Curso de Educação do Campo - CUNTINS
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Navegando Curso de Educação do Campo - CUNTINS por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Egressos da segunda turma da especialização em Educação Inclusiva no Campo da UFPA-Cametá: impressões sobre a experiência formativa(2024-12-14) SOUSA, Tatiana de Paiva; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185O estudo busca responder a seguinte questão-problema: quais as impressões dos egressos da segunda turma da especialização em Educação inclusiva no campo da UFPA-Cametá, acerca de aspectos referentes à experiência formativa e à sua inserção na área educacional? O objetiva de modo geral é analisar as impressões dos egressos, da segunda turma da especialização em Educação inclusiva no campo da UFPA-Cametá, acerca de aspectos referentes à experiência formativa e à sua inserção na área educacional e de modo específico averiguar os limites e possibilidades da experiência formativa no que tange ao atendimento educacional de educandos com deficiência. Realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa de característica de um estudo de caso. Entrevistou-se 03 (três) egressos do curso. Os dados ilustram que a formação continuada auxiliou a compreensão sobre os tipos de deficiência e metodologias de ensino direcionado aos educandos com deficiência nas escolas do campo, bem como direcionou a construção de um olhar mais inclusivo, empático e acessível as diferenças e singularidades dos educandos com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Revisão teórica e legal sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e as estratégias educativas com educandos com TDAH(2024-12-14) SIlVA, Tânia Damasceno; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão teórica e legal sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), visando compreender suas características e encadeamentos no contexto de educação. A metodologia adotada será uma pesquisa bibliográfica e documental, que permitirá explorar as diversas manifestações do TDAH, seus critérios para se chegar aos diagnósticos e os impactos no aprendizado dos alunos. A revisão incluiu literatura acadêmica, diretrizes legais e documentos que abordem a educação inclusiva. Os resultados incluem uma análise detalhada das necessidades específicas dos alunos com TDAH, bem como a identificação de práticas pedagógicas que podem ser implementadas para atender a essas necessidades. A discussão se concentra na importância de adaptar o meio escolar e as abordagens de ensino, considerando as particularidades do transtorno. Nas considerações finais, enfatizar-se-á a relevância da formação continuada dos educadores e a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos dos alunos com TDAH.