município de Santo Antônio do Tauá, buscando retratar o nível de conhecimento e de utilização dos pesquisados em relação a TA. No presente trabalho foi anexado o termo “computacional” às palavras Tecnologia Assistiva com o intuito de enfocar as tecnologias presentes no computador como recurso de acessibilidade, por assim definido Tecnologia Computacional Assistiva – TCA. Optou-se em realizar um estudo teórico e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvido por meio de questionários semiestruturados, direcionado para dezessete docentes, nove coordenadores e nove gestores. Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos pesquisados não conhecem Tecnologia Computacional Assistiva. Outro aspecto observado é que os recursos de tecnologia computacional assistiva são subutilizados, seja por falta de conhecimento ou pela ausência de ações de formação continuada específica nessa, soma-se a isso algumas práticas pedagógicas distanciadas dos objetivos da informática educativa e falta de formação dos profissionais de ensino e aprendizagem.