Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Navegando Faculdade de História - FAHIS/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica(2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O estado do conhecimento sobre a História da Geografia Escolar Brasileira: um estudo a partir dos trabalhos publicados em anais de eventos nacionais de Geografia (2009 a 2019)(2023-07-07) PEREIRA, Pedro da Cunha; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387O objetivo deste artigo é identificar e analisar os objetos de estudo, os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos da pesquisa realizada, os resultados alcançados, dentre outros aspectos. Nosso estudo compreendeu o período que vai de 2009 até 2019.Nossa fundamentação teórica se baseou em autores que discutem as seguintes categorias teóricas: história da geografia escolar (ROCHA 1998; ALBUQUERQUE, 2011); história das disciplinas escolares (SANTOS, 1995; CHERVEL, 1990; e GOODSON, 2007); e história do currículo escolar (FRAGO, 2008; SAVIANI, 2005). Para a realização do estudo, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, utilizando, para tal, os anais de eventos nacionais de Geografia, ocorridos no período selecionado, como fonte dos documentos estudados. O desenvolvimento da pesquisa seguiu três etapas, à saber: levantamento e revisão da literatura; coleta de dados; análise dos dados. Os dados coletados foram submetidos à técnica da análise do conteúdo. Concluímos que a história da Geografia escolar vem gradativamente ganhando espaço nos debates nacionais de Geografia, ocorridos nos eventos científicos desta área, entretanto, verificou-se que a maioria das pesquisas selecionados trata da História da Geografia escolar brasileira como suporte para outros temas,. Identificar essa lacuna levou a uma reflexão sobre a proposição de uma ciência mais preocupada com a história das disciplinas escolares, em especial, da Geografia escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História e arte sequencial: o uso das HQs como um recurso nas aulas de História para debater o período Pós Segunda Guerra(2023-12-18) LIRA, Rafael Vieira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O referente artigo tem como objetivo discorrer sobre a maneira que as revistas em quadrinhos podem servir como recurso didático para educadores(as), nas aulas de história, demonstrando como o uso dessas histórias pode tornar o ensino mais atrativo e da mesma forma estimular a participação dos alunos ao utilizar temas que estão dentro de sua realidade. Procurando meios para atingir essa meta exploramos o uso da arte sequencial, termo utilizado para descrever formas de arte que fazem uso de imagens empregadas em uma ordem especifica para fins de narrativa gráfica ou transmitir informações. Afim de explorar esta possibilidade serão analisadas revistas do herói chamado incrível Hulk, procurando similaridades entre as histórias narradas nesses quadrinhos com o contexto histórico apresentado na época da guerra fria, assim tentando apresentar meios de utilizar estas revistas como uma ferramenta capaz de aprimorar de forma significante o ensino e a maneira como as (os) educandas (os) veem as aulas de história. E teoricamente, com o planejamento adequado será possível tornar essas aulas mais interessantes. E isso pode ser uma resposta para atrair a atenção de nossos alunos para as aulas de história.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História, mulher e política: uma análise sobre mulheres de Concórdia do Pará e seus lugares de fala e poder nos processos eleitorais(2022-06-17) OLIVEIRA, Dilane Cavalcante de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O objetivo do artigo é analisar, através de depoimentos de mulheres políticas, quais mecanismos estruturais e culturais permeiam os espaços políticos e quais foram às dificuldades de inserção e sua permanência nos espaços legislativos ocupados na câmara municipal de Concórdia do Pará. O estudo dessa pesquisa apresenta os avanços da ocupação feminina nos espaços legislativos, seus desafios e experiências ligadas às construções sociais que incentivaram o desejo pela disputa dos cargos eletivos, desde a emancipação territorial do município em 1988. Para isso, dialogo com autoras como Michelle Perrot (2019), Margareth Rago (1995), Joan W. Scott (1995) e Simone Beauvoir (1967), para dobrar esta pesquisa enquanto uma pesquisa em gênero e política, Luis F. Miguel (2014), Flávia Biroli (2014) e Dphane Patai (2010), para articular a história aos processos de vida e fazer político e, da mesma maneira, a história oral como fonte de resultados em conjuntos sociais e culturais, que dialogam com autores e estudos da área e fontes históricas, como Marieta de M. Ferreira (2018), Carla B. Pinsky (2018), Hebe Mattos (2016), Brenda Oliveira (2017). Como resultado, observo que há muitas dificuldades e desafios que ocasionam um baixo índice de mulheres aos cargos eletivos ocupados, assim como uma construção social machista, misógina e patriarcal que dificulta a equidade nas ocupações dos cargos políticos. Além disso, verifico que por meio da educação política no ensino é possível realizar uma transformação do conhecimento histórico para uma desconstrução da imagem de inferiorização refletida nas mulheres e suas competências para as disputas eleitorais e a ocupação aos cargos legislativos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Histórias das praças do Cristo e Matriz em Castanhal-PA (1904-1982)(2022-06-27) MONTEIRO, Arthur Bezerra; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248O artigo que se apresenta argumenta acerca da história das praças do Cristo e Matriz em Castanhal-PA, entre os anos de 1904 e 1982. Em seguida, apresentam-se questões pertinentes de como essas praças foram espaços de conhecimento e cultura para a população castanhalense. Além disso, houve o processo de revitalização que aconteceu na Praça do Cristo, em grande parte influenciada ao cenário do milagre econômico que o Brasil passou. Visto isso, o propósito principal da pesquisa é analisar a história dessas duas praças na cidade de Castanhal/PA, apontando suas representações e importância na vida dos sujeitos. Por fim, para a construção do trabalho, não só se utilizou das fontes; Castanhal, Memórias em Pedaços e do Livro Tombo da Paróquia de São José, mas também da história oral para a investigação do trabalho. Desta forma, por meio dessas pesquisas, viabilizaram-se as resoluções considerando que as praças do Cristo e Matriz tomam parte na prática histórica e relacionam os conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A imigração chinesa no Brasil Oitocentista: o caso do Maranhão (1850-1860)(2023-12-19) GUEVARA, Drivia Louren Rodrigues; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159; https://orcid.org/0000-0001-6212-0559Este artigo busca investigar os desdobramentos da experiência realizada com a mão de obra chinesa na colônia de Maracassumé, localizada na fronteira entre o Pará e o Maranhão. Esses trabalhadores foram contratados pelos membros da Companhia de Mineração Maranhense em 1855 com o objetivo de atuarem na exploração das minas auríferas presentes na região mencionada e desempenharam os mais diversos tipos de atividades laborais, como a construção de casebres e o transporte de objetos feitos à ombro. A sua presença na província mobilizou uma série de debates, que também serão analisados, sobre a (des)vantagem da sua mão de obra em comparação aos outros trabalhadores estrangeiros e aos negros escravizados. Em meio aos discursos que pretendiam fomentar ou impedir a imigração chinesa para o Brasil é possível encontrar diferentes visões sobre o que significava o trabalho livre no século XIX – tema dentro do qual não passaram incólumes a discussão sobre a raça, a ocupação da terra e a identidade nacional. Por fim, tentamos mapear algumas redes de sociabilidades estabelecidas entre estes imigrantes e os demais habitantes da província através dos diferentes tipos de relações construídas durante a sua estadia, sejam estas elas tensas ou solidárias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano(2023-12-20) MORAIS, Núbia Alfaia de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515Este trabalho investiga a implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar e municipal, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras, e sua influência na abordagem da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos de História, com foco em uma análise de caso da Editora FTD. O estudo analisa como essa legislação impactou a representação da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos do 8º ano, buscando identificar avanços e desafios na inclusão desses conteúdos e dessas abordagens étnico-raciais. Ao tomarmos o livro didático como objeto de estudo partimos do entendimento que o mesmo não é neutro no ensino escolar ou seja através dos seus conteúdos podem ser disseminados sistemas de culturas e valores para corrobora com a pesquisa foi realizado entrevista com uma docente no ensino de História os resultados indicam avanços em relação a edições anteriores, mas ainda revelam estereótipos e uma ênfase na abordagem racialmente branca e eurocentrada. Conclui-se que, embora o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tenha potencial para promover uma educação mais inclusiva, no que tange à Educação para as Relações Étnico-Raciais, ele não substitui a necessidade de professores engajados e materiais complementares para abordar de forma mais eficaz as relações étnico-raciais no ensino de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Olhos sobre pixels: Projeto Historix como recurso digital para o ensino de História(2021-06-16) MONTEIRO, Ian Silva Lemos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Este trabalho tem o intuito de analisar e discutir as produções do Laboratório Virtual de Ensino de História da Universidade Federal do Pará (LVEH), projeto coordenado pelo Prof. Dr. Wesley Kettle, o qual faço parte desde 2018 e que tem como intuito ocupar a internet através das redes sociais sendo estas YouTube, Facebook e Google Classroom, buscando pensar a História, termos de divulgação científica e produção do conhecimento, dentro de espaços que são entendidos como “locais de entretenimento”, como é apontado pela autora Faye Sayer (2015). Partindo disso, foi possível realizar trabalhos de relevância para a discussão do ensino de história e da história pública, o LVEH promoveu dentro da plataforma do Facebook um simpósio online com a intenção de aproximar os professores do ensino básico das discussões da academia. Durante o ano de 2018, foram promovidos 2 simpósios online os quais foram debatidos artigos, entre eles, um sobre a Educação de Jovens e Adultos e outro sobre Educação e Cultura Surda. Simultaneamente, também foram postados vídeos no canal do Laboratório sobre a produção acadêmica dos profissionais da UFPA, especificamente do campus Ananindeua, onde foi possível discutir o trabalho dos pesquisadores e ouvir dos mesmos sobre a pesquisa. Ao longo do ano de 2018, o LVEH conseguiu discutir e expandir os produtos da UFPA, na mesma medida em que reaproximou a universidade com aqueles profissionais que ela havia formado, destacando também a oferta de nosso primeiro curso online “Arqueologia no Ensino de História” com parte importante deste processo em 2018. Em 2019, tivemos a produção de um vídeo com a Professora Siméia Lopes que falou sobre a “História Econômica na Amazônia do Séc. XVIII e XIX” e demos início a criação de um repositório virtual, onde inserimos e-books enviados por seus autores para que possamos divulgá-los e que pode ser encontrado em nosso site (lveh.ufpa.br). Para além disso esse trabalho também traz a análise de outro caminho a ser trilhado pelos historiadores a partir do formato de vídeo-ensaio e vídeohistória, que consistem em vídeos curtos que estão ligados não apenas a linguagem acadêmica mas que pode também se conectar a elementos da cultura em geral, apresentando-se como elemento facilitador para o entendimento da história, sempre levando em consideração as mudanças, transformações, construções e disputas causadas por novos espaços de divulgação e formação de narrativas históricas e que hoje estão cada vez mais presentes nos espaços digitais. A utilização das redes sociais na educação é uma tarefa importante e a experiência com o Laboratório Virtual de Ensino de História expõe que esta possibilidade pode ser realizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História(2023-08-29) COSTA, Bianca Karoline Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo busca analisar e problematizar a criação de uma história androcêntrica, que se estendeu para âmbitos educacionais a partir do nascimento da história como disciplina. O que gerou um grande impacto social para a vida das mulheres e fortaleceu o sistema patriarcal vigente no país desde o período colonial. Para além disso, este artigo busca discutir como esse silenciamento das mulheres na historiografia e o patriarcado corroboram para a prática da violência que aumenta cotidianamente mesmo com a conquistas legislativas do movimento feminista no país. É objetivo deste trabalho apresentar como solução de enfrentamento a essa violência, a reformulação do ensino de história visando as questões de gênero através de práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Questões estas, que estão sendo muito discutidas nos meios educacionais como debate primordial a ser colocado dentro das salas de aula para tentar conter o crescimento alarmante da violência dentro das escolas, e educar uma sociedade mais igualitária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As plantas amazônicas sob a perspectiva da História Ambiental: os “Aditamentos” do Padre Tapuitinga Anselm Eckart (1753-1785)(2024-07-04) SILVA, Maurício José Quaresma; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700Durante a segunda metade do século XVIII, administradores coloniais, homens de ciência e missionários religiosos participaram da Comissão Demarcadora de Limites, que foi estabelecida com a assinatura do Tratado de Madri em 1750. Além disso, esses demarcadores elaboraram descrições acerca dos elementos da natureza, registrando o conhecimento científico sobre a Amazônia colonial. Nesse contexto, o padre alemão Anselm Eckart (1721-1809) não apenas participou do trabalho religioso nas aldeias missionárias do Estado do Grão-Pará e Maranhão entre 1753 e 1757, mas também registrou suas impressões acerca da fauna, da flora, do clima, da hidrografia e da paisagem da região amazônica em seus relatos de viagem. Portanto, esta pesquisa analisa, sob a perspectiva da História Ambiental, as representações das plantas amazônicas, especificamente o algodão, o cacau, o cravo, a mandioca e o tabaco, nos “Aditamentos à descrição das terras do Brasil” (1785), de autoria do padre Eckart. Diante disso, verificamos que essas plantas amazônicas possuíam, além da dimensão econômica atribuída ao longo do processo de colonização, outras dimensões que foram importantes em diferentes aspectos da vida amazônica e transatlântica, o que demonstra o protagonismo histórico da flora do Vale Amazônico.